Socialista Morena
Politik

A sinuca do PT: votar contra ou a favor da lista fechada, agora defendida pela direita?

Por Katia Guimarães* Bandeira histórica do PT para a reforma política, o voto em lista fechada está sendo agora adotado pela direita no Congresso, encabeçada pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Há quem diga que a proposta foi feita para garantir a eleição de envolvidos na Lava-Jato, que apareceriam no topo das listas, […]

Cynara Menezes
21 de março de 2017, 22h06
ptlula

(Foto: Lula Marques/Agência PT)

Por Katia Guimarães*

Bandeira histórica do PT para a reforma política, o voto em lista fechada está sendo agora adotado pela direita no Congresso, encabeçada pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Há quem diga que a proposta foi feita para garantir a eleição de envolvidos na Lava-Jato, que apareceriam no topo das listas, garantindo assim a manutenção do foro privilegiado. Mas e o PT, como vai fazer? Irá votar a favor ou contra uma proposta que sempre defendeu? As principais lideranças do partido garantem que sim.

“Finalmente o Congresso entendeu uma proposta antiga do PT”, afirmou o líder na minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). Para o líder na minoria no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a proposta também irá impactar no custo das campanhas políticas, barateando as eleições. A líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PR), também argumenta a defesa histórica do partido à lista fechada. “Ela não é conjuntural e sim programática”, pondera. Gleisi lembra ainda que a lista fechada foi pensada para favorecer a maior participação da mulher no parlamento, com a adoção da lista intercalada por gênero.

Prevista no programa partidário do PT, a lista fechada é tida como fundamental ao fortalecimento dos partidos, evitando assim a personificação da política. Além do PT, o PCdoB e o PSOL sempre foram entusiastas da medida. Mas o PSOL já admite abandonar a defesa da lista fechada para evitar o uso por parlamentares corruptos para se livrar da punição na Lava-Jato. “Neste momento, a lista fechada está sendo utilizada para que alguns candidatos se escondam atrás dela”, adverte o líder do PSOL na Câmara, deputado Glauber Braga (RJ). Segundo ele, haverá uma reunião com a direção do partido para decidir a posição da legenda sobre o tema.

“A lista fechada neste momento é uma forma de burlar as circunstâncias de não colocar expostos na urna eletrônica os nomes de políticos envolvidos em corrupção”, atestou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que disse ser contrário à matéria. “Essa reforma política é a oportunidade para o PMDB continuar mandando. As esquerdas não podem cair neste canto da sereia”.

No início da noite, em discurso no plenário, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), em momento de sinceridade, questionou como os partidos políticos, inclusive o dele, podem discutir a adoção da lista fechada em um cenário político como o atual, com o “nível de desgaste” a que a classe política chegou.

“Eu não sei se o meu partido, presidido pelo senador Romero Jucá, terá condições de sensibilizar a opinião pública nacional para dizer: vamos votar na lista do PMDB! Eu não sei se o PSDB terá essas condições. Não sei. Há uma generalização desgastando todos”, ponderou. “Com todo o respeito ao PT,  não sei como o PT vai se apresentar com lista fechada.”

 

*PAGUE A AUTORA: Gostou da matéria? Contribua com a autora. Todas as doações para este post irão para a repórter Katia Guimarães. Se você preferir, pode depositar direto na conta dela: Katia Guimarães, Caixa Econômica Federal, agência 4760, conta 21602-1, CPF 602.735.771-15. Obrigada por colaborar com uma nova forma de fazer jornalismo no Brasil, sustentada pelos leitores.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

7 perguntas da esquerda para o PT sobre a prisão de Delcídio (e uma…


A esquerda brasileira, ao contrário do que a direita pretende fazer os ingênuos acreditarem, não é (só) o PT. A esquerda é muito maior do que o PT. A esquerda vai além de partidos, é…