Socialista Morena
Politik

Cinco coisas bizarras sobre ter 40 anos

1. Você cria toda uma expectativa sobre os 40 anos e… chegam os 40 e não muda nada. Aí você pensa: que besteira, é igual a ter 20. E sai assobiando. Até que um dia, de uma hora para outra, pára de enxergar de perto. Segundo a ciência, a presbiopia, que é como se chama […]

Cynara Menezes
25 de abril de 2014, 19h47

(Sophia Loren linda e inteligentíssima de óculos)

1. Você cria toda uma expectativa sobre os 40 anos e… chegam os 40 e não muda nada. Aí você pensa: que besteira, é igual a ter 20. E sai assobiando. Até que um dia, de uma hora para outra, pára de enxergar de perto. Segundo a ciência, a presbiopia, que é como se chama isso, é, na verdade, gradual: os músculos ciliares vão enrijecendo. Papo furado. É literalmente do dia para a noite: num dia você tá lendo até bula de remédio; na manhã seguinte, não enxerga um palmo adiante do nariz. Passa a ser impossível digitar mensagens no celular, ler o jornal e até espremer espinhas no rosto. Fazer as sobrancelhas, então, nem pensar. Você vai achar que elas estão perfeitas, até que um dia olha em um espelho de aumento e descobre que está parecendo o Claudio Lembo. O lado bom é que tampouco dá para enxergar as rugas. Aconselho tirar os óculos sempre que for se olhar no espelho.

2. Aí você passa a usar óculos de leitura e entra subitamente para o estranho mundo das pessoas que usam óculos. Você vai assoprar o chá e os óculos embaçam. Vai escorrer o macarrão e os óculos embaçam. Como é que esse povo se vira a vida inteira assim? E os óculos são só para perto, então tem que botar e tirar toda hora. Tá no computador, bota. Conversa com o colega, tira. Vai ler a receita, bota. Vai cozinhar, tira (porque embaça!). O lado bom é que usar óculos tá na moda –agora quem usa óculos não é mais “quatro-olhos”, é hipster. E tem um monte de armações lindas. Mais legal ainda é que parece que os óculos dão um up instantâneo no QI: é só colocar e você imediatamente se sente superinteligente. É tipo o Clark Kent com a força, só que ao contrário.

3. Você faz exercícios, cuida da alimentação direitinho e seu corpo está razoavelmente em forma. Mas de repente aparece… uma pancinha. Gente, que pancinha é essa? Você vai pro Google e descobre que as mulheres depois dos 40 anos possuem uma tendência a acumular gordura abdominal. Que bela porcaria. A solução é perder uns três quilinhos. Só que tem uma coisa que você não sabia: perder três quilinhos aos 20 não é a mesma coisa que perder três quilinhos aos 40. Aos 20, para perder peso basta brigar com o namorado e passar três dias triste, sem comer, que emagrece. Aos 40, você pode passar uma semana inteira chorando e comendo folha que não perde nada! É impressionante! Tem um ditado japonês (ou chinês, sei lá) que diz que para manter a forma depois dos 40 o ideal é “comer a metade e se exercitar o dobro”. É bacaninha isso, mas na verdade parece que o ideal é comer um décimo e se exercitar o triplo. O jeito é transformar a barriga em seu personal Sísifo: em vez de empurrar uma pedra para cima de uma montanha pela eternidade, você vai empurrar a barriga para dentro. PARA SEMPRE.

4. A idade em que se chega à menopausa varia de mulher para mulher, a depender se menstruou mais cedo ou mais tarde. Então, é possível que ela chegue aos 40 ou aos 50. O fato é que aos 40 e poucos a menstruação, nossa infalível companheira de todos os meses desde a adolescência, se transforma em uma filha ingrata. Nos visita uma vez, depois some por três meses, volta, passa outros seis sem aparecer… Até que pimba! Some de vez. E aí você, que detestava menstruar, descobre a coisa mais estranha do mundo: está com saudade daquela vermelhinha fujona! Começa a criar expectativa de que ela volte algum dia… E nada. Porque a menstruação tem uma função como que purificadora, é como se lavasse a gente toda por dentro quando chega. Sabe aquela história de “incomodada ficava a sua avó”? Maior balela. Vovó estava na menopausa e não ficava incomodada coisa nenhuma. SDDS, menstruação!

5. Quando você descobre o lado divertido destas coisas todas já está chegando perto dos 50.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(59) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

arteataque em 25/04/2014 - 20h11 comentou:

ô dureza, tudo verdade e eu já estou nos 52. Mas, felizmente, tive e tenho uma vida legal..

Responder

    João de Deus Netto em 25/04/2014 - 21h42 comentou:

    Cynara, é muito legal de ler! Parece que estamos conversando e ponto final. Quááá!!! É tão estimulante e descontraída, a leitura, que eu já estava até temeroso de, a qualquer momento, menstruar aqui no PC, de tanta informação que catei aqui pra minha adorada esposa, sem aquele palavreado todo em latim ou sopa de letras elevada ao cúmulo.
    Valeu, morena socialista.
    Também sou.

Juliana Bruno em 25/04/2014 - 20h23 comentou:

Cynara Menezes, entrando na minha cabeça e narrando minha vida. Como eu vivi sem você até outro dia desses?

Responder

    morenasol em 28/04/2014 - 03h48 comentou:

    <3

Marcão em 25/04/2014 - 20h24 comentou:

Desculpe o clichê, mas são as vicissitudes da vida. Não podemos negar, no entanto, que a fase "milf" da mulher é a mais saborosa… Aproveite!

Responder

Binho em 25/04/2014 - 21h33 comentou:

Fraco o texto, mas o que eu sinto na casa dos 40 é que fiquei tão seletivo que a grande maioria das coisas me aborrece. As vezes eu penso na busca de cada década: casa dos 20, a paixão carnal; casa dos 30, a paixão amorosa, casa dos 40 a paixão por fazer algo que se gosta…
A gente fica mais tranquilo, calmo, mas ao mesmo tempo o receio de perder o tesão pelas coisas. As vezes por causa disso se entrega a religião ou ao trabalho.

Responder

Davi em 25/04/2014 - 21h36 comentou:

Ok, muito legal, agora vamos falar de um país em que o socialismo deu certo. Existe algum?

Responder

    morenasol em 25/04/2014 - 22h10 comentou:

    eu só deixei teu comentário para as pessoas verem como vocês de direita são bizarros. não precisa nem chegar aos 40 ; )

    Cora em 26/04/2014 - 01h13 comentou:

    depois reclamam de solidão. galera amarga como fel. não importa se com 20, 40, 60 ou 80 anos.

    Lara Lee em 25/04/2014 - 23h34 comentou:

    Que cara chato, mano!!!!

    Roquidão em 03/05/2014 - 00h48 comentou:

    Ok, muito maneiro, agora cite um país, somente um, em que o capitalismo deu certo. Não vale EUA pois estão em mais uma crise com desempregos, terrorismo, racismo, etc. Não vale a China "capitalista" pois há enorme escravidão. Japão e sua crise econômica e imobiliária interminável ou seria toda a Europa decepada.

    O mundo não deu certo, pois existe o ser humano! O socialismo poderia ter dado se não hovesse bloqueios dos países capitalistas, por puro egoísmo… o capitalismo jamais dará certo, formará eternamente cartéis, desemprego, pobreza, guerras sociais, fome, etc…

Mardete em 25/04/2014 - 21h46 comentou:

Esqueceu de falar dos fios brancos e da tirania da tinta. Da vontade de passar a noite no boteco com os amigos mas não há mais tantos amigos e você já não tem aquela resistência. Da vontade de ouvir as músicas do "seu tempo" e seus filhos te olharem como se você fosse louca. De você sair toda animadinha e alguém lhe chamar de senhora… Enfim, a tragédia se apresenta com uma grande variedade de sintomas.

Responder

    morenasol em 26/04/2014 - 14h25 comentou:

    vixe, eu continuo superanimada! só que ainda tenho filho pequeno, mas se não tivesse vivia na farra ; )

Lenir Vicente em 25/04/2014 - 21h48 comentou:

Assim não dá, Cynara! Cê bota a foto da la Loren ai , acaba com a veia aqui rsrsrs. Mas quer saber? Depois que fiquei sem a menstruação uma amiga, pra me consolar, disse uma coisa que . deverás me animou: ""Agora vc vai poder transar sem se preocupar ". Pois é, só que ela esqueceu de combinar com os moçoilos. E agora que dobrei o Cabo da Boa Esperança ? O que posso adiantar pras coleguinhas é que a a paixão não escolhe tempo. Acho que foi Pascal quem disse isso: " A paixão não escolhe idade." Alguma coisa por ai. Valeu menina! Abrs.

Responder

Edna em 25/04/2014 - 22h17 comentou:

Sabe aquela história que a vida começa aos 40, pra mim caiu como uma luva, por coincidência foi mais ou menos nessa idade que me separei e minha vida mudou para muito melhor.
Passei por algumas coisas que você descreveu, óculos não uso mais, lentes de contato são tudo de bom, a pancinha é o que mais me incomoda, e menstruação? Há muitos anos que não sei o que é isso, sou adepta a não menstruar e nunca senti falta desta vermelhinha, não menstruar é maravilhoso!

Responder

FATIMA FERREIRA em 25/04/2014 - 22h54 comentou:

O TEXTO É BOM, MAS NA REALIDADE PARA QUEM CUIDA DA ALIMENTAÇÃO, FAZ EXERCÍCIO, É BEM AMADA, E TEM A AUTOESTIMA LÁ EM CIMA NÃO FAZ MUITA DIFERENÇA TER 20, 30, 40, 50… ESTOU BEM DEMAIS COMIGO ME SINTO SUPER JOVEM COM 5.2.

Responder

Luciana em 25/04/2014 - 23h08 comentou:

Cara, a vida é simplesmente a coisa mais incrível e maravilhosa que existe! É isso o que cada vez mais eu vejo ao me aproximar do 40 (tenho 36). Toda a revolução que é ser e se tornar, mais e mais, a cada nova fase, um ser humano. É lindo demais! Tenho cada vez mais amado todas as fases que vivi até aqui e sinto os 40, os 50 e todas as idades que Deus ainda me permitir ter fascinantes, com todas as suas belezas e agruras. Só peço a Deus saúde e amor. No mais, é curtir essa experiência linda e única que é viver! <3

Responder

Cynthia Costa em 25/04/2014 - 23h42 comentou:

Meu Deus! Você falou de mim! Há pouco tempo, eu conseguia enxergar tudo de perto, tranquilamente. De uns seis meses para cá, a coisa está degringolando! Acho que tenho que me preparar para o que mais virá. A barriga já cresceu e não há nada que eu faça que acabe com ela. rs Quer saber? Vou deixar de brigar com a idade que está chegando e vou ser feliz por estar viva!

Responder

Kyria em 26/04/2014 - 00h39 comentou:

Depois dessa, fiquei até deprimida. Estou com 39.

Responder

    morenasol em 26/04/2014 - 14h26 comentou:

    calma, é só zoeira! ; )

Pompeu em 26/04/2014 - 02h03 comentou:

Esse texto mudou minha vida.
Cultura inútil.

Responder

Pompeu em 26/04/2014 - 02h06 comentou:

Lugar onde comentário precisa ser aprovado. ECAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!
E a liberdade de expressão tão cantada em verso e prosa.
Nem precisa aprovar nenhum.
1ª e única entrada.

Responder

    morenasol em 26/04/2014 - 14h26 comentou:

    que bom

Flavio Gomes em 26/04/2014 - 02h12 comentou:

Essa história dos óculos… Aos 44, também acordei sem enxergar porra nenhuma. Fui na oftalmo, que colocou uma lente na minha frente. As letras ficaram enormes. Fiquei besta. Perguntei: o que eu tenho, doutora? Ela: quantos anos você tem? Eu: 44. Ela: você tá velho. Eu: velho é a puta que pariu. Detalhe: ela era mais velha que eu, usava óculos e morreu de rir. Perco 3 óculos por semana. Esse põe-e-tira é insuportável e não sei onde largo essas merdas.

No mais, está tudo bem…

Responder

    morenasol em 26/04/2014 - 14h27 comentou:

    e a cabeça cada dia melhor, flavio!!!!

    KELLY em 26/04/2014 - 20h15 comentou:

    EU QUERIA TER ÓCULOS COM LOCALIZADOR, RSRSR

Gisele em 26/04/2014 - 02h42 comentou:

Aah espera os 50. Ate os 39 qdo engravidei pela 2ª vez, tinha barriga tanquinho, visão de águia. Agora aos 50, sou muito melhor, com óculos e a pancinha. Relaxa ainda vai rir disso tudo. Vai descobrir muitas coisas que compensam essas bobagens 😉

Responder

Yara em 26/04/2014 - 03h19 comentou:

Eu nunca achei bom menstruar, até porque minha menstruação só vem duas ou três vezes por ano e dura um mês, dois (tenho endometriose). Já a gordura abdominal…desisto! Sempre fui super magra, até os 30. Agora, com 33, posso passar uma semana a base só de suco de limão com adoçante, acabo engordando mais. Se eu to assim agora, imagine aos 40!

Responder

Yara em 26/04/2014 - 03h22 comentou:

Esqueci de dizer: tenho dez graus de miopia, já vivo no "estranho mundo das pessoas que usam óculos" desde os nove, pelo menos isso não vai me afetar tanto (mas só de pensar na coisa horrorosa que são os óculos bifocais, me dá uma tristeza…).

Responder

sheila katia em 26/04/2014 - 03h25 comentou:

Aiii jesuis, é assim mesmo. 🙁

Responder

Riquelme, o 10 em 26/04/2014 - 04h01 comentou:

Texto sensacional. Sem ideologia aparente. Eu não dava a vc mais do que 37. Show. Parabéns.

Responder

VerdadeArde em 26/04/2014 - 04h34 comentou:

Texto sem graça, cheio de clichês, insípido, inodoro, insosso, completamente esquecível, tal "como vocês de esquerda".

Responder

    Vitor B. em 28/04/2014 - 17h59 comentou:

    É a direita que é descolada, né?

    Luiz Alberto Bonin em 20/02/2015 - 12h27 comentou:

    Suuuuperr!! Com papai Olavo e o ultra revolucionário criado a danoninho Lobão!! Tem como não ser demais esses queridos da meritocracia??!!

Hilario Fonceca em 26/04/2014 - 11h57 comentou:

Ótimos comentários, mas o impagável foi sua resposta pro Davi. Tivéssemos tempo prá responder a todos estes ficaríamos dias só por conta de certas matérias. Super bacana seu texto. Nunca te vi, sempre te amei!
Beijo;

Responder

    SilD em 27/04/2014 - 01h50 comentou:

    Adoro este filme. Para mim uma obra prima.

ana maria davison em 26/04/2014 - 15h18 comentou:

Testo fraquinho, que não diz nada de novo nem acrescenta algo. Qual é o problema com os 50? Quem não quiser se ver velho, que se mate antes.

Responder

Ana em 26/04/2014 - 15h55 comentou:

Por isso aprendi com uma amiga (que já tem mais de 60!) a todo dia me olhar no espelho e dizer: "Você é linda, divina e maravilhosa." Funciona. Eu me acho cada vez mais linda e assim quero envelhecer. Alto astral, saúde, alegria com rugas e todo o mais.

Responder

Inês em 26/04/2014 - 16h12 comentou:

Gostei…bem humorado, engraçado e simples. É assim mesmo. Deixou de falar da depressão que vem e vai, mas tá de boa! Abraços.

Responder

kapeta em 26/04/2014 - 21h49 comentou:

parece q. o mérito -IDADE: o q.[não] fazer ???!!!-impactou bastante os q. envelhecem ,um tanto menos aqueles q. amadurecem ,quase nada quem esta evoluindo e sequer arranhou todos q. alem de existir estão vivendo….. _ Agora qto à forma é simplesmente esplendida,a escrita flui divertida e arguta e gratíssima surpresa ao me deparar com escritora tão encantadora e tenaz ,meus sinceros parabens !!!

Responder

Melina Portugal em 26/04/2014 - 22h44 comentou:

Já que uso óculos desde os 6 anos, acho que a mudança não vai ser tão drástica assim pra mim, de qualquer forma ainda tenho uns aninhos pra ir me preparando. kkkkk

Responder

Jurema em 26/04/2014 - 23h41 comentou:

Achei o texto meio pessimista. Credo!! Tenho 42, passo por essas coisas todas e tô muito bem! As mulheres hoje com toda esse bombardeio de revistas que pregam a beleza, a boa forma, e todas essas balelas, como se isso fosse importante, quando lerem esse texto, vão ficar apavoradas!!!

Responder

waldyr em 27/04/2014 - 00h08 comentou:

Voce nunca será negativamente menopausada

Responder

waldyr em 27/04/2014 - 00h20 comentou:

um nada, coceira, cenoura, sangue, geléia…….Atacama

Responder

waldyr em 27/04/2014 - 00h25 comentou:

Eu sabia

Responder

SilD em 27/04/2014 - 01h49 comentou:

E eu que quando adolescente, naquela fase braba achava que queria viver somente até os 50. Não queria ficar velha e encarqueirada como a minha avó. rsrs
Daí fiz 30, olhei pro lado.. quando vi tinha quarenta e estou quatro anos além do prazo de validade que tinha me dado na juventude.
Tive um pequeno período de infinita tristeza ao me ver encarquilhando em vida como a minha avó que morreu aos 92 anos, mas acho que passou. Encontro-me bem nesse exato momento. Tenho medo da morte mas não mais da velhice. Amo a natureza e a respeito profundamente e sei que esta fase vem para que aceitemos a ordem natural da vida, da alternância, do eterno renovar. Sou uma jovem senhora de 54 anos com cara de 54 anos.. eu acho. Nem me passa pela cabeça brigar de foice com a mãe soberana. Ela manda e eu obedeço. Depois que cumprir meu ciclo, partirei desta festa, talvez contente por ter podido entender isso e ser corajosa. Minha única pretensão é ter saúde para poder seguir até o fim por minha própria conta e risco.

Responder

Jairo em 27/04/2014 - 14h50 comentou:

Rapaz… vou tratar de viver mais intensamente antes de chegar aos 40 para evitar aborrecimentos, então…

Responder

Ann em 27/04/2014 - 15h51 comentou:

"Aos 40, você pode passar uma semana inteira chorando e comendo folha que não perde nada!", moça, você não sabe como o metabolismo funciona.

É um pouco mais difícil de perder peso? É, mas também a maioria dos quarentões gordinhos que conheço está muito preocupado em se agradar com seus vinhos, comidas favoritas, trabalha muitas vezes já num ritmo mais tranquilo de menor estresse (o que é ótimo, na verdade), usa carro e desiste na 1a semana de exercícios ao ver que o corpo já não tem a mesma capacidade física.

E depois vão fazer dieta comendo QUINOA achando que é salada.
Só, relaxem, ninguém precisa ser magro, mas não precisa vender um rim pra deixar o IMC entre 18 e 25.

Responder

Feliz em 27/04/2014 - 17h48 comentou:

Afe! Que pessoal mais radical! Tudo tem que ser denso…Preguiça! Ri com o texto, estou na maioria dos tópicos. Com relação a menstruação não concordo, purificar o quê cara pálida?! Rsrs não tem nada disso!! Menstruar não presta para nada! Não menstruei durante 15 anos! Emendei a pílula! Agora, com a "idade" 43 anos a médica me mandou parar, para analisar meus hormônios, e depois me orientar! SAUDADE DE NÃO MENSTRUAR

Responder

acordailha em 27/04/2014 - 19h04 comentou:

Sophia, linda, inteligentíssima, católica praticante reaça!
Porque não colocou uma foto da Dilma ou da Graça Foster pra inspirar a mulherada do partido?

Responder

    morenasol em 27/04/2014 - 22h08 comentou:

    porque os idiotas monotemáticos são vocês da direita. e tem certeza que a sophia é reaça? ela fez questão de conhecer lula quando veio ao brasil. o choro é livre ; )
    http://oglobo.globo.com/pais/sophia-loren-entrega

    acordailha em 27/04/2014 - 22h30 comentou:

    Ela era anfitriã oficial da festa que o Lula foi e você já toma ela pro partidão! rs…
    Valores são a diferença. A Sophia é familia tradicional! Elegância nem se fala…
    Desafio: Mostra aí uma comuna com alguma classe.

    morenasol em 27/04/2014 - 23h08 comentou:

    manuela, a deputada do PCdoB. e eu, meu caro. modéstia às favas.
    mas quem julga pela aparência é a direita burra. ups, pleonasmo

    acordailha em 28/04/2014 - 17h00 comentou:

    Eu não falei de beleza e sim de elegância e a Manoela é até bonitinha mas não tem nem 1/10 da classe da Sophia!
    Mandar link do Globo! com algum post de estagiário é ridículo! Os fatos são: Pirelli contratou a Sophia, Lulla foi convidado pra que puxem o saco dele, (já que estamos num estado fascista, é preciso pra que alguma empresa não seja acachapada pelas regulações controladoras dos socialistas.)

    Burra é que acha que sabe ler más não entende o que lê, característica essencial da esquerda!
    "Marxista é quem leu Marx; ex-marxista é quem entendeu Marx.” (Ronald Reagan)

    Ps. "meu caro"? ó dona Morena, Marie é nome feminino = Maria ok?

    morenasol em 28/04/2014 - 17h29 comentou:

    ACORDAILHA é o que aparece aqui pra mim. é mulher? tô por fora.
    sophia (que sempre foi apolítica) manifestou desejo de conhecer lula. está em toda parte. como eu disse, o choro é livre. aliás, melhor você ir chorar em outra freguesia.
    e você, é bonita? por dentro, pelo menos, é um bucho. ; )

    morenasol em 27/04/2014 - 23h10 comentou:

    quanto a sophia, o globo https://twitter.com/JornalOGlobo/status/273579609

Zaidem em 28/04/2014 - 01h31 comentou:

Cynara, sempre leio suas reportagens em CartaCapital e gosto muito. Sobre esse post confesso que ri muito por vc falar da chegada aos quarenta anos. Estou com 70!!!. Pela sua foto no blog(onde vc está sensualíssima) eu já imaginava que vc tivesse entre 36 e 40 anos. Eu até salvei essa sua foto em meus favoritos(com o consentimento de minha esposa!!!).
Um abraço
Zaidem

Responder

Vitor em 29/04/2014 - 19h54 comentou:

Legal o texto, mas na verdade são 4 coisas bizarras, o 1 e o 2 falam da mesmíssima coisa… 😉

Responder

Flavio Lima em 02/05/2014 - 18h26 comentou:

Do 1 ao 3 vale pros homens também! Hilario!

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Mídia

Ex-agente da CIA faz vaquinha online para comprar o twitter e expulsar Trump


Viciado no twitter, o presidente dos EUA passa o dia na rede social. Uma campanha pretende arrecadar 1 bilhão de dólares para fazer Trump parar de falar bobagem

Cultura

Amor: a velhice como protagonista


Por Liliane Machado A velhice retorna como protagonista no filme Amor, concorrente ao Oscar 2013 nas categorias de melhor filme, direção, roteiro original, atriz e também de filme estrangeiro. A obra de Michael Haneke não…