Socialista Morena
Politik

Defensoria impetra habeas corpus preventivo para garantir atos pró-Lula em Curitiba

Após uma juíza proibir manifestações em favor de Lula em Curitiba durante o interrogatório pelo juiz Sergio Moro na próxima quarta-feira, 10 de maio, e ameaçar com multas de 100 mil reais quem desobedecer, a Defensoria Pública do Paraná impetrou um habeas corpus coletivo preventivo para garantir o direito dos militantes pró-Lula de se manifestarem livremente. […]

(Militantes do Piauí partem em direção a Curitiba. Foto: reprodução Facebook)
Cynara Menezes
08 de maio de 2017, 16h14
(Militantes do Piauí partem em direção a Curitiba. Foto: reprodução Facebook)

(Militantes do Piauí partem em direção a Curitiba. Foto: reprodução Facebook)

Após uma juíza proibir manifestações em favor de Lula em Curitiba durante o interrogatório pelo juiz Sergio Moro na próxima quarta-feira, 10 de maio, e ameaçar com multas de 100 mil reais quem desobedecer, a Defensoria Pública do Paraná impetrou um habeas corpus coletivo preventivo para garantir o direito dos militantes pró-Lula de se manifestarem livremente. O HC, com pedido de liminar, foi apresentado no Tribunal de Justiça do Estado contra a decisão da juíza Diele Denardin Zydek, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que proibiu a montagem de estruturas e acampamentos nas ruas e praças da capital entre a noite desta segunda-feira, 8, e a noite de quarta.

De acordo com a defensora pública Camille Vieira da Costa, coordenadora do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos, a decisão de primeira instância fere o direito à livre circulação e de manifestação previsto na Constituição Federal. “A nossa perspectiva é a de garantir o direito de ir e vir de todas as pessoas, independentemente do posicionamento político”, observou Camille.  A juíza, que nos últimos anos compartilhou diversas postagens criticando o PT nas redes sociais, também proibiu, entre hoje e quarta-feira, a passagem de veículos nas imediações da sede da Justiça Federal, que fica na Avenida Anita Garibaldi. Enquanto isso, os ônibus com manifestantes não param de chegar à capital paranaense, vindos de todos os cantos do país para apoiar Lula.

“O Estado Brasileiro passa por grave crise política, a qual se revela como o momento histórico mais importante desde a redemocratização e o fim da ditadura militar. Parte da população tem se mobilizado em torno de importantes decisões, sejam elas tomadas pelo Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário. A Operação Lava-Jato e a sua repercussão no cenário político têm ensejado o acirramento da polarização política e manifestações contrárias e a favor do juiz Sérgio Moro e do ex-presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores, o que é natural, desejável e deve ser de toda forma fomentado num Estado Democrático de Direito, uma vez que o debate é fundamental para o fortalecimento tanto da democracia, das instituições do Estado, quanto das organizações da sociedade civil”, escreveram os defensores públicos Camille Vieira, Olenka Martins Rocha, Bruno Passadore e Daniel Alves Pereira em um trecho do documento impetrado pela Defensoria Pública.

Nesta segunda-feira, 8 de maio, os advogados do Lula também protocolaram um habeas corpus em favor de Lula perante o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, pedindo liminarmente a suspensão do processo e, ao final, a concessão da ordem para que seja concedido prazo razoável para a análise das 100 mil páginas de documentos requisitados a Moro e só liberados às vésperas do interrogatório. A defesa anunciou ainda que irá recorrer da decisão do juiz de Curitiba de não permitir a gravação de imagens pelos advogados de Lula durante o interrogatório.

(Com informações da Defensoria Pública do Paraná)

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Há um ano, aprisionaram a esperança para que o ódio chegasse ao poder


É preciso tirar Lula da prisão o quanto antes para salvaguardar o que nos resta de democracia. Mas como?

Politik

Lula: “Quero que a Lava-Jato vá fundo. O que sou contra é criminalizar a…


Muito abatido, afinal se passou apenas um mês da morte de sua companheira Marisa Letícia, mas indignado. Foi este o Lula que transpareceu no depoimento dado ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal, em…