Socialista Morena
Direitos Humanos, Maconha, Politik

Dilma, o único antídoto contra o fundamentalismo é o confronto

Entendo que Lula deseje pacificar Dilma com o PMDB para que, afinal, eles não acabem participando da trama do impeachment. Entendo que a própria presidenta queira isso. Mas há PMDBs e PMDBs. Não existe mais a possibilidade de Dilma dialogar com o PMDB que Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, representa. O PMDB dos fundamentalistas […]

Cynara Menezes
27 de fevereiro de 2015, 22h25
dilmaplanalto

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Entendo que Lula deseje pacificar Dilma com o PMDB para que, afinal, eles não acabem participando da trama do impeachment. Entendo que a própria presidenta queira isso. Mas há PMDBs e PMDBs. Não existe mais a possibilidade de Dilma dialogar com o PMDB que Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, representa. O PMDB dos fundamentalistas religiosos, dos que querem transformar o País numa teocracia. Esta gente odeia Dilma, odeia tudo que ela representa. E quer tomar o seu lugar.

A história do PT o empurra para a obrigação de deter a escalada dos fundamentalistas, cujo alvo principal é a presidência da República. Ou Dilma e Lula têm a ilusão de que em 2018 terá este PMDB a seu lado novamente? Em nome da tal governabilidade, o PT dilapidou seu patrimônio ético e político ao longo dos anos que está no poder. Para agradar setores à direita, eliminou os “radicais” do partido, quando em muitos aspectos eles eram o que de melhor o PT tinha. Que falta eles fazem hoje!

Será que o PT acalenta o sonho de permanecer no poder em 2018? Ou melhor: será que o PT será reeleito em 2018? Tenho minhas dúvidas. Mas tanto para permanecer no poder quanto para se preparar para deixá-lo, o partido deveria começar a fazer o que tem de ser feito. Dar ao Brasil de presente a entrada no primeiro mundo de fato, onde a civilidade supera a barbárie. Neste quarto mandato à frente do País, o PT precisa garantir seu lugar na história, como fez Pepe Mujica no Uruguai e mesmo Barack Obama nos Estados Unidos. E acredito que Dilma sairá fortalecida se o fizer. O PT cresce quando confronta.

O contra-ataque no Congresso deveria se basear em quatro projetos basicamente:

1. Imposto sobre grandes fortunas: é um assunto que conta com o apoio de grande parcela da população. Só é polêmico, na verdade, para quem possui grandes fortunas.

2. Legalização da maconha para uso medicinal: segundo pesquisa Datafolha de novembro do ano passado, 56% dos brasileiros se manifestaram contrários à venda da maconha para uso medicinal. Mas e os outros 44%? Uma boa campanha não seria capaz de modificar o pensamento de quem se opõe? Se o próprio ex-presidente FHC, que é da oposição, participa de campanhas a favor… Este é um tema caro à esquerda brasileira, tão menosprezada pelo PT nos últimos anos. E o ideal é que fosse um projeto que abarcasse também o uso e o plantio para consumo próprio, o que elimina o narcotráfico.

3. Reforma política: um projeto próprio e avançado, com tudo que o PT sempre quis colocar em pauta. Voto em lista, financiamento público de campanha e aumento da participação da mulher. Nada mais perfeito para mostrar quem está mesmo preocupado com a ética na política.

4. Criminalização da homofobia: pesquisa do Ibope de setembro do ano passado mostrou que 53% dos brasileiros são contra o casamento gay, mas 40% são a favor. Trata-se de uma parcela muito significativa da população que se mostra partidária da tolerância com o semelhante e que precisa ser atendida em seu desejo de que o País avance no combate ao preconceito. Sem contar que os cidadãos LGBTs votaram em Dilma, ela lhes deve isso.

Ao apresentar estes projetos no Congresso, Dilma iria recuperar imediatamente a simpatia da parcela mais progressista do eleitorado, que é formadora de opinião e foi importantíssima para sua reeleição. E, assim como Obama fez, dará um xeque-mate no conservadorismo religioso, porque é uma dessas ocasiões em que, mesmo se for derrotada, Dilma ganha. Se perder, o Congresso sairá com uma imagem extremamente retrógrada não só diante do Brasil como do mundo. A presidenta, ao contrário, sairá como a mulher que tentou colocar o País no rumo das nações mais civilizadas do planeta e foi derrotada por políticos atrasados, dignos de república de bananas.

Aposto que seria uma boa briga e que só faria bem à popularidade da presidenta. Um antídoto contra o golpismo dos fundamentalistas, que dificilmente conseguiriam levantar a cabeça de novo. Se, em vez disso, o PT e Dilma resolverem baixar a cabeça, cedendo cargos e espaço no governo para o conservadorismo, nada mais farão que dar um tiro no próprio pé e enterrar o partido de vez. Além de colocar o Brasil no rumo das trevas.

Ninguém aguenta mais a covardia que o PT está demonstrando no governo. Afinal, a presidenta tem coração valente ou era só truque de marketing? Vai para cima deles, Dilma!

(Mais para o final do mandato, a presidenta Dilma deveria apresentar ao País um bom projeto para a legalização do aborto. Está mais do que na hora e ela é a pessoa certa para fazê-lo e passar à história. Tenho certeza disso.)


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(68) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Gilberto Mauro em 27/02/2015 - 22h47 comentou:

Muito bom texto! como sempre.

Responder

    Fdo em 01/03/2015 - 02h07 comentou:

    Bom texto, só que ela se esquece que o PMDB representa grande parte do eleitorado, queiramos ou não. Fundamentalista ou não tem que ser respeitado como aliado.

liliana em 27/02/2015 - 23h14 comentou:

Eu concordo com você, mas antes do projeto que legaliza o uso da maconha, que sou totalmente a favor, acho que deveria legalizar o aborto. A quantidade de mulheres que morrem por conta dessa não legalidade é abusurda e acho que a população receberia melhor do que a legalização da maconha.
Mas alguma coisa tem que ser feita. Sem dúvida.

Responder

maysa blay em 27/02/2015 - 23h52 comentou:

Uau! Socialista Morena para chefe da casa Civil! Perfeito!

Responder

@ariane_reisd em 27/02/2015 - 23h52 comentou:

Ótimo texto! Dilma tem que ler isso!

Responder

Antonio em 27/02/2015 - 23h57 comentou:

Apesar de não concordar com legalização da maconha por exemplo, achei muito interessante seu texto quando ele aborda que mesmo sendo "minoria" essa parcela da população que apóia é significativa o bastante para garantir futuro político ao partido.
Sobre a reforma política, pode ser um tanto quanto ignorante de minha parte pensar dessa forma, mas uma reforma política feita com um congresso majoritariamente conservador poderia atrasar mais que avançar, não?

Concordo que mudanças devem ser feitas, direitos devem ser garantidos àqueles que não os tem, mas realisticamente, eu acho difícil isso acontecer sabendo quem temos como "representantes do povo" no congresso.

Responder

Josué Daniel em 28/02/2015 - 00h44 comentou:

Como a gente faz para a Dilma ler isto? Cinara presidenta! Excelente texto!

Responder

Daniel Macedo em 28/02/2015 - 01h24 comentou:

Tenho vontade de vomitar Cynara. Como, depois de tanta corrupção entranhada no coração do PT, sabendo do envolvimento dos líderes do partido em esquema de compra de parlamentares e esquemas de corrupção bilionários você tem a coragem de vir defender 2018. Ou falar de fundamentalismo. Você não tem condição moral nenhuma para isso, aliás nenhum brasileiro que defenda o governo do PT tem. A questão não é SE a Dilma vai cair, mas quando. A questão não é "estão dividindo o país", mas sim o quanto. A minha, e a intenção de milhares de brasileiros é extinguir para todo o sempre o petismo, é aniquilar essa estrutura hipócrita, mentirosa, corrupta que vocês forjaram no país. Estamos em guerra ideológica e que não terá fim até que vocês desapareçam e livrem a minha pátria, o meu país do seu vermelho virulento e podre. Não há mais conversa, não há mais debate, não há mais nada o que se dizer. Assim como o PMDB do Eduardo Cunha já entendeu a nossa posição é libertar o país de vocês para todo o sempre custe o que custar. Custe o que custar.

Responder

    Rose em 28/02/2015 - 16h14 comentou:

    E que condições morais tem o Sr. de vir falar do PT? O que estão fazendo os políticos do seu partido no poder? Nada!!! Caso tivessem fazendo alguma coisa o País não estaria do jeito que o SR prega.

    Alexandre em 28/02/2015 - 16h45 comentou:

    Que coisa, acusam o PT de implantar uma ditadura e dizem querer extinguir o partido do país, típico de fascista que não aceita a democracia e a pluralidade de pensamento, acusam os movimentos de esquerda de preparar um golpe comunista, e são os mesmo que clamam uma ditadura militar direitista de volta, não aceita a vontade das urnas, sejam mais coerentes rapazes, que porcaria de democracia é essa que dizem defendem ao mesmo tempo que ca.. em cima de tudo que não concordam, o que vocês querem é tirar uma "ditadura" para implantar outra, ou seja são tão fascistas quanto os que vocês acusam de ser, o que vocês querem é manter essa estrutura hipócrita, mentirosa, corrupta, porém da forma que beneficia seus interesses mesquinhos.

    Flavia em 28/02/2015 - 17h08 comentou:

    Estou com você, defender PT e mencionar 2018 só pode ser caso seríssimo de esquizofrenia.

    rosa em 28/02/2015 - 17h10 comentou:

    Kkkkkkkkk
    Por que alguém da direita raivosa vem comentar numa página chamada "socialista morena"??

    Pra encher o saco, só pode.

    sara em 01/03/2015 - 00h28 comentou:

    Então vomita cara. De repente vc melhora expelindo tanto veneno.

    Sebastião em 01/03/2015 - 18h23 comentou:

    Sábias palavras Daniel. São como marretadas certeiras na lâmina da foice vermelha.Eles tentam culpar outros pele.corrupção, como se esquecessem que a cúpula do partido foi condenada à prisão e o PT não tivesse recebido a maior fatia do petróleo. O partido que se elegeu com o discurso da ética se fragmentou em negociatas, corrupção e loteou cargoe públicos com parasitas e partidos de aluguel. Um governo que defende ditadores sanguinários e tem coragem de falar em ética e direitos humanos. Tá curtindo com a cara dos brasileiros.

    marcelo dias ribeiro em 02/03/2015 - 00h02 comentou:

    Seu ódio é assustador meu caro.Defendo o governo porque votei nele e Dilma Roussef ganhou as eleições.Guerra ideológica sim porém seu ódio desfigura-a e transfigura-se em fanatismo cego.Andei conversando no twitter sobre isso e todos me chamaram de ladrão e comparsa da corrupção.Política se faz com debate e respeito.Agora estou dividido pra ser sincero. Quero a discussãp e propostas alternativas para o país. Mas sujeitos como vc e outros mais merecem um pontapé na estupidez.

    Daniel em 05/03/2015 - 14h27 comentou:

    A cartilhazinha Gramsciana sempre surtindo efeito…

Carlos em 28/02/2015 - 02h07 comentou:

O Brasil hj anda tão conservador que a legalização da maconha medicinal e a descriminalizaçao do uso e do cultivo próprio parecem um sonho distante.

Responder

hUGO em 28/02/2015 - 02h21 comentou:

POIS É Cynara Menezes É MUITO DIFÍCIL ACREDITAR EM ALGUÉM QUE MENTIU PARA A GENTE DESCARADAMENTE PARA OBTER UM CERTO PODER, EU NÃO
CONSIGO, É UMA PENA MAS SOU UMA PESSOA QUE QPRENDEU A RESPEITAR QUEM REALMENTE MERECE RESPEITO.

Responder

Baruch Amanuensis em 28/02/2015 - 02h21 comentou:

Coisa fina esse texto. Que tal enviar a presidenta? 😉

Responder

felipe em 28/02/2015 - 02h23 comentou:

Touché!

Responder

@heitorm_s em 28/02/2015 - 03h07 comentou:

Concordo, com tudo. Perfeita observação.

Responder

Jean Bortoleto em 28/02/2015 - 03h10 comentou:

Se metade disso acontecer eu já ficaria surpreso. Sou eleitor histórico do PT e já estou considerando fazer campanha contra se continuar esse tipo de governabilidade sem ética alguma. A última campanha do PMDB já deixou claro de que lado eles estão: Financiamento privado, teocracia, não taxação de grandes fortunas, não aprovação da lei contra homofobia e aborto nem se fala né.
O PT reage agora ou morre.

Responder

mshirleylima em 28/02/2015 - 03h11 comentou:

Muito bom,Morena!!Penso igual e amaria ver esses 40% respeitados e igualmente na luta!

Responder

José Morettoni em 28/02/2015 - 03h24 comentou:

Perfeito! O texto é tão bom que é realmente uma pena a sociedade não conseguir entender o que na minha opinião representa a sátira que é o nome / tema do Blog. Acho que muita gente nem lê porque acredita ser idéias de uma local comunista. rssss

Responder

Soraia em 28/02/2015 - 03h27 comentou:

Perfeito esse texto!!

Responder

Alcir Martins em 28/02/2015 - 03h31 comentou:

Como faz pra mandar pra Dilma ler ?

Responder

Carlos em 28/02/2015 - 04h13 comentou:

Querem governar um pais com interesses próprios, piada… Querem transformar o Brasil num matadouro de fetos, berço de viciados, paraíso dos corruptos e se possível dos gays. Daqui a pouco vão sugerir o genocídio de cristãos!

Responder

    Leoni em 06/03/2015 - 14h42 comentou:

    Minha nossa, este comentário é tão quadrado que visualizei um cubo aqui.

Marcos A. Sassemburg em 28/02/2015 - 06h59 comentou:

E u acho que este PT( de ir pra cima) não existe mais. Foi corrompido. Esta aliança com PMDB há 12 anos em nome da governabilidade foi determinante para a derrocada do partido. Teria que surgir uma nova esquerda no Brasil. No livro A Revolução dos Bichos de George Orwell, pode-se fazer um paralelo com o momento atual da política petista. O PT quer o poder pelo poder. Toda sua ideologia foi corrompida ao longo destes anos de aliança com o PMDB numa política rasteira e nojenta de conluios, o famoso "Toma Lá Dá Cá."

Responder

Mauricio Junior em 28/02/2015 - 08h17 comentou:

Muito poético, mas na prática, se ela apresentar esses projetos e ignorar as alianças, não irá aprovar nenhum deles, nem tampouco o povo vai se importar. Afinal, infelizmente no Brasil o povo não liga pro que se passa no congresso. Tudo isso passaria batido, e no final das contas ela não "faria nada". Na minha opinião ela errou muito em ignorar as alianças. É melhor ceder e ter um pouco de governabilidade e conseguir fazer o máximo que der com o apoio dos inimigos, do que ignorar os adversários e sair de mãos vazias.

Sua teoria de marketing progressista só funcionaria se o povo fosse mais mobilizado e politizado.

Responder

carlos em 28/02/2015 - 09h21 comentou:

"Afinal, a presidenta tem coração valente ou era só truque de marketing?"

Iludida! kkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Eduardo Braga em 28/02/2015 - 09h40 comentou:

Achei o texto excelente e as medidas propostas corretíssimas, as quais a presidente Dilma deveria implementar urgentemente!… Muito embora, eu ache que 'ela', contrariamente ao que todos nós esperávamos, não tem sido nada 'austera' e corajosa, muito pelo contrário, tem se mostrado muito acuada e ainda se mantém fraca e subjugada aos demais poderes e às forças políticas do fundamentalismo e da oposição como um todo!… A gente não vê a Dilma reagir como deveria, ou seja, não somente com palavras, mas com ações e atitude vigorosas e valentes!

Responder

Cesar Manieri em 28/02/2015 - 15h59 comentou:

1) Imposto sobre grandes fortunas:Hoje em dia as grandes fortunas correram do pais e vão continuar correndo. Os mais afortunados conseguem fugir deste tipo de imposto. Não creio que isso ajude a Dilma em alguma coisa.
2) Legalização da maconha para uso medicinal: Isso é apenas um remédio que pode ajudar na área médica, não resolve o problema grave em que nos encontramos atualmente.
3) Reforma política: Não muda a conduta das pessoas. É fácil falar em ética quando todos se comprometem a seguir as mesmas regras sejam elas boas ou ruins, quero ver o cidadão, seja ele quem for, fazer o que tem que ser feito quando não tem ninguém olhando, isso é conduta moral..
4) Criminalização da homofobia: Oras esse assunto já está sendo debatido há séculos. Na verdade respeito é algo que se tem e se constrói, Isso vale para todo mundo, independentemente de credo , cor , raça ou sexo.
Conclusão: Esses projetos definitivamente não tiram o pais do atoleiro em que se encontra. Infelizmente.
Ela tem que ser uma tremenda estadista fazedora de milagres para reverter esse cenário caótico em que o PT nos meteu.

Responder

    levemente em 01/03/2015 - 14h33 comentou:

    Correto.

@Leomatoss em 28/02/2015 - 16h12 comentou:

O PT é para o PMDB uma gazela tomphson esperando a mordida final de uma hiena faminta pelo Poder. Bem feito pois se gritar pega ladrão não fica um meu irmão.

Responder

Henrique em 28/02/2015 - 16h28 comentou:

Cynara Meneses, envie suas propostas para o Gabinete Civil.

Responder

CECILIA em 28/02/2015 - 17h15 comentou:

Então, agora já não dá mais, ficou sozinho com a burguesia, COM OS DONOS DO PODER, radicalizar agora, talvez seria uma boa idéia, concordo que o PT mudou os rumos, mas deixou-se corromper em nome da governabilidade. Acredito muito ainda em Dilma, espero não me decepcionar. MULHER VALENTE, EM FRENTE.

Responder

Ana Maria em 28/02/2015 - 21h51 comentou:

Uma pergunta: Claro que o governo Dilma precis ser criticado constutivamente, tanto quanto o PT e seus erros… Mas as esquerdas que só criticam o PT, como se fosse o inimigo fundamental, têm organização popular para sair às ruas com milhões de brasileiros? Ou acabam sendo na conjuntura atual também o braço esquerdo dos golpistas. Olho a perspectiva do treritório brasileiro e só vejo um beco. Por favor partidos de esqueda (( alguns de seus líderes), historiadores, políticos, bem informados, expliquem-se melhor, senão serão franco atiradores, espontaneístas ( o palavrao da espontaeidade) doença ainda infantil da idéia socialista convenciona? Vão levar 100 mil éssoas no mínimo nas ruas, prque os milhões estão nasmãos dos atores de novelas, na No Marcelo Alencarm nas igrejas fundamentalistas. Que estratégia polítca possuem em termos de organização e mobilizacão dos trabalhadores e parte da classe média brasileira. Me expliquem

Responder

    Ana Maria em 28/02/2015 - 21h53 comentou:

    Tá boa santa?

FCA em 28/02/2015 - 21h53 comentou:

Estou 100% de acordo. E se tudo der errado restaria o mito. E essa semente eles precisam deixar.

Responder

Alexandre em 28/02/2015 - 22h55 comentou:

Tem é que revolucionar o ensino básico, médio e superior, conforme o Chile com muito menos tem feito muito mais. Este país precisa é de EDUCAÇÃO e BONS EXEMPLOS! Basta de populismo!

Responder

Paulo Gustavo em 01/03/2015 - 01h53 comentou:

Tomara que a Dilma faça tudo isso mesmo, pois seria um desejável atalho para o impeachement! Até pq a base de apoio que garantiu a reeleição da presidente é constituída de evangélicos (Bispo Macedo), oligarquias (Sarney, Collor, Barbalhos, Calheiros…), prenteiros. Só as entidades populares que foram colocadas no bolso (MST, UNE, CUT…) ainda estão com o governo.

Responder

Paulo Gustavo em 01/03/2015 - 01h56 comentou:

Em tempo: é de dar pena a defesa que alguns ainda fazem da Dilma e seu governo!…

Responder

Paulo Gustavo em 01/03/2015 - 02h03 comentou:

Sabe pq o Lula e a Dilma não confrontam essas pessoas? Pq tais pessoas sabem de podres que podem levar ao fim precoce do governo Dilma e à inviabilidade da figura política do Lula. Venderam a alma ao diabo e este cobra, cedo ou tarde, o preço!

Responder

@santa_joanadyke em 01/03/2015 - 02h19 comentou:

Texto brilhante este, Cynara Menezes! Agora temos todos que fazê-lo chegar à Presidenta Dilma. Vamos compartilhar, minha gente!!!

Responder

Leandro Carvalho em 01/03/2015 - 05h19 comentou:

Cynara, minha cara!

Quem são os radicais do PT que você cita? José Dirceu e Genuíno?
O PT se adequou ao modelo direitista corrupto de outrora. O PT, puro, de ideologia marxista acabou!
Não haverá mais os confrontos ideológicos de tempos idos, o PT não atenderá mais os anseios das chamadas "minorias", isto se dará somente nos discursos, afinal, este é o jogo do poder, o qual aprendeu a jogar!

Responder

João Carlos Correia em 01/03/2015 - 05h51 comentou:

Durante anos o PT disse: "votem em nós porque somos diferentes desses (os outros partidos) que estão aí". Porém, a realidade mostrou que o PT não é diferente dos outros partidos. Não foram poucos aqueles que disseram que a "esquerda está perplexa". Pois não deveria estar porque, desde a sua fundação, O PT SEMPRE FEZ O JOGO DA BURGUESIA sob o comando de um grande demagogo: Lula. Quando finalmente tornou-se presidente e começou a governar, ganhou fãs novos, mas perdeu muitos dos antigos, pois estes viram que, o projeto de governo que acalentaram durante muito tempo foi por água abaixo. Pior: não passou de uma farsa engedrada pelo grande demagogo. Em outras palavras, os que acreditavam que a Revolução seria liderada pelo PT quebraram a cara. Além de toda a crise pelo qual tem passado nos últimos tempos, o PT, ainda por cima, enfrenta uma guerra interna entre lulistas e dilmistas. Só não vê quem não quer. Basta ver o início do governo "Dilma 2": os nomes que Lula indicou para o ministério da fazenda e presidente da Petrobrás (que incluía o nome de Henrique Meireles para ambos os cargos) foram solenemente ignorados por Dilma. Esta, desde que foi reeleita, sente-se forte o bastante para liderar o partido e provar que não é uma marionete de Lula e este quer mostrar que, se não é o presidente eleito, é o presidente de fato – além de "dono" do PT. Resumindo: o PT está rachado. Conseguirá permanecer no poder até as eleições de 2018? O tempo dirá.

Responder

levemente em 01/03/2015 - 14h32 comentou:

Dilma simplesmente não tem cacife político nenhum para implementar quaisquer das medidas apontadas por Cynara Menezes. Infelizmente, o texto da jornalista está completamente alheio à realidade que nos cerca. Uma presidenta que está amuada, encurralada no canto do ringue, enquanto os adversários a esmurram e chutam à vontade, serve apenas como estímulo para mil e uma teorias. Uma que circula por aí é de que a própria presidenta pode aparecer como implicada do setor político nas próximas fases da "operação lava jato". "Ah, mas isso é mentira." Não sei, possivelmente é falsidade mesmo. Mas o fato real é que o silêncio, diante do quadro social da atualidade, alimenta mil e uma teorias conspiratórias – que jogam gasolina nos ânimos daqueles que desejam avidamente um impeachment de um governante petista. Ao ler o texto lembrei foi daquela história. "Não tem pão? Pois que o povo coma brioches." As medidas apresentadas por Cynara Menezes como solução para a crise atual são um luxo simplesmente inalcançável para um governo que não se sabe ao certo se estará de pé nos próximos meses.

Responder

levemente em 01/03/2015 - 14h46 comentou:

O Brasil precisava mesmo, neste momento de dificuldade econômica, de um estadista. Lula daria conta do recado, com certeza. Mas Dilma nunca foi vendida como grande política. A construção do marketing político em torno de si a apresentou, sempre, como grande gestora, alheia, inclusive, ao meandros da política – no que parecia uma estratégia de quem queria surfar na onda antipolítica que contamina boa parte do debate de ideias em nosso país. Só que o feitiço se volta, agora, contra os feiticeiros. O país precisa de uma mão política. E não a possui. Basta olharmos o abismo que separa uma aparição pública de um Lula, que inflama parte dos interlocutores com seus chistes e verdadeiros aforismos da sabedoria popular, das falas desconexas, canhestras mesmo, de uma Dilma. Notemos a distância entre o ar professoral de um Fernando Haddad, a sua extrema segurança e convicção da validade do que fala, da dicção tremulante e ininteligível de uma Dilma Rousseff, transmissora apenas da indagação "essa mulher sabe do que diabos está falando?". É mesmo essa pessoa politicamente frágil que a jornalista Cynara Menezes reputa como capaz desses feitos, dignos de gigante político do maior porte? Nada mais longe da realidade. Há uma crise econômica solta no país. Uma grande greve de caminhoneiros, que pode gerar uma crise de abastecimento – essa nossa infraestrutura… Uma crise jurídica na maior empresa do país, que pode paralisar de vez o que restou da já combalida atividade econômica. E a nobre jornalista vem falar de quimeras… É preciso ser sonhador ao extremo para achar que esta Dilma, a emparedada, silenciada pelas circunstâncias, seria capaz de tanta coisa. Se ela continuar no poder até 2018 já estarei extremamente satisfeito. Porque do jeito que a coisa vai, minha cara, o vácuo político será ocupado por alguém mais esperto. Falando em esperto: já começam a vislumbrar, no vice-presidente Michel Temer, o verdadeiro Francis Underwood da política brasileira! Dilma que se cuide.

Responder

Jerri em 01/03/2015 - 15h37 comentou:

Um texto válido, porém ingênuo em acreditar que o PT realmente se importa com isso tudo. Alguns membros sim, mas são vozes isoladas em meio a um coro que clama por dinheiro e poder.

Responder

Paulo Oliveira em 01/03/2015 - 16h19 comentou:

Belo texto: Mas não diga que é os fundamentalistas que estão atrapalhando o governo petista. Se DILMA tivesse honrado seus compromissos, não mentido tanto a nação, não tivesse pisado na bola, igual pisou sua popularidade não teria despencado, se ela tivesse sido a PRESIDENTA das propagandas antes das eleições seria muito simples. Ganharia o povo e não precisava ficar passando este aperto. Me desculpe mas qualquer atitude que ela tomar agora será um tiro no pé, confronto só vai piorar a situação, pq tem uma galera muito enfurecida com ela, e não é o PMDB, não é os FUNDAMENTALISTA é o POVO mesmo. O povo esta desanimado do PT esta cagando na população, fazendo todos de idiota isso não tem nada a ver com a POLÍTICA periférica, é a PRESIDENTE e seus os erros q ela cometeu p ficar no poder. Pra mim o fundamentalismo seria coisa fácil de vencer se ela tivesse arcado com seus deveres. Mas…. a cada dia mais ela pisa na bola,. pergunte aos caminhoneiros se eles são todos FUNDAMENTALISTAS, pergunte aos médicos, pergunte aos professores em Brasília!!! NÃO não são, alguns nem sabe o que é isso, mas sabe o que é CORRUPÇÃO esta palavrinha que vc ocultou no tão lindo e elaborado texto.

Responder

Teofilo em 01/03/2015 - 17h54 comentou:

A Europa foi devastada na primeira metade do século passado, e em séculos anteriores com frequência, por grupos extremistas ou indivíduos lunáticos, entretanto rapidamente retomaram a prosperidade. Obviamente temos que considerar o contesto de atrocidades para com os povos "inferiores" impostas pelos imperialista, mas, basicamente, os povos europeus, e por que não os asiáticos, possuem uma cultura milenar que sustenta os fundamentos da civilizaça. Assim foram também as civilizações extintas.
Voltando para nosso quintal, que cultura temos capaz de se reerguer de qualquer catástrofe, seja política, econômica, natural ou sei lá??
Somos um retalho de microculturas regionais, destacando-se os gaúchos com as lendas de guerreiros, os cariocas com a malandragem os nordestinos cultuando a eterna pobreza, os paulistas cosmopolitas mas impregnados de todas as espécies de humanoides, etc… Nossa cultura não pode ser destruída porque não existe….poderíamos considerar um século de aquisições culturais…
Diante deste quadro, vamos continuar " caminhando e cantando, braços dados ou não" com nossos ACMs, Sarneis, Collors, generais, Lulas…..
Mas há esperança!

Responder

Thiago A. em 02/03/2015 - 06h41 comentou:

Porque a opinião da população só vale quando ela serve as causas da esquerda? E quando é para liberar o porte de arma ou diminuir a maioridade penal a opinião do povo não serve? Muito democrático mesmo… Só vale a opinião que contribui para a causa…. Lamentável….

Responder

Joao em 02/03/2015 - 11h23 comentou:

Acho muito bom o PT defender claramente suas idéias, dizer exatamente o que pensa, sem tentar enganar o povo, que é majoritariamente conservador.

Se tivesse feito isso desde o início nunca teria chegado ao poder, o que teria sido muito melhor para todos.

Responder

Ricardo Goçalves em 02/03/2015 - 16h01 comentou:

Belo texto!!!
Só questiono o tal abandono dos "radicais", a parte boa, pelo PT.
Lendo as análises do Vater Pomar, importante liderança da ESQUERDA do PT, nos idos de 2005, época em que foi gestado pela direita o famigerado "Mentirão", há uma posição de que aquele momento foi quando a Esquerda petista mais chegou próximo do poder no Partido dentro de sua democracia interna. No entanto, os tais "radicais", ao invés de continuar na luta política dentro do partido, preferiram não se enlamear com as ditas práticas mensalista, sair do partido e fundar o PSOL. Resultado para o PT: o campo majoritário permaneceu majoritário no partido, a direita encorpou o mentirão e o governo ficou refem do PMDB.

Posteriormente, a tal parte boa que foi abandonada, passa a chamar o PT de irmão gêmeo do PSDB, só que votou com a direita em mais de 80% das votações do congresso no último mandato. Apunhalou o Safatle quando este se propos a fazer uma campanha verdadeiramente de esquerda para o governo de São Paulo.

Passou da hora de se entender melhor como se deu essa tal "expulsão" dos radicais e o que estes atualmente tem feito verdadeiramente pela Esquerda em nosso país…

Responder

Luciana em 02/03/2015 - 17h02 comentou:

Perfeito !! Aguardo desesperadamente por uma reação !!!

Responder

brunobelo em 02/03/2015 - 17h07 comentou:

Eu concordo com vc em tudo, partir pra cima delles com certeza. Mas o Haddad faz isso em SP e não ajuda muito, ele só toma bordoada o tempo todo. Ele tá pouco se fodendo, isso é verdade, mas a prefeitura de sp toma muita porrada…

Responder

Zé Eduardo em 02/03/2015 - 18h12 comentou:

Genial, Cynara. Um dia a gente chega lá. Se não for agora com Dilma, vai ser com Lula em 2018. Mas que seria bom encarar essa briga agora, já já, lá isso seria. Com certeza a presidenta já leu. Só espero que de algum resultado. Amém.

Responder

Sterneim em 04/03/2015 - 06h56 comentou:

Cynara, procede essa foto onde na manifestação pela água em SP semana passada uma aluna da USP vestida de índio estava com uma bolsa de grife "Louis Vitton" (não sei escrever corretamente o nome da marca, desculpe) https://www.facebook.com/socialistadeiphone/photo… ??

Responder

    morenasol em 04/03/2015 - 16h03 comentou:

    bolsa falsa, 10 conto no camelô

Andresa em 05/03/2015 - 08h46 comentou:

A economia do país está completamente arruinada, o dólar fechou a 3 reais, o governo cortou benefícios sociais, verba para educação e direitos trabalhistas, mas você está preocupada com maconha?

Você é a perfeita caricatura da esquerda do Brasil.

Responder

Felipe em 05/03/2015 - 21h26 comentou:

Me rachei com esse texto… pleno 2015 e tem gente acreditando em políticas comunistas… é pra rir mesmo.

Responder

Leoni em 06/03/2015 - 14h57 comentou:

Se por um lado eu não simpatizo com esse PT há anos, por outro, eu detesto a mentalidade retrógrada de Eduardo Cunha e companhia. Aí é aquele velho ditado: o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Seria ideal que a Dilma fizesse ao menos alguma dessas dicas mencionadas na matéria, não teria como ela perder e ainda de quebra, quem sabe, conseguiria tirar as vendas de algumas pessoas que, de tão cegas de ódio pelo PT, não estão conseguindo ver que a situação pode – e está a – piorar e muito.

Responder

@flaviodoprado em 07/03/2015 - 16h04 comentou:

“Afinal, a presidenta tem coração valente ou era só truque de marketing?” É Cynara demorou mas sua ficha caiu, é claro que é marketing, assim como papai noel, coelhinho da páscoa, só resta você ir para o psol, mas admiro seu ” Vai para cima deles, Dilma!”. Nós pobre mortais brasileiros enganados por essa organização criminosa vamos para cima da Dilma, Lula e demais.

Responder

    morenasol em 07/03/2015 - 17h16 comentou:

    termos como "petralhas" não são aceitos neste blog. você pode usá-los em outra parte, mas não aqui. publiquei seu comentário sem esta expressão, mas da próxima será excluído.

    @flaviodoprado em 08/03/2015 - 12h10 comentou:

    Desculpa Cynara, é que ouço esse termo tanto nas padarias aqui na periferia que acabei me acostumando, sei que mágoa esse termo né, eu endendo, e prometo que não vai mais se repetir e viva a democracia e a liberdade de expressão nas padarias e aqui também, claro.
    bjo

Messias Macedo em 09/03/2015 - 02h23 comentou:

O PROCURADOR JANOT GURGEL! ENTENDA A LAMBANÇA!

(…)
Segundo a petição apresentada pela PGR, as investigações mostraram que havia uma organização criminosa complexa que atuava no esquema de corrupção na Petrobras. Essa estrutura era dividida basicamente em quatro núcleos:
(…)
Segundo Janot, grupos de políticos ligados a pelo menos três partidos (PP, PT e PMDB) agiam em associação criminosa.
(…)

FONTE: http://www.conjur.com.br/2015-mar-08/inquerito-nu

LÁ VEM O MATUTO PASMADO!

“Intonci”, o acusado DEMoTucano [Antônio] Anastasia “do [Aécio] ‘Never’” [do núcleo político] agia criminosamente descolado do núcleo administrativo?
Núcleo administrativo formado pelos funcionários indicados pelos partidos, segundo o próprio procurador Rodrigo Janot, “mais Janot Gurgel do que nunca”! RISOS
Ou seja, o tesoureiro João Vaccari do PT é quem era o (ir)responsável em repassar o espólio da ladroagem do “petróleo” para o afilhado do ‘Never’!
Somente rindo à beça!
O "ô candidato derrotado" [Aécio] ‘Never’ totalmente alheio às lambanças PT-núcleo Anastasia do PSDB!(?)

“O que fi-ze-ram com a pro-cu-do-ria ge-ral da re-pú-bli-ca do Bra-sil, do Brasil!”, “diria” o Gilmar Mendes!

RESCALDO: o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso está transformando o Brasil num ‘hospirco’, um ‘mix’ de hospício e circo!

Perdão aos malucos!
Perdão aos palhaços!
E, respeitosa e preventivamente (sic), perdão às meretrizes!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República desses "supremos" Bananas !

Responder

Messias Macedo em 11/03/2015 - 00h10 comentou:

A OPERAÇÃO ‘LIMPA [OS TUCANOS] A JATO’
COMANDADA (sic)
PELO OPERADOR(!
‘RODRIGO MORO GURGEL’
O TAL JANOT!

(Ué, a manchete que rimou! Risos)

O denunciado [Antônio] Anastasia “do [Aécio] ‘Never’” será inocentado galhardamente no STF!
Muito menos em função da “suprema” proteção ‘tucânica’ dos(as) “supremos(as)" aos DEMoTucanos!
E sim, muito mais porque – em sendo o único [leitor(a), pasme, o único(!)] Tucano da ‘Lista do Janot’ – O Tucano Anastasia irá pairá garbosamente sobre a ausência da ‘conexão’ que legitima (sic) o tal do ‘domínio do fato’!…

E, aí, o PIG reverberará os políticos do PSDB:
“‘Cês’ viram? O nosso (idem sic) Anastasia está limpinho!”

Que nem fralda enxuta de bebê no transcurso da madrugada insone! [Adendo do matuto!]

Ah esses procuradores da [eterna] Casa Grande: deveriam “procurar” algo mais, digamos, inusitado!
Essa previsibilidade cansa os ‘nossozovos’!…

Durma, em paz, ‘Anasta’!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Um ano depois, onde estão os principais defensores do impeachment e onde está Dilma?


Hoje, 17 de abril, faz um ano da tenebrosa sessão em que uma Câmara corrupta votou pela abertura do processo de impeachment de uma presidenta honesta, Dilma Rousseff. Onde estão hoje os principais personagens desta…

Direitos Humanos

Fundamentalistas aproveitam caos para tentar proibir aborto até em caso de estupro


(Marcha pela legalização do aborto no Rio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil) Por Katia Guimarães* Enquanto o país vive uma crise política sem precedentes, a economia rasteja e o presidente da República, flagrado em gravação suspeitíssima,…