Socialista Morena
Politik

Dilma X Aécio: algumas comparações

Dilma Rousseff e Aécio Neves nasceram em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dilma em 1947. Aécio em 1960. O pai de Dilma era um imigrante búlgaro, Pedro Rousseff, advogado e empresário. Aécio vem de uma família de políticos. Seu avô materno era Tancredo Neves, que foi ministro da Justiça de Getúlio Vargas, governador de Minas Gerais […]

(Aécio e Dilma no debate do SBT, no último dia 17. Foto: divulgação)
Cynara Menezes
18 de outubro de 2014, 15h04
(Aécio e Dilma no debate do SBT, no último dia 17. Foto: divulgação)

(Aécio e Dilma no debate do SBT, no último dia 17. Foto: divulgação)

Dilma Rousseff e Aécio Neves nasceram em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dilma em 1947. Aécio em 1960.

O pai de Dilma era um imigrante búlgaro, Pedro Rousseff, advogado e empresário. Aécio vem de uma família de políticos. Seu avô materno era Tancredo Neves, que foi ministro da Justiça de Getúlio Vargas, governador de Minas Gerais e primeiro presidente civil eleito, ainda no colégio eleitoral, pelo MDB. O pai de Aécio, Aécio Cunha, foi deputado federal pela Arena, partido que apoiava a ditadura militar.

A jovem Dilma lutou como guerrilheira contra a ditadura militar, foi presa e barbaramente torturada. Aécio era criança no período.

Dilma e Aécio se formaram em economia. Dilma pela UFRGS e Aécio pela PUC-MG.

O primeiro emprego de Dilma foi aos 28 anos, como funcionária da FEE (Fundação de Economia e Estatística), de onde seria demitida pela ditadura. Torna-se assessora da bancada do PDT, partido no qual militava junto com o então marido, Carlos Araújo. Em 1986, é indicada secretária municipal da Fazenda do prefeito Alceu Collares, de cuja campanha participara ativamente. Em 1989, indicada pelo PDT, torna-se diretora-geral da Câmara de Vereadores. Retorna à FEE em 1991 como sua presidente, nomeada por Collares, agora governador do Rio Grande do Sul. Em 1993, torna-se Secretária de Minas, Energia e Comunicações do governo gaúcho. Em 1999, indicada pelo PDT, é nomeada Secretária das Minas e Energia do governo Olívio Dutra. Em 2001, Dilma filia-se ao PT e em 2002 integra a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. É indicada por Lula ministra das Minas e Energia e, em 2005, para a Casa Civil. Lula a lança candidata a presidente da República e, em 2010, ela é eleita.

Aos 17 anos, enquanto estudava no Rio, Aécio foi nomeado para seu primeiro emprego: oficial de gabinete do Cade, orgão do ministério da Justiça, com sede na capital federal. Aos 19 anos, ainda estudando e morando no Rio, se tornou assessor do gabinete do próprio pai, deputado federal, em Brasília. Em 1983, se torna secretário particular do avô, o governador Tancredo Neves. Ao se eleger presidente, Tancredo indicou o neto como secretário de Assuntos Especiais da Presidência só em 1990 a prática de manter parentes sob a chefia imediata foi proibida. Após a morte de Tancredo, recém-formado em Economia, aos 25 anos, Aécio é nomeado diretor de loterias da Caixa Econômica pelo presidente José Sarney e por seu primo, o ministro da Fazenda Francisco Dornelles. Em 1986, é eleito deputado federal e reeleito em 1990, 1994 e 1998. Em 2002 foi eleito governador de Minas e em 2006, reeleito.

Dilma é odiada pelos militares que participaram ou aprovam a ditadura. Aécio recebeu o apoio deles.

Dilma chama o golpe militar de “golpe”. Aécio chama o golpe de “revolução”.

O padrinho político de Dilma é o ex-presidente Lula, do PT, cujo governo foi marcado pelo crescimento, pela valorização das empresas e bancos públicos, pela diminuição da desigualdade e da pobreza, pelo salário mínimo em alta, pelo fim da dívida externa, pelo respeito à soberania nacional, pelo baixo desemprego, pela valorização do ensino superior, pela abertura de novas universidades e pela política externa voltada para a América do Sul, para os países emergentes e para a África.

O padrinho político de Aécio (além de seu avô Tancredo) é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, cujo governo foi marcado pelas privatizações de empresas públicas, pela recessão, pelo desemprego, pela desigualdade, pela fome no Nordeste, pelo salário mínimo em queda, pela dependência do FMI (Fundo Monetário Internacional), pelo sucateamento do ensino superior e pela política externa de subserviência aos Estados Unidos.

Entre os artistas que apoiam Dilma, estão Chico Buarque, Luis Fernando Verissimo e Gilberto Gil. Aécio tem o apoio de Chitãozinho & Xororó, Dado Dolabella e Luciano Huck.

Dilma recebeu o apoio do deputado federal e militante da causa LGBT Jean Wyllys. Aécio tem o apoio dos homofóbicos Marco Feliciano, Pastor Malafaia e Bolsonaro.

No primeiro turno, Dilma teve mais votos entre os mais pobres e negros. Aécio teve mais votos entre os mais ricos e brancos.

Quando Dilma sobe nas pesquisas, os especuladores não gostam e a bolsa cai. Quando Aécio sobe nas pesquisas, os especuladores comemoram e a bolsa sobe.

Dilma é rejeitada pelas multinacionais do petróleo. A possibilidade de Aécio ser eleito já virou motivo de comemoração para as multinacionais do petróleo.

Machistas odeiam Dilma. Machistas adoram Aécio e enumeram suas façanhas amorosas.

Dilma é contra a redução da maioridade penal. Aécio é a favor.

Dilma sofreu oposição ferrenha da imprensa durante a maior parte do seu governo, mas nunca censurou nem perseguiu ninguém, embora o PT seja acusado seguidas vezes pela mesma imprensa de “atentar” contra a liberdade de expressão.

Aécio foi blindado pela imprensa local e nacional durante toda a sua carreira política, mas é acusado de censurar e perseguir jornalistas.

Nos governos do partido de Dilma, o PT, todas as denúncias foram investigadas, permitindo que membros de seu partido fossem punidos. Nos governos do partido de Aécio, o PSDB, todas as denúncias foram engavetadas e ninguém jamais foi punido.

Dilma é a favor das cotas por raça e renda. O vice de Aécio, Aloysio Nunes (PSDB), foi o único senador brasileiro que votou contra as cotas.

O projeto econômico de Dilma é conhecido e prioriza a justiça social. O projeto econômico de Aécio é obscuro e prioriza o sistema financeiro.

O modelo de Dilma é a favor dos bancos e empresas públicas. O ministro da Fazenda de Aécio, Arminio Fraga, diz que este modelo é incompatível com o crescimento, que os bancos públicos terão suas funções reduzidas e  que não sabe bem “o que vai sobrar, talvez não muito”.

Existem diferenças fundamentais entre Dilma e Aécio. É preciso ter olhos para ver


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(115) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Miguel Coelho em 18/10/2014 - 15h15 comentou:

Quem sabe da vida dela é o Eduardo Jorge. Lutou contra a ditadura? Ou queria impor aos brasileiros uma ditadura do proletariado. ACORDAAAAAAAAAAA.
Ainda está em tempo de você votar 45.

Responder

    Giovanna em 18/10/2014 - 15h42 comentou:

    Vai nessa cara

    Kildare Lemos em 18/10/2014 - 16h12 comentou:

    Exatamente. O Gabeira já admitiu que era essa a intenção deles, mas os petistas fecham os olhos e tapam os ouvidos para isso. O vídeo tá no youtube, qualquer um pode ver.

    SOCIALISTA MALUCO em 18/10/2014 - 17h06 comentou:

    EDUARDO CAMPOS FALA A VERDADE SOBRE DILMA!! https://www.youtube.com/watch?v=IfZare-Dxkk

    @VicenteACR em 19/10/2014 - 02h58 comentou:

    É ridículo comparar o conceito de ditadura do proletariado (que você não conhece, pois jamais leu Marx) à patética, subserviente (aos EUA) e bananeira ditadura militar brasileira.

    Alisson em 19/10/2014 - 15h26 comentou:

    Eu conheço a ditadura do proletariado, que de proletariado tem só o nome, e só que é do grupo do poder tem vida boa, o resto do povo é na miséria e com um cano de fuzil apontando na testa. É só olhar Cuba e Coréia do Norte.

    Mauro M. S. Costa em 19/10/2014 - 15h32 comentou:

    Parabéns pela lucidez, o outro lá se mostrou um ignorante…

    Engels em 20/10/2014 - 21h59 comentou:

    Excelente comentário.

    sergio m pinto em 19/10/2014 - 15h01 comentou:

    Que ditadura do proletariado, Miguel? Você é do tempo que comunistas comiam criancinhas? Dê uma olhada no histórico dos dois governos e veja quem tem projeto de país. É um pouco diferente de projeto de poder. Serjão era o operador disso. Morreu e levou junto o login do projeto.
    Não fosse a mídia, o psdb hoje seria um partideco.
    Por falar nisso, em sumpalo vejo duas alternativas – ou a população endoidou ou essa votação foi "estranha".

    serg em 19/10/2014 - 17h06 comentou:

    Quem tem a coragem de chamar de Revolução à Ditadura militar que tivemos, como o Sr. Aécio "aeroporto" Neves, não merece meu voto.

    Roberto em 19/10/2014 - 17h50 comentou:

    Nunca tivemos um ditadura do proletariado.
    Mas tivemos uma ditadura militar, com centenas de pessoas mortas, inclusive da imprensa.
    O que cada um pretendia eu não sei.
    Mas o que cada um conseguiu está na história.

    Marta em 21/10/2014 - 14h02 comentou:

    O texto náo é contra nem a favor de ninguém !!! É a verdadeira trajetória… aceite meu caro… depois é o PT que é raivoso !!!!

    Lylli em 23/10/2014 - 15h24 comentou:

    Eu quero acordar!!! Tem pó aí???

    Rafael em 24/10/2014 - 13h36 comentou:

    Quem dera que o PT fosse comunista…
    É tanta falta de informação, eu tenho uma certeza mesmo que o playboy ganhe o Brasil hj tem uma policia federal e ministério público mais independentes, um Brasil menos escuro mais forte maior mesmo que esse playboy ganhasse (e tenho certeza que não vai) não conseguiria mesmo com toda inconsequência prejudicar o país apesar do odio e raiva cegos o Brasil esta melhor para todos, até para os que são contra. PT saudações!!!!

    Paulo em 25/10/2014 - 18h26 comentou:

    ACOOORDA lesado, é DILMA 13. Eduardo Jorge? se enxerga cara…. figura mais tosca só o fidelix.

João em 18/10/2014 - 15h57 comentou:

Bom, o texto fala em "luta contra a ditadura", objetivamente. Cada movimento anti-ditadura certamente tinha outro modelo em mente, o que é outra discussão. Mas se é pra simplificar assim, certamente o regime que ela tinha em mente era o mesmo que o Aloysio Ferreira, vice de Aécio, também queria implantar, pois os dois (Dilma e Aloysio) cerraram fileiras em organizações bem parecidas… Se isso orienta seu voto, então eis um problema.

Responder

    Mikaele em 25/10/2014 - 03h45 comentou:

    Lutar contra a ditadura (sem aspas) é querer um outro modelo mesmo, é querer o modelo democrático de volta. Que comentário vago e simplista o seu.

    gean carlos em 27/03/2015 - 23h55 comentou:

    você não entendeu? ele foi simples dilma lutava contra uma ditadura, assaltava e pilhava em prol da implantação de uma ditadura caniceira de esquerda. a proposito me cite um único pais que teve uma ditadura do proletariado ou socialista que teve exito no mundo onde vivemos . esse chamado planeta terra.e não me venha com argumentos pobres de opressão externa e tal não.

zé eduardo em 18/10/2014 - 17h46 comentou:

Resumo perfeito. O foco não está nas peculiaridades pessoais, mas na trajetória política de Aécio e Dilma, no ‘lado’ que cada um deles defende, e por quem cada um deles é defendido. Cristalino, transparente! Um ou outro troll, com certeza, se não vier com algum ‘baixo calão’ (como a turma do camarote VIP que gritou Dilma VTNC’ ou o abjeto médico gaúcho que chamou a mesma Presidenta de ‘grande FDP’), vai dizer que isso ‘é tudo mentira’, sem contrapor nenhum argumento consistente, ao exemplo do que fazem as manchetes e alguns artigos da grande mídia. Mas, também com certeza, se algum eleitor com capacidade crítica, embora ainda indeciso, visitar este blog vai poder contar com a publicação destes currículos para fazer a sua escolha. Parabéns!

Responder

ivo em 18/10/2014 - 20h56 comentou:

A vida de cada um, em todos os sentidos nao tem comparacao: voto 13.

Responder

Fernanda em 18/10/2014 - 23h09 comentou:

Ela podia explicar essas diferenças de forma bem clara nos próximos debates né… Pois muita gente que ignora as biografias e os projetos estão vendo todos os debates.

Responder

Tiago em 18/10/2014 - 23h50 comentou:

Ótimo, mas só uma observação: Dilma não pode ter sido secretária em 1983, já que o Collares se elegeu em 1985 e assumiu em 1986.Em 1983 o prefeito era João Antonio Dib, apoiador da ditadura

Responder

    morenasol em 19/10/2014 - 00h41 comentou:

    corrigirei, obrigada

    José H. G. Wagner em 19/10/2014 - 17h27 comentou:

    Ao se eleger presidente, Tancredo nomeou o neto como secretário de Assuntos Especiais da Presidência …

    Esta informação também não procede …
    Tancredo nunca assumiu a Presidência, na prática.
    O cargo foi ocupado por José Sarney.

    morenasol em 19/10/2014 - 17h44 comentou:

    tancredo só faleceu em 21 de abril. aécio estava na sua equipe.

André Luiz em 19/10/2014 - 00h22 comentou:

Acho interessante o povo que utiliza o termo "Ditadura do Proletariado"!
O proletariado corresponde a mais de 90% da população, então essa pseudo-ditadura que pregam seria uma Democracia quase perfeita, praticamente uma unanimidade! Qual o problema então? Ah… o governo não estaria na mão dos grandes empresarios, essa é a grande preocupação

Responder

    Ângelo Cossa em 19/10/2014 - 17h01 comentou:

    Nem vale perder tempo explicando, essa galera confunde os conceitos de golpe, revolução, ditadura e democracia. Pra eles golpe é revolução , ditadura é democracia e democracia é ditadura…

    jhafranco em 25/10/2014 - 21h13 comentou:

    Sugiro-lhe, então, que passe uma temporada em Cuba para gozar das delícias de uma ditadura do proletariado. Aproveite a oportunidade já que, como brasileiro, se você não gostar da experiência, poderá retornar ao Brasil quando quiser, direito esse negado aos cubanos insatisfeitos com o regime dos irmãos Castro. Bon voyage!

Jerosmiro em 19/10/2014 - 03h09 comentou:

Querida Cynara, me parece q o avô paterno, Tristão da Cunha, tbm foi governador de MG. Moça, quero lhe dizer q o conteúdo deste espaço é excelente. Parabéns! E esta sua foto no perfil …

Responder

lalinne Viegas em 19/10/2014 - 04h31 comentou:

Parei de ler seu texto quando afirma que Aécio foi apoiado por ditadores…
Era petista e tenho ideais democráticos. Diante do que está sendo exposto sobre a vida atual da nossa presidenta, me afasto do partido até ele fazer uma faxina e voltar ao que era antes dessa mulher "esquisita".

Responder

Vitor em 19/10/2014 - 14h01 comentou:

Seu texto tem gosto e cheiro de campanha para a Dilma. Não me surpreendeu, pois foi publicado na revista em questão. Passe bem.

Responder

    Paulo em 20/10/2014 - 11h57 comentou:

    Concordo MUITO. Não achei o texto imparcial, achei apenas um puxa-saco do PT.

    Fabício em 21/10/2014 - 06h03 comentou:

    isso é o mínimo que se esperaria do site de uma revista de esquerda

    Ricardo em 21/10/2014 - 10h15 comentou:

    Deixaste
    a nave estacionada aonde Paulo? No prédio das organizações Globo? Como
    você deve ter acabado de desembarcar na Terra, vou te dar uma informação
    e uma dica: 1) A Carta já fez editorial abrindo voto para a Dilma; 2)
    Se buscas imparcialidade e/ou neutralidade, leia a Veja. É visível o
    quanto ela é isenta no processo eleitoral bem como em relação ao PT como
    se pode observar nas capas dela ao longo de 12 anos de governos Lula e
    Dilma bem como na postura dos seus blogueiros em relação a estes mesmos
    governos.

sergio m pinto em 19/10/2014 - 15h05 comentou:

Vai em frente Morena. Esses viúvos da udn não devem conhecer o candidato que defendem. O pior que o psdb poderia arranjar.

Responder

Karla Socorro em 19/10/2014 - 15h05 comentou:

infelizmente o único ponto em que não concordo com as ideias de Dilma é a maioridade penal. Já fui contra, mas hj como educadora vejo muitos jovens q são seduzidos pelos crimes e aliciados pelos bandidos. Crimes hediondos, assassinatos não podem ter idade para punição.

Responder

    João Victor em 21/10/2014 - 17h28 comentou:

    Mas você acha que o sistema penitenciário brasileiro teria condições de recuperar esses jovens perdidos para o crime? Ou a educação de qualidade aliada a oportunidades não seria uma melhor saída?

    Fabio em 23/10/2014 - 14h56 comentou:

    Joao concordo mas até lá é preciso conter o crime , com mais cadeias e programas de reabilitação que funcionem.Isto pode demorar 20 anos.

Wandemberg em 19/10/2014 - 15h13 comentou:

Gosto dos textos da Cynara porque são divertidos. Geralmente dizem nada com coisa nenhuma mas, tenho de admitir, ela se superou nesse. Um festival de mentiras, ideologicamente produzidas, sem um mínimo de compromisso com a história e com a veracidade dos fatos. Apenas perpetua o desespero do partido que está no poder e daqueles que lhes são subordinados.

Responder

    morenasol em 19/10/2014 - 15h28 comentou:

    incomodou? os links estão todos no texto. sorry!

    Bernardo em 20/10/2014 - 20h02 comentou:

    Ao invés de um comentário tão vazio por que não enviou as devidas correções?

    Maria Teresa em 21/10/2014 - 01h20 comentou:

    Wandemberg o pior cego eh aquele que nao quer ver. Se pesquisar o passado eh muito complicado para vc veja a quem os professores da rede estadual de Minas estao unanimente, repito, unanimente apoiando? Dilma. Sabe por que? O Aecio acabou com o salario e tirou muita verba da educacao em Minas. Ela ainda foi boa por nao comentar sobre as overdoses de Aecio, e a cirurgia para correcao de septo nasal de tanta coca que ele cheirou. Agora te pergunto vc deixaria um viciado em cocaina tonar conta da sua casa??? Claro q nao. Entao faz sentido dar o governo do Brasil para ele?

    Danilo em 25/10/2014 - 20h45 comentou:

    "Leviana, leviana, leviana!"

tande em 19/10/2014 - 15h16 comentou:

cuba é uma ditadura do proletariado. O salário de um operário é em média de U$20. Como disse Bolsonaro, se a turma de Dilma tivesse conquistado seus objetivos, seríamos, hoje, todos cortadores de cana. E ao que parece é o que vai acontecer se Dilma se reeleger. É só ver nas entrelinhas!!

Responder

Amarildo De Rocco em 19/10/2014 - 15h44 comentou:

Esses dados explicam a diferença do que já foi feito PSDB e PT (comparativos):

1. Produto Interno Bruto:
2002 – R$ 1,48 trilhões
2013 – R$ 4,84 trilhões

2. PIB per capita:
2002 – R$ 7,6 mil
2013 – R$ 24,1 mil

3. Dívida líquida do setor público:
2002 – 60% do PIB
2013 – 34% do PIB

4. Lucro do BNDES:
2002 – R$ 550 milhões
2013 – R$ 8,15 bilhões

5. Lucro do Banco do Brasil:
2002 – R$ 2 bilhões
2013 – R$ 15,8 bilhões

6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
2002 – R$ 1,1 bilhões
2013 – R$ 6,7 bilhões

7. Produção de veículos:
2002 – 1,8 milhões
2013 – 3,7 milhões

8. Safra Agrícola:
2002 – 97 milhões de toneladas
2013 – 188 milhões de toneladas

9. Investimento Estrangeiro Direto:
2002 – 16,6 bilhões de dólares
2013 – 64 bilhões de dólares

10. Reservas Internacionais:
2002 – 37 bilhões de dólares
2013 – 375,8 bilhões de dólares

11. Índice Bovespa:
2002 – 11.268 pontos
2013 – 51.507 pontos

12. Empregos Gerados:
Governo FHC – 627 mil/ano
Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

13. Taxa de Desemprego:
2002 – 12,2%
2013 – 5,4%

14. Valor de Mercado da Petrobras:
2002 – R$ 15,5 bilhões
2014 – R$ 104,9 bilhões

15. Lucro médio da Petrobras:
Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

16. Falências Requeridas em Média/ano:
Governo FHC – 25.587
Governos Lula e Dilma – 5.795

17. Salário Mínimo:
2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
2002 – 557%
2014 – 81%

19. Posição entre as Economias do Mundo:
2002 – 13ª
2014 – 7ª

20. PROUNI:
2002 – ?
2014 -1,2 milhões de bolsas

21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
2002 – 86,21
2014 – 305,00

22. Passagens Aéreas Vendidas:
2002 – 33 milhões
2013 – 100 milhões

23. Exportações:
2002 – 60,3 bilhões de dólares
2013 – 242 bilhões de dólares

24. Inflação Anual Média:
Governo FHC – 9,1%
Governos Lula e Dilma – 5,8%

25. PRONATEC
2002 – ?
2014– 6 Milhões de pessoas

26. Taxa Selic:
2002 – 18,9%
2012 – 8,5%

27. FIES
2002 – CREDUC com inadimplência de R$ 1,8 bilhão
2014 – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

28. Minha Casa Minha Vida
2002 — ?
2014 – 1,5 milhões de famílias beneficiada

29. Luz Para Todos
2002 — ?
2014 – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

30. Capacidade Energética:
2001 – 74.800 MW
2013 – 122.900 MW

31. Criação de 6.427 creches

32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

33. Mais Médicos
2014 — (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

35. Criação de Universidades Federais:
Governos Lula e Dilma – 18
Governo FHC – zero

36. Criação de Escolas Técnicas:
Governos Lula e Dilma – 214
Governo FHC – 0
De 1500 até 1994 – 140

37. Desigualdade Social:
Governo FHC – Queda de 2,2%
Governo PT – Queda de 11,4%

38. Produtividade:
Governo FHC – Aumento de 0,3%
Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

39. Taxa de Pobreza:
2002 – 34%
2012 – 15%

40. Taxa de Extrema Pobreza:
2003 – 15%
2012 – 5,2%

41. Índice de Desenvolvimento Humano:
2000 – 0,669
2005 – 0,699
2012 – 0,730

42. Mortalidade Infantil:
2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

43. Gastos Públicos em Saúde:
2002 – R$ 28 bilhões
2013 – R$ 106 bilhões

44. Gastos Públicos em Educação:
2002 – R$ 17 bilhões
2013 – R$ 94 bilhões

45. Estudantes no Ensino Superior:
2003 – 583.800
2012 – 1.087.400

46. Risco Brasil (pontos):
2002 – 1.446
2013 – 224

47. Operações da Polícia Federal:
Governo FHC – 48
Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

48. Varas da Justiça Federal:
2003 – 100
2010 – 513

49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

Publicado por Diego A da Rosa .

Responder

    ruiz em 20/10/2014 - 16h45 comentou:

    Putz! porque não comparou com década de 30, ou com os tempos do império?
    Um burro carregado de números não é exatamente um burro matemático.

    AcM em 21/10/2014 - 01h26 comentou:

    Eh por isso que o salario minimo subiu de 50 dolares na epoca de Fernando Henrique para quase 350 dolares no governo petista. Olhe ao sey redor e veja a melhoria da qualidade de vida da classe baixa. A possibilidade de qq brasileiro fazer faculdade e melhorar de vida. Os reitores das universidades estao com Dilma enquanto os professore mineiros sao contra Aecio. Se tem ditador aqui eh Aecio que vai acabar com a educacao no Brasil. Acorda. Retrocesso nao

    Vitor em 21/10/2014 - 17h32 comentou:

    O salário mínimo cresceu mais com FHC que com Dilma! Compare em reais e desconte a inflação! Comparar em dólar com o câmbio que temos é pra lá de imbecil!
    Lula sim fez mais pelo SM, Dilma foi decepcionante!

    Vitor em 21/10/2014 - 01h31 comentou:

    Meu comentário foi muito verdadeiro pra ser publicado?

    Daniel em 21/10/2014 - 01h34 comentou:

    Que bom neh? o mundo evolui só faltava os dados e numeros terem sidos retrógrados, impossivel independente do governante que o Brasil caminhe para trás. Isso n seguinifica que tenha crescido de maneira correta ou o suficiente, e para comparação faltou compara 1994 – 2002 e 2002- 2014, ñ sou tucano e a Dilma perde meu voto pra ela mesma n estou contente com o Governo e com as finanças do nosso país.

    Vitor em 21/10/2014 - 17h32 comentou:

    A estupidez de comparar PIB nominal é grande, muito grande!

    Gustavo em 22/10/2014 - 17h33 comentou:

    Parabéns, fez a lição de casa mas se esqueceu que são épocas diferentes e situações diferentes, logo comparar a situação de um país em um intervalo de 10 anos, levando em consideração que em dez anos o crescimento deve existir de modo natural, não corresponde à forma mais acertada de saber qual partido é o melhor.

    O mesmo ocorre para análises TENDENCIOSAS de biografias, já que a sua opinião acaba por ser influenciada pela mensagem subliminar presente na análise. Esta análise acima me deu palavras, mas não fatos históricos comprovados, ou uma possível visão aceitável do futuro.

    Luiz F. Martins em 22/10/2014 - 20h02 comentou:

    Eu amo estatística, ma ela não me diz tudo. Esses números trazem resultados fantásticos e parabéns ao PT por ter proporcionado esses avanços indicados pelos dados mencionados e seria pura hipocrisia não reconhecê-los. Só que comparar um carro (PT) em movimento que vem se atualizando ano a ano, com um carro (PSDB) que parou depois de oito anos se movimentando e achar que ele se voltar a se movimentar vai apresentar os mesmos resultados, é no mínimo afrontar nossa inteligência. Essa polarização da política, de direita e esquerda é coisa do passado, do tempo do capitalismo versus comunismo. O que se viu foi o fim do comunismo e o que se vê é o mundo caminhar cada vez mais em direção a democracia e a livre iniciativa com a regulação do Estado.
    Portanto, não tenho medo da alternância de poder, mas detesto esse maniqueísmo que joga pobres contra ricos, negros contra brancos, coitadinhos contra privilegiados, quem rouba mas faz, quem rouba mas não faz, quem mente mais, quem mente menos, etc.

    jhafranco em 25/10/2014 - 21h19 comentou:

    Prezado Amarildo, compare os indicadores econômicos no período do governo Dilma (2010-2013) e você constatará que ela vai entregar um país pior do que recebeu do ex-presidente Lula.

    Zzzssss em 07/01/2015 - 03h39 comentou:

    E o petrolao e o mesalao

marceio em 19/10/2014 - 17h18 comentou:

hipócrita.

Responder

Luis em 19/10/2014 - 17h38 comentou:

Parcial ao extremo!!!

Responder

luiz em 19/10/2014 - 18h21 comentou:

Comparações de números absolutos entre épocas tão diferentes e honestidade intelectual, sem se comprar o preço das coisas…pesquisem quanto eram os valores alimentação e moradia.
Além da instabilidade dos governos anteriores…Sarney e Collor ,por favor..

Responder

Alethea em 19/10/2014 - 18h35 comentou:

Estranho. Se a candidata é tao perfeita e a evolucao tao redundante, pq Nao Foi re eleita no primeiro turno? Ha mais entre o ceu e a terra do que sonha tua va IDEOLOGIA.

Responder

    Jair em 20/10/2014 - 16h30 comentou:

    Quando você luta contra tudo e contra todos não tem como se eleger no primeiro turno.
    Mas não te preocupes… No segundo turno é Dilma

flavio nascimento em 19/10/2014 - 18h43 comentou:

Fico bastante surpreso em ver milhões de pessoas da Classe Média que se apresenta pela Mídia e pelas
Redes Sociais como ardorosas defensoras da PETROBRÀS e digo isso porque por ter tido o privilégios de ter tido oportunidade de ser informado e ver de perto os movimentos Políticos da década de 1930,quando realmente ao meu modo de ver começaram a surgir os movimentos Populares. Vi as camadas mais ligadas a
direita e as forças conservadoras fazerem passeatas na PRAÇA DA SÉ para depor o PRESIDENTE VARGAS,
que pretendia criar um ESTADO que viesse a proteger ao Trabalhador.A tentativa da criação das LEIS Trabalhistas, desde a obrigatoriedade de Registro Férias e outros direitos sempre foram combatidos pelos
mesmos segmentos ,como PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA, UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL, ARENA e a mesma IMPRENSA, já faziam o mesmo DISCURSO. CUIDADO com os COMUNISTAS. E os que
por amor ao BRASÍL defendiam a PETROBRAS, como o ilustre MONTEIRO LOBATO eram constantemente
presos.O PETROLEO É NOSSO era considerado uma Ofensa á PATRIA pelos que entendiam que a SOBERANIA ia nos levar ao COMUNISMO ateu. As grandes FACULDADES DE DIREITO como a do LARGO
DE SÃO FRANCISCO, a gloriosa CANDIDO DE OLIVEIRA do RIO e outras escolas s como a as de MEDICINA e MEDICINA fundaram a UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES ,a quem o Brasil deve as liberdades e conquistas.Vou tentar resumidamente o que eu vi. SÃO PAULO através da UNIÃO ESTADUAL
DE ESTUDANTES foi ao CONGRESSO de SALVADOR de 1948 e vimos jorrar o1º Poço de PETROLEO do
BRASIIL.Pasmem, a POLÍCIA FEDERAL estava lá para impedir o acesso de ESTUDANTES de todo PAIS que lá estavam, mas tínhamos um líder realmente BRASILEIRO, o PRESIDENTE DO CENTO ACADEMICVO XI DE AGOSTO que nos uniu e assegurou a resistência.Sei que esytaba também nesse CONGRESSO um brilhante estudante que 1964 tornou-se MINISTRO DA REVOLUÇÃO, mas na nossa volta a SALVADOR para
encerramento desse CONGRESSO e Eleição do novo Presidente da UNE , que JOSÉ ANTONIO ROGÊ FERREIRA que como DEPUTADO FEDERAL sempre lutou e se orgulhou em de apoiar a PETROBRÁS.
O tempo passou e eu graças a DEUS comícios das DIRETAS e vi pouquíssimos dos que juram que amam e
e defendem a PETROBRAS.Ainda nas campanha de DIRETS JÁ e eu estava no HOTEL GLORIA no RIO de JANEIRO onde haviam mais de 1200 participantes e o honrado cidadão que PRESIDIA a MESA, fez uma
chamada DRAMATICA E PATRIÓTICA : QUEM APOIA AS DIRETAS JÁ QUE SE APROXIMEM DESSA MEZA.
Apresentaram-se 5 como quando haviam chamadas para prestigiar a PETROBRÁS QUANDO MUINTO APARECIAM perto de 500 ou 600 pessoas e por isso eu pergunto ? Onde os milhões que hoje dizem qe querem salvar a PETROBRAS quando os que freneticamente apoiam são que estão mais para LACERDA do
que para VARGAS e sempre perseguiram o GRANDE E insubstituível JUCELINO.
TRATA-SE de falta de conhecimento da historia republicana ou é oportunismo mesmo.
Gastem seu tempo em coisas verdadeiras e leiam o Artigo DO do BRESSER PEREIRA e vejam em que canoa estão querendo embarcar.

Responder

    marcus em 25/10/2014 - 18h28 comentou:

    Veja també o artigo da Sandra Starling sobre esse PT Nefasto

Heitor Hugo em 19/10/2014 - 18h44 comentou:

Quando se fala que é na juventude que a gente demonstra o que será na idade adulta, existe mu fundo de verdade! Você leva para a vida adulta mo que na juventude você foi. Se você primou pela honestidade,, justiça, humildade, etc, Estes valores lhe acompanharão pela vida afora, você os mantém para sempre. É na juventude dos cidadãos que se formam os cidadãos,de,bem!
Pois bem, no começo de vida (primeiro emprego), Dilma conseguiu por seus méritos. Aécio, não: Aécio, gente , arranjou um ” pistolão” em Brasília, mas ficou “trabalhando” no Rio … É um autêntico ” menino do Rio” ! Agora cabe a pergunta: quem começou a vida utilizando- se de truques & trapaças, já era Ou não previsível ser uma pessoa passível de cometer crimes contra seu povo ao assumir algum cargo público? Um fato como doação de aeroportos .para membros,da,família É o mínimo que se poderia esperar de quem começou a vida utilizando-se de expediente como de um ” pistolão”!

Responder

    goredo em 20/10/2014 - 03h13 comentou:

    Primeiro emprego aos 28 anos… Por que Dilma vadiou por tanto tempo?

    morenasol em 21/10/2014 - 22h51 comentou:

    que parte de "presa" e "perseguida pela ditadura" você não entendeu?

Insatisfeito em 19/10/2014 - 19h32 comentou:

Totalmente imparcial. Matéria mentirosa ao extremo.
Só esqueceram de dizer que o PT vai criar o bolsa-capim pq se ele ganhar de novo, depois de tudo que está acontecendo e do projeto que ele tem de nos transformar em Cuba, a gente merece comer capim como bons burros mesmo.

Responder

    morenasol em 19/10/2014 - 22h16 comentou:

    você acha que o brasil irá se transformar numa cuba e a gente é que precisa de bolsa-capim?
    p.s.: ache alguma coisa no texto que não seja FATO.

    Vitor em 20/10/2014 - 16h00 comentou:

    Tem várias meias verdades…
    Os apoios, por exemplo, você escolheu aleatoriamente? Pq não mencionar que Sarney apoia Dilma? Ou Renan? Ou pior ainda, que Lula fez propagando pro filho do Lobão no Maranhão?
    Ah, gostaria muito de saber também como vc me garante que TODAS as denúncias de TODOS os governos do PT no Brasil inteiro são levadas a ferro e fogo…
    Sinceramente acho que a Dilma é melhor para o Brasil, mas esse tipo de veneração é emburrecedor e não contribui para o debate, virando um mero panfleto partidário…
    Tem jeitos muitos melhores de mostrar pq Dilma é melhor que Aécio para o Brasil, sem esses exageros que você coloca.

    Klaytonn em 22/10/2014 - 13h42 comentou:

    Cynara, manipulação de números (o PT chama de "contabilidade criativa") não são FATOS…. Se você acha que a implantação do comunismo no Brasil é apenas coisa de elite branca burguesa paranóica, então o bolsa-capim vai ser útil para muita gente mesmo…..

    Pois essa transformação está no DNA do PT…. E se não for colocado em prática (aliás, já está sendo) é porque são incompetentes até para isso…. mas o objetivo claramente é esse…. Ou não?? Um partido socialista que não semeia sua ideologia e a implanta na sociedade quando está no poder me parece sem sentido, não???

    Dá-lhe Bolsa-capim….

elisa em 19/10/2014 - 23h10 comentou:

Qual sua idade? Você não deve ter mais de 35. Então, não viveu o período turbulento de inflação acima de 70 % ao mês, com desabastecimento, ágio, empobrecimento, desemprego. Crise que o plano real, implantado pelo presidente Itamar Franco, veio ajudar a diminuir a pobreza de nosso país. Plano continuado por Lula (não começado por ele, como gostam de divulgar). É bom ter memória, mas você mesma se intitula com "alguma memória", fazer o que. Claro que você tem direito de gostar e defender o pt, é seu posicionamento político, mas tentar anular o que governos anteriores ao pt fizeram pelo país não é lá muito confiável.

Responder

    morenasol em 21/10/2014 - 22h52 comentou:

    lula nunca disse que criou o plano real… acho que você precisa se informar melhor. tenho 47 anos

    Klaytonn em 22/10/2014 - 13h56 comentou:

    Em compensação diz que o Bolsa-Família foi criação puramente petista, sendo que na verdade foi apenas uma unificação de todos os auxílios sociais de FHC….

    Ira em 23/10/2014 - 13h55 comentou:

    Auxílios sociais que não chegavam a todos…

José em 20/10/2014 - 02h54 comentou:

Assim não é possivel ler o texto todo ; ha uma mentira de inicio. Dilma lutou para ESTABELECER UMA DITADURA AQUI NO BRASIL e não o q o txto diz. Cansa d ever esta mentira sendo repetida por anos.
Ja não tenho nem vontade de comentar . Só quero lembrar que inocentes morreram pelas mãos de terroristas companheiros de dilma.
Farto de tudo, imploro a morte sossegada
Quando vejo o valor vestido como um pobre
E com luxo trajado o miserável nada,
E perjurada, por desgraça, a fé mais nobre,
E vergonhosamente a honra mal situada,
E a virginal virtude em lama prostituída,
E por coxo exercício a força invalidada,
E a justa perfeição do apreço decaída,
E julgando a perícia a doutoral tolice,
E atando a língua da arte o arbítrio oficial,
E a mais simples verdade achada parvoíce,
E o bem seguindo preso o comandante mal:
Farto, eu queria estar já morto e descansado,
Se não deixasse o meu amor abandonado………………………shakespeare….
O amor pode ser pela VERDADE e pelos q sofreram e sofrem pelas mentiras ditas , repetidas ,reinventadas , com roupas novas…..
Mas cansa.

Responder

Evandro em 20/10/2014 - 11h48 comentou:

Fui petista a vida toda mas desde o mensalão abandonei o partido que abandonou a ética e tenta se perpetuar no poder a todo custo. Recomendo a blogueira mais vivencia historica para aprender o quanto o poder corrompe e cega as pessoas. Voto 45 com prazer!

Responder

Ricardo em 20/10/2014 - 11h51 comentou:

O fato é que a articulista é integralmente parcial nas ponderações. dando toques subjetivos para incitar seu lado. Há formas de se escrever, mas por exemplo: ela não ponderou o governo FHC pela reestruturação, apenas pelo lado ruim. Da forma como "esqueceu" e não ponderou os escândalos de corrupção pelo qual o governo Dilma enfrentou. Ponto de vista enviesado é isto.

Responder

ROBSON CARVALHO em 20/10/2014 - 12h19 comentou:

INFELIZMENTE TEMOS UM GOVERNO CORRUPTO, QUE QUER GANHAR A ELEIÇÃO DANDO BOLSA ESMOLA
O DINHEIRO VEM DOS NOSSOS BOLSOS AGORA E A VEZ DE AECIO MUDAR ESSE CENARIO POLITICO DE ESMOLA FORA PT

Responder

    morenasol em 20/10/2014 - 14h35 comentou:

    não entendi: uma hora vocês inventaram o bolsa família, na outra é bolsa esmola?

    Gustavo em 22/10/2014 - 17h53 comentou:

    Bolsa Família = Bolsa Esmola para os Tucanos.
    A bolsa família nunca foi inventada, ela apenas consiste em um agrupamento de diversificadas bolsas criadas no período FHC. A bolsa família é um excelente sistema, mas ele nunca foi criado para durar por muito tempo, apenas para se corrigir um problema grave (pobreza) e depois desaparecer, já que a partir de um momento, o governo já estaria capacitado a fornecer ferramentas para que a população possa crescer por si mesma, mas não foi isso que aconteceu.
    Com o passar do tempo tivemos o fortalecimento de latifundiários, censuramento de veículos da mídia pelo (vide o Estadão) e economia crescendo a níveis preocupantes, além de formação de uma bolha imobiliária que cresce cada vez mais.
    Acredito que algo deu muito errado na transição de governos e na manutenção do poder, não acho saudável um partido ficar muito tempo no poder, exatamente pelo fato de que o poder cega e contamina, mas também não posso fingir que não fecho muitas coisas "estranhas" que o partido atualmente no poder realizou e insiste em manter, principalmente a falta de transparência que ele apresenta, principalmente se ele chegou ao poder alegando que terá transparência nas suas ações.

Mauricio em 20/10/2014 - 12h48 comentou:

Propaganda Eleitoral Gratuita(?)

Responder

Paulo em 20/10/2014 - 13h06 comentou:

Listinhas seletivas são muito divertidas. Talvez você pudesse dizer o seguinte: entre os artistas, Flávio Venturini, Sandra de Sá, Henrique Portugal, Rogério Flausino e Fafá de Belém apoiam Aécio; Netinho, Tiririca e Frank Aguiar estão com Dilma e não abrem. Aloysio Nunes Ferreira foi um "guerrilheiro contra a ditadura"; Michel Temer sempre esteve abraçado ao poderoso de plantão, a começar por Quércia, o grande timoneiro. O pai de Aécio foi da Arena? Sarney, Collor e Ciro Gomes também. Malafaia mudou de Lula para Serra, e agora vota em Aécio? O Bispo Macedo e Garotinho continuam firmes em seu petismo tardio. Pentecostal bom é pentecostal aliado, como diriam Magno Malta e Benedita da Silva, e como descobriram Caio Fábio e Marina Silva…É de chorar de rir.

Responder

    morenasol em 20/10/2014 - 14h35 comentou:

    rogério flausino. desculpa, vou rir

    Paulo em 21/10/2014 - 17h36 comentou:

    Eu que peço desculpas. Não entendo bem de música popular. Pensei que bastasse ser cantor, compositor, ator ou coisas tais para poder entrar nas listinhas. Não sabia que o cantor devesse ser legal ou "cool", para o seu gosto. A propósito, você "curte" os artistas mencionados que têm atuação político-partidária e militam na base do governo? Magno Malta deve então ser o máximo. É cantor gospel e pentecostal "do bem".

    Klaytonn em 22/10/2014 - 14h03 comentou:

    Quando faltam os argumentos, a resposta é apenas a risada…. O Paulo quebrou seu texto no meio, Cynara…. Por favor, faça uma nova postagem rebatendo cada ponto que ele citou…. Quero ver até onde chega a "criatividade" de uma esquerdista fundamentalista…..

    Vitor em 23/10/2014 - 01h19 comentou:

    O texto da Cynara foi patético, concordo, mas panfletagem eleitoral é isso aí mesmo… Tem uns que acreditam, ué!

joas rodrigues em 20/10/2014 - 13h13 comentou:

"A jovem Dilma lutou como guerrilheira contra a ditadura militar, foi presa e barbaramente torturada. Aécio era criança no período."

Que lindo essa frase, faz-nos pensar que dilma lutava por um ideal de igualdade para todos.

Mas a redatorra do texto esqueceu de escrever(ou é de propósito)ai em cima, que o golpe militar ocorreu principalmente porque o Brasil estava a beira de um outro golpe (o golpe comunista), sim vocês leram bem golpe comunista, patrocinado na época por cuba, pela URSS, e Também indirectamente pela china.

Esqueceu de escrever também que dilma foi presa pois era comparsa de seu proprio marido na epoca (Caudio Galeno Magalhães), em assaltos a bancos, e erra suspeita também de participar de atos terroristas comandados por vários grupos para-militares(terroristas) que haviam no Brasil na época como (Colina, ALN) que ela diz ainda hoje que sentia orgulho de fazer parte. Essa presidenta deveria era estar detras das grades.
Grupos esses que explodiram o aeroporto de guararapes e mataram dezenas de pessoas inocentes, sequestraram aviôes, também torturaram prisioneiros do exercito

Mas você pode falar: "ah joás, mas os livros de historia que minha professora pedia para eu ler não falavam sobre isso". é claro que não falavam, a maioria dos livros de Historia escritos até hoje são de autores que faziam parte das organizações que queriam implantar o comunismo no brasil. se não acreditam peguem o nome desses autores e faça uma pesquisa sobre o passado deles.

não estou dizendo que Aecio seja um santo, mas melhor em governo que a Dilma sem duvidas ele é, tanto que teve aprovação de 92% quando governava Minas Gerais.

E sobre o que Amarildo De Rocco comentou ai em cima, esses números cabalísticos e irreais, algum verdadeiros, porém os que são verdadeiros não se devem exclusivamente ao governo do PT(leia-se Partido dos Terroristas), mas ao processo de globalização que foi intenso a partir do ano de 2000, A revolução tecnologica que se iniciava no Brasil, e que era inevitável a qualquer governo que tivesse o poder.

Amarildo De Rocco esqueceu de comentar também sobre o mensalão(CERCA DE R$ 200 MILHÔES), que é fichinha se comparado ao desvio de dinheiro da Petrobras (que se estiva que seja de mais de 10BIlhôes ), e isso começou na época em que Dilma Roussefão era presidência do Conselho de Administração da Petrobrás, e ela diz que não sabia de nada(sabia sim vagabunda e cooperou com o desvio).

Amarildo De Rocco também esqueceu de dizer sobre a compra da refinaria de passadena (por incriveis US$ 1,18 BILHÔES) e A refinaria só valia US$ 42 milhoes;

Amarildo De Rocco tambem esqueceu de dizer sobre o mega, hiper, supe,r power faturamento da copa do mundo, copa do mundo (leia-se copa do PT), que custou aos cofres públicos mais de R$ 30 BILHOES.

Amarildo De Rocco esqueceu de comentar sobre a Refinaria ABreu e LIma superfaturada com custo que pulou de R$ 2,5 bi para R$ 23 bilhoes.

IMagina o que o PT não lucrou com tudo isso ai em cima. e pra não ficar so em minhas palavras vou deixar aqui em baixo os links, com os dados que usei:

caso da refinaria abreu e lima: http://www.revoltabrasil.com.br/corrupcao-2/3056-

caso da refinaria de passadena: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/03/ente

caso dos gstos com a copa do mundo 2014: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/145872

Responder

Marta em 20/10/2014 - 14h26 comentou:

Se vivemos num país sem racismo, porque cota raciais? Se vivemos na democracia, porque a repressão quando foram as ruas fazer passeatas? Se quando se oferece algo ao eleitor é compra de voto, porque lembrar a toda hora o bolsa família? Se a inflação está controlada, porque vamos ao mercado é não compramos nada? Se as escolas melhoraram, porque grande maioria passou esse últimos 4 anos em greve por longos períodos? Se em seu governo tudo foi investigado, porque não houve prisões?

Responder

    morenasol em 20/10/2014 - 14h34 comentou:

    não vivemos num país sem racismo. quem diz isso são vocês, não o PT

Sandra em 20/10/2014 - 15h17 comentou:

Admiro jornalistas engajados na causa e que deixam a imparcialidade de lado. Viva, vale tudo. Até repetir texto de campanha política criado por marqueteiro como se fosse verdade. Triste e vergonhoso para a classe. Recomendo estudar história.

Responder

    Fábio P. R. em 24/10/2014 - 00h30 comentou:

    ué, vc admira algo que é "triste e vergonhoso"? haha

Renato em 20/10/2014 - 15h47 comentou:

Quanta besteira.
E ainda se acham jornalistas.
Vamos tentar melhorar esse pais.

Responder

Sergio em 20/10/2014 - 16h40 comentou:

Parece que ainda é funcionária do FEE.

Responder

Ruiz em 20/10/2014 - 16h50 comentou:

Que comparação mais caolha! Convenceu os eleitores da Dilma que ela é melhor que o Aécio; convenceu os eleitores do Aécio que você é eleitor(a) da Dilma. E convenceu aos eleitores sensatos que você é medíocre.

Responder

Canal Por ai em 20/10/2014 - 18h55 comentou:

Veja quem são as principais influências do nosso Brasil… https://www.facebook.com/Por.ai.Canal/photos/a.90

Responder

Sergio em 20/10/2014 - 19h26 comentou:

Olha na verdade no inicio da matéria estava muito bacana o comparativo das historias de ambos os candidatos, porem fica claro que a pessoa que fez essa redação pende ao PT, pois muitas coisas boas como o plano real não foi mencionada, a corrupção hoje esta muito ativa e as provas estão ai aparecendo a cada dia, pessoas como o tesoureiro do PT que recebe 3% de propina das construtoras e ainda esta atuante no PT, o governo do PT esta ai ha 12 anos poderiam muito bem abrir os processos e fazer novas investigações, mas esta sendo conivente pois não existe provas suficientes para abertura dos mesmo, como uma presidente não sabe o que acontece em seu partido que rouba e desvia milhões, mas sabe de coisas todas do outro partido, como diz o próprio Aécio no debate, ou ela e incompetente ou ela e conivente com toda essa corrupção, povo brasileiro abram o olho so o doleiro Robert Iusef e o Carlos Alberto Costa ex presidente da Petrobras desviaram 10 bilhões de reais, imagina quanto isso não significa no preço de nossa gasolina hoje, pensando que foram construídos 12 elefantes brancos para a copa, sera que não teve nada por trás disso também, vamos abrir o olho galera ainda da tempo.

Responder

Warley em 21/10/2014 - 00h10 comentou:

45 e ponto final

Responder

Luis em 21/10/2014 - 01h01 comentou:

Querida Cynara,

você está de parabéns! Não me espanta, por outro lado, as críticas dos "historiadores de plantão", querendo desqualificar o movimento, a qualquer custa e sempre na espera do nebuloso e sombrio que virá do PT, LULA e DILMA.
Pois bem, a ditadura foi magnífica, exterminando e impedindo todo e qualquer tipo de manifestação contrária aos seus interesses e cujas mortes do período nem sequer foram investigadas – se tivemos alguma coisa, foi no governo do PT , mas para vocês isso é uma 'bobagem' não é! Medo da reforma agrária dentre outras coisas que eram assumidas como propostas para a classe trabalhadora à época é tudo mentira e blá, blá, blá…
Pobres burgueses retrógrados, compreendam, agora vão ter que se acostumar com a classe trabalhadora no poder …!
Filhinho de papai, não dá!
Att.,
Luis

Responder

Fabício em 21/10/2014 - 02h06 comentou:

Só uma coisa me deixa em dúvida e espero que alguém me ajude: qual a diferença entre o Brasil dos militares e da Cuba de Fidel Castro??? Pra mim nos dois casos ou é revolução ou ditadura. Não consigo ver diferença , apenas que o PT idolatra Fidel Castro. Alguém pode me ajudar ???

Responder

marcelo em 21/10/2014 - 06h41 comentou:

dilma foi pratricinha desde criança
filha d búlgaro rico
só começou a trabalhar aos 28 e tudo por indicação do marido e cupinhchas http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/10/dilmahttp://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/10/dilma

Responder

Ricardo em 21/10/2014 - 09h59 comentou:

E
aproveitando o gancho, sabe qual a diferença entre as matérias sobre as
eleições postadas na Veja e aquelas postadas aquio na Carta? É que na
"imparcial" e "isenta" Veja (não abriu voto, então deve completamente
neutra) só são publicados comentários de aecistas. Aqui na Carta, que
abriu voto para a Dilma, tem sempre uma dúzia (no mínimo) de eleitores
do Aécio esperneando. E quase sempre com olhos flamejantes!

Responder

andre em 21/10/2014 - 13h07 comentou:

Independente do resultado final , vcs esquerdistas coca-cola já são os grandes perdedores !! Apoiam um partido que tem com principal aliado as raposas da velha república , sim aqueles que vcs se diziam fazer oposição no passado. Esses que vcs defendem ´ão sao esquerdistas , muito menos direitistas , são sim oportunistas , gostam muito do capital , do dinheiro"sujo" , da mentira e é claro , das boquinhas e dos cargos comissionados tb. Defendo as boas ideias , o progresso , o capital honesto , suado , coisa que esses seres que estão no poder nao sabem o que é , afinal viveram pendurados nas abas dos sindicatos , nunca trabalharam de verdade , e parte do que tem é de origem obscura e desconhecida , ou bem conhecida!!
Além do mais são contraditórios , dizem ter lutado pela democracia , pregam a defesa da mesma , mas em contra partida , são aliados do regime ditatorial de Fidel e Chavez , vcs são a farsa e a contradição materializada. Por esse e vários outros motivos digo – Vcs nao sao melhores nem piores , sao iguais a toda este mar de lama que está por aí .

Responder

Silvio em 21/10/2014 - 13h53 comentou:

Dilma paga o meu salário.
Aécio não.

Se chutam a pepeca da Dilma, acertam meu queixo.
Aécio não.

Cynara, você escreve até mais ou menos, tem algumas matérias interessantes, mas não é imparcial, chega a ser vergonhoso, beira a cegueira em alguns momentos.

Não deve ser fácil viver assim. Não precisa publicar este comentário, quero que só você leia isso.

Sendo repórter, apoiar um governo destes sem ter um olhar crítico é doído. Não deve ser nada fácil dormir a noite.
Reflita.

Responder

Roberta em 21/10/2014 - 14h08 comentou:

KKKKKKKKKKKKKK que matéria ridícula.
Continuo com meu voto: 45 Aécio!

Responder

Klaytonn em 22/10/2014 - 13h35 comentou:

É por esse tipo de campanha fanática, com dados maquiados e que não tem coragem de se apresentar como tal, mas travestida de mera comparação de números e fatos, que eu voto Aécio 45…. Anti-petista hoje e sempre… Fora essa militância deslavada que esconde a própria imundice mas aponta a sujeira alheia… Que não tem coragem de jogar as cartas na mesa e falar abertamente de assuntos espinhosos como o FORO DE SÃO PAULO….

Responder

Klaytonn em 22/10/2014 - 13h53 comentou:

Uma candidata que usa em campanha uma imagem de si mesma quando foi fichada por ser guerrilheira, assaltante de bancos e terrorista não merece a presidência e muito menos respeito…. Merece ser julgada e condenada pela Comissão Nacional da Verdade….

Responder

Thais em 22/10/2014 - 16h23 comentou:

O interessante é que a mesma pessoa que disse que o pt abandonou as suas bandeiras, agora defende com todas as garras. Sou de esquerda, sempre fui e uma coisa posso afirmar: Assim como os outros partidos, PT É SÓ PODER PELO PODER http://socialistamorena.cartacapital.com.br/os-20

Responder

Luiz Apolinario em 22/10/2014 - 18h47 comentou:

Achei a iniciativa muito boa e interessante, mas daí lendo descobri que o propósito é divulgar a Dilma como melhor opção e o Aécio como um aproveitador oportunista!
Oras, o que você ganha fazendo isso? Nada! A não ser que esteja, sim, ganhando alguma coisa em troca de promover uma suposta comparação, quando na verdade quis mesmo foi fazer propaganda.
O período militar, comprovadamente, não foi bom a ninguém. Seja Dilma ou Aécio, duvido muito gostariam, ambos, de viver num Brasil dos mesmos tempos da ditadura. Há quem diga que a Dilma queira impor um sistema parecido no país, por se tratar do PT um partido socialista/comunista. Pode ser verdade, como pode ser mentira. Assim, como, achar – vide teu texto – que Aécio “ter sido beneficiado pelos militares” também criará no Brasil um sistema parecido. Duvido muito!!
O que mais me choca é saber que ninguém traz à tona um pequeno, porém muito importante, detalhe sobre o espectro ideológico dos partidos PT e PSDB, ambos são centro-esquerda, com ressalvas para o PT possuir grupos internos mais esquerdistas, e no PSDB possuir grupos internos de cunho mais liberal. E que ambos, também, são em seus seios ideológicos socialistas, com o PT inclinado para o comunismo, e o PSDB inclinado para o social-democrático.
Pode parecer bobeira estudar para classificar bem os partidos, mas na verdade não. É extremamente necessário que se faça este tipo de reflexão e que principalmente não se deixe inclinar em opinião, apenas pra não ser iludido por si só.
Outra coisa, a prática SOCIAL que existe nas iniciativas do PT e PSDB são bem diferentes, quanto ao propósito final. O resultado em se criar assistencialismo – PT – demais é notório: querem agradar aos pobres para criar um curral eleitoral forte e bem “treinado”. Já o PSDB quando concede liberdade demais às iniciativas privadas, tá sinalizando aos empresários que venham fazer negócios com o Brasil – o que é muito bom – porém, o que acontece por detrás das cortinas? É onde mora o viés.
Acredito que olhar o mercado internacional e ver o que tem acontecido com os países desenvolvidos e emergentes é a saída mais sensata para se tomar uma decisão quanto ao voto. O Brasil não pode ficar da forma como está – obsoleto e aparelhado ao Estado – precisamos nos modernizar para continuar avançando, e é preciso fazer isso rápido. Seja Dilma ou Aécio, tem que ganhar aquele que propor redução da intervenção do Estado nos assuntos de mercado, e um enxugamento dos órgãos públicos, assim como o seu melhoramento no âmbito da gestão pública dos recursos financeiros e capital intelectual.

Responder

Maia Kaefman em 23/10/2014 - 20h22 comentou:

Tem nem comparação…A candidata do povo contra o candidato do neofascismo!

Dilma 13 Presidenta! Com a força do povo!

Responder

Carlos em 25/10/2014 - 10h58 comentou:

Um governo tão bom e tão perfeito, que se alia com Sarney e com Renan e com Color pode ser um bom governo mesmo só na cabeça dessa mulher que escreveu esse texto!!!

Responder

Indecisa de SP em 25/10/2014 - 14h20 comentou:

Não entendo uma coisa… o texto neste blog "Os 20 centavos e a indignação da esquerda com o abandono de bandeiras pelo PT" não é mais verdadeiro? Devemos apoiar o PT "a qualquer custo", sem limites, apesar da corrupção, das promessas não cumpridas, da inflação, da falta de segurança e saúde? Por que devo dar mais um voto de confiança a um governo que parece estar perdido?

Responder

Paula em 26/10/2014 - 18h36 comentou:

Aff quanta iguinorância, discursos vazios e falta de conhecimento.

Responder

Monica Stival em 29/10/2014 - 22h35 comentou:

Em busca de uma esquerda

Talvez a análise mais comum na esquerda, tanto naquela que se opõe ao PT quanto na esquerda que disputa o PT fazendo parte do partido, é a de que o Partido dos Trabalhadores, por um lado, afastou-se dos movimentos sociais e, por outro, cedeu demais às alianças (célebre governabilidade). Parte dessa ampla esquerda entende que é possível retomar o modus operandi que formou o partido para sanar o primeiro erro; para sanar o segundo erro, a reforma política. Parte ou à parte do partido, parece que a dupla aposta pode ser muito promissora. Contudo, gostaria de encontrar mais espaço à parte, por entender que às vezes o erro foi demais; mas aí o discurso me parece extremamente equivocado.
Há, afinal, aqueles que não se dão ao trabalho de diferenciar (e não se trata de capacidade, de modo algum, mas de escolha narrativa) os possíveis “erros do PT” dos projetos que lhe fazem oposição sistemática. Não sei se é pra construir uma identidade distinta, mas vejo muita gente insistindo na tese do “sujo e mal lavado”, “farinha do mesmo saco” e, depois, suando pra garantir que a direita não volte ao centro do poder executivo (dito e reconhecido retrocesso). Não teriam já colaborado para que ela ganhasse mais espaço não apenas no legislativo, mas, muito pior, no imaginário social?
Vejam, nem de longe se poderia atribuir a responsabilidade principal pelo quadro conservador dessas eleições a essa ampla esquerda. Porém, acredito que ela tem uma pequena parcela de responsabilidade sim. A parcela menor é mais importante pra mim porque deixa muitos de nós "fora de lugar".
Acredito que fazer o balanço dessas eleições pela esquerda signifique repensar o que faz de um discurso de esquerda um discurso realmente crítico. Para mim, esse elemento é o discernimento, a diferenciação, e seu primeiro efeito é manter a crítica ao PT em um plano muito diferente da crítica ao PSDB (pra não falar de todo o resto). Talvez no Rio de Janeiro tenhamos visto isso acontecer (um brinde a Freixo e Wyllys), mas em São Paulo parece que a ausência desse tipo de distinção jogou muita água no moinho da direita. Se tudo era igual, não poderia ter ficado diferente apenas no segundo turno; e se é diferente no segundo turno, que se tenha o cuidado de identificar essa diferença no dia a dia.
Dou um exemplo concreto, entre muitos possíveis. Na greve das universidades federais de 2012 ouvi em muitas assembléias que “a universidade nunca esteve tão sucateada”, e as mesmas bocas nervosas gritaram Dilma para o segundo turno de 2014, apavorados com a possibilidade da volta do governo tucano. Apavorados porque quem esteve nas universidades antes de 2003 sabe muito bem que essa frase era apenas uma maneira pouco criativa e nem um pouco verdadeira de defender a greve (que foi necessária, mas durou mais do que o necessário – demora causada pela mesma falta de discernimento). Digamos que o “perspectivismo” que abstrai um caso do conjunto corre o risco de dissolver a crítica necessária de um assunto na frágil afirmação de que tanto faz quanto tanto fez.
É mais fácil se posicionar quando há dois lados claros, e quando tudo é confuso – sempre, na vida real – é mais fácil ainda recusar tudo, simplesmente. Mais difícil, parece, é ter clareza dos lados no cotidiano. É preciso, acredito, ter cuidado com a posição diária, para que se possa fazer crítica à esquerda sem perder do horizonte os riscos do processo, o sentido e o peso de cada disputa. Por mais que o PT tenha se afastado dos movimentos sociais ou tenha feito alianças pela governabilidade, não é nem de longe igual ao PSDB; garantir a evidência dessa linha é condição, inclusive, para notar os momentos nos quais o PT pula a cerca – do que depende a crítica à esquerda. É essa esquerda que procuro, faça ela parte ou esteja à parte; porém, não a vejo hoje em parte alguma.

Responder

MARCOS DE PAULA... em 04/01/2015 - 17h37 comentou:

QUEM DIZ MENTIRAS DESCARADAMENTE NAO MERECE CONFIANÇA SOU EX PARTIDO-DOS-´TRABALHADORES´… O DEP. WILLIAN SEVE DE EXEPLO PARA SEUS FAMILIARES MAIS PROXIMO,SO QUEM NAO CONHECE A SUPRA SEXUALIDADE ENTRA NA INFRA-SEXUALIDADE.NAO VAMOS FALAR MAIS PRA NAO BANALIZAR…

Responder

LUIZ HENRIQUE LOPES em 06/03/2015 - 00h44 comentou:

Comecei a ler e quase vomitei. Me deu nojo as 02 "biografias.
Como podemos achar normal sustentar esta classe politica. Os dosi VAGABUNDOS só ''TRABALHARAM" para orgão público, só fizeram politica. E TODOS ACHAM NORMAL ESTA CLASSE MANDAR EM QUEM TRABALHA.
NOJENTOS
, PARASITAS
LAZARENTOS

Responder

lucasms1990 em 27/03/2015 - 18h53 comentou:

Desculpe, mas estou mesmo tentando aprender algo lendo o que você escreve. Mas é tanta besteira que não consigo chegar no final dos textos. Deixe de ser tendenciosa, o pior cego é aquele que não quer ver. Você poderia ter feito um texto muito legal, que mostrasse um ponto de vista da esquerda, sem escrever um monte de absurdo que você escreveu. Uma pena que no seu caso parece escrever mais com o coração do que com a cabeça.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Feminismo

O golpe de 2016 abriu a brecha para a volta do feminicídio político


O ovo da serpente foi chocado. O futuro do Brasil é incerto. Marielle está morta. "Quantos mais vão precisar morrer?" Quantos? Quantas?

Kapital

Brasil ganhou 2 milhões de pobres desde que verde-amarelos tiraram o PT do poder


Segundo o IBGE, número de pobres foi de 52,8 milhões para 54,8 milhões entre 2016 e 2017, ou seja, após o golpe contra Dilma