Socialista Morena
Politik

EUA inventam “green card” aéreo

“Chatiado” por ter que encarar longas filas para conseguir o visto para entrar nos EUA? Pois agora, para alguns desafortunados, também é proibido passar por cima do país. Deu no El Pais: um jornalista colombiano, colaborador do Le Monde Diplomatique que vive há 25 anos em Paris, foi retido no aeroporto de Barajas, em Madri, porque […]

Cynara Menezes
25 de setembro de 2012, 01h33

(desenho de Norman Rockwell)

“Chatiado” por ter que encarar longas filas para conseguir o visto para entrar nos EUA? Pois agora, para alguns desafortunados, também é proibido passar por cima do país. Deu no El Pais: um jornalista colombiano, colaborador do Le Monde Diplomatique que vive há 25 anos em Paris, foi retido no aeroporto de Barajas, em Madri, porque um funcionário da embaixada dos EUA o impediu de embarcar para Cuba. A razão: está em uma lista de 550 mil pessoas que os EUA consideram “terroristas em potencial”.

Segundo o jornal espanhol, a Comissão Europeia firmou em dezembro um acordo com o governo americano que obriga as companhias aéreas européias a submeter dados de passageiros com destino aos EUA. Mas o que está acontecendo desde março é que as autoridades norte-americanas estão exigindo às companhias também o nome, a data de nascimento e o sexo de todos que vão simplesmente SOBREVOAR a terra de Barack Obama em direção a outro país, sem escalas.

Os EUA alegam que estes “terroristas em potencial” poderiam sequestrar o avião e, por isso, estão proibidos de voar, mesmo que não pisem os pés nas terras de tio Sam. As companhias aéreas são obrigadas a informar os dados e Washington bloqueia a emissão de cartões de embarque dos que aparecem na tal lista. Que tal?

Leia a matéria completa, em espanhol, no site do El Pais

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Trump encontra clone de Gorbachev (e outras histórias de sua longa relação com a…


A revista de esquerda norte-americana Mother Jones publicou em março o histórico completo do longo relacionamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a Rússia, antes e depois do fim da União Soviética. A parte…

Cultura

Glenn Greenwald: “Snowden é a pessoa mais feliz que eu conheço na vida”


Para um repórter brasileiro, o filme Snowden, de Oliver Stone, em cartaz nos cinemas, traz uma sensação a mais: uma pontinha de inveja causada pelo fato de que estamos, há décadas, praticando um jornalismo chinfrim…