Socialista Morena
Politik

Julgamento do mensalão: sentenças exemplares? Tenho dúvidas

Caiu a formação de quadrilha no julgamento do “mensalão”, o que obrigará o STF (Supremo Tribunal Federal) a recalcular as penas impostas aos condenados, porque alguns ministros, como haviam votado pela absolvição na primeira rodada do julgamento, ficaram impedidos de votar na dosimetria para este crime. A tese de Joaquim Barbosa de que um grupo […]

Cynara Menezes
27 de fevereiro de 2014, 10h00

(Hora da faxina: funcionário limpando o STF. Foto: U.Dettmar/STF)

Caiu a formação de quadrilha no julgamento do “mensalão”, o que obrigará o STF (Supremo Tribunal Federal) a recalcular as penas impostas aos condenados, porque alguns ministros, como haviam votado pela absolvição na primeira rodada do julgamento, ficaram impedidos de votar na dosimetria para este crime. A tese de Joaquim Barbosa de que um grupo se reuniu para praticar corrupção também fica prejudicada. Republico aqui as dúvidas que manifestei a respeito da dosimetria, que sempre me pareceu exagerada.

***

Já escrevi aqui que não considero que a condenação dos réus do chamado mensalão tenha sido apenas “perseguição”, que “não havia nada errado”, como defendem alguns petistas. Há, sim, inúmeras irregularidades ali e, se o julgamento não conseguiu comprovar o pagamento de mesada a parlamentares, pelo menos um crime, o de caixa 2, foi cometido. Então é positivo que haja punição, pela primeira vez na história do País. “Mas por que só o PT?”, perguntam. Ora, alguém tinha dúvidas de que se algum dia um partido iria pagar por cometer deslizes seria o PT? Bastava agir de forma distinta dos demais, como sempre prometeu, que nada disso teria acontecido.

Mas, passados quatro meses do final do julgamento e às vésperas da publicação do acórdão, tenho algumas caraminholas na cabeça sobre o desfecho do episódio. Não são questionamentos propriamente jurídicos, como tantos articulistas fizeram, e com mais propriedade do que eu –a aplicação pelo STF, meio no “jeitinho brasileiro”, da teoria do domínio do fato, por exemplo, foi bastante explorada. O que quero questionar aqui é a finalidade “exemplar” do julgamento, tão alardeada pela mídia; a perspectiva de que sirva de modelo de conduta para os políticos no futuro. Será mesmo que a condenação dos réus do mensalão representa esta lição toda de que falam? Não acho.

O ministro relator Joaquim Barbosa, hoje presidente do Supremo, foi implacável? Agiu como um juiz moderno ou arcaico? Tomou a decisão mais acertada? O STF pronunciou a melhor sentença possível? Tenho cá minhas dúvidas:

–A dosimetria exagerada irá aumentar a fé dos cidadãos no Judiciário ou diminuir?

Em minha opinião, Joaquim Barbosa pesou claramente a mão no final do julgamento. Exagerou. Aplicou aos réus do mensalão, acusados de corrupção, peculato e outros crimes, penas muitas vezes superiores a de assassinos confessos. O publicitário Marcos Valério, por exemplo, pegou mais de 40 anos, uma pena que supera em dez anos à de Alexandre Nardoni, que matou a própria filha. Recentemente, o goleiro Bruno, acusado de mandar matar uma moça e jogar o corpo para ser devorado pelos cachorros, foi sentenciado a 22 anos, 18 a menos que o publicitário. Quantos anos, porém, Valério ficará preso de fato? Se ele ficar preso apenas um ano ou dois destes 40, isso vai melhorar a imagem da Justiça ou piorar? O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a mais de 10 anos de prisão, mas calcula-se que ficará preso durante 1 ano e oito meses até ter direito à progressão. Há quem diga que ficará na cadeia “no máximo seis meses” destes 10 anos. Isso recupera a credibilidade da Justiça ou aumenta a descrença nela? Não seria mais significativo perante a opinião pública que eles fossem condenados a penas realistas e de fato as cumprissem? Ou o objetivo não era dar exemplo algum e sim atender à sanha midiática?

–Penas de prisão em casos de crimes financeiros são mais exemplares do que as penas alternativas?

Imagine se a banqueira Kátia Rabello, sentenciada a 18 anos de prisão, fosse, em vez disso, condenada a uma pena alternativa (o juiz fixaria a quantidade de tempo) e tivesse que, por exemplo, varrer uma rua da periferia de Belo Horizonte diariamente. Imagine se todos os políticos envolvidos fossem condenados a cuidar do asseio de pacientes internados em hospitais da rede pública. Imagine se todos os réus do mensalão fossem obrigados a esfregar o chão e limpar os banheiros de uma instituição (creches; escolas; albergues; uma penitenciária, por que não?) em lugar de serem encarcerados e simplesmente esquecidos por algum tempo. O que seria mais exemplar para eles e para o País? Você faz realmente questão de mantê-los detrás das grades, trancafiados, longe da sua vista? Ou preferia ter, diante de seus olhos, a prova de que estão pagando um preço alto pelo erro? Nossas cadeias estão superlotadas. Estas pessoas não oferecem risco à sociedade. Vê-las do lado de fora prestando serviços à comunidade seria muito mais eficiente em termos de exemplo. E sabe o que é irônico? Acho que vários deles iam preferir ser presos do que fazer algo assim.

–Não teria efeito mais educativo se as multas fossem mais altas e pagas pelos partidos diretamente, não pelos indivíduos?

25 pessoas foram condenadas no mensalão. Mas, entre os políticos envolvidos, os culpados são também suas legendas, diretamente beneficiadas com a articulação considerada criminosa pelo Supremo. Eles agiram em nome dos partidos aos quais pertencem, mas absurdamente as siglas (PP, PTB, PT e PR) não sofreram sanção nenhuma diretamente. Só poderiam ser imputadas se a denúncia fosse considerada crime eleitoral, caixa 2 –como fez o procurador-geral, aliás, com o mensalão tucano. Já a ação 470, o “mensalão petista”, é uma ação penal, visa punir indivíduos, não instituições. Em termos de exemplaridade, o ideal seria que fosse possível punir também os partidos, não? Acho que as multas poderiam ter sido mais altas e deveriam ser pagas pelas legendas. Paralelamente, as penas para os indivíduos seriam menores. Ou seja, em vez de anos e anos de penas que não serão cumpridas em sua totalidade (aposto com vocês), a Justiça poderia ter fixado às legendas multas dificílimas de pagar. Para quebrar partidos, levá-los à bancarrota. Para fazê-los fechar as portas de vez ou para forçá-los a mobilizar seus militantes, como nunca antes, a fim de quitar as vultosas quantias. Obrigaria os partidos, pelo bolso, a refletir e a dar uma guinada histórica. Isso, sim, serviria de lição para que não achassem de novo, no futuro, que vale a pena nivelar a política por baixo. Não apenas condenar dirigentes, que foi o que ocorreu.

E na opinião de vocês, quais das decisões seriam mais duras e exemplares para o País: as que proponho acima ou as tomadas por Joaquim Barbosa e seus colegas do STF?


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(21) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Bruno Perdigão em 04/04/2013 - 17h00 comentou:

Olá, Cynara, só queria dar os parabéns pelos seus textos, que vão além da postura "anti-PIG" da maioria dos blogs progressistas. Leio muito e comento pouco.
Abraços

Responder

Francelino Bouéres em 04/04/2013 - 18h06 comentou:

A sua meu anjo! Perfeito a sua tese!

Responder

Marcelo Aguiar em 04/04/2013 - 18h12 comentou:

A sua sugestão de pena faz sentido e, de fato, seria edificante. Discordo quando você diz "pelo menos um crime, o de caixa 2, foi cometido. Então é positivo que haja punição, pela primeira vez na história do País.", você teria razão se eles tivessem sido condenados por caixa 2, mas não o foram, então a punição não é positiva, pois foi equivocada. Por sinal, foram condenados por um crime que o próprio STF não conseguiu demonstrar que existiu.

Responder

    Rafael em 27/02/2014 - 17h23 comentou:

    Foram condenados por caixa dois sim, mas o crime estava prescristo. A prescrição não absolve o réu.

Carlos Fischborn em 04/04/2013 - 18h16 comentou:

Adoro ler os posts do teu blog. Mas nesse texto, ficou bem claro pra mim que tu pouco entende de direito. É prq tuas propostas não tem previsão nenhuma em lei.

Responder

    morenasol em 04/04/2013 - 18h24 comentou:

    é mesmo? penas alternativas existem no brasil há muitos anos. o que não está previsto?

    Carlos Fischborn em 05/04/2013 - 16h24 comentou:

    Penas alternativas pra esses tipos de crimes dos políticos. Roubar um milhão é diferente de depredar um "orelhão".

    Markus Avaloni em 12/04/2013 - 13h23 comentou:

    Exatamente Carlos. Outra confusão que Cynara faz é dizer que o PT teria sido punido por ter sido "diferente" dos outros, mas ué, o próprio partido o tempo todo não se cansa de afirmar que as práticas eram iguais as que existiam antes? Dá pra entender tamanha mistificação? E na real, nunca foram iguais, não nestes valores. Mas agora ficou institucionalizada a corrupção, os caras nem tem mais que prestar contas das obras da Copa até 202…, piada né?

Ricardo em 04/04/2013 - 21h17 comentou:

Se pensarmos o que poderia acontecer com eles se estivessem em Cuba, China, antiga URSS ou mesmo no USA, acho que foi uma punição justa, no mínimo. A verdade é que não houve nenhuma aberração, principalmente quando vemos pés-de-chinelo – não Nardoni'$, Bruno'$ – terem que se defender com advogados do estado… Pés-de-chinelo, muitas vezes, vítimas de sucessivos governos. Se compra de votos ou cx2, não foi para beneficiar nenhum projeto progressista – igualmente condenável -, basta ver os retrocessos nos comandos e ministérios a qual o país vem se submetendo.

Responder

carlos em 04/04/2013 - 22h48 comentou:

Tadinho do zé dirça, ninguém pode formar quadrilha em paz. Prisão é uma pena muito pesada pra quem compra deputado e forma quadrilha.

Responder

Dandara Mara em 04/04/2013 - 23h55 comentou:

Admiro muito seus textos,esse levantou um excelente debate,que precisa entrar na pauta de outras médias.

Responder

Messias Macedo em 06/04/2013 - 19h34 comentou:

… Acreditar que 'o Brasil foi mudado por um menino pobre chamado Joaquim' é tão bizarro quanto crê que nenhum Joaquim(!) já agrediu a esposa!… Recorra-se a uma Corte internacional!… Joaquim, [mais] um rábula entre tantos outros! A DIREITONA agradece – e dará o troco!…

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    leticia em 28/02/2014 - 13h52 comentou:

    Disse tudo!

Alexandre em 08/04/2013 - 12h17 comentou:

BARBOSA VAI À COSTA RICA TENTAR IMPEDIR RECURSOS

Interessado em apressar o fim do julgamento da Ação Penal 470 e também em antecipar as prisões de réus condenados como José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, decidiu ir à San José, onde funciona a sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos; seu objetivo é evitar que os réus recorram à corte, pedindo o duplo grau de jurisdição; Barbosa, que chamou um repórter do Estado de S. Paulo de "palhaço", também participa de evento sobre liberdade de expressão
8 DE ABRIL DE 2013 ÀS 06:47

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/98261/Barb

"Vai é salvar a própria pele, se a corte internacional sentir que o julgamento foi político, Barbosa cai no limbo…"
Comentário postado por Duarte 8.04.2013 às 09:03

… Um rábula ditadorzinho – e também com medo da [iminente] hora de cair na máquina trituradora de reputações do PIG!… Para salvar a própria pelo, o PIG não terá o mínimo de recato nem gratidão!… [A(de)n(do) sujo nosso!]

República Desses Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    markus avaloni em 12/04/2013 - 13h25 comentou:

    Grande bobagem esta tese de tribunal internacional. O Costa Neto vai tentar tb, hahahahahahaha.

mauricio em 25/09/2013 - 15h31 comentou:

Nossa Cynara!! Essa apologia ao baseado tá fazendomau aos neurônios rsrsrrs

Que viagem!!!

Responder

paulo cristo em 28/02/2014 - 14h09 comentou:

Os ministros que absolveram os petistas do crime de formação de quadrilha acabaram se juntando a trupe do PT, cuja sigla significa – Pandilheiro Trapaceiro.

O Brasil foi roubado por estes bandidos.

Responder

Marcílio em 01/03/2014 - 00h38 comentou:

Olá, Cynara

Em minha opinão, a má-fé que envolve esse julgamento desperdiçou a oportunidade de trazer ao debate o financiamento público das campanhas.

Ou você acha que alguma coisa vai mudar, se ainda são os bancos e as empreiteiras que financiam essas campanhas cada vez mais caras?

Responder

Messias Macedo em 02/03/2014 - 20h11 comentou:

Assista ao vídeo com a prova do crime de Barbosa

2 de março de 2014 | 12:55 Autor: Miguel do Rosário
http://tijolaco.com.br/blog/?p=14830

ou aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=I6zp6rnbNbM

“O peixe [traíra(!)] morreu pela boca!”

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Messias Macedo em 03/03/2014 - 21h29 comentou:

DOCUMENTÁRIO SOBRE O GOLPE MILITAR DE 1964 – TV BRASIL
Idéia original, roteiro e direção – cineasta João Batista de Andrade
A série documental Travessia é baseada em depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas atingidas pela ditadura militar. Formada por cinco episódios, a série revela histórias particulares que conduzem a verdadeira travessia dos personagens: como enfrentaram o golpe, a forma que viveram o fim da ditadura e o que pensam do Brasil contemporâneo.
Ao resgatar gestos, ideais, ações e esperança – tudo ilustrado com imagens da época – Travessia oferece ao telespectador um painel rico e plural tratando também das derrotas, vitórias e de como o período afetou a vida de cada um.
Dirigida pelo escritor e cineasta João Batista de Andrade, a série tem narração de Edson Mazieiro.
Episódios
1 – O Conflito
2 – O Golpe
3 – 1968
4 – Memória
5 – Travessia

NOTA: na TV aberta, a apresentação vai ao ar às 23h00. Amanhã (04/03/14), exibição do Episódio 2.
http://tvbrasil.ebc.com.br/travessia

Responder

Renato Luis Schmitt em 07/03/2014 - 23h32 comentou:

Sem dúvida são as suas propostas.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Lula, guerreiro do povo brasileiro: estou a seu lado porque isso não é justiça,…


Sei que quando eu publicar este texto, irão mais uma vez me acusar de receber dinheiro público ou do PT. Gente capaz de vender a própria consciência em geral pensa que os outros fazem o…

Politik

7 malfeitos de Agnelo em Brasília. Ou: o que é preciso fazer, afinal, para…


Quando muitos defenderam a expulsão de José Genoino e José Dirceu pelo PT eu discordei. Ora, injustiçados ou não, eles agiram em nome do PT e foram presos por causa disso. Não faz sentido algum…