Socialista Morena
Politik

Lula decidirá entre lançar Haddad ou Josué Alencar como vice (ou apoiar Ciro)

Semana decisiva para o PT: Jaques Wagner levará a proposta ao ex-presidente nesta quinta-feira em Curitiba

Fotos: Ricardo Stuckert/divulgação/facebook
Cynara Menezes
21 de maio de 2018, 16h07

Reunidos na semana passada em Recife, os governadores do PT pediram um posicionamento ao partido em relação à eleição 2018 e deverão ter uma resposta ainda esta semana.

Pré-candidato ao Senado, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, vai levar a Lula nesta quinta-feira em Curitiba uma proposta que define os rumos da campanha enquanto o ex-presidente permanecer preso: lançar já o pré-candidato a vice-presidente, escolhido entre os nomes do ex-prefeito Fernando Haddad e do filho de José Alencar, Josué Gomes; ou apoiar a candidatura de Ciro Gomes, do PDT.

A avaliação da cúpula petista é que o partido tem que começar a se mobilizar eleitoralmente, e ao mesmo tempo não abandonar a candidatura de Lula. A solução de indicar um vice como representante da chapa na pré-campanha parece ser a que atende mais a estes propósitos, mas as três alternativas têm senões.

Josué tem a vantagem de atrair, como fez seu pai em 2002, votos do centro e a simpatia de parte do empresariado. Neste momento, porém, lhe faltaria traquejo político para representar Lula em viagens pelo país e para responder aos questionamentos da imprensa. Haddad tem jogo de cintura, mas parte da cúpula petista ainda aponta sua derrota no primeiro turno na reeleição à prefeitura de São Paulo em 2016 como um ponto negativo.

Desde que está preso nas masmorras de Sergio Moro em Curitiba, há mais de um mês, Lula tem feito questão de dar a última palavra nas decisões do partido. Absolutamente nada pode ser decidido sem seu aval

Por último, a opção Ciro Gomes encontra resistência em setores da militância petista, que não aprovaram as reações do cearense, ex-ministro de Lula, à sua prisão, sejam elas exageros da mídia ou não. Acham que faltou mais empenho de Ciro em defender o ex-presidente de uma condenação sem provas. Afilhado político de Ciro, o governador do Ceará, Camilo Santana, no entanto, já deu entrevista defendendo a tese de que o PT deve apoiar o pedetista imediatamente, sob o risco de “se isolar”.

“Penso que o Ciro é hoje, sem dúvida nenhuma, o principal nome para unir as esquerdas e garantir as conquistas sociais alcançadas durante os 12 anos do PT no poder. Ciro sempre foi um aliado fiel. Negar isso acho que seria injusto”, disse Camilo ao repórter Igor Gadelha, do Estadão. “Não podemos nos isolar. O momento é de união, não de isolamento. O momento não é de radicalismos, isso não vai levar a nada. O momento é de reflexão, serenidade, desprendimento. Acho que quem pensa de verdade no partido, na sua história de luta, de conquista, não pode apostar no isolamento suicida.”

Desde que está preso nas masmorras de Sergio Moro em Curitiba, há mais de um mês, Lula tem feito questão de dar a última palavra nas decisões do partido. Absolutamente nada pode ser decidido sem seu aval. Portanto, é possível que já nesta quinta-feira Jaques Wagner saia da visita com uma resposta. E seja ela qual for, será cumprida –até mesmo se Lula não optar por nenhuma delas.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(21) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Henrique em 21/05/2018 - 17h39 comentou:

PT caiu no golpe, infelizmente.
Para curar suas feridas e repensar, a melhor estratégia é apoiar Ciro, pois, caso contrário, corremos o risco de entregar a direção do país aos golpistas.

Ciro tem seus defeitos, mas aprende com eles e nenhum desses defeitos diminui o fato de ele ser o candidato mais preparado para governar o país nesse momento.

Responder

Sergio em 21/05/2018 - 18h37 comentou:

A turma do contra o plano B vai radicalizar… Mas, sem Dirceu, Gleisi Hoffman fica cada vez mais isolada e sozinha, não vai poder conter o avanço dessa turma. Fim da candidatura de Lula. Vem aí Haddad.

Responder

José em 21/05/2018 - 21h15 comentou:

Ciro? NÃO
Haddad? aquele que queria ser vice de Ciro? Hummmm
Quem é Josué Alencar?
Muito estranho…

Responder

Fernando Santos de Aquino em 22/05/2018 - 07h55 comentou:

Lula presidente e Josué Alencar vice. Sem plano B ou C (de Ciro).

Responder

Viviane em 22/05/2018 - 11h44 comentou:

Acho que o título da matéria seria mais honesto se fosse: “Jacques Wagner proporá a Lula decidir […]”. Como foi escrito, dá impressão de que Lula só tem essas opções, as quais sequer são consenso entre as bases do PT.

Responder

Jandui Tupinambás em 22/05/2018 - 16h08 comentou:

Sinara,

ou sua fonte está errada ou te passou ma tremenda barrigada.

O PT jamais vai indicar Josué Alencar muito menos apoiar Ciro. Lua e a cúpula do PT pensam iguais e juntos.

Teremos uma chapa puro sangue e acredito que possa sim, ser Haddad, Glesi, Celso Amorin, Patrus…

Um petista de verdade, enfim. Nada de petistas camuflados como Pimentel ou Camilo Santana.

Um vice corajoso e que não foge à luta. Mas será apenas um vice. O presidente do Brasil 2019-2022 será Luiz Inácio Lula da Silva.

Responder

John em 22/05/2018 - 23h37 comentou:

Mas isso daí é opinião do lula ou dos ciristas? o ciro? kkkkk a gleise disse que no pt esse cara não passaria nem com reza braba, se o lula for esperto mantém a candidatura até o fim e adiante não podemos validar essa eleição.

Responder

John em 22/05/2018 - 23h38 comentou:

É LULA OU NADA.

Responder

Emmanuel em 23/05/2018 - 07h48 comentou:

A direita se apropriou do mote “não é só por 2o centavos” e deu um golpe. O que falta para a esquerda montar no cavalo dos “caminhoneiros” e iniciar um movimento de greve geral pela liberdade de Lula e anulação do golpe? O PT precisa eliminar sua banda destra imediatamente sob pena de sumir.

Responder

José Ruiz em 23/05/2018 - 09h44 comentou:

É grande a chance das eleições 2018 legitimarem o golpe..

Eleições sem Lula é fraude.

Com Lula, é lenda.

Dá uma lida nessa análise. Deixe suas críticas:

https://jornalggn.com.br/blog/jruiz/momento-ideal-para-discutir-o-sistema

Responder

Sérgio Carlos Francisco em 23/05/2018 - 10h09 comentou:

Tem que escolher o vice o mais rápido possível sim, pra não perder campo e ficar pra trás. Todos os pres tão se movimentando Brasil afora e Lula não pode pq foi masmorrado por Tucanissimo Moro.

Responder

Sérgio em 23/05/2018 - 12h50 comentou:

Por que você gosta tanto do PT?😉

Responder

Gabriel em 23/05/2018 - 15h32 comentou:

Antigamente ao menos fingia-se que o PT era democrático e encenava-se prévias.

Responder

Gabriel em 23/05/2018 - 15h34 comentou:

Se acreditassem na narrativa de golpe, colocariam a Dilma candidata.

Responder

Gabriel em 23/05/2018 - 15h41 comentou:

Quais os critérios para a escolha do Josué Alencar? Ele é herdeiro de dinastia dos Alencar, o primeiro na sucessão de trono de vice?

Responder

José Tarcísio Furtado Arruda em 23/05/2018 - 17h05 comentou:

POR LULA
Figuras renomadas do estrangeiro,
Incluídos aí grandes juristas,
Clamam por ele agora prisioneiro
Pelo arbítrio das togas entreguistas.

Puseram só bandidos no Palácio
Que da Alvorada se tornou das Trevas;
Sem nosso Lula, o Luiz Inácio,
A miséria banida volta às levas.

Detido há mais de um mês, em fato raro,
Nas pesquisas de voto é o primeiro,
Distante do canalha Bolsonaro;

Livrá-lo antes do pleito é improvável,
Mas ser de Ciro apenas um parceiro
É jogar o Brasil no imponderável!
Tarcísio Arruda
20/05/18

Responder

Luis CPPrudente em 23/05/2018 - 22h21 comentou:

Vou votar num preso político para presidente, meu voto é Lula.

Responder

Yuri Calixto de Alencar em 24/05/2018 - 11h33 comentou:

O Ciro Ferreira Gomes tem uma proposta clara de ajuste fiscal, reforma tributária, reforma política, reforma previdenciária, reforma agrária, reforma presidiária, proposta de macro política econômica, etc para o Brasil. Qual seriam as propostas do PT para as mesmas reformas? Existem divergências e quais seriam? Penso que já devemos começar a qualificar cientificamente o debate político e não ficarmos somente no campo político ideológico vago e ambíguo. A crise econômica mundial (e nacional) é muito séria, precisamos de referenciais objetivos para enfrentá-la. Quais serão?

Responder

    Rodrigo em 28/05/2018 - 18h58 comentou:

    Assino embaixo, Yuri Calixto de Alencar. Precisamos de mais ideias e menos nomes/siglas.

GERALDO MAGELA CUNHA em 24/05/2018 - 15h33 comentou:

Cynara, penso que veicular notícias assim como a que está no título, vai criando um clima de desorientação aos leitores que estão decididos a votar contra o golpe.É necessário ter em mente que o nosso LULA é um homem que joga com a competência política. Ele está enfrentando a ditadura do judiciário de uma maneira hábil porque sabe que esse posicionamento lhe renderia maior adesão popular. E, isso está acontecendo de forma espontânea com o Movimento de Resistência popular. Acredito que a melhor forma de contribuir com as candidaturas que estão na esquerda é valorizá-las, como uma postura democrática de submeter-se à apreciação dos eleitores, evitando-se de fazer conjecturas com o nome do candidato LULA, o qual, saberá no momento oportuno, fazer qualquer qualquer mudança de rota. Em relação ao Ciro, boa parte da população tem aversão pelo estilo dele: um político imprevisível e destemperado que deixa em dúvida se é um homem que se posiciona de esquerda ou de direita. Ciro tem um pé na esquerda e a cabeça na direita. Os petistas e lulistas não o querem nem pintado de ouro.

Responder

João Bosco Santos em 26/05/2018 - 07h18 comentou:

Prefiro rasgar meu título de eleitor a ter que votar em Cirocano

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Em vez de ostentar coerência, PT devia cobrar coerência do PSDB


Bancada do PT no Senado anunciou que irá votar contra a decisão do STF de afastar o tucano Aécio Neves do mandato. Deveria se abster

Cultura

“Você não está só”: canção coloca Lula ao lado de Gandhi, Mandela, Rosa Parks…


Radicado nos EUA, brasileiro Daniel Téo cita ex-presidente preso em Curitiba entre as maiores vítimas de perseguições e violência da História