Socialista Morena
Cultura

Militantes do PT criticam logomarca dos 35 anos do partido: plágio?

Recebi por e-mail este texto de duas militantes petistas que apontam a falta de criatividade (para dizer o mínimo) e um certo machismo na logomarca utilizada pelo PT em seu aniversário de 35 anos. Leiam. *** O PT e suas referências Por Conceição Nascimento (ex-Secretária Nacional de Mulheres do PT) e Sonia Travassos (antropóloga/militante do […]

Cynara Menezes
06 de fevereiro de 2015, 17h57

logomarca

Recebi por e-mail este texto de duas militantes petistas que apontam a falta de criatividade (para dizer o mínimo) e um certo machismo na logomarca utilizada pelo PT em seu aniversário de 35 anos. Leiam.

***

O PT e suas referências

Por Conceição Nascimento (ex-Secretária Nacional de Mulheres do PT)

e Sonia Travassos (antropóloga/militante do PT-RJ)

É notável a semelhança entre as duas imagens acima. Pode-se imaginar que a tomada da imagem da esquerda (ops!) como referência para o folder de comemoração dos 35 anos do PT tenha partido de um designer contratado para fazer este trabalho. A que aparece aqui foi capturada (ctrl+c, ctrl+v) da tela de um conhecido site de venda de imagens (thinkstockphotos.com). Não podemos garantir que esta foi a fonte do designer, mas essa é uma hipótese bastante plausível. Ela retrata Zeus, o rei dos céus na Grécia Helênica, pai de todos os deuses e homens.

Designers necessitam cultivar um vasto conhecimento, pois que imagens, letras, cores, efeitos visuais etc. vêm carregados de simbolismos, os quais não são passíveis de descarte pura e simplesmente. A Grécia Antiga, e toda a simbologia que produziu, até hoje serve de referência para as sociedades contemporâneas.

Ok, o designer contratado não aprendeu que quando ele toma uma imagem como referência é preciso pesquisar exaustivamente em que contexto ela foi produzida originalmente. Sem isso, ele corre o risco de utilizar uma imagem e trazer junto muito mais do que pegou. A imagem pode vir prenhe dos significados que outrora lhe conferiram, significados estes que serão “lidos” nos dias atuais, quer ele queira ou não.

Ainda que os sujeitos nos dias de hoje não tenham conhecimento de que ali está Zeus com seu raio poderoso prestes a ser atirado contra seus inimigos, a imagem tem algo de arquetípico, atravessa gerações, está presente no inconsciente coletivo, como explicou Jung, desde tempos imemoriais como uma referência, sem que dela tenhamos clareza.

Ok, nosso amigo designer sentiu que aquela era uma imagem forte, simbólica, algo ecoou no fundo do seu ser… mas ele não queria fazer muito esforço para compreender um pouquinho de onde apareceu esse tal de Zeus. Entregou o trabalho e recebeu sua (in)justa remuneração.

Ah, mas designers não trabalham sem que seus clientes aprovem suas criações. Mas quem eram seus clientes, afinal? Milhares e milhares de militantes petistas espalhados Brasil afora. Gente que ajudou a fundar o partido ou que por ele milita há anos, gente jovem que renova e refresca o partido, gente de ambos os sexos, gente de todas as cores e raças, gente com todo tipo de deficiência, gente de todo tipo. Gente, não deuses. Pessoas que fizeram e fazem parte da história do Partido dos Trabalhadores.

Como é muito complexo se fazer uma consulta pública para a escolha da logomarca dos 35 anos, os militantes têm todo o direito de acreditar que os dirigentes do partido, por eles eleitos no último processo de eleições internas, possam avaliar o trabalho do designer e fazer as críticas pertinentes. O “Zeus” moderno da logomarca, rei sabe-se lá de quê, está pronto a atirar a estrela do PT nos seus inimigos? Vamos voltar à luta de pedras e tacapes ao invés do embate de ideias? Por que um homem está ali retratado se o partido é composto também por mulheres? O fato de não vermos um pênis não significa que não reconheçamos um homem na figura.

O colorido da imagem é apenas um artifício tosco para remeter à pluralidade de pessoas e ideias dentro do partido? Não cola. E afinal, ninguém lembrou que o homem grego da antiguidade, forte, esbelto, viril como o da logomarca, foi a inspiração do nacional-socialismo alemão? E por que raios (ops!) deixaram que se colocasse esta frase ufanista que corrobora a ideologia da grandeza dos escolhidos, dos mais fortes, dos que se acham perfeitos, dos filhos meus?

Quanta preguiça mental! Quanta falta de conhecimento geral! Alô, Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores! Mudem essa logomarca, por favor! Vamos aderir à campanha #PeloAmorDeZeus!

#

Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(25) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Tony Folador em 06/02/2015 - 18h31 comentou:

gente… opartido sob fogo bruto, correndo até o risco de ser desintegrado, e o pessoal se preocupa com isso… dá vontade de deixar acabar, mesmo.

Responder

    Carlos Henrique em 06/02/2015 - 20h22 comentou:

    Mas mesmo assim vale a discussão. A imagem confirma ou não a opressão? Forma de força que tanto o partido combate,, Vale a reflexão e o alerta sobre futuras escolhas para a tomada de símbolos que represente as ideias.

    Ric em 09/02/2015 - 03h20 comentou:

    Elementar, aqula imagem nao se refere a Zeus e sim a saudacao nazista, de joelhos e subserviencia que os militantes devem ao partido.

Super Sincero em 06/02/2015 - 20h20 comentou:

Bom símbolo. E, na verdade, como homens são responsáveis por absolutamente TUDO o que aconteceu no mundo desde que ele existe, sempre haverá algum que é o culpado por alguma catástrofe. Mas é como diz aquela célebre frase futebolista (aliás, o futebol é outra genial contribuição do HOMEM para a humanidade): "só erra quem bate". E como mulheres sempre viveram "na moita", retratá-las no símbolo do partido talvez não remetesse a nenhum fato abominável da humanidade. Mas pelo simples fato de que retratá-las não remeteria a absolutamente coisa nenhuma. Ótimo logo. Nota dez.

Responder

    Carolina em 07/02/2015 - 01h28 comentou:

    Minha deusa ! A página vai deixar esse comentário torpe ?

    Anônimo em 07/02/2015 - 02h01 comentou:

    Babaca

    morenasol em 07/02/2015 - 12h49 comentou:

    carolina, adoro expor a misoginia (e a burrice) dessa gente

    Super Sincero em 07/02/2015 - 16h10 comentou:

    Preciso fazer aqui um "mea-culpa". De fato, há uma mulher que deveria ser retratada no símbolo do partido, a quem poder-se-ia imputar uma série de malfeitos: a gerontona.

Roberto silvio em 06/02/2015 - 21h03 comentou:

Deveria ter como símbolo a Petrobras!!! Nova empresa do pt!!!

Responder

pedro em 07/02/2015 - 01h51 comentou:

Boa argumentação. Realmente seria de todo muito interessante retratar as pessoas do partido como grandes símbolos! Porém a imagem ficou boa, forte, destemida. Acho possível unir as duas coisas.

Responder

alvaro em 07/02/2015 - 08h16 comentou:

Militantes do PT criticam o padrao globalesco do devir-mulher: Nogueira pega no pe das pigucas que pegavam perversas aplicadas raposas e urubus, com a devida licenca, espiritos satanicos e malignos, capetinhas da globo-tudo-phode!
Militantes do PT festejam em 2015, 35 anos com blocos de 35 cartazes em cada sede ou comite ou rede (uiuiui) ou tendencia (aeiou) 35 na potencia 15 ou ate mesmo ver os das castas dirigentes desenhar cada um um cartaz de 35 velinhas ou velhinhas martochas e seus monkeys on the table!
Militantes do PT criticam o metodo de agenciamento e resultados graficos do cartaz de 35 anos, pois:
alem do machismo, feminismo, teoria de genero, movimentos dos mil-sexos, ettc é bom lembrrar a nossas queridas senhoras, lembrai da disputa chaui e Lula: um odeia e outro ama classe media, e dai! Dai é tudo!
Origem de classe, hahhaha, crassico é crassico!
.
Um militante do fio da historia quer a primeira bandeira elaborada pelas maos da Dona Marisa tremule sobre nossas cabecas entumescidas de paixao e politica (tem gosto para tudo, outros para nada)
Viva a cultura opera-ria da nossa SM: opera-ria, rie, rii, rio, riu…: do pt (nao confundir com Portugal nem com ptsaudacoes) do povo brasileiro!

Responder

petita de brasilia em 07/02/2015 - 09h00 comentou:

muito bom o texto. A supervisão tão importante nesses casos que demanda conhecimento e cultura parece que perdeu o sentido nos dias de hoje. Quem pensa como vc no partido eh uma minoria tão pequena que se tornou irrelevante.

Responder

alvaro em 07/02/2015 - 10h52 comentou:

Militantes do PT criticam o padrao globalesco do devir-mulher: Nogueira pega no pe das pigucas que pegavam perversas aplicadas raposas e urubus, com a devida licenca, espiritos satanicos e malignos, capetinhas da globo-tudo-phode! Espirito porco!
Militantes do PT criticam o proprio pt-35 anos com muita clareza – muitos sexismos, machismos, caradurismos de todo genero.
Creio, Sonia e Conceicao, que vale a pena transformar efetivamente para proximas homenagens até 2016, 54 milhoes de cartazes 35. Trata-se de produzir um ato militante expressivo e formalizado da forca da nossa presidenta unida a multidiversidade do povo brasileiro. Mil sexos.
Parabens ao SM, Sonia e Conceicao – comemore-se o novo cartaz-35, com paixao e politica, tem recheio este pastel!

Responder

Deusimar em 07/02/2015 - 11h50 comentou:

kkk acho é pouco

Responder

Luiz em 07/02/2015 - 15h36 comentou:

Nossa, apenas duas militantes em milhares que acham que devem mudar o símbolo do partido… Se levar tudo ao pé da letra, é melhor não ter símbolo de nada.Que falta do que fazer! Depois reclamam quando mandam lavar um tanque de roupa!

Responder

cesarfalcao em 07/02/2015 - 19h27 comentou:

Entendi que a figura simboliza o Brasil como "gigante", e que lembra também os atletas das Olímpiadas, alusão a Rio 2016, e o movimento de lançar a estrela (o partido PT) para a frente, o futuro, e o alto=crescimento.

Afinal, tanta coisa para preocupar, esse é o tipo de conversa que que atrasa o progresso e divide as pessoas.

Cabeça erguida e vamos discutir como avançar o país em ser um país plenamente desenvolvido, gastemos nosso tempo para trazer a Reforma Política e a regulação da mídia, o resto é perda de tempo.

Responder

igor em 07/02/2015 - 20h25 comentou:

Votei em Dilma nos dois turnos. Seria ingènuo e idiota achar que ela ê a causa de tudo que o Brasil estâ passando agora e que vai passar nos proximos meses e anos. Porêm uma coisa ê certa. Eu nào sou imortal, e o PT jâ esgotou as minhas expectativas. Tirar Dilma ou o PT do poder nâo vai resolver pois quem vai entrar vai ser o PMDB e depois o PSDB. Ou sejâ, nada muda. Mas pelo menos vai fazer o que o PT nào quer fazer ou nào tem coragem de fazer — vai chaqualhar o povo. As minhas esperanças é que o partido acabe !!!!

Responder

Luishenriquemeira em 08/02/2015 - 22h09 comentou:

Cynara, a primeira vez que vi no twitter eu tambem estranhei bastante, pensei logo num simbolo masculo olimpico (nao acessei a origem grega do olimpio) mas realmente e um simbolo de virilidade masculina isolado no plano e a chamada entao, um tremendo mau gosto, pra falar o minimo. Nao houve cuidado com a comunicacao de um sentimento, diferente de muitos materiais que foram usados na campanha. Uma pena, transparece um distanciamento no fazer do partido e, realmente, um patriarcalismo hierarquico isolado no nucleo de decisoes. Justamente o que precisa ser mudado neste nosso partido. Dificil, a mudanca que Lula conclamou subjetivamente tem que necessariamente passar por uma renovacao de paradigmas, de atores e formas de decisao interna, e que me parece estamos ainda distantes!

Responder

    Super Sincero em 09/02/2015 - 15h30 comentou:

    É mesmo? Faça o seguinte: funde o seu partido com gente que pensa como você, e faça dele o maior partido do país por duas décadas e ganhe eleições presidenciais e legislativas por anos a fio. Agora, querer o mudar o partido dos outros, não né?! Vai aqui uma sugestão de nome para o seu partido: Partido Feministalha do Brasil. O símbolo? Um homem submisso lambendo os saltos da bota de uma mulher. Quem sabe cola!!!

João em 09/02/2015 - 12h29 comentou:

Esquerdinhas não querem ser másculos, são um bando de galinhas. Não é à toa que sempre arregam para a direita.

Responder

Humano Apenas em 09/02/2015 - 13h31 comentou:

"Estes filhos teus não fogem à luta"…

Não sei não…
Se gritar "pega ladrão!!!" vão ficar uns poucos, o resto corre tudo ou negocia delação premiada…

Mas do ponto de vista dum "não petista" ( e já fui!!) – O PT tem outras coisas muito, mais muitíssimo mais importantes para resolver que símbolo de rega-bofes de aniversário…

Responder

Maia Kaefman em 09/02/2015 - 19h24 comentou:

Da próxima vez que precisar de material gráfico chama esse cara aqui ó:
https://estudiotm.wordpress.com/

Bom, barato, culto e extremamente modesto! Hahahahahaha….

Responder

oliveira castro em 09/02/2015 - 20h21 comentou:

Ao inves da estrela, ele deveria esta segurando uma maquina de lavar roupa porque nunca neste pais faltou tanta agua por lavagem de dinheiro. Ou deveria ser ela? Ou os dois juntos?

Responder

Dorothy Lavigne em 10/02/2015 - 13h15 comentou:

Deviam de ter botado uma imagem do Che, do Lenin ou do Stalin que é bem menas arquetipica 😉

Responder

Maria S Medeiros em 06/03/2015 - 13h49 comentou:

Não vejo como plágio, a logomarca dos 35 anos do PT. A criação acontece em vários lugares e mentes ao mesmo tempo, como uma onda quântica.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

A geléia geral não compensa


Cada qual pode ter a sua leitura da condenação, pelo STF, de dois nomes históricos do PT, José Dirceu e José Genoino, por corrupção ativa. São várias as interpretações para os termos duros utilizados, como…

Politik

Mudança na delação da Andrade confirma tentativa de criminalizar o PT a qualquer custo


Está cada vez mais difícil confiar no equilíbrio da Justiça brasileira pós-Lava-Jato. Os “erros” se sucedem, todos prejudicando, é claro, o PT. Primeiro foi a Polícia Federal quem atribuiu a José Dirceu a sigla “JD”…