Socialista Morena
Politik

Moringa, a árvore da vida… de Fidel Castro

Talvez nenhum personagem no mundo tenha “morrido” tantas vezes quanto o líder cubano Fidel Castro. Calcula-se que pelo menos 300 vezes, de 2006 para cá. Volta e meia surge na rede o boato de que Fidel partiu desta para melhor, ao ponto de ele mesmo já ter escrito um artigo ironizando as notícias sobre sua […]

Cynara Menezes
30 de abril de 2015, 20h35
fidelmoringa

(Fidel à sombra da moringa em 2012. Foto: Granma)

Talvez nenhum personagem no mundo tenha “morrido” tantas vezes quanto o líder cubano Fidel Castro. Calcula-se que pelo menos 300 vezes, de 2006 para cá. Volta e meia surge na rede o boato de que Fidel partiu desta para melhor, ao ponto de ele mesmo já ter escrito um artigo ironizando as notícias sobre sua morte (leia aqui). Aos 88 anos, Fidel reapareceu este mês diante das câmeras, com o cabelo e a barba branquinhos. Mas vivinho da silva. Qual é, afinal, o segredo da longevidade do irmão mais velho de Raúl Castro?

Segundo um de seus oito filhos, Alex, confidenciou em janeiro, é a moringa ou acácia branca, uma árvore de origem indiana. “Ele está investigando o assunto da famosa moringa e bebe regularmente infusões da planta”, disse Alex. Três anos atrás, o próprio Fidel respondeu ao questionamento de um leitor, em seu artigo “post-mortem”, sobre a árvore que aparecia a seu lado na foto que ilustrava o texto.

“A moringa o único vegetal que possui todos os tipos de aminoácidos. Sua produção de folhas verdes, com a semeadura e o manejo adequados, pode ultrapassar as 300 toneladas por hectare em um ano. Se conhecem dezenas de propriedades medicinais da moringa. Seus efeitos no aparelho digestivo são muito bons, como todos os vegetais, além das elevadas qualidades protéicas, mas não deve ser consumida em excesso, não mais que 30 gramas diários, a depender do funcionamento do intestino. Algumas pessoas admitem um consumo maior. Conheço gente que a consome em quantidades maiores como chá, em forma de pó, com resultados excelentes por suas qualidades calmantes e favoráveis ao descanso. Não testamos ainda com chá de folhas secas, mas suponho que darão resultados positivos”, escreveu Fidel.

“A literatura internacional publicou bastante sobre esta planta. Em nosso país demos mostras de sementes de diferentes variedades aos institutos de pesquisa agrícola. Logo conheceremos mais sobre suas potencialidades. Sob meu ponto de vista, seu maior benefício para a população radica nas qualidades como alimento animal, para a produção de carne, leite, ovos e na piscicultura.”

(Fidel Castro no início de abril)

(Fidel Castro com venezuelanos em Cuba, no início de abril)

Na recente reaparição pública, Fidel inclusive distribuiu chá de moringa a um grupo de venezuelanos que encontrou pelo caminho. Claro que as pesquisas e o entusiasmo do líder cubano sobre medicina natural e especialmente a moringa viraram alvo de chacota dos opositores ao regime e dos exilados em Miami, sobretudo diante da falta de produtos na ilha. Charges, vídeos e montagens na internet ironizaram a paixão de Fidel pela planta, como se ele quisesse substituir a carne e o leite por folhas de moringa na mesa do cubano.

chargemoringa

Nos países da América Central, porém, a moringa virou uma febre. Nas ruas de Santo Domingo, capital da República Dominicana, vendedores ambulantes vendiam as folhas da planta no trânsito, e a principal universidade do país anunciou que iniciaria pesquisas sobre a árvore. Na Venezuela, no ano passado, o governo de Nicolás Maduro lançou um plano nacional de produção de moringa, com a entrega de sementes e financiamento a pequenos agricultores.

Sabe-se que Hugo Chávez utilizou a planta como remédio, e, quando se recuperou da primeira fase de seu câncer, a moringa chegou a ser chamada de “milagrosa”. Não o suficiente, porém, para deter o avanço da doença.

moringa2

(Vendedor de moringa em Santo Domingo, República Dominicana)

O que é que a moringa tem? Segundo especialistas, mais de 92 nutrientes, 46 tipos de antioxidantes, 36 substâncias anti-inflamatórias e 18 aminoácidos. Em Cuba, de acordo com o Centro Internacional de Saúde La Pradera, a planta tem sido ministrada com sucesso a pacientes com diabetes e hipertensos.

Suas sementes podem ser utilizadas para clarear a água barrenta e eliminar bactérias, eliminando a necessidade do uso de sulfato de alumínio, que é tóxico à natureza. No Brasil, essa técnica já é utilizada de forma pioneira pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Os pesquisadores agora desenvolvem sachês com o pó das sementes da moringa para distribuir às populações ribeirinhas.

Da moringa, tudo se aproveita. As folhas (ricas em vitamina A e carotenoides) e também as flores podem ser utilizadas em saladas ou refogadas, em omeletes, sopas, pães e bolinhos. Os frutos tenros, ricos em cálcio (17 vezes mais que o leite) e vitamina C (sete vezes mais que a laranja), podem ser raspados e cozidos como vagem de feijão. As raízes, raladas e utilizadas como raiz-forte. E das sementes, além do uso purificador, também se faz óleo.

Entrevistei um especialista em cultivo da moringa, o produtor de hortaliças raras Jesus Rodriguez Eres, de Extrema, Minas Gerais, para saber mais sobre a árvore.

Socialista Morena  As propriedades da moringa já eram conhecidas dos brasileiros ou têm sido melhor exploradas nos últimos anos?

Jesus Rodriguez Eres – A moringa oleífera é pouco conhecida pelos brasileiros e foi difundida principalmente para limpar a água em açudes na região Nordeste, embora muitos produtores estejam plantando como quebra-vento e para sombra nas lavouras, alem de usar para alimentação humana e animal. Existe uma iniciativa do Lions Clube em torno da moringa que é a mais importante do Brasil hoje (leia aqui).

SM – Quais as propriedades da moringa? Que partes dela podem ser utilizadas?

JRE – A moringa possui todos os nutrientes, principalmente aminoácidos, e até em grande quantidade, e todas as partes da moringa podem ser utilizadas. O site www.moringanews.org reúne os grandes estudos e experimentos com a planta no mundo.

SM – O líder cubano Fidel Castro diz que a moringa poderia “acabar com a fome no mundo”. É exagero?

JRE – Sim, é exagero, porque a fome está mais vinculada ao poder aquisitivo da população, mas a moringa é uma possibilidade imbatível para combater a desnutrição.

SM – Como está o cultivo da moringa no Brasil hoje? Algum governo estadual está interessado em promover a árvore?

JRE – O cultivo da moringa no Brasil ainda é muito pequeno, dada a impossibilidade de comercializá-la, porque não há registros de consumo habitual no país. Em termos medicinais, seria necessário um protocolo científico de dois anos (experiências em ratinhos etc.), além de contrariar os interesses da industria farmacêutica, já que a moringa é indicada na Índia para a cura de até 300 doenças.

SM – Se uma pessoa quiser ter uma moringa em casa, como deve proceder? Ela cresce rápido?

JRE – Ela pode adquirir sementes pela internet (aqui, aqui e aqui), poderá plantar em vasos profundos (a raiz é pivotante) fazendo sempre as podas, sem esquecer que é uma arvore que atinge de 8 a 12 metros de altura, e em dado momento terá que transplantá-la muito delicadamente ao campo. A moringa cresce de 3 a 4 metros em um ano, sendo importante cortar periodicamente os ponteiros da planta.

Não sei vocês, mas eu fiquei com vontade de plantar uma.

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

O encontro de Dom Paulo Evaristo Arns e Fidel Castro no céu


Dom Paulo avistou de longe a estrela vermelha no quepe verde-oliva do grandalhão que o esperava no portão. – Bem-vindo, Paulo! – Ah, queridíssimo Fidel, não me admira vê-lo por aqui… Fidel Castro gargalha. – Olha que fizeram…

Politik

Filho expõe fotos íntimas de Fidel no México


Álex Castro Soto, filho e fotógrafo oficial do ex-presidente cubano Fidel Castro, está expondo na cidade do México retratos da intimidade do pai. Nas 35 fotos, se vê Fidel à vontade em casa, lendo ou…