Socialista Morena
Mídia

Neomacarthismo: Gazeta do Povo lança “plataforma X9” para dedurar professores

Jornal do mesmo grupo que reproduz a Globo no PR pede que professores sejam denunciados por “usar tempo em sala de aula para extrapolar conteúdos pré-definidos”

Foto: reprodução
Cynara Menezes
08 de dezembro de 2017, 13h37

O jornal Gazeta do Povo, do mesmo grupo GRPCOM que é afiliado à Globo no Paraná, lançou uma plataforma para que professores sejam dedurados anonimamente por supostamente “usar seu tempo em sala de aula para extrapolar os conteúdos pré-definidos com claro posicionamento ideológico”. É exatamente o mesmo tipo de ação que acontecia nos Estados Unidos durante os anos do Macarthismo, quando professores eram denunciados e em seguida levados a depor diante de uma comissão, perseguidos, presos e demitidos.

Versão pseudojornalística do famigerado programa Escola Sem Partido, que estimula estudantes a filmar professores em sala de aula, a plataforma X9 do Gazeta do Povo foi chamada pelo jornal de “Monitor da Doutrinação”, sob a desculpa de que é necessário “checar” as denúncias recebidas. O jornal promete inclusive fazer sua própria “lista negra” de docentes, exibindo os professores acusados, de todo o país, organizados em um mapa na plataforma.

Ridiculamente, a Gazeta do Povo diz que não pretende criar “um ambiente de denuncismo” com uma plataforma para denunciar professores

A ferramenta “irá reunir num mesmo ambiente casos registrados de excessos, com identificação clara de quando e onde aconteceram. Também irá identificar quem são os envolvidos e, quando possível, as repercussões. Embora haja discordâncias quanto à extensão do problema, é inegável que ele existe”, afirma o veículo de comunicação, ligado à direita paranaense.

Ridiculamente, a Gazeta do Povo diz que não pretende criar “um ambiente de denuncismo” com uma plataforma para denunciar professores. “É importante reforçar que a ferramenta não tem o objetivo de criar um ambiente de denuncismo entre alunos e professores. A confiança dentro das salas de aula deve ser mantida e reforçada”, diz o jornal, que será ele mesmo o julgador dos casos que avaliar procedentes, através de “metodologia jornalística para separar os verdadeiros casos de doutrinação, independentemente do lado ideológico”. Ou seja, é como se o senador Joseph Mcarthy, mentor da “caça às bruxas” nos EUA, tivesse ressuscitado como dono de jornal no Brasil.

É como se o senador Joseph Mcarthy, mentor da “caça às bruxas” nos EUA, tivesse ressuscitado como dono de jornal no Brasil

A Associação de Professores Universitários Federais do Paraná repudiou a iniciativa. “A APUFPR-SSind repudia a atitude da Gazeta e segue lutando para defender o direito dos professores de ensinarem as mais diversas visões de mundo aos seus alunos, construindo uma sociedade tolerante, justa e consciente”, disse.

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(3) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Ronau em 08/12/2017 - 18h48 comentou:

O ovo da serpente já chocou.

Responder

Rita em 09/12/2017 - 14h43 comentou:

Vixe!
Se isso vier pra Salvador, tó lenhada❗️😬 Sou professora de História 😩🤢

Responder

Luís Fraga em 10/12/2017 - 18h34 comentou:

Ah! fazer o quê?
Vou aproveitar então e ir lá fazer umas denúncias contra esta doutrinação sinistra de Direita que está ocorrendo em todos os setores. Começando pela mídia.
Será que aceitam?

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Donos da bola: a geração latino-americana que não aprendeu a perder


Por Rafael Holanda Barroso, de Quito* Com a proclamação de vitória do socialista Lenín Moreno (Alianza PAÍS) neste domingo, o Equador se soma a outros países da região em que a oposição de direita se…

Politik

Bolsonaro chora porque pela primeira vez os EUA não apoiam um golpe no Brasil


O principal motivo para as lágrimas do presidente é a tremenda frustração de não realizar seu sonho dourado de jogar o país de novo numa ditadura militar