Cartolagem no xadrez: os melhores memes sobre o escândalo da FIFA

fifa0

(Federação Internacional do Futebol Arranjado)

Quem é que não sabia que havia corrupção no futebol mundial e no brasileiro em particular? Há anos ouvimos falar disso e nunca aconteceu nada. Até agora. Mas precisou que a Justiça de outro país, e não a do “país do futebol”, entrasse em ação para os responsáveis pela sujeira irem para a cadeia alguma vez na vida.

Uma operação da Justiça suíça, a pedido do FBI, resultou na invasão do hotel de luxo onde estavam acomodados em Zurique sete dirigentes da FIFA, entre eles o vice-presidente da CBF, José Maria Marin. Todos foram detidos. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o esquema de corrupção entre a FIFA e empresas de marketing desportivo existe há 25 anos. A Justiça suíça também investiga a forma como se deu a escolha da Rússia e do Qatar para sede das Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente.

Marin teria recebido uma propina de US$ 110 milhões (R$ 346 milhões) pelos direitos de transmissão da Copa América. De acordo com o Departamento de Justiça norte-americano, pode pegar até 20 anos de prisão. Aliás, como será que vão investigar a CBF e a FIFA sem chegar à emissora que detém, há anos, os direitos de transmissão da maioria dos jogos? Eu me pergunto.

Nas redes sociais de todo o mundo pipocaram os memes sobre o escândalo. A visão cáustica que os fãs do futebol têm da FIFA é um retrato fiel da entidade e de seu poderoso chefão Sepp Blatter. Confira.

fifa1

fifa2

fifa3

fifa4

fifa5

fifa6

fifa7

fifa8

fifa10

fifa11

 

Leia também  A ilha do Dr. Moro (e suas estranhas criaturas)

O Socialista Morena é um blog de jornalismo independente. Se você quiser contribuir financeiramente, doe ou assine. Quanto mais colaborações, mais reportagens exclusivas. Obrigada!!

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Ou, você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência 3310
Conta Corrente 23023-7

Publicado em 28 de maio de 2015