Socialista Morena
Cultura

Passar a tarde em São Tomé de Paripe, a “praia da Dilma e do Lula”

Lembram daquela praia em Salvador onde o Lula foi fotografado em 2010 carregando um isopor? Fomos lá conferir e nos maravilhamos

Fotos: Cynara Menezes
Cynara Menezes
12 de dezembro de 2015, 10h31

Lembram daquela praia em Salvador onde o Lula foi fotografado em 2010 carregando um isopor? Pois então, é possível ir ao mesmíssimo lugar em que também a presidenta Dilma gosta de passar as férias (a área deles é reservada por questões de segurança, claro).

A orla da praia de São Tomé de Paripe, no subúrbio soteropolitano, foi reformada pela prefeitura em outubro do ano passado e se tornou uma ótima opção de passeio, totalmente fora do roteiro manjado do turismo na capital baiana. Eu mesma nunca havia ido.

(Lula em São Tomé. Foto: Lúcio/agência A Tarde)

Lula em São Tomé. Foto: Lúcio Távora/agência A Tarde

Para começar, é uma praia de locais. Vê-se pouquíssima gente de fora por ali. Uma das vantagens disso é que não se cobra aluguel pelos guarda-sóis e cadeiras. Os preços das porções fartas de tira-gostos também são muito mais baixos do que em qualquer praia da “cidade alta” (Barra, Ondina, Piatã…) ou do litoral norte (Arembepe, Imbassaí, Praia do Forte…). A farta porção de pititinga frita (com farofa, vinagrete e feijão fradinho) sai por 20 reais! Uma bagatela. Recomendo ainda os caldos de sururu e polvo e o arrumadinho de carne de sol.

paripe

Os melhores dias para ir são durante a semana. Aos sábados e domingos fica muito lotado. Vale a pena enfrentar a distância: Paripe fica a cerca de 40 minutos de carro do centro da cidade. O caminho até lá é um mergulho na Salvador profunda, que não está nos cartões postais. Também é possível ir de trem até Paripe e de lá pegar um táxi até a praia. A primeira visão é deslumbrante, as águas transparentes, caribenhas. O mar é mansinho, ótimo para crianças. E é tão bom para nadar quanto o Porto da Barra.

paripe6

No passado, São Tomé do Paripe foi refúgio de famílias tradicionais que iam passar o veraneio na bucólica enseada onde ainda se podem ver casas antigas, algumas do século 19. Do cais saem barcos para passeio pelas ilhas da baía de Todos os Santos: ilha de Maré, ilha dos Frades… Baratex: 5 reais por pessoa.

paripe3

arvore

paripe2

Infelizmente, na reforma, a prefeitura de Salvador se esqueceu de colocar lixeiras na praia, e no final da tarde catamos dois sacos cheios de copos plásticos na beira do mar… Falta uma campanha de conscientização. Praia e plástico não combinam! Quando sair da praia, leve seu plástico embora!

Como estou falando da região, também não custa lembrar que a Marinha, responsável pela Base Naval de Aratu, tem sido criticada por disputar terras nas proximidades da praia com a comunidade quilombola do Rio dos Macacos desde a década de 1970. Em novembro deste ano, o Incra reconheceu 104 hectares como pertencentes ao antigo quilombo. A comunidade ainda luta para reaver seu território, que originalmente tinha mais de 900 hectares.

Assista este documentário de Josias Pires sobre a luta da comunidade do Rio dos Macacos. Atualmente, Josias está finalizando um longa-metragem sobre o mesmo tema.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

Moscou vira Disney de comunista nos 100 anos da revolução russa


Brasileiros de esquerda invadem a ex-União Soviética para participar das comemorações do centenário dos dez dias que abalaram o mundo

Cultura

Mini-guia Socialista Morena de esquerdismo caviar: mercados


Dicas de mercados públicos no Brasil e no exterior para visitar