Socialista Morena
Politik

Pesquisa confirma: quem foi às ruas não foi “o povo”, mas leitores reaças da Veja

  Uma pesquisa feita por pesquisadores da USP e da Unifesp, com apoio da Fundação Ford, confirma o que todo mundo já desconfiava: quem foi às ruas no domingo foram os leitores de direita e centro-direita da revista Veja, a maioria brancos e de classe média alta. 571 manifestantes foram ouvidos na avenida Paulista, em […]

Cynara Menezes
15 de abril de 2015, 14h55
comentarista

(Quem faz a cabeça dos que foram às ruas…)

 

Uma pesquisa feita por pesquisadores da USP e da Unifesp, com apoio da Fundação Ford, confirma o que todo mundo já desconfiava: quem foi às ruas no domingo foram os leitores de direita e centro-direita da revista Veja, a maioria brancos e de classe média alta. 571 manifestantes foram ouvidos na avenida Paulista, em São Paulo, onde houve a maior aglomeração de pessoas. A margem de erro é de 2,1.

“São basicamente pessoas de direita, mas surpreende que, apesar de terem nível superior, possuem um nível de desinformação política altíssimo, o que é assustador”, diz a professora de Relações Internacionais da Unifesp Esther Solano, uma das coordenadoras da pesquisa. “É gente que se informa por meio de colunistas da Rádio Jovem Pan e da Veja. Confiam mais em Reinaldo Azevedo e Rachel Sheherazade do que em políticos, até mesmo Aécio Neves. Ou seja, duas figuras estão pautando essas pessoas em detrimento de uma informação política séria.”

Confirma o que diz Solano o fato de os manifestantes acreditarem em tudo que é tipo de boato, sem sequer checar se são verdadeiros. 64% acham que o PT quer implantar um regime comunista no Brasil e 71,3% crêem que o filho de Lula é dono da Friboi, mesmo que ele esteja processando as pessoas que espalharam isso. Acreditam até que o PT trouxe haitianos para votar no Brasil!

boatos

Os manifestantes não confiam em partidos, nem mesmo no partido no qual votaram, o PSDB. E quem não confia em partidos, já sabemos o que quer para o País. Nas ditaduras, o Congresso é fechado e os partidos extintos.

confiança

Eles negam que são todos brancos, mas os números não mentem: 77,4% se declararam brancos. Também estão longe de ser pobres: 28,5% ganham entre 7,8 mil e 15 mil por mês e 19,5% ganham ACIMA de 15 mil por mês. Um protesto burguês falando em nome do povo! Do quê eles reclamam?

raça

A leitura favorita dessa gente é, claro, a revista Veja. São pessoas que nunca votaram no PT nem nunca votarão. Foi uma manifestação de oposição, choro de perdedor. Fica claríssimo agora.

imprensa

Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

6 tramas de Nelson Rodrigues que irão chocar reaças que o “admiram” sem conhecer…


“Um dia será necessário rever o epíteto de reacionário que o próprio Nelson se afixou”, escreveu o crítico Sábato Magaldi

Direitos Humanos

Deputado reaça quer banir a palavra “gênero” de todos os projetos da Câmara


Para os parlamentares de direita, a palavra é inimiga dos bons costumes e "ataca a família tradicional e cristã"