Socialista Morena
Politik

Por que sou contra o impeachment

A mídia e a direita estão tentando plantar na cabeça do brasileiro a ideia de impeachment da presidenta Dilma Rousseff menos de seis meses após sua reeleição. Parece (e é) coisa de quem não se conforma com a derrota. O candidato deles, Aécio Neves, do PSDB, quer queiram, quer não, perdeu. Foi derrotado nas urnas. […]

Cynara Menezes
13 de março de 2015, 19h35

euimpitima5

A mídia e a direita estão tentando plantar na cabeça do brasileiro a ideia de impeachment da presidenta Dilma Rousseff menos de seis meses após sua reeleição. Parece (e é) coisa de quem não se conforma com a derrota. O candidato deles, Aécio Neves, do PSDB, quer queiram, quer não, perdeu. Foi derrotado nas urnas. E a próxima eleição é só daqui a quatro anos. Mas, desesperados, tanto a oposição quanto a imprensa tentam irresponsavelmente insuflar a revolta popular contra Dilma, embora saibam que não há clima político nem justificativa legal para o impeachment.

Infelizmente, em 12 anos no poder, o PT não pôde ou não quis modificar a maneira como se fazem as campanhas eleitorais no Brasil. Em vez de acabar com a nefasta prática do caixa 2, uniu-se a ela. Se, lá atrás, quando assumiu a presidência, Lula tivesse desmontado e denunciado o esquema que já existia na Petrobras talvez não estivéssemos passando pelo que agora vivemos. Mas não se iludam. Não é tirando o PT do poder no tapetão e lançando o País ao caos que os políticos vão deixar de pedir propinas às empreiteiras.

Não vou às ruas no domingo me juntar a gente que defende o golpe militar. Sou contra o impeachment da presidenta Dilma. E destaco aqui sete razões:

1. O impeachment não se justifica. Não há nenhuma prova de que Dilma cometeu irregularidades, desvios ou enriquecimento ilícito. Não há nem sequer um depoimento contra a presidenta, ao contrário do que houve com Fernando Collor em 1992, quando seu próprio irmão o denunciou. Quem diz o contrário é golpista. Esta é uma jogada que a imprensa e a oposição tentam fazer desde que Lula foi eleito, em 2002: perdem a eleição e depois tentam ganhar no tapetão. Não seja um inocente útil para cair nessa.

2. Se Dilma sair, o PMDB assume o poder de vez no País. Se já é ruim aceitar a aliança entre o PT e o PMDB, o partido mais fisiológico do Brasil, imagina deixar eles mandando sozinhos. Só uma pessoa muito ingênua ou desinformada pode achar que, substituindo Dilma por um peemedebista, a corrupção acaba.

3. Se Michel Temer por alguma razão for impedido de assumir, toma posse o presidente da Câmara dos Deputados, o fundamentalista religioso Eduardo Cunha. Ele será obrigado a convocar eleições, mas quem nos garante que fará isso? Imaginem o Brasil transformado numa teocracia nas mãos dessa gente que persegue homossexuais e minorias.

4. O escândalo da Petrobras já está sendo investigado. O Brasil pode muito bem continuar andando e voltar à normalidade enquanto as investigações se aprofundam. Os brasileiros não merecem que o País pare por causa de um impeachment injustificado e mergulhe num caos político. Ou vocês acham que os eleitores de Dilma irão aceitar passivamente um golpe branco? O cenário é de desastre iminente.

5. Tirar Dilma do poder não muda a forma como se fazem as campanhas. Só uma reforma política é capaz disso, mas nem a mídia nem a oposição estão interessadas nela. Não é à toa que o ministro Gilmar Mendes, indicado por Fernando Henrique Cardoso para o STF (Supremo Tribunal Federal), segura há UM ANO uma ação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que prevê o fim do financiamento privado de campanha, já aprovada pela maioria dos ministros. Eu me pergunto: qual será o interesse da imprensa e da oposição em que empresas privadas continuem financiando campanhas políticas? Será que eles querem mesmo moralizar o Brasil? Até especialistas internacionais defendem que o financiamento privado favorece a corrupção: uma empresa não vai doar a um candidato se não achar que leva alguma vantagem nisso, certo? É um círculo vicioso: quem doa para a campanha, executa as obras no governo eleito. Com Dilma no poder, temos alguma chance de mudar isto. Com o PMDB ou com a oposição, não temos nenhuma.

6. O Congresso Nacional não tem a menor moral para derrubar Dilma. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, estão entre os investigados da operação Lava-Jato. Como eles poderiam liderar um processo de impeachment de alguém?

7. Quero a reforma política, quero que Dilma avance. Votei nela por convicção que era a melhor candidata e não me arrependo. Prefiro me mobilizar para exigir que faça as coisas que prometeu ao ser reeleita do que para derrubá-la. Não sou golpista e estou segura que manter a estabilidade democrática, com Dilma no cargo, é o melhor caminho para o Brasil.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(32) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Gabriel Andrade em 13/03/2015 - 19h51 comentou:

Eu não acredito nesse tal de "Impeachment", porém você tem que confessar que as coisas andam meio ruizinhas no Brasil. Só um alienado acha que está tudo certo, tudo bem e que o PT, PSDB ou o PMDB estão do lado do trabalhador. A gasolina está um absurdo, o dólar nem se fala, impostos altos e o governo empurrando a reforma política com a barriga…
Sou a favor de protestos SIM, a nossa democracia permite isso. Não só protestar contra o governo federal, assim como o Estadual e o Municipal.
*Protestar contra o governo não é golpismo. A maioria absoluta da população está insatisfeita e algo precisa ser feito!

Responder

    Adair em 13/03/2015 - 21h51 comentou:

    A Cynara não é contra protestar. Basta ler o artigo.

    Maria Abdo em 14/03/2015 - 12h59 comentou:

    Concordo . A Cynara não é contra protestar. Basta ler o artigo! Precisamos sim, pensar um Brasil mais justo para todos (pobres , ricos, camponeses ou classe média). Os corruptos devem pagar pelo que fizeram mas não é justo criminalizar por criminalizar..Vejo com bons olhos toda essa podridão vindo à tona o que não aconteceu nos governos passados! Precisamos sim , cortar na carne doa a quem doer. Só assim nossa classe política terá mais transparência , amadurecimento social e responsabilidade pelo cargo que ocupa!
    Para Cynara , beijinhos no coraçãozinho vermelho!…

Geison em 13/03/2015 - 21h52 comentou:

Faltou o 8º motivo. "Se eu fosse a favor do impeachment, eu não poderia vender a camiseta 'não vai ter impitima"". Beijo no coraçãozinho vermelho

Responder

    Bia Guanha em 14/03/2015 - 03h46 comentou:

    Se fosse simplesmente pra vender, ela poderia vender qualquer coisa, até uma camiseta escrita "Eu sou coxinha mesmo, é to pedindo impitima sem nem saber o que é" venderia…

    William André em 15/03/2015 - 14h56 comentou:

    Só a esquerda é que tem.conhecimento, não é? A direita é "alienada", doutrinada pela "mídia golpista"!

    eugênia em 16/03/2015 - 18h19 comentou:

    Perfeitamente. Pôxa, até que para um declarado coxinha, você agora até pareceu inteligente!

Beto Silva em 13/03/2015 - 23h42 comentou:

1 – SE BEM ME LEMBRO, FERNANDO COLLOR, A EXEMPLO DE PAULO MALUF ( CHAMADO DE MENTIROSO CONTUMAZ POR MARTA SUPLICI ), NÃO SÓ É ALIADO, COMO TAMBÉM CEDEU PALANQUE A LULA NA CORRIDA PRESENCIAL!!!
2 – NA VERDADE O PAÍS JÁ ESTÁ NAS MÃOS DO PMDB ( AQUELE PARTIDO QUE NÃO É PARA PRINCIPIANTES ), COM QUEM O PT SE ALIOU ALEGREMENTE E AGORA SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS.
E POR SUA VEZ, O PMDB É FINANCIADO PELOS MESMOS BANQUEIROS, ESPECULADORES, LATIFUNDIÁRIOS E EMPRESÁRIOS VERDADEIRAMENTE REACIONÁRIOS DE SEMPRE!!!
3 – ACHA MESMO QUE PMDB E PRINCIPALMENTE AÉCIO, ( QUE NÃO SE CONTÉM DE SATISFAÇÃO ), QUEREM ASSUMIR O PAÍS DE NA BANCARROTA, E COM DILMA "PISANDO EM OVOS" DIA APÓS DIA?
4 – AS INVESTIGAÇÕES NA PETROBRAS, SÃO SOMENTE GUERRAS DE PODER, COM O PT NA BERLINDA, ( JÁ QUE AGORA ELE É A "VIDRAÇA", E NÃO MAIS A "PEDRA" ), SIMPLES ASSIM.
5 – SE DILMA FOR TIRADA DO PODER, NEM LULA IRIA QUERER ASSUMIR EM SEU LUGAR, HAJA VISTO QUE EM 12 ANOS DE PODER ( AGORA 16 ), O PT DE LULA FOI INCAPAZ DE REALIZAR QUAISQUER REFORMAS NESSE SENTIDO.
6 – CYNARA, ACREDITA MESMO QUE NAS MANIFESTAÇÕES PRÓ-GOVERNO ( COMO A DE HOJE ), HÁ SOMENTE GENTE EQUILIBRADA, PACÍFICA , BOAZINHA, E COM IDEAIS ESTRITAMENTE IGUALITÁRIOS OU LIBERTÁRIOS?
7 – A DEMOCRACIA É PARA TODOS, E NELA TODOS TEM DIREITO A MANIFESTAR-SE PACIFICAMENTE, ATÉ MESMO PARA OS "REAÇAS", OS "COXINHAS", ( RÓTULO DO QUAL NEM MESMO PAUL MCCARTNEY ESCAPOU ) "MI-MI-MIS', ECT.
8 – DE QUALQUER MANEIRA, GOSTEI MUITO DA ILUSTRAÇÃO DO TEXTO, NÃO PELA CAMISETA, MAS PELO "RECHEIO", ( SE ME PERMITE O ELOGIO), ESTAS MUITO BEM AOS 47 ANOS DE IDADE, SE NÃO ESTOU ENGANADO.
PS: OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE OPINAR AQUI , BOA NOITE!!!

Responder

Jessica em 14/03/2015 - 03h28 comentou:

Motivo Nº 1 de voce ser contra o impeachment: é a favor da dilma

Responder

    Rubel em 14/03/2015 - 16h09 comentou:

    Na verdade nao.. Eu sou contra a Dilma e contra o impeachment. Nao estou gostando do governo dela e votei no Aecio, porem como ela disse, nao existe motivos para o Impeachment acontecer. A Dilma foi eleita pelo povo e o pedido de Impeachment dela eh um ato antidemocratico.

    Daniel em 14/03/2015 - 18h57 comentou:

    Isso mesmo

drica em 14/03/2015 - 12h12 comentou:

Drica
Opessoal, deixem de ser ignorantes e falar coisas sem sentido, boa parte dos que se manifestam so votaram no Aecio pra tirar a Dilma, abram os olhos. Alguem tinha que desenhar isso pra vcs pq falar n adianta.

Responder

    Vitor em 24/03/2015 - 02h39 comentou:

    Sim Drica… E muitos dos que votaram em Dilma, foi apenas para o Aécio não ganhar…
    A questão é que não temos boas opções atualmente…

Luis em 14/03/2015 - 13h32 comentou:

É incrível como certas pessoas têm dificuldades (ou pouca vontade) de interpretar um texto!

Responder

@flaviodoprado em 14/03/2015 - 14h39 comentou:

Bom dia, olha Cynara parabéns está linda na foto, bom dito isso, essa conversa que já existia o roubo, se entrar fulano vai ser pior e agora você com essa de quem vai no protesto é a favor de golpe militar, esse seu discurso é antigo heimm, não cola mais, a realidade é que temos uma democracia (bem que você sonha que o Brasil vire uma Venezuela né), sendo assim classificar quem foi enganado pela Dilma que mentiu (Vide o banqueiro Levy que ela colocou), como a favor de golpe militar, com todo respeito chega a ser patético, mas como sou seu fã, guardo desse texto as lindas fotos suas, por que sou seu fã, mas calma, sei que os nervos estão agitados, mas é só uma manifestação democrática que iremos fazer, manifestações são positivas para um país crescer em seu direito justo de exigir de seus governantes honestidade, que você sabe né, a Dilma mentiu feio na campanha, tenho certeza que no intimo você enxerga isso, mas claro que não vai admitir, e nem vem com essa que todos mentem, não dá mais essa conversa.
Bjo e um lindo final de semana para todos nós, e não esqueça somos todos brasileiros, não existe Brasil do norte/nordeste e Brasil do sul/sudeste, ainda, menos ou mais brasileiros.

Responder

Osmar Leão em 14/03/2015 - 14h55 comentou:

Cara Morena, é ingenuidade (vou ficar neste adjetivo), achar que Lula, na época presidente, não iria acabar com um esquema de corrupção se tivesse conhecimento. Se ele sabia, como afirmou, com qual razão ele deixou as coisas continuarem ou se aprofundar? Qual a razão nobre?!

Por favor, não votei na Dilma, mas sou favorável à democracia, ou seja, contra o impeachment. Não use estes argumentos que citei acima, além do que o PT é o único partido que iria conseguir implantar alguma reforma política porque, no fundo, você sabe que isso é bobagem (para ficar somente neste adjetivo).

Responder

ana lucia m lins em 14/03/2015 - 17h58 comentou:

Apesar de concordar c/ os seus motivos p/ ñ apoiar o "impitima", ñ acredito q se o Lula " lá atrás", como vc dIz, tivesse ( caso soubesse) denunciado a corrupção na petrobrás as coisas hj estariam diferentes. Se nesse momento, qdo temos a blogosfera p/ divulgar o " outro lado" e denunciar as mentiras e manipulaçöes dA grande mídia e que, apesar de ñ ter denúncia contra Dilma ou Lula, neguinho quer vê- los varridos, imagina como teria sido há 12 anos.. Claro q ñ se quer justificar aqui qualquer cumplicidade c/ corrupção mas lembrar q nem td é tão simples e romper c/ um forma escrota de se fazer política tem seus riscos e há de ter estratégia e habilidade p/ ñ se deixar queimar nesta fogueira Abs e parabéns pela foros, ficaram ótimas!

Responder

Ari em 14/03/2015 - 18h07 comentou:

Parabéns pelo texto! Vc é linda hein.

Responder

Matheus Andrade em 14/03/2015 - 18h08 comentou:

Há mais de 10 menções a Dilma e Lula no inquérito e a autora confessa que Lula sabia, somente não confessa que Dilma, obviamente, sabia e prevaricou, como o Lula fez.

A autora confessa que Lula prevaricou ao afirmar que ele não denunciou.

Obviamente, isso é crime de responsabilidade e tem que ser punido com o Impeachment bem como com a inclusão de ambos no inquérito futuramente. Pouco importa quem vai assumir, o que importa é o Estado de Direito.

Responder

Daniel Azcar em 14/03/2015 - 18h50 comentou:

Não gente! Não é impeachment que devemos querer, é ação! Cumprir as promessas! Não tem que ter guerra e sim união. Não tem que ter golpe militar, pq não há nada mais anti-constitucional do que a era da ditadura. Não sei vcs, mas parece que ninguém, nem esquerda nem direita sabem onde querem chegar e o que querem. Nem sabemos quem realmente roubou a Petrobrás. Se começou antes ou durante a administração PTista.
Dia 15 de março será mais um grito dos brasileiros contra a roubalheira que deixam as dívidas para nós, contribuintes. Vamos todos, de braços dados ou não para um Brasil para TODOS. Essa voz não tem partido, não tem preferência daquela ou daquele político. Temos urgência em mudanças, em RESULTADOS. Queremos a verdade de verdade. Porque só com uma avaliação correta, terá como criar metas eficazes para os resultados, mesmo dolorosos aos bolsos dos brasileiros, serem positivos, concisos e definitivos, para que, aquela frase tão célebre da nossa bandeira, faça-se valer: ORDEM E PROGRESSO

Responder

@JonathanSGomes em 15/03/2015 - 01h58 comentou:

Você, minha cara, mascara o artigo dando o braço a torcer sobre a conivência do PT com o caixa 2. Sua ilusão, provavelmente, é que dessa forma vai ter um ar imparcial, só que uma olhada de relance no site tira qualquer dívida sobre isso. Uma esquerdista fanática não poderia deixar de acusar uma manifestação popular de golpismo, claro. Os que pediram impeachment de FHC, em momentos de muito menos atribulação política não eram golpistas, mas os que se manifestam hoje em seu direito de exercer a democracia devem ser assim taxados..

Responder

Keiko em 15/03/2015 - 02h13 comentou:

A respeito da manifestação do dia 15, eu defendo que esta é a assinatura do maior "culpado" por todo este caos: o PMDB. Creio ser muita coincidência escolher o dia 15, exatamente o número que deve-se digitar ao escolher um governante deste partido. Acho estranho culpar apenas o PSDB / Aécio pelos pedidos de impeachment. Quem é o maior interessado na queda da Dilma?

Responder

Maristela em 15/03/2015 - 05h08 comentou:

O que os Políticos e os Partidos através de seus representantes precisam entender Definitivamente é que OS BRASILEIROS NÃO ESTÃO SATISFEITOS NÃO É SÓ COM O ATUAL GOVERNO E SIM COM TODOS OS POLÍTICOS !!! Amanhã quem falar em partido NÃO REPRESENTA OS BRASILEIROS!! Chega de CONFORMISMO !! Entendam nada tem a ver com Pt ou PSDB PMDB

Responder

William André em 15/03/2015 - 14h54 comentou:

Texto ridículo. Afirmar que impeachment é golpe beira uma.barbaridade!!! Impeachment está previsto na constituição Federal, apesar de você querer uma venezuelizaçao da nossa carta magna garantida. Ah, isso não vai ocorrer!

Responder

Bátima em 15/03/2015 - 15h56 comentou:

tu tá gostosa

Responder

Gilberto de Oliveira em 15/03/2015 - 23h06 comentou:

Para quem acha que associar impeachment a golpe é ingenuidade, quero lembrar que acabei de ver fotos das manifestações do dia 15, e vi bonecos de Dilma e Lula enforcados, além de faixas com pedidos de golpe militar e até cartazes com suásticas estampadas. Muito bem, boa parte das pessoas que vão às ruas se manifestar pode até não querer ditadura, mas uma outra parte quer. E ditadura sangrenta, com execução da presidente deposta e guinada a um regime de direita, nazista. Acho que mais ingênuo é quem se presta a marchar lado a lado com o pior tipo de direita, achando que todos somos "a favor da democracia", sem se tocar que estão sendo usados como inocente úteis. Vão se dar mal.

Responder

Tawata em 16/03/2015 - 00h58 comentou:

Então, impeachment do Collor é democracia e da Dilma, que tanto defende, é golpe. Tudo está na cara pra ela sair do cargo! Já não basta a fraude das urnas eletrônicas?! O PT não é nada democrático e alia-se com países com ditaduras como Cuba e a Venezuela, camuflada de eleições fraudulentas e decretos-leis para manutenção do Maduro. Fora aliando com países terroristas como o Irã.
E socialismo nunca deu certo e nem dará porque já foi refutado por vários modelos econômicos. Estudar economia é bom para saúde

Responder

    Rubens em 16/03/2015 - 20h09 comentou:

    Houve fraude nas urnas eletrônicas?Nem sabia. Investigações foram realizadas pela PF? Alguém já foi indiciado? Ou é apenas um caso de clarividência?

Leonardo em 16/03/2015 - 20h08 comentou:

"(…) imagina deixar eles mandando sozinhos."
Pelo-amor-de-sei-lá-o-quê, vamos salvar os pronomes pessoais oblíquos: "imagina deixá-LOS mandando sozinhos."

Responder

Dagoberto em 16/03/2015 - 21h07 comentou:

Cynara, não concordo com sua proposta, mas sou forçado a reconhecer que vc é muito bonita. Ou, em outras palavras, não gostei da camiseta, mas vc é tudo de bom.

Responder

Maia Kaefman em 18/03/2015 - 19h37 comentou:

Morena arrasando de modelo e lançando muóda…

Responder

Raul em 23/03/2015 - 16h05 comentou:

"mas quem nos garante que fará isso?", "golpe branco"? Pelo amor. Você está, antes de qualquer coisa, já levantando dúvida do cara? E chamando de golpe dispositivo constitucional? Ô, menina…

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Dilma: “Impeachment sem base legal é atalho para o poder dos que não têm…


A quatro dias do julgamento de seu impeachment pelo plenário da Câmara dos Deputados, a presidenta Dilma Rousseff recebe os dez repórteres que foram ao Palácio do Planalto para uma entrevista coletiva com um sorriso,…

Politik

Galeria podrera do protesto contra a Dilma


Foto de Hisan Silva Foto do Marcelo de Franceschi Foto do Eduardo Nunomura, que escreveu um ótimo texto no FarofaFá (clique aqui para ler). Foto do Renato Stockler …continua..