Socialista Morena
Politik

Quem tem medo dos comunistas? Por… Carlos Lacerda

O golpista dos golpistas parece mais nobre e sintonizado com a atualidade do que os direitistas retrógrados de hoje

Lacerda e Castelo Branco em julho de 1964
Cynara Menezes
21 de março de 2016, 10h26

O carioca Carlos Lacerda (1914-1977), o civil que ajudou os militares a fazer o golpe de 1964 –e depois se arrependeu, ao ver que os milicos não iam deixar o poder tão cedo–, ficou conhecido como conspirador desde a época de Getúlio Vargas. Ex-comunista que bandeou para a direita, Lacerda ganhou o epíteto de “o Corvo” e virou sinônimo de “golpista”. De lá para cá, toda vez que aparece alguma tentativa de derrubar o governo, rapidamente é evocado o “lacerdismo”.

Os últimos a serem comparados com Carlos Lacerda foram o tucano Aécio Neves e o juiz Sergio Moro, como se fosse justa a comparação –para Lacerda. Não é. Sob o olhar atual, o golpista dos golpistas parece mais nobre e sintonizado com a atualidade do que os direitistas retrógrados de hoje. Mais culto, mais inteligente. Compare um cara desses com um Jair Bolsonaro, um Olavo de Carvalho. Não chegam ao chulé. Desde Lacerda, a direita brasileira só fez decair.

Achei esta entrevista de Carlos Lacerda à TV Tupi em 1967, onde ele fala sobre os comunistas (logo em seguida, a ditadura o proibiria de aparecer na televisão), estes “vermelhos” que continuam a ser perseguidos no Brasil, 25 anos após o término da guerra fria. Enquanto o presidente dos EUA viaja a Cuba, tem gente aqui sendo espancada apenas por usar uma camiseta vermelha… Sinto vergonha alheia pelos reaças do século 21 ao ouvir Lacerda defender o direito dos comunistas à existência dentro da legalidade. Entre nós, já há direitistas defendendo a proibição dos partidos comunistas! O que nos espera nos próximos anos? Só vejo atraso.

Veja abaixo o vídeo da entrevista em que Carlos Lacerda fala dos comunistas e confira a transcrição de sua fala.

“Nunca tive medo dos comunistas. Sou contra o comunismo. E se amanhã o Partido Comunista pretender, dentro da lei, defender as suas ideias, não sou contra. Eu prefiro um Partido Comunista defendendo suas ideias dentro da lei do que um Partido Comunista fora da lei conspirando contra a lei. Isso existe em toda parte do mundo. Por que o Brasil, com quase 90 milhões de habitantes, há de viver como se fosse menor de idade mental, como se fosse uma menina amedrontada, apavorada com o comunismo? Quem tem medo do comunismo deve trabalhar pela democracia e não substituir a democracia por uma ditadura.”

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(4) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Marcio Coimbra em 25/06/2018 - 16h27 comentou:

O problema é para a esquerda coerência é bobagem.
Não conseguem apresentar, infelizmente, um único exemplo de sucesso.
Infelizmente sim, porque fosse o contrário, as pessoas ditas de bem apoiariam.
Mas há os maus, os podres e as pragas.
E essas, como os black-blocs, querem ver a distruição, os ôinibus queimados, as greves inconcebíveis, a defesa do indefensável…
Assim, a direita, a dita direita, quer wque aquilo que seja legalmente considerasdo ‘direito’, prevaleça.
Onde está o mal nisso?

Responder

Orgasmo de Cavalo do twitter em 29/10/2018 - 17h26 comentou:

Podemos dizer que o tio Reinaldo Azevedo seria o Carlos Lacerda do século 21, porque ele assim como o corvo também aporrinhou com teorias da conspiração e anticomunismo histérico. Nunca me esqueço do chilique do Azevedo quando resgataram os cães beagles do Instituto Royal, para ele aquilo foi coisa de comunista, só faltou dizer que quem mandou o instituto ser invadido foi “o Lula”. E hoje ele me parece realmente arrependido pelo monstro que ajudou a alimentar durante anos. Ele e a Sheherezade que antes eram ídolos dos nazi coxas hoje se tornaram inimigos e “petistas”. O problema é que tanto ele como ela acordaram tarde para a vida, e agora o monstro fascista criado por ambos tomou o poder e teremos um longo período de incertezas e de muito medo.

Responder

Orgasmo de Cavalo do twitter em 29/10/2018 - 17h31 comentou:

Eu me pergunto se ainda teremos outros Lacerdas arrependidos do século 21. Por enquanto só temos Sheherezade e Reinaldo Azevedo. Me pergunto se o roqueiro de bem(bobão) e cantor de privada Lobão ainda irá se arrepender futuramente ou se irá passar pano para as atrocidades do governo do nazista fdp do Bonoro. E esse vídeo do Lacerda tem uma coisa muito interessante, que é o fato dele defender melhores salários para o trabalhador. Engraçado, ele antes do golpe era contra as esquerdas e de repente reconheceu que era necessário o trabalhador ter direitos trabalhistas, um bom salário e o povo ter o direito de votar. Cynara, certa feita um coxinha me falou uma asneira assim do Lacerda: “Lacerda foi comunista, virou conservador mas morreu comunista”. hahahaha São os mesmos que afirmam que a ditadura militar brasileira foi de “esquerda” por causa do intervencionismo estatal e que o Hitler era marxista. O mundo é dos medíocres e eles venceram…..mais uma vez!

Responder

Orgasmo de Cavalo do twitter em 29/10/2018 - 17h37 comentou:

O Lacerda era do tempo em que ainda existiam alguns políticos honestos e dignos na direita. Hoje quem representa a direita? O velho geriátrico e gagá do astrólogo Olavo de Carvalho, o filósofo de botequim que só estudou até metade da quarta série do primeiro grau, não tem diploma. Um velho ressentido que não teve estudos, passou a vida aplicando golpes, vivendo de trapaças e calotes e justamente por isso mesmo foi embora do Brasil se borrando de medo para não matarem ou prenderem ele. E inventou para os trouxas dos neonazis tupiniquins que fugiu para os EUA com “medo do Lula e do PT”. E ainda temos um metaleiro frouxo, fracassado e anão de jardim que nunca leu um único livro na vida que afirma que Hitler “era em essência marxista”, um verdadeiro desinformante.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

Retaliação política? ACM Neto tira BaianaSystem do carnaval de Salvador


Banda baiana, sucesso de público e crítica, é excluída do pré-carnaval de Salvador após causar com um grito de "Fora Temer" em cima do trio em 2017

Politik

Esquerda, volver 2


O candidato pseudo-esquerdista de Tocantins, Carlos Amastha (PP), se compara a Che Guevara em camisetas.