Socialista Morena
Politik

Viva Cosme e Damião!

COSME E DAMIÃO. Santos gêmeos católicos comemorados a 27 de setembro. No Brasil, associados aos Ibêjis, são efusivamente festejados pelo povo negro, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro, onde receberam como companheiro um terceiro santo, Doum. No dia em que se celebram esses santos, os fiéis fluminenses oferecem doces e brinquedos às crianças, […]

(ilustra de Alessandra Menezes)
Cynara Menezes
27 de setembro de 2012, 15h59

(ilustra de Alessandra Menezes)

COSME E DAMIÃO. Santos gêmeos católicos comemorados a 27 de setembro. No Brasil, associados aos Ibêjis, são efusivamente festejados pelo povo negro, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro, onde receberam como companheiro um terceiro santo, Doum. No dia em que se celebram esses santos, os fiéis fluminenses oferecem doces e brinquedos às crianças, tradição que, na Bahia, se expressa no caruru-de-cosme.

IBÊJIS. Orixás menores da tradição nagô, protetores dos gêmeos, no Brasil identificados com os santos católicos Cosme e Damião. Em Cuba são tidos como macho e fêmea, filhos de Xangô e Oxum, criados por Iemanjá. No Brasil, não baixam nem tem otá (a pedra do assentamento) e muitas vezes se confundem com os erês. Entre os iorubás, acredita-se que os gêmeos, reverenciados quase como deuses, constituem uma unidade de corpo e alma e que a morte de um deles significa o fim do outro, a menos que o sobrevivente incorpore sua outra metade. (…)O nome Ibêji, referido tanto no singular quanto no plural, provém do iorubá ibéji, gêmeos; da raiz éji, “dois”.

DOUM. Na umbanda, a terceira “criança”, companheira dos gêmeos Cosme e Damião. Também Doú. Do iorubá Idòwú, nome que se dá ao filho nascido após gêmeos, o qual se relaciona ao fongbé dohoun, “parecido com”, “semelhante ou igual a “.

CARURU-DE-COSME. O mesmo que caruru-de-são-cosme, festa da tradição afro-baiana,dedica aos ibêjis.

(Verbetes da Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana, de Nei Lopes. Editora Selo Negro, 2004)


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(4) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Renam Brandão em 27/09/2012 - 20h01 comentou:

É hoje!! São Cosme mandou fazer – Duas camisinha azul – No dia da festa dele – São cosme quer caruru… bit.ly/QXujkN

Responder

Marisa Rodrigues em 27/09/2012 - 20h36 comentou:

Cynara, está megabacana o teu blog. Mesmo eu não sendo taoooooooooooooo esquerdista assim…heheh..darei os devidos descontos. Agora, o quw vc tem contra o facebook???Não tem botão de compartilhamento prá lá. Bote aí, que eu boto lá, quando eu curtir. Blz????bjs e sucesso!!!!

Responder

    morenasol em 27/09/2012 - 22h07 comentou:

    mas é claro que tem, marisa. logo abaixo do post (veja acima dos comentários), e também lá no alto à direita… e tem comunidade do socialista morena no face também!

Enio em 29/09/2012 - 17h57 comentou:

Come e Damião é o ópio povo

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

Pierre Verger, o parisiense que virou babalaô


Uma entrevista com o grande fotógrafo e etnólogo francês, radicado na Bahia

Cultura

Mãe Stella de Oxóssi, a imortal do candomblé


Aos 88 anos, a ialorixá do do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá se torna a primeira mãe de santo acadêmica do país