Socialista Morena
Politik

Dicas regionais para abrasileirar o Natal

Tem gente que adora o Natal. E tem gente que sente uma antipatia mortal pelo Natal. Não porque não gosta de reunir a família, de dar e receber presentes. Não é nem mesmo uma questão de ser ou não cristão. É que, para alguns, é difícil de deglutir algumas “tradições” natalinas importadas, tipo “neve” em […]

Cynara Menezes
21 de dezembro de 2016, 14h23
perutucupi

(Peru no tucupi com jambu. E o jambu treme, treme, treme…)

Tem gente que adora o Natal. E tem gente que sente uma antipatia mortal pelo Natal. Não porque não gosta de reunir a família, de dar e receber presentes. Não é nem mesmo uma questão de ser ou não cristão. É que, para alguns, é difícil de deglutir algumas “tradições” natalinas importadas, tipo “neve” em pleno verão. Além de ser ridículo, é um sinal de como ainda somos colonizados. Uma das primeiras atitudes descolonizadoras seria acabar com este Natal fake e criar um Natal genuinamente nosso.

Outra coisa difícil de deglutir são algumas das comidas natalinas. Sempre o infalível peru assado, de Norte a Sul do Brasil. Será mesmo? Conversando com meus leitores, levantei algumas dicas de comidas e bebidas regionais para fugir à ditadura do peru na véspera do Natal e também no dia seguinte. Só não pode faltar a brasileiríssima farofa! Confira.

Na noite de Natal:

1. Leitoa à pururuca: tradição em Minas Gerais e Goiás, substitui com ganhos o peru. Muito mais saborosa, suculenta e macia…

2. Tainha assada recheada: tradição nos bairros italianos de São Paulo e também no litoral. Na Espanha é bem mais comum comer peixe assado (besugo) no Natal do que peru. Em nosso país, ainda mais nesta época do ano, acho que combina muito, hein? No Rio se come bacalhau e bolinho de bacalhau na ceia.

3. Frutas da estação: em alguns países da Europa, o costume é ter frutas tropicais na ceia de Natal. Aqui, fazemos o contrário, usamos frutos secos. Que tal aproveitar a época e usar frutas nossas na ceia? Muito mais bonito e colorido! É época de: manga, jaca, goiaba, fruta do conde, umbu, seriguela…

4. No Mato Grosso do Sul, o porco ou pato assado ganhou um acompanhamento do país vizinho: a sopa paraguaia, que não é uma sopa, mas uma espécie de bolo salgado de milho.

5. No interior de Minas, o peru é substituído por frango caipira com quiabo e farofa de andu. Mais brasileiro, impossível.

6. No Acre e no Pará tem vatapá na ceia! Vatapá à maneira do Norte, com pão velho, camarão seco e fresco e pouquíssimo dendê.

7. No Piauí, tem torta de caranguejo com leite de coco, acompanhada de farofa.

champanhota

8. E para beber, champanhota ou coquetel de champanhe, receita da família Micheleto, de São Paulo: 1 garrafa de sidra bem gelada; 1/2 garrafa de água mineral com gás também bem gelada (use a garrafa de sidra como medida); 4 ou 5 metades de pêssego em calda; calda do pêssego a gosto para adoçar; bater tudo e separar uns cubinhos de pêssego para decorar; servir com muito gelo. A sidra pode ser substituída por espumante seco se você não quiser a champanhota muito doce.

E no dia seguinte:

1. No Pará e em Roraima, cozinham-se as sobras do peru lentamente no tucupi com jambu. Acompanha arroz branco. Dizem que cura ressaca!

2. Na Bahia, Pernambuco e outras cidades do Nordeste aproveita-se o peru para um grande cozido, com verduras, paio e pirão feito com o caldo.

3. Em Vitória, no Espírito Santo, faz-se “roupa velha” (um mexido) com os restos do peru, bem temperadinha e apimentada, com feijão preto.

4. No Paraná e em São Paulo, prepara-se um “brodo” (caldo) com os restos do peru para comer com capeletti ou arroz (canja).

Se você tiver mais dicas regionais mande para mim até o Natal.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

10 versões “hereges” para Jesus: liberdade de pensamento e a neo-inquisição virtual


A versão do Evangelho que reputam como a única é apenas a versão vencedora: a versão dos que mandam, dos que fizeram a “santa” inquisição e ganharam, à custa de muitas “conversões” ao cristianismo obtidas…

Cultura

Basta de Simone e Frank Sinatra: canções de Natal em reggae style


Quem não aguenta mais Simone e Frank Sinatra tem agora uma trilha sonora para a festa mais chata do ano. Jah é