Socialista Morena
Mídia

Leda Nagle disse em entrevista em agosto que Anthony Wong “morreu de Covid”

Segundo a revista piaui, Prevent Senior teria ocultado real causa mortis do médico negacionista falecido em janeiro

Nagle e Wong no ano passado. Foto: reprodução
Da Redação
22 de setembro de 2021, 18h18

A jornalista Leda Nagle afirmou, em agosto, em entrevista à atriz Antonia Fontenele, que o médico Anthony Wong, ferrenho defensor do “tratamento precoce” que não funciona, “morreu de Covid”. Segundo reportagem de Ana Clara Costa na revista piaui, a empresa Prevent Senior, investigada pela CPI da Pandemia, teria ocultado a real causa mortis de Wong. A operadora também é acusada de ocultar a morte por coronavírus de Regina Hang, mãe do dono da Havan, Luciano Hang.

“O doutor Anthony Wong, um homem incrível, incrível, que me deu várias entrevistas, e que morreu de Covid no meio dessa história toda… Eu tinha entrevistas belíssimas com ele e fui obrigada a retirar do meu canal”, disse Leda, lamentando ter sido obrigada pelo youtube a apagar vídeos negacionistas e a “perseguição” pelos sites de checagem de notícias, notadamente o Aos Fatos. O canal da jornalista era uma espécie de ninho de defensores do “tratamento precoce” que não existe: até o youtube mandar apagar 62 vídeos, Leda havia entrevistado diversas vezes quase todos os médicos bolsonaristas: Nise Yamaguchi, Raissa Soares, Osmar Terra…

Só Wong foi entrevistado 7 vezes por Leda Nagle, sempre em defesa do “tratamento precoce” que não funcionou nem nele mesmo. De acordo com a piaui, o médico foi internado e tomou o “kit covid” completo: hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina. Recebeu heparina inalatória, cujo efeito em infecções virais é desconhecido, e metotrexato venoso, tradicionalmente prescrito no tratamento de doenças autoimunes e inflamatórias crônicas, como artrite, mas sem efeito comprovado contra a Covid”, conta a revista. Tentaram até o tal ozônio via retal, que o próprio governo negacionista de Bolsonaro condena. Nada adiantou e Wong veio a falecer em 15 de janeiro, aos 73 anos. Mas o atestado “não menciona Covid nem como causa básica nem secundária. Em vez disso, limita-se a informar as doenças que decorreram da Covid. No campo da causa mortis, diz o seguinte: choque séptico, pneumonia, hemorragia digestiva alta e diabetes mellitus”, conta a revista.

Em todas as entrevistas no canal de Leda Nagle o médico emitiu informações inverídicas, nunca rebatidas pela jornalista, ao vivo ou depois. Em outubro do ano passado, três meses antes de falecer, Wong foi desmentido pelo projeto Comprova por ter dito que as vacinas contra a covid-19 não haviam passado pela fase pré-clínica. “É falsa a afirmação feita em vídeo pelo médico Anthony Wong segundo a qual ‘nenhuma vacina contra o novo coronavírus passou pela fase pré-clínica’ de testes”, publicou a agência de checagem. “Na verdade, todos os compostos que estão em testes no Brasil passaram por essa etapa. O estágio pré-clínico é aquele em que o imunizante é aplicado em animais, ainda em laboratório, para saber se ele é seguro para ser testado em humanos.” O trecho do vídeo com as mentiras de Wong a Leda passaram a ser republicadas e disseminadas por canais bolsonaristas nas redes sociais.

Após ter sido forçada a retirar seus vídeos do youtube e passar a hospedá-los no Vimeo, a jornalista Leda Nagle fixou um aviso em seu twitter em que tenta se eximir da responsabilidade por disseminar desinformação explicando ser uma mera entrevistadora.”Não sou censora. Sou entrevistadora. Não faço fakenews (sic), Faço entrevistas. Respeito meus entrevistados. Eu pergunto. Eles respondem. É assim que entendo e exerço o jornalismo. Escuto todos os lados, ideias e ideologias. Acusar entrevistadora de fakenews é crime”, escreveu, em letras garrafais.

Ora, não é verdade que Leda Nagle tenha ouvido “todos os lados” sobre o “tratamento precoce” que não existe, ou não teria insistido em entrevistar seguidas vezes os defensores destes medicamentos. Ela procurou a OMS? Ouviu médicos contrários ao uso destes remédios para tratar a Covid-19, que alertam que eles podem inclusive matar os pacientes? Ou continuou ouvindo não uma, mas duas, três, sete vezes o mesmo médico negacionista? Por que, enfim, ela não rebateu os negacionistas com dados, como qualquer jornalista sério faria?

E afinal, Leda, Anthony Wong morreu ou não morreu de Covid?

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

As previsões de Mujica sobre a pandemia: “não sei se chegamos aos limites do…


"Estamos fritos", diz o ex-presidente uruguaio sobre o "bando de picaretas" que lideram os países do mundo em plena crise

Kapital

“Carreaters” comprovam: a elite brasileira não é solidária nem no coronavírus


Por que os ricos do país jamais estão dispostos a fazer sacrifícios, mas exige que os pobres façam?