Socialista Morena
Kapital

Mountain Dew, o refrigerante que detona dentes nos EUA (e que a Ambev trouxe pra cá)

Uma bebida cítrica cuja embalagem mais parece a de um desentupidor de pia, “verde neon” que nem o Diabo Verde. E a impressão de que aquela garrafinha contém algo corrosivo não é só impressão

No Brasil eles querem associar a marca à vida saúdável
Cynara Menezes
19 de junho de 2017, 19h44

Tem um refrigerante novo no mercado: Mountain Dew, uma bebida cítrica cuja embalagem mais parece a de um desentupidor de pia, “verde neon” que nem o Diabo Verde. E a impressão de que aquela garrafinha contém algo corrosivo não é só impressão. Este refrigerante, que começou a ser produzido no Tennessee no início do século 20, está associado a uma epidemia de dentes destruídos na região onde se encontra seu Estado natal. A Ambev fez o favor de trazê-lo, há cerca de dois anos, para o Brasil.

A região de onde vem o Mountain Dew, os Apalaches, perpassa, além do Tennessee, os Estados de West Virginia, Alabama, Kentucky, Virginia, North Carolina e Georgia. Os Apalaches possuem estatísticas dignas de “terceiro mundo”: extremamente pobre, pouco instruída e também a que tem os piores problemas dentários dos Estados Unidos. As crianças e adolescentes de lá tiveram os dentes estragados devido a um fenômeno que ficou conhecido como “Mountain Dew mouth” (boca de Mountain Dew), em “homenagem” ao refrigerante que a Ambev quer empurrar goela abaixo dos brasileiros.

Qual a diferença do Mountain Dew para os outros refrigerantes? Muito mais açúcar e muita cafeína. Uma garrafinha de 600 ml de Mountain Dew contém 290 calorias, 77 g de açúcar (ou 19,25 colheres de chá) e 91 miligramas de cafeína, mais do que qualquer refrigerante –a Pepsi, do mesmo fabricante, possui 250 calorias, 69 g de açúcar e 63 miligramas de cafeína. A combinação de tanto açúcar com o ácido cítrico é, de acordo com os dentistas, fatal para os dentes, sobretudo das crianças e dos adolescentes. O lado irônico é que Mountain Dew quer dizer “orvalho da montanha”.

caloriasmountain

O Kentucky, maior consumidor de Mountain Dew do país, é também um dos campeões entre os Estados com piores dentes. É ainda o número um com pessoas acima de 65 anos sem dentes na boca. Para as pessoas que pensam que os EUA são só Miami, deve ser duro descobrir que o Kentucky é um Estado pobre, com um nível educacional baixíssimo: em um país rico como os EUA, apenas 23,3% da população conseguiram concluir a universidade, e o Estado tem uma das maiores taxas de desemprego no país.

O resultado do baixo nível educacional da região é que muitos pais não veem problema algum em dar Mountain Dew às criancinhas ainda na mamadeira, e pouco antes de colocá-las na cama. Como o acesso ao tratamento dentário é somente para os ricos no “país das oportunidades”, um em cada cinco norte-americanos não possui um só dente de verdade na boca; como tratar é caríssimo, a maioria prefere extrair de uma vez. Os tratamentos gratuitos, oferecidos por dentistas de bom coração, provocam filas quilométricas. Em nosso país, o Brasil Sorridente, criado pelo governo Lula em 2003, é o maior programa de saúde bucal do mundo.

Edwin Smith, um dentista do Kentucky que viaja em um trailer por toda a região dos Apalaches fazendo tratamentos de graça, disse à CNN que encontrou por lá pessoas que nunca foram ao dentista na vida. “Vi um monte de crianças com a boca cheia de dentes podres”, afirmou Smith, que atribui a má dentição ao excesso de bebidas açucaradas. No Kentucky, ele encontrou bebês de dois e três anos com dentes de leite esburacados, crianças que não escovam os dentes porque estão com as gengivas inflamadas e adolescentes que arrancaram os próprios dentes podres usando alicates.

Parece mentira dizer isso sobre uma localidade dos EUA, mas muitas cidades do Kentucky não possuem rede municipal de abastecimento de água, e metade dos habitantes do Estado depende exclusivamente de água de poço ou cisterna, que não recebe flúor. A falta de confiança na água que bebem também influencia no fato de os habitantes dos Apalaches beberem tanto refrigerante.

Este adolescente do documentário Açúcar! chega a beber 12 latas de Mountain Dew por dia. A primeira vez que ele tomou tinha 2 ou três anos de idade. Olhem o estado dos dentes dele.

Com 26% das crianças em idade pré-escolar com cáries e 15% dos jovens com pelo menos um dente extraído, a “boca de Mountain Dew” criou na região um dos piores problemas de saúde dental dos EUA. 65% das crianças da região possuem cáries, segundo a Robert Wood Johnson Foundation.

É preciso deixar claro que não é só o Mountain Dew que provoca cáries. De acordo com especialistas, uma pessoa que toma qualquer refrigerante em excesso e não cuida dos dentes pode ter uma boca tão deteriorada quanto a de um viciado em metanfetaminas ou crack. Enquanto os dentistas atacam os refrigerantes por causar danos aos dentes, a indústria de refrigerantes tira o corpo fora, dizendo que “isoladamente, bebidas não causam cáries”.

Há quem defenda que refrigerantes deveriam trazer um rótulo avisando dos danos aos dentes, assim como ocorre com o cigarro. No Brasil, o marketing do Mountain Dew pretende, ao contrário, associá-lo à vida saudável, em especial ao skate. Assim que chegou ao país, a marca logo contratou skatistas famosos como Luan Oliveira e Tiago Lemos para serem seus garotos-propagandas.

Felizmente, os brasileiros parecem ter melhor gosto para refrigerantes do que os norte-americanos: esta é a terceira vez que o Mountain Dew tenta entrar no mercado nacional.

(Com informações do Alternet)

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(36) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Cláudio Ricardo em 14/10/2017 - 19h54 comentou:

P mim um dos melhores refrigerantes já inventados.
Não adianta falar que detona dentes e que faz mal, o próprio ar que respiramos pode nos matar. É só consumir adequadamente sem excessos, aliás qualquer coisa em excesso faz mal, até mesmo para a galera fitness que consome tanta coisa que julgam ser saudável e que em excesso pode fazer mal.
Morrer todo mundo vai morrer um dia, então bora tomar Mountain Dew e comer porcarias, chega do politicamente correto até para alimentos, daqui a pouco vão querer controlar a quantidade de gases intestinais que soltamos no mundo.

Responder

    Cynara Menezes em 15/10/2017 - 14h07 comentou:

    você tem o direito de comer e tomar lixo, e nós temos o direito de detonar o lixo que você consome

Alexandre Castro em 27/10/2017 - 23h48 comentou:

Cynara, seja menos passional nas respostas. Soa mais professional e maduro.

Responder

    Cynara Menezes em 28/10/2017 - 11h33 comentou:

    porque você quer?

Beatriz Schwarz em 15/05/2018 - 02h03 comentou:

Mountain Dew é pica das galáxias!

Responder

    mariana em 27/05/2018 - 17h39 comentou:

    é né, mas depois meu dinheiro que vai ser destinado a pesquisa e o caralho a4 de doenças adquiridas por quem come e toma esse tipo de merda. vocês são burros né? depois que estiverem definhando, cheio de doença pra tratar, não reclamem

WALTER INNOCENCIO em 25/08/2018 - 02h09 comentou:

Paciência aí Cynara!
E que bom pra você e para seus leitores e leitoras, que seu objetivo seja mais que “soar” profissional e madura.
Força!

Responder

Fransérgio Gomes Delgado em 17/03/2019 - 19h30 comentou:

Digitou a blogueira, de seu iPhone produzido com componentes feitos por crianças banguelas chinesas…

Responder

    Cynara Menezes em 18/03/2019 - 14h51 comentou:

    a blogueira não usa iphone. e agora? perdeu o único argumento?

Darlan borges em 22/05/2019 - 19h59 comentou:

Ok, todos têm o direito de defender ideias, mas ser agressiva com as respostas é algo totalmente imaturo.

Responder

Fernando William em 16/06/2019 - 10h54 comentou:

O povo critica a autora pela parcialidade… Imparcialidade é uma utopia para um ser humano, somente um computador consegue ser imparcial. Parem com essa ilusão de imparcialidade… Muitas vezes só pelo fato do ser humano tentar ser imparcial já afeta o resultado do julgamento .

Fato é que esse refrigerante é uma bosta maior que os outros. Comprei apenas uma vez porquê achei extremamente doce. Inclusive cheguei aqui porquê resolvi pesquisar sobre isso.

Mas quanto a embalagem eu discordo. Ela é muito foda e admito que foi o principal motivo de eu ter comprado.

Responder

manoel de sousa em 28/08/2019 - 10h36 comentou:

SOCIALISTA morena…. o nome já diz tudo não?

Responder

Rafael em 17/03/2020 - 19h14 comentou:

Alguém sabe onde que acha pra vender em Curitiba?

Responder

Rafael em 22/08/2020 - 14h47 comentou:

Artigo desnecessário de uma bebida que veio por 3x ao Brasil e não vendeu bem. Infelizmente. Recomendo a autora ir para os Estados Unidos e entender o fenômeno que é a MD e focar não só no açúcar dos produtos. Existem outros diversos assuntos em que também poderia ter focado mas infelizmente é neste em que a autora focou e que agora o Google sugere. Ah, mais respeito nos comentários não precisa nem dizer que é obrigatório né?

Responder

Joselito em 31/08/2020 - 05h11 comentou:

Tinha que ser socialista

Responder

    Cynara Menezes em 31/08/2020 - 14h26 comentou:

    capitalista é que não

Lucas Medeiros em 02/09/2020 - 13h02 comentou:

Mano essa bebida é um veneno se vc quer ficar igual um cara que so pega maconha ou crack sua vida se ferra e entao eu nao me importo de todos vcs tomarem e ficarem doentes ou mal porque o cara avisa vc fala pra tu tomar cuidado e cuidar da saude mas o f@lha@ d@ p@@@ toma. Olha nao me critiquem pq tenho 15 anos e uma saude boa pra caralho

Responder

Lucas Medeiros em 02/09/2020 - 13h04 comentou:

Naverdade todos refrigerantes sao venenos

Responder

Lucas Medeiros em 02/09/2020 - 13h05 comentou:

coloca no fogo a coca cola pa tu ver oque agnt bebe

Responder

Lucas Medeiros em 02/09/2020 - 13h05 comentou:

;-;

Responder

Lucas Medeiros em 02/09/2020 - 13h06 comentou:

o negocio é tipo carvao mas se tu fizer iss tu perde uma panela 🙁

Responder

Lucas Medeiros em 02/09/2020 - 13h07 comentou:

agora tchau que eu vo jogar meu fortnite no meu ps4 adultos – 200 de QI

Responder

Giovanni Parlatore em 29/01/2021 - 14h07 comentou:

Quanta xuruméla.

Aposto que falar mal assim da maconha em alguma publicação vc não vai falar né.

Responder

    Cynara Menezes em 01/02/2021 - 17h17 comentou:

    não, aqui só falamos bem da maconha. planta medicinal

Lucas em 06/03/2021 - 17h30 comentou:

Venho aqui tentar fazer uma critica um pouco menos agressiva:
Sua opinião sobre “a Ambev quer empurrar goela abaixo dos brasileiros” é totalmente falha, porque todo produto que é exportado pode ser considerado “Goelado” e isso não tem nada de errado, o tom negativo que você usou nisso foi um tanto quanto precipitado e passional, recomendo que não deixe suas emoções entrarem na mesma conversa que seus argumentos racionais, pois os mesmos podem ser comprometidos por conta das suas emoções.
Quanto ao refrigerante que você (por algum motivo) atacou com tanta raiva, sim, ele faz mal, assim como: Cigarros, Coca Cola, Big Mac e destilados, porém todos eles são vendidos com naturalidade e facilidade.
Então eu gostaria de entender o motivo de você ter atacado DIRETAMENTE esse refrigerante, e talvez se eu tiver esse motivo, eu consiga entender melhor seus argumentos.
PS: Não existe necessidade de ser grossa respondendo comentários, se são comentários grossos ou “engraçadinhos” eles esperam uma reação e você está fornecendo, mas com os comentários que apresentaram argumentos plausíveis e contra-pontos interessantes você não conseguiu responder, o que pode dar a ideia (seja o caso ou não) de que você não consegue defender seu ponto de visto quanto necessário, seja como for eu espero que possa me dizer o motivo dessa sua raiva pessoal com o produto.

Responder

Rafael em 23/06/2021 - 10h08 comentou:

Esse, ela não vai responder xD

Responder

Mano em 13/08/2021 - 15h39 comentou:

Cara um socialista de vdd bebe vodka e fuma charuto cubano, você foi uma vergonha pros verdadeiros comunistas

Responder

Henry Barrinovo em 24/08/2021 - 22h38 comentou:

Eu até levaria a sério o conteúdo, mas quando vi o nome do site “Socialista Morena”, já perde toda credibilidade, entrei no Twitter do responsável desse site, só lambendo botas de PT, Lula,Dilma, Fernando Haddad, etc… Vivemos tempos difíceis do ensino superior do Brasil, principalmente a classe jornalística, sofrem uma lavagem cerebral nas universidades, que em vez de se tornarem jornalistas se tornam militantes políticos, é difícil ter credibilidade e relevância na profissão agindo dessa forma, espero que algum dia o Brasil fuja desse caminho.

Responder

    Cynara Menezes em 25/08/2021 - 09h38 comentou:

    é simples: desminta o que foi publicado. vocês estão tão acostumados em ler e divulgar fake news que acham que todo mundo é como vocês

gustavo em 12/10/2021 - 01h41 comentou:

“… que a Ambev quer empurrar goela abaixo dos brasileiros.” agora pronto kkkkkkkkkk quem não quer não compre

Responder

gustavo em 12/10/2021 - 01h43 comentou:

já parei de ler por ali pois já vi que a alienação dita o discurso

Responder

Mauricio Santos em 11/03/2022 - 04h03 comentou:

Não sei como vim parar aqui, mas que texto ruim e totalmente parcial. Você só quis detonar um refrigerante como qualquer outro sem motivo algum.

Mas pior do que o texto, só as respostas grossas e sem argumento que você dá. Você publicou isso em 2017 e até agora ainda segue sendo grosseira a troco de nada.

Responder

Giovanni em 19/03/2022 - 23h06 comentou:

Ridículo. Fala mal da porra do alface

Responder

Marcos em 13/09/2022 - 23h41 comentou:

Vi em uma perfil “gringo” do Instagram um drink feito à base de Kiwi, Gin e “Mountain Dew”. Achei que era água tônica. Fui pesquisar e, através de seu excelente artigo, descobri que era refrigerante e de péssima fama. Vou usar Soda Limonada zero. Ou limonada natural feita com água gaseificada mesmo. Valeu!

Responder

Gelceni em 27/12/2022 - 12h31 comentou:

Não vou entrar no mérito dos dentes.
Mas de novidade não tem nada.
Eu trabalhava na AmBev em 2001 na filial Jacarepaguá (fechada em seguida) e fui o primeiro operador a operar a enchedora que embalou esse produto.
Uma delícia.
Fiquei na AmBev até 2007 .

Responder

Gelceni em 27/12/2022 - 12h32 comentou:

A fabricação foi no início de 2002
Fiquei na empresa de 2001 a 2007

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Mídia

Morre Gilberto Dimenstein, o Carl Bernstein de toda uma geração de jornalistas


Houve uma época em que todo repórter brasileiro queria ser como Dimenstein, que trocou o jornalismo investigativo pela atuação social

Politik

Por que mais e mais países estão recorrendo à vacina russa Sputnik V


As vantagens da Sputnik: é uma das mais baratas, pode ser facilmente transportada e não apresentou efeitos colaterais graves