Socialista Morena
Cultura

Os poemas-pinturas de Kenneth Patchen

Eu gosto de pintores que escrevem e de escritores que pintam. Li sobre Kenneth Patchen nessa novela gráfica, Os Beats. Um livro é bacana quando é capaz de acender sua imaginação em várias direções, e foi assim com estes quadrinhos que contam a vida dos beatniks. De alguns eu nunca tinha ouvido falar, como Patchen, […]

Cynara Menezes
22 de março de 2013, 00h38

(O saxofonista Booker Ervin e o poeta Kenneth Patchen)

Eu gosto de pintores que escrevem e de escritores que pintam. Li sobre Kenneth Patchen nessa novela gráfica, Os Beats. Um livro é bacana quando é capaz de acender sua imaginação em várias direções, e foi assim com estes quadrinhos que contam a vida dos beatniks. De alguns eu nunca tinha ouvido falar, como Patchen, e foi um prazer para o meu olhar descobrir seus desenhos/poemas. Caligrafia e tinta colorida juntos. Puro deleite visual. Na revista online Modo de Usar tem mais informações sobre a poesia dele.

A vida sofrida de Kenneth Patchen também me tocou. Nasceu em 1911, em Ohio, e morreu em 1972, na Califórnia. Após um ano na faculdade, como bom beatnik cai no mundo e faz pequenos bicos. Uma noite, em 1937, tentando separar dois carros grudados pelos pára-choques (!!), machucou as costas e ganhou uma hérnia de disco que iria incomodá-lo pelo resto da vida. Operado, se tornou um dos primeiros poetas a fazer leituras acompanhados de músicos de jazz.

Aqui ele lendo no Canadá com o Allan Neill Quartet:

Mas, em 1959, os problemas na coluna voltaram e Patchen ficou na cama pelo resto da vida… E começou a desenhar os poemas visuais que o fizeram único. “Poetas podem ser grandiosos caindo no maior fundo do poço que se possa imaginar”, dizia. Deliciem o olhar com seus poemas.

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Imperdível: exposição, filmes e seminário sobre os 100 anos da Revolução Russa no Rio


O Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ está promovendo até julho a exposição A Revolução em Imagens, com cerca de 30 fotografias e cartazes impressos, além de outras 50 em mídias audiovisuais, sobre…

Cultura

Exposição de arte tribal africana


Programão para o fim-de-semana em Brasília: ir ver a exposição em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga no Palácio do Planalto e emendar com a mostra de arte tribal africana no salão branco da Câmara…