Socialista Morena
Cultura

Passe Livre: A História de Afonsinho

Em 1972, o jogador Afonsinho foi à Justiça para ter o direito a seu próprio passe, motivado por uma razão prosaica: o Botafogo exigia que ele cortasse a barba e o cabelo para jogar bola. Acabou virando um símbolo do futebol ao se tornar o primeiro jogador a conseguir passe livre, ou seja, o direito […]

Cynara Menezes
28 de fevereiro de 2013, 20h23

Em 1972, o jogador Afonsinho foi à Justiça para ter o direito a seu próprio passe, motivado por uma razão prosaica: o Botafogo exigia que ele cortasse a barba e o cabelo para jogar bola. Acabou virando um símbolo do futebol ao se tornar o primeiro jogador a conseguir passe livre, ou seja, o direito de ir para outro clube ao final do contrato. Dois anos mais tarde, Oswaldo Caldeira fez o documentário Passe Livre (1974), em que conta a história de Afonsinho e analisa as relações de trabalho no futebol brasileiro, com entrevistas de nomes como João Saldanha, Jairzinho, João Havelange e Zagalo, entre outros.

Gilberto Gil aparece no filme cantando Meio-de-campo, música que fez dedicada a Afonsinho, que hoje é colunista de CartaCapital –substituiu outro craque da bola e da esquerda no futebol, Sócrates.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(2) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Vanda dacri soares em 23/03/2022 - 08h35 comentou:

Muito bom conhecer a história bela do belo Afonsinho! Outros tempos de resistência!

Responder

Shirley Becker em 11/06/2023 - 23h39 comentou:

Bom amigo um ex amor

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

O brasileiro não é assim, por Sócrates


Duas notícias boas neste post: uma é que a editora Confiança, que publica CartaCapital, agora também edita livros. A outra é que o primeiro volume do que, espero, seja uma série, é dedicado a Sócrates:…

Politik

Futebol é coisa de comunista


Não, não sou eu quem está dizendo isso: é a amalucada direita norte-americana, eterna fonte de inspiração da direita tupiniquim e de risadas para nós. Mais de 20 anos após a queda do muro de…