Socialista Morena
Direitos Humanos

Pinochet vive: os vídeos da polícia chilena espancando manifestantes

Como podemos falar em democracia se a ideologia que guia as forças policiais na América do Sul continua a mesma da ditadura?

Foto: Paulo Slachevsky/Flickr
Da Redação
22 de outubro de 2019, 19h32

Manifestações fazem parte da democracia, mas a polícia odeia manifestações.

Como podemos falar em democracia plena na América do Sul se a ideologia que guia nossas forças policiais continua a mesma da ditadura? As manifestações contra o governo no Chile deixam claro que, para os carabineros, a democracia nunca chegou ao país, embora os militares tenham deixado o poder em 1990. Tortura, agressões, ameaças… O sadismo dos anos de chumbo continua a impregnar as forças policiais chilenas, assim como ocorre no Brasil.

As manifestações no Chile deixam claro que, para os carabineros, a democracia nunca chegou ao país, embora os militares tenham deixado o poder em 1990. O sadismo dos anos de chumbo continua a impregnar as forças policiais chilenas

“Que se vayan los milicos” (“Fora milicos”), gritavam os manifestantes, em protesto contra a decisão do presidente de direita, Sebastián Piñera, de colocar as tropas nas ruas e ordenar toque de recolher. Um jovem, atropelado por um caminhão do Exército, morreu. Outros 14 manifestantes morreram em circunstâncias ainda não explicadas. Pelo menos quatro deles, jovens de 23 a 25 anos de idade, foram mortos por militares. Há mais de 200 feridos, cerca de 40 por arma de fogo, e 2.150 presos, entre eles jornalistas. Ah, se fosse na Venezuela…

Aliás, no meio da confusão um tweet de Piñera criticando Maduro “por causar tanta dor e sofrimento a seu próprio povo” voltou a circular.

Assista alguns dos vídeos que circulam nas redes sociais que mostram a brutalidade dos carabineros. Do inferno, Pinochet deve estar aplaudindo.

1. Um homem é espancado apenas por estar filmando com o celular

2. Com crachá de imprensa, jornalista é impedido de fazer seu trabalho a tapas

3. Jornalista da Telesur é preso ilegalmente

4. Um jovem espera sua família do lado de fora da casa; militares o humilham obrigando-o a fazer exercícios até que a família aparece para buscá-lo.

5. Deram 10 segundos para o manifestante correr… e atiraram em seguida

6. Jovem ferida por policiais sangra no chão do metrô

7. Policiais espancam manifestante dentro do vagão

8. Nem menores de idade escaparam da covardia dos carabineros

9. Policiais arrastam homem que passeava com seu filho pequeno

10. Jogam uma bomba de gás lacrimogêneo em um rapaz enquanto ele dá entrevista à BBC

11. Prendem trabalhador chegando em casa e ameaçam os vizinhos


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Sobre os protestos: mais do mesmo. Não há clima no país para impeachment


Pouco importa que, segundo o Datafolha, tenha tido mais gente nessa manifestação de hoje em São Paulo do que no outro “recorde de público”, em março do ano passado. Naquela época, a manchete era que…

Direitos Humanos

Marielle, vereadora do PSOL executada no Rio, denunciava violência policial


Quatro dias atrás, Marielle postou nas redes sociais sobre o assassinato de jovens e as ameaças feitas por policiais a moradores em Acari