Socialista Morena
Politik

Por que os capitalistas têm tanto medo dos comunistas? Algumas hipóteses

É impressionante o pavor histórico que os capitalistas têm do comunismo. Basta mencionar a palavra “comunista” que alguns direitistas entram em pânico. Interessante que a recíproca não é verdadeira: comunistas e socialistas não têm nem nunca tiveram o menor medo dos capitalistas. Nossa reação diante do capitalismo sempre foi de desprezo e de luta, jamais […]

Cynara Menezes
11 de julho de 2016, 17h04

É impressionante o pavor histórico que os capitalistas têm do comunismo. Basta mencionar a palavra “comunista” que alguns direitistas entram em pânico. Interessante que a recíproca não é verdadeira: comunistas e socialistas não têm nem nunca tiveram o menor medo dos capitalistas. Nossa reação diante do capitalismo sempre foi de desprezo e de luta, jamais de covardia.

O medinho que os reaças sentem do comunismo é tão grande que agora querem proibir que se mencione em sala de aula o nome de Karl Marx, um dos filósofos mais importantes da história da humanidade. Recentemente, uma brincadeira feita por estudantes no Paraná, que transformaram as ideias marxistas em um funk, causou chiliques na direita brasileira ao ponto de a professora que ensinava a matéria ser suspensa.

O medinho que os reaças sentem do comunismo é tão grande que agora querem proibir que se mencione em sala de aula o nome de Karl Marx, um dos filósofos mais importantes da história da humanidade

Afinal, o que pode acontecer quando uma professora ensina sobre marxismo em classe? Na cabeça dos reaças, o efeito óbvio é que todos os alunos se tornarão comunistas. Quem dera fosse verdade! A direita trata os jovens como se eles não fossem seres pensantes, capazes de discernir o que concordam do que discordam. Ainda mais na escola, quando a coisa mais comum do mundo é pensar o oposto do que o professor fala… Engraçado que a lavagem cerebral empreendida pela mídia (de direita), muito mais efetiva, não os incomoda nem um pouco, né?

Bem, vou levantar aqui algumas hipóteses para o medo, o pânico, a paúra, dos direitistas diante do comunismo. Acompanham o post cartazes clássicos de propaganda anticomunista da guerra fria, época que a direita brasileira aparentemente nunca superou.

anticomunismo6

Hipótese 1: Os reaças têm medo do comunismo porque acham que serão assassinados quando “o comunismo chegar”

O ataque aos comunistas tendo como base fatos ocorridos no século passado é um must entre a reaçada que pouco leu de fato sobre o socialismo. Eles adoram se referir aos regimes totalitários que mataram em nome do comunismo no início do século 20 e também aos fuzilamentos do regime cubano. Falam em “milhões de mortos” pelo comunismo, embora prefiram ignorar a quantidade de mortos pelo capitalismo, por fome e guerras, desde que os países comunistas acabaram, 25 anos atrás. Cuba já não fuzila ninguém desde 2003. Naquele ano, comunistas históricos como José Saramago protestaram e romperam com Fidel Castro, mas não deixaram de ser comunistas ou socialistas –assim como muitos dos perseguidos por Stalin foram comunistas até à morte. Enquanto isso, os EUA, por exemplo, continuaram assassinando gente no seu país e no dos outros: calcula-se que o governo norte-americano tenha matado cerca de 9 milhões de pessoas no Oriente Médio e na Eurásia entre 1945 e 2015. Além disso, a ideia de luta armada foi sendo revista ao longo das últimas décadas pelos próprios esquerdistas –eu, por exemplo, acredito que não há mais espaço para este tipo de coisa, acho que a revolução datou e que a defesa de uma sociedade armada combina muito mais com a direita. Finalmente, não há nada mais improvável atualmente do que a “chegada” do comunismo. Este medo, portanto, é uma viagem das mais insanas. Ter medo da polícia é mais racional: só em 2015, a polícia do Rio de Janeiro matou 25 pessoas a cada policial morto, segundo a Human Rights Watch.

anticomunismo3

Hipótese 2: Os reaças têm medo do comunismo porque acham que os comunistas confiscarão seus bens

Vivemos em sociedades democráticas e os partidos comunistas estão sujeitos a todas as regras que valem para os demais partidos. É mais fácil o PSDB, que está no governo, confiscar os bens de alguém do que os partidos comunistas. Ou a Petrobras não é um bem nosso, do povo brasileiro? O PCdoB está governando o Estado do Maranhão há dois anos. Perguntem aos maranhenses se perderam alguma coisa ou se ganharam desde que a oligarquia dos Sarney foi derrotada pelo comunista Flávio Dino. O que nós, comunistas e socialistas, queremos não é confiscar os bens das pessoas e sim que todos tenham direito a possuir bens. Na verdade, o que a direita parece temer é que a maioria dos cidadãos possam ter acesso aos bens de consumo que eles tanto endeusam, porque aí deixarão de se sentir “diferenciados” da população em geral.

anticomunismo4

Hipótese 3: Os reaças têm medo do comunismo porque acham que o Brasil vai virar uma Venezuela

Para começo de conversa, cada país tem suas próprias características geográficas, raciais, econômicas etc. e sua própria história. É impossível, portanto, que um país se transforme em outro. Os problemas da Venezuela estão relacionados ao governo e à oposição de lá, e não ao socialismo. Não é o socialismo quem está mandando os empresários esconderem produtos para sabotar o presidente Nicolás Maduro; e não é o socialismo quem está fazendo Maduro tomar decisões equivocadas. Esta confusão entre governo e socialismo é uma constante entre a direita, claro que proposital. Não interessa aos direitistas que as pessoas se deem conta de que o socialismo é uma forma de ver o mundo, independentemente de quem está no governo. Curioso é que ninguém culpa o capitalismo pela fome na África, embora praticamente todos os países africanos sejam capitalistas. Por que, em vez de temer que o Brasil se transforme numa Venezuela, não temem que o Brasil se torne um Paraguai, um dos países com maior desigualdade da América do Sul, segundo o Banco Mundial, e que também foi alvo de um golpe, em 2012?

anticomunismo5

Hipótese 4, a mais provável: Os reaças têm medo do comunismo porque sabem que se as pessoas souberem dos problemas do capitalismo, irão se rebelar

Embora se digam “defensores da liberdade de expressão”, o que os direitistas mais desejam, no fundo, é que as pessoas não sejam informadas sobre os graves problemas do capitalismo, coisa que os comunistas e socialistas são capazes de fazer melhor do que ninguém: não existe capitalista com autocrítica. A maior missão do socialismo e do comunismo sempre foi, sem dúvida, apontar as desigualdades, as injustiças e as perversidades do sistema capitalista. Uma vez que a pessoa se dá conta disso, é claro que não vai mais se submeter, abaixar a cabeça. E é aí que mora o perigo para os exploradores: seus empregados não vão aceitar salários de fome nem condições de trabalho indignas. Os estudantes não vão se calar diante de uma educação opressora. Negros e mulheres irão se levantar contra a intolerância e o preconceito. Homossexuais conquistarão seu espaço na sociedade. E os camponeses continuarão a lutar contra os latifundiários pelo direito de ter terra para plantar. O medo que a direita tem do comunismo é, em suma, o medo da conscientização e, consequentemente, da rebelião. Querem manter o status quo a todo custo e, para isso, é preciso calar os inconformistas. Neste aspecto, os reaças têm toda razão para temer o comunismo: é somente a nossa crítica quem ameaça a manutenção de seus privilégios. Outro medo dos direitistas é que os comunistas façam as pessoas perceberem o vazio da sociedade de consumo. Sem o pilar do consumo excessivo, sobre o qual se sustenta, o sistema capitalista pode desmoronar a qualquer momento. E, sim, é verdade que nós, socialistas e comunistas, dedicamos a nossa vida a pregar contra a sociedade de consumo e a escravidão que ela significa para os seres humanos e seu potencial de destruição para o planeta. Nós, comunistas e socialistas, acreditamos que é mais importante ter tempo para desfrutar a vida e os nossos entes queridos do que gastar nossas existências trabalhando como máquinas, apenas para obter mais e mais bens materiais. Esta nossa certeza faz chacoalhar a direita –de pavor de que estejamos certos.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(53) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Sidney Campos em 22/01/2018 - 13h49 comentou:

Caro amigo! Nenhum capitalista têm medo dessa coisa machada comunismo. Quem de fato teme o capitalismo é o próprio comunismo. Primeiramente a grande ameaça ao comunismo e o fato do capitalismo possibilitar a prosperidade da sociedade, uma sociedade próspera não existem motivos para a revolução. Qualquer linha de pensamento filosófico comunista resultará no ponto final, a luta arma. Segundo, todo o movimento comunista no mundo dependeu de dinheiro, esse dinheiro veio de fundos CAPITALISTA, lamento! dinheiro é poder.

Responder

    John em 06/03/2018 - 20h12 comentou:

    Sua ladainha só expos o seu pavor sor capitalista sem capital
    viva lá revolucion
    Pelo fim do capetalismo

    luis ibarra em 06/03/2018 - 22h44 comentou:

    Vc. é a confirmação daquela frase.¨O producto melhor terminado do capitalismo é o pobre de direita¨e eu digo mais POBRE E TROUXA

Jane em 07/03/2018 - 14h05 comentou:

O ideal da direita é que o pobres continuem ignorantes para serem manipulados. O oprimido quando alcança o sucesso vira opressor. A única coisa que a direita faz é tentar destruir quem está à margem da sociedade.

Responder

    Nicolly em 07/04/2018 - 13h15 comentou:

    Não faz o menor sentido o que você falou.

    Donna Furlan em 25/04/2018 - 15h57 comentou:

    Jane, Nicolly disse certo, uma parte, Descreve Comunismo pra nós, é quase isso, você explicou O COMUNISMO DE FORMA ATÉ INTELIGENTE, SÓ NÃO FOI INTELIGENTE VOCÊ DIZER QUE O PESSOAL DA DIREITA É ASSIM, ISSO MOSTRA QUE ALGUÉM DISSE ISSO PRA VOCÊ COMO SENDO O COMUNISMO, E VOCÊ REPETE A IDEIA, PRÓPRIO DE LULISMO, QUE TENTA SER UM SOCIALISTA, MAS COM CAPITAL DE UM VERDADEIRO CAPITALISTA, Mais SUA COLEGA COMO VISTO, TEM INTERNET, TEM CELULAR, NÃO SABEMOS O VALOR DO CELULAR, OU UM NOTEBOOK, ENFIM TEM UM APARELHO DO QUAL ELA PODE SE COMUNICAR COM O MUNDO, ENQUANTO TEM PESSOAS QUE TRABALHARAM UMA VIDA TODA, E NA ULTIMA DÉCADA RESOLVERAM AJUDA-LA, NÃO PRECISAVA TRABALHAR TANTO, QUE O GOVERNO LHE DARIA SAÚDE, BOLSA FAMÍLIA, MAS ELA JÁ TINHA PAGO IMPOSTOS A VIDA TODA, E O AMPARO À SAÚDE QUE LHE PROMETERAM ELA SÓ FOI VER AGORA, QUE PRECISOU DO TAL AMPARO E FOI PRO SUS, E FOI TRATADA FEITO UM ANIMAL, PASSOU NOITES DORMINDO NA CALÇADA PRA PREGAR UMA SIMPLES SENHA, E MORREU EM CASA, UMA ATÉ ME PEDIU QUE EU NÃO A DEIXASSE MORRER DAQUELE JEITO …. O MARIDO VENDEU UMAS CABEÇAS DE GADO, MAS COM A CRISE DE 2015, O COMPRADOR DEU UM CHEQUE PRÉ, MAS LEVARAM NA A UM MEDICO PARTICULAR QUE VIU QUE OS REMÉDIOS QUE DERAM Á ELA FOI PIOR, NA VERDADE OS REMÉDIOS ADIANTOU A SUA MORTE, FICAMOS MUITO REVOLTADOS, MAS QUEM CONSEGUE FALAR COM ALGUM POLITICO, E MUITO MENOS COM O CARA QUE PROMETEU TUDO A ELA…. E ELA MORREU PESANDO 35KGS, NA NOITE DE 5 pra 6 JAN. 2015….. Mas como meu trabalho me leva pra inúmeras cidades, e tenho A Horrível Oportunidade de ver isso, Os filhos do Presidente comprando um CARRO DOURADO, DE MAIS DE 1 MILHÃO, MORANDO EM UM APTO DE 6.300.000,00R$, Donos das Maiores Empresas do País, e Minha amiga que tinha uma terrinha umas cabecinhas de gado e uma promessa de um lazarento mentiroso, e eu prometi a ela que eu ia mudar isso, E VOU …. POR ISSO OUÇO PESSOAS, DE TODOS OS LADOS, APESAR QUE NÃO TENHO LADO, SÓ SEI QUE NÃO SOU ESTUPIDA NEM TAMPOUCO HIPÓCRITA, E SOU CRISTÃ QU NÃO ME PERMITE SER HIPÓCRITA, FALAR MAL DE CAPITALISTA, TENDO CASA E CARRO E TUDO QUE É CONFORTO QUE O CAPITAL NOS PERMITE E DEIXAR MINHA AMIGA MORRER A MÍNGUA, AGORA COMO SEMPRE TRABALHO POR MINHA CONTA, GUARDO DINHEIRO, TO LONGE, MAS FALO QUASE TODO DIA COM MINHA MÃE, QUE TEM CASA PRÓPRIA QUE MEU PAI COMPROU NO TEMPO DOS MILITARES, E EU NÃO VOU DEIXA-LA MORRER A MÍNGUA PORQUE UM ANALFABETO QUE NÃO ESTUDOU, E RESOLVEU QUE ELE ERA DONO DO MEU PAÍS, E RESOLVEU FICAR RICO AS CUSTAS DO IMPOSTO QUE EU PAGO E TODOS QUE TRABALHAM E “PRODUZEM” PAGAM . SE EU QUISER IR DAQUI PRA QUALQUER OUTRO PAÍS EU VOU, JA MOREI EM VÁRIOS PAÍSES, E QUANDO VOLTEI TAVA ESSA ZONA, GENTE MORRENDO A TIRO, OUTROS POR FALTA DE RECURSOS, OUTROS POR FALTA ATÉ DE LEITO, QUE CUSTA A METADE DO APARELHO QUE SUA COLEGA MORENA USA PRA FALAR MAL DOS OUTROS AQUI, EM VEZ DE MOSTRAR O CONTEÚDO DO QUE ELA PREGA, MAS O QUE ELA PREGA ? VOCÊ QUE PARECE MAIS INTELIGENTE, ME DIZ , UMA PALAVRA ? O SOCIALISMO, OU O COMUNISMO, O QUE ELA PREGA ? CADÊ O CONTEÚDO ? O COMUNISMO, SOCIALISMO EU SEI DE COR E SALTEADO, MAS O DA MORENA DEVE SER DIFERENTE, POIS ELA FALA MAL DE ALGUÉM QUE ELA FAZ PARTE, DO CAPITALISTA, COMO É ISSO, ? POR FAVOR … EU QUERO ENTENDER, ESTUDEI EM EXCELENTES ESCOLAS, DE CONTEÚDOS RIQUÍSSIMOS, MAS NÃO CONHEÇO AS BENEFICIES DESSE AQUI, OU DESSE QUE ELA ACREDITA, AH E PERGUNTA SE ELA JÁ FOI OU JÁ VIVEU EM ALGUM PAÍS SOCIALISTA …POR FAVOR, EU QUERO CONVERSAR COM AS PESSOAS E ENTENDER O QUE EU AINDA NÃO APRENDI TALVEZ, .. AGUARDO ….

    Cynara Menezes em 25/04/2018 - 16h56 comentou:

    “donna”, essas “notícias” que você postou são falsas. favor verificar antes de acreditar. da próxima vez seus comentários não serão aceitos.
    link:
    http://www.e-farsas.com/filho-do-ex-presidente-lula-foi-visto-com-ferrari-de-ouro-no-uruguai.html

IVONEI SILVA NUNES em 28/05/2018 - 14h39 comentou:

Linha do tempo:

Mercantilismo: O rei garantia o monopólio das fábricas em troca de impostos para se enriquecer.

Anarco-capitalismo: Adam Smith percebeu que o monopólio era um atraso, pois as fábricas simplesmente não evoluíam por não ter razão para isto. Ele então idealizou o que conhecemos hoje como capitalismo, onde não haveria monopólio e sim a concorrência, e não haveria Estado, pois a “mão invisível” do Capitalismo erradicaria a pobreza, ou seja, não haveria impostos! A economia seria livre, sem amarras, sem cargas tributárias. Pois as pessoas seriam livres para abrir seus negócios, trocar mercadorias, e trocar de emprego se estivesse insatisfeito. Porém, falhou pois os burgueses (donos de fábricas) exploravam cada vez mais os trabalhadores, aumentando a luta de classes e a desigualdade social.

Socialismo: Hegel criou a ideia de um Estado. Carl Marx continuou seu estudo. Marx chegou a conclusão de que o Estado deveria ser grande e forte (através da cobrança de impostos cada vez mais abusivas). Porém, essa arrecadação seria distribuída de forma justa para a população mais pobre. Isso é lindo, muito bonito! Mas não funciona! Porque o Estado se corrompe, rouba e só distribui migalhas! O Brasil arrecada cerca de 200bi com impostos. É o sétimo País que arrecada mais impostos e é o primeiro que menos tem retorno para o povo (analisando PIB e IDH). O socialismo torna todos iguais na pobreza e miséria. Vide Venezuela, Bolivia, etc.

Comunismo é um processo do socialismo. Ao ponto que os impostos tornam-se tão sufocantes para o povo que o Estado passa a tomar tudo acabando com a iniciativa privada, com a desculpa de que irá erradicar a pobreza.

Você acredita que com o Governo que temos, se dermos tudo a eles, eles vão nos salvar?

Conversa pra boi dormir! Temos um Governo corrupto. O socialismo e comunismo nunca funcionará aqui!

Existem 3 tipos de capitalismo. O anarco-capitalismo (que vimos que não funciona), o liberalismo (capitalismo de livre mercado) e o conservadorismo.

Conservadorismo e Liberalismo – Prega a liberdade econômica, menos gastos públicos, consequentemente menos impostos, aumentando o poder de compra das pessoas, acabando com a burocracia, facilitando investimentos, consequentemente o surgimento de empresários querendo investir no País, consequentemente geração de empregos, mas tudo isso sem extinguir o Estado como prega o anarco-capitalismo. O Estado continua existindo, arrecadando impostos (de forma controlada) e garantindo as necessidades básicas como saúde, educação, segurança, etc. Mas o Estado é reduzido.

O que difere um do outro é que um é conservador nos costumes (casamento homossexual, contra as drogas e ao aborto) e o outro é liberal em ambos aspectos, tanto na economia quanto nos costumes.

Responder

    IVONEI SILVA NUNES em 28/05/2018 - 16h13 comentou:

    Tiradentes lutou e morreu por bem menos que 50% de imposto que é a média hoje em dia no Brasil. Ele morreu por lutar contra 20%. E hoje consideramos como Herói brasileiro e pagamos 50%

D em 05/06/2018 - 16h22 comentou:

“Os reaças têm medo do comunismo porque acham que os comunistas confiscarão seus bens”. Na verdade, o comunismo pega sim os pertences do outro!

Responder

D em 05/06/2018 - 16h31 comentou:

Preconceitos contra negros e mulheres sempre existirá, e isso não tem nada ver com a forma de governo.

Responder

Prisley Guimarães em 21/08/2018 - 12h31 comentou:

O CAPITAL, é um guia, um manual sobre como o capitalismo funciona. Ele, com certeza, é usado como livro de cabeceira para os que detêm o poder pela sua importância para entender o sistema e usa-lo para benefício próprio. Lógico que tende que ser demonizado pela elite para que o povo não tenha também acesso as informações relevantes desse guia. Enquanto a esquerda incentiva o conhecimento, a direita o censura, deve ser porque o conhecimento liberta, diferente da ignorância.

Responder

O Brasil que eu não quero – serori em 03/09/2018 - 19h04 comentou:

[…] Estes, golpeiam, mas não levam. No Brasil, prevaleceram os que melhor interpretaram o medo coletivo do “comunismo”, oferecendo como alternativa a repressão violenta. Os […]

Responder

Gleiciane em 10/09/2018 - 15h28 comentou:

E agora é o capitalismo que tem medo do comunismo? Por favor né…

Responder

Frederico de Souza Acioly em 20/09/2018 - 21h41 comentou:

Matérias como OSPB e PFTHC deveriam ser obrigatórias no Brasil. Organização Social e Política Brasileira e Problemas Filosóficos e Teológicos do Homem Contemporâneo. Mas quem lembra disso? Após constatar que milhões de indivíduos acreditam que Esquerda é sinônimo de Errado, Incorreto, Imoral e Criminoso. Assim como Direita é sinônimo de Correto, Reputação Ilibada e Anjo e que a Esquerda deve ser extinta, liquidada, etc…fiquei estarrecido com a dimensão da desinformação e falta de leitura e cultura sobre ideologia, capitalismo, socialismo, comunismo, etc… Nível de Educação está do jeito que os Capitalistas gostam. Antes que alguém me acuse, não sou contra Capitalismo, sou a favor da ordem e da sociedade. Sou a favor também de que se leia e se informe antes de criticar e emitir opiniões.

Responder

Alvaro em 21/09/2018 - 17h37 comentou:

Procurei muito sobre o motivo das pessoas terem tanto ódio de ideias de esquerda e na maioria dos sites pesquisados só encontrei mais ódio e ignorância sobre esse tema. A maioria dessas bobagens resumem o socialismo a algum governo mal sucedido e acham que bens de consumo só existem por conta do capitalismo. Na verdade a maioria da direita não tem o hábito de estudar melhor este assunto, eles preferem seguir pensamentos simplistas. É bom lembrar que os países mais desenvolvidos em IDH do mundo, apesar de não necessariamente socialista, tem um Estado forte e alta carga tributária ( Dinamarca, Noruega…) estes países oferecem serviços públicos de qualidade e cobram mais dos ricos, este fato praticamente eliminou a desigualdade nessas nações. Eu, na verdade, tenho ideias mais para o centro e o que mais me preocupa são esses ultraconservadores do século XXI que insistem na estagnação do progresso da humanidade!

Responder

PEDRO PAJEÚ em 17/01/2019 - 12h48 comentou:

Comunismo significa tratamento igual para todos, ao contrário da igualdade pregada por alguns juristas: tratar de forma igual os iguais, desigual os desiguais. Puro formalismo. Sendo assim, o comunismo é uma utopia porque jamais teremos o uma sociedade de iguais , visto que o próprio homem a recusa. O capitalismo até agora também não deu certo porque não conseguiu passar do discurso surrado da igualdade filosófica, também uma utopia. Sabe-se que a desigualdade socioeconômica é da própria natureza do capitalismo. Ademais, mesmo assim, sabe-se que ele se impõe pela força do poder econômica, das armas e da corrupção política. Apesar dos investimentos em tecnologia e da melhora da qualidade de vida, a burguesia detém o controle da riqueza e a grande maioria da população vive na miséria, mesmo nos países ricos.

Responder

vito sousa em 22/02/2019 - 23h23 comentou:

eu te pergunto vc acha certo tomar dinheiro dos ricos que ficaram ricos de forma honesta empreendendo?a China Rússia e socialista e só o que tem na china e Rússia e bilionários pode sim acabar com a pobreza aumentando o salario minimo aqui no brasil resolveria R$ 4.500 por mês eu mesmo se fosse dono de uma grande empresa pagaria R$ 14.000 o maior problema no mundo de países pobres e subdesenvolvidos com o brasil são os governantes e não os ricos e claro que tem alguns ricos que fazem coisas eradas mas o problema maior e os Políticos!!!(E ALÉM DOS POLÍTICOS O MAIOR PROBLEMA NO BRASIL E A REPUBLICA!)

Responder

    Cynara Menezes em 25/02/2019 - 20h20 comentou:

    rico só fica rico por herança ou roubando

RJ em 10/05/2019 - 14h13 comentou:

Quanta bosta falam meu. Vocês são antipáticos e quase ignorantes pra não entender que infelizmente comunismo não funciona enquanto o capitalismo existir. Capitalismo é tão opressor, além de gerar corrupção, guerra, desigualdade e pelo que eu observo todo dia, gera tanto ser humano lixo e cérebros vazios egocêntricos. Aliás, pensando muito mais, o verdadeiro problema é o ser humano, mundo seria melhor só com animais e plantas, a terra não merece ter tanta merda falante acima dela (estou me incluindo).

Responder

Rafael em 04/07/2019 - 03h16 comentou:

Cynara boa noite, acabei de conhecer seu blog e tenho pensamento mais voltado pra esquerda (nao sou radical) e sim sou totalmente contra o governo atual (bolsonaro).
mas a sua afirmação “Cynara Menezes em 25/02/2019 – 20h20 comentou:
rico só fica rico por herança ou roubando”

Voce esta equivocada. Conheço pessoas, não são muitas mas conheço, que saíram da pobreza e ficaram ricas trabalhando de maneira honesta.

Responder

jan em 15/07/2019 - 11h01 comentou:

Bela provocação. Para irritar um capitalista basta falar mentiras . Para irritar um comunista basta falar verdades. Socialismo é questão de fé, socialistas são devotos integralistas da fé na utopia na terra. Talvez algum remédio ajude no tratamento.

Responder

Andrey em 25/07/2019 - 18h50 comentou:

Onde está a URSS mesmo?
O socialismo jaz na cova aberta pelos seus próprios erros.
Eu, de fato, temo o socialismo/comunismo:
Sempre que vejo um refugiado venezuelano vindo a mim pra pedir esmola e fico pensando “poderíamos ter sido nós, caso o PT não tivesse saído”.
Temo o socialismo, sempre que vejo as ossadas mantidas como monumentos ao terror do Khmer Vermelho no Camboja.
Temo o socialismo/comunismo sempre que vejo cubanos desesperados se jogando ao mara para chegar no “inferno capitalista” dos EUA.
De fato, socialismo é um doce veneno que ainda seduz muita gente.
Minha eterna gratidão às nossas instituições democráticas que o impediram de se proliferar por aqui.

Responder

figurinhas descoladas em 28/07/2019 - 08h25 comentou:

Estigmatizaram o comunismo como atraso, desabastecimento, desconhecimento. O comunismo é antes de tudo uma filosofia política cujo desejo principal é que todos possuam bens, direitos sociais e respeito entre as classes. É tudo para todos, o contrário do capitalismo, que é nada para muitos e tudo para poucos.

Responder

Well em 10/11/2019 - 00h55 comentou:

O capitalismo nao funciona por aqui como na europa e estados unidos por diversos motivos, mas podemos citar alguns:
-A elite brasileira e muito gananciosa e apesar de ter muito dinheiro procura sempre ter mais.
-A classe politica se alia a essa classe burguesa contribuindo para o aumento das riquesas dos ricos por meio de leis que afetam os direitos dos trabalhadores.
-Pouco dinheiro e investido pelo poder publico para o bem comum nos servicos de saude, segurança e saneamento.
As favelas, a fome no nordeste e o desemprego deixam escancarada a falencia do capitalismo por aqui o que deixa claro merecimento da experiencia do socialismo em busca de contornar nossos problemas.

Responder

Héber Pelágio em 14/11/2019 - 20h28 comentou:

A pergunta está errada! A pergunta correta nesses 30 anos da queda do Muro de Berlim seria: “Por que as pessoas sempre fogem de paraísos da classe trabalhadora como Cuba, a antiga Alemanha Oriental, Coreia do Norte, Venezuela, etc., inclusive arriscando as suas próprias vidas, para viver em sociedades ‘fascistas’ baseadas na ‘exploração do homem’, como os EUA, a antiga Alemanha Ocidental, a Coreia do Sul e até o Brasil?! Seriam elas masoquistas?!”

Responder

glo em 25/11/2019 - 13h08 comentou:

Li todos os comentários, o que posso tirar de conclusão e que sou capitalista, mas um capitalista meio socialista. Onde você limita o seu crescimento e nao o governo. Sou defensora de que todos cheguem a classe media e nao fiquem estagnados a classe baixa. Sou defensora do crescimento econômico aliado a sustentabilidade. Vim de família pobre, estudei em colégios públicos e trabalhei para pagar a faculdade. Me empenhei e subi, realizei os poucos sonhos que tinha e iria mais sonhos ate que durante o péssimo governo Lula/Dilma perdi meu emprego, minha saude (depressão e pânico) e por fim cancelei o registro para nao precisar pagar a anuidade (chorei muito). Lutei muito por uma vaga de emprego, mas era difícil porque tem 1000 na mesma situação, e como sou mais velha, perdia a vaga. Nao desisti porque tenho uma filha para criar, e do zero virei MEI. Minha filha estuda em colégio particular, ela presta vestibulinhos para conseguir desconto na mensalidade, o que ajuda a pagar. Ele me diz que quer prestar vestibular em universidade publica, mas ve que devido a cotas para negros e cotas para escolas publicas restou poucas vagas/chances para as escolas particulares. Mas, nao quer desistir. Esta estudando com muito afinco. Tenho muito orgulho dela.
Por isso, vejo que a Cynara tem razão em dizer que o comunismo/socialismo pode nao prevalecer, dentro da democracia. Mas, penso que se um presidente socialista aplicar um golpe pode sim fechar o congresso, e seremos obrigados a viver num regime socialista como o da China, da Coreia do Norte, da União Soviética, da Venezuela, Cuba,…
O que nao concordo com a doutrina do socialismo, e o limite imposto sobre a pessoa. Voce fica estagnado a uma condição, a pobreza. O governo decide quem poderá chegar as Universidades e quem poderá sair do pais com visto. Me desculpe, mas o homem e imprevisível e o poder o torna senhor de tudo e todos. Por isso, na minha opinião a maior proteção que um povo tem e seu regime. Toda teoria e bonita, mas na pratica as coisas nao são tao boas assim. Eu tive o privilegio de conversar com os refugiados venezuelanos, que também estavam procurando trabalho. O povo venezuelano vivia na pobreza, 90% e somente 10% viviam na riqueza, políticos, chefes militares, industriais, grandes empresários. A imprensa nao tinha liberdade para publicar fatos contrarios ao governo. E a classe baixa, (nao havia classe media), nao tinha recursos para mudar sua situação. Ninguém tem seu visto concedido. Claro, um dia alguém iria se rebelar contra isso. Nao importa se rico ou pobre. Porem, o povo fugiu, nao lutaram. Nao os culpo, perderam o empoderamento.
Por isso, hoje eu tenho ataques de pânico com a palavra Lula/PT.
Mas, uma pergunta paira na minha cabeça. Porque o governo do PT nao fez o demarcarmento das terras indígenas na Amazonia? Por que nao construíram escolas/universidades para as regiões mais pobres? Hoje teríamos muitos médicos brasileiros formados. Porque nao investiu no desenvolvimento do Nordeste? Nao ha impedimentos, quase todos os estados são Petistas. Porque nao derruba o racismo, tirando cotas para negros. No meu entendimento os negros tem os mesmos potenciais que brancos, amarelos e vermelhos. Alem disso, o Brasil nao e branco/preto. Esqueceram que tem orientais, indianos, e outras etnias. Somos um pais colorido.
Nao queremos esmolas, so queremos ferramentas para nos impulsionar a realizar nossos sonhos (educação/liberdade). Ainda me magoa quando ouço que nao podemos ter espetáculos de magnitude por que os pobre nao tem acesso. Quem disse que nao? Meus amigos juntaram dinheiro e foram assistir O Fantasma da Opera. Por que somente Chico Buarque e Caetano Veloso podem assistir shows na Brodway?

Responder

Héber Pelágio em 01/12/2019 - 04h20 comentou:

Glo, achei muitíssimo interessantes a sua opinião e o relato da sua experiência de vida!
Particularmente, apesar de defender o capitalismo, posso dizer que tenho uma visão bastante REALISTA sobre ele e critico MUITO os que se recusam a enxergar os seus desequilíbrios, apesar de ainda vê-lo como o melhor modelo de sociedade que já existiu até hoje, em comparação com todos os outros.
Sou da opinião de que é imprescindível a participação do Estado na economia capitalista na forma do Estado de bem-estar social, mas não com uma orientação de caráter paternalista, e sim no sentido de proporcionar a TODOS o acesso a oportunidades DE FATO – isto é: não apenas DE DIREITO, no aspecto formal.
Ato contínuo, também reputo imprescindível a intervenção do Estado na economia capitalista para evitar as práticas de concorrência predatória, que trazem mais danos do que benefícios à sociedade.
Superadas essas duas questões, penso que o capitalismo mostrou-se o sistema MAIS EFICIENTE no mundo até os dias de hoje para proporcionar afluência material e bem estar à sociedade como um todo. Como prova, basta comparar os seus resultados com os produzidos por suas “alternativas”.

Responder

Inêz Oludé em 04/04/2020 - 14h22 comentou:

Aposto que os maranhenses agora so votarao comunistas. Os russo 65% pedem sua volta nao aprendem? kkkkk. Capitalista agora tem medo de coronavirus, o capitalismo agora vai pras cucuias. Preparem os caixoes.

66% dos russos querem União Soviética de volta – Hora do …horadopovo.com.br › 66-dos-russos-querem-uniao…

24 déc. 2018 – O número de russos que desejam a volta da União das Repúblicas … sobre o tema e os percentuais jamais excederam 65% desde 2004, …

Partido Comunista volta ao páreo na Rússia cem anos após a …oglobo.globo.com › Mundo

22 oct. 2017 – Apoiadores do comunismo russo carregam retrato de Lenin em marcha relembrando os cem anos da revolução Foto: Maxim Zmeyev/Reuters.

Responder

Alex em 04/05/2020 - 15h20 comentou:

Hipóste 5 – Os reaça têm medo do comunismo porque sabem que os comunistas nunca mais deixarão o poder após conquistá-lo e o país se transformará numa espécie de feudalismo hereditário.

Responder

Emmanuel em 19/09/2020 - 22h18 comentou:

Cynara, tem certeza que você é a favor do comunismo? Um princípio básico do comunismo é o igualitarismo. Ou seja, a igualdade absoluta entre os homens, principalmente, do ponto de vista social e econômico. Isso quer dizer que, no comunismo, ninguém pode ter condição econômica melhor do que outro. Não importa se um cidadão trabalhar muito mais que outro, mesmo assim, ele não poderá ter nem um centavo a mais que outro cidadão. Isso é injustiça! Considerando que não é possível toda a população do mundo ser rica, no comunismo, todos serão igualmente pobres ou talvez, classe médica baixa. Ou seja, ninguém poderá melhorar de vida mesmo trabalhando honestamente. Estaremos todos condenados à pobreza. Não estou defendendo que apenas alguns melhorem de vida. Defendo o capitalismo com justiça social. Onde haja igualdade de oportunidade para todos saírem da pobreza. Todos devem ter educação, saúde e políticas públicas para a melhoria do padrão de vida. Mas o comunismo não é o caminho para isso. Não esqueça que o comunismo, na sua etapa intermediária, defende sim, a expropriação da propriedade privada dos meios de produção, os quais serão administrados pelo Estado. Ou seja, governos comunistas costumam tomar sim, os bens de cidadãos. Isso aconteceu na Rússia, que estatizou fábricas e fazendas. O governo comunista do Maranhão só não tomou bens de ninguém porque a propriedade privada é garantida pela Constituição Federal do Brasil. Se todo o Brasil se tornasse comunista de verdade, a Constituição seria mudada para se poder confiscar os bens do empresários. Se o Estado não tomar os meios de produção, não haverá comunismo. Simples assim.

Responder

Romão Gomes em 17/10/2020 - 13h59 comentou:

O Comunismo nunca existiu ou existirá. O que existe são os comunistas.
Enquanto idéia, o comunismo até tem certa beleza mas, a história mostra de forma bem clara, para os que querem enchergar, que os países que mais chegaram perto dessa “idéia” focaram no meio do caminho, presos ao totalitarismo ditatorial, comandados por elites que não largavam (ou largam) o osso do poder por nada. O capitalismo é o sitema economico vigente, portanto se faz vidraça. A critica ao capitalismo é necessária, mas só é válida quando aponta para os verdadeiros problemas do sistema. Ocorre que, invariavelmente, o capitalismo é acusado de promover a pobreza e a injustiça mundo afora, o que é uma falácia. O homem é que promove a injustiça e a desigualdade. O capitalismo é maleável e resiliente, suportanto os mais diversos partidos, ideologias e polos distintos no poder. Já o comunismo, se um dia vingasse, só toleraria a si mesmo.
Os países escandinavos, o Canadá, a Alemanha e tantos outros são países justos e igualitários (dentro do humanamente possível) e também capitalistas. O país mais capitalista da África é a África do Sul, e também o mais rico do continente. Os mais pobres tem uma longa história de regimes totalitarios, guerras civís e um sistema de mercado quase ineficiente e corrupto. O capitalismo funciona, mas não sem trabalho e certo grau de liberdade econômica.

Responder

Ricardo BR em 23/11/2020 - 20h44 comentou:

2020, até onde eu sei o PT não está mais no comando do país, conheço pessoas que perderam o seu emprego, não conseguem a aposentadoria, receberam apenas três parcelas do auxílio emergencial e estão comendo galinha desde o impeachment da Dilma, agora eu pergunto, o que mudou no país? tem várias pessoas nessa situação. Por favor tenha educação para vir me responder, não feche os olhos para as famílias que estão na extrema pobreza, é só ir visitar essas pessoas e verá a triste realidade.

Responder

Anônimo em 07/12/2020 - 23h03 comentou:

Me fale algum país em que o comunismo já funcionou?? Olhe para cuba, compare as duas coreias em me diga qual é mais desenvolvida e prospera? O comunismo nunca deu certo e nunca dará, essa ideologia não funciona, tomara que Bolsonaro ganhe em 2022

Responder

Alysson em 20/01/2021 - 05h43 comentou:

Excelente post. Foi tão acertivo que deixou os direitistas de plantão simplesmente irritadíssimos. Fica bem claro sobre a capacidade de pensar e discernir da esquerda e o desespero cego dos que morrem de medo de um sistema mais justo que visa o social e não o capital. Todo o medo do Comunismo foi herdado nos EUA pelos “barões” eupopeus que viviam da exploração da mão de obra assalariada e assim perpetuou no novo mundo tendo os EUA com líder.
Nosso grande problema continua sendo instrução x ignorância.

Responder

Antônio valderlan em 26/01/2021 - 11h49 comentou:

Não importa qual partido esteja no comando!
O importante é que não deixem a desigualdade aumentar e, todos possamTrabalhar para igualdade da nação.
Não é justo alguém ser oprimido para outro viver bem.
O bom seria uma política de partilhas igual e com grande desenvolvimento sem afetar de forma crucial a natureza e o meio ambiente.

Responder

Elem em 17/06/2021 - 04h35 comentou:

Leia de novo o texto. E, por favor, estude até 2022; vc não precisa ser socilista basta ter visão.

Responder

Elem em 17/06/2021 - 04h55 comentou:

Glo, sem pânico. Analisa bem pq Lula/Dilma nunca foram nem comunistas nem socialistas, talvez no máximo social democratas. Não fizeram a reforma agrária (tão necessária ao país – vide história, começando talvez pela lei de terras de 1850); não fizeram a reforma tributária com taxação dos mais ricos – tornando os tributos mais justos – quem ganha mais, paga mais; não fizeram a reforma política nem uma lei democrática para mídias em geral; não fizeram Auditoria da Dívida Publica a exemplo de Getúlio Vargas (1931-1945). Olha, enm acho que isso daí seja algo comunista…
Então, querida, seu medo deveria estar nouto ponto: naquele que atende interesses puramente finaceiros e elitistas (corporações e grandes oligopólios) que querem q vc trabalhe mais, por menos(reforma trabalhista – entrege nesse ultimos anos); que vc não custe ao Estado quando não puder mais produzir (reforma previdenciária); que o estado não tenha que “gastar” pra te dar “regalias” (reforma administrativa) – e olha, uma das regalias, ruim com está, é o SUS; que o governo, por medidas legais (legislação construida por deputados q visam seus interesses) garanta o pagamento da dívida pública pela tal “austeridade” , sob desculpa do teto de gastos, em detrimento de vidas escravisadas – como a su ou aminha. Eu, talvez nem seja socialista, acho que temos q buscar o que há de bom em cada sistema, adaptarmos às nossas características e inventarmos um Brasil justo, equitativo, fraterno e livre. Somos um país rico, não precismos vender nada, mas equilibrar as contas, auditar essa dívida odiosa, corrupta e sanguinária.

Responder

Schulz em 29/10/2022 - 00h09 comentou:

Aprendi muito com o texto e os comentários.
Obrigado

Responder

Fabio em 07/11/2022 - 12h02 comentou:

Ninguém tem medo do comunismo….temos ódio… é diferente metidos a Inteligentes.
O problema de não aceitar e vocês fingem que não sabem é que a esquerda corrupta do Brasil quer o comunismo para o povo e o capitalismo para eles. E isto se chama escravizar o povo para produzir pra eles….virem o disco…parem de se passarem por idiotas. Universidades só levam à ignorância. Servem para nada. O povo não vai mudar de opinião e ponto final. Asnos!

Responder

    Cynara Menezes em 07/11/2022 - 19h58 comentou:

    “universidades só levam à ignorância”. sua postagem só reflete o que está escrito no post

Julio em 22/12/2022 - 19h42 comentou:

Me apareceu, em uma pesquisa sobre imposto de grandes fortunas, essa matéria. Que coisa sem pé nem cabeça. Totalmente sem base argumentativa. Explemos vagos e da imaginação. Empresários escondem produtos para prejudicar Maduro!!!! Fazendo ele tomar decisões erradas. Faz uma decad então que ele tá errando. Que é isso?
O Maranhão se livrou de Sarney? Mudou alguma coisa com o Dino? Sarney continua mandando e tendo o Lula como apoiador.
Quer argumentar, mas tenha conteúdo. Não essa coisa rasa que escreveu. Da para entender que todo país que virou socialista não deu certo porque teve um culpado. Mas pelos exemplos dela, os culpados eram na maioria os próprios socialistas.
Sempre gostei de conversar com amigos de esquerda, que são capitalistas também. Agora, lendo essa moça, tô com medo dos socialistas e ppl dela. Pq do jeito que ela fala da direita e da frase “Cuba não fuzila mais”, da para ver que para ela o fuzilamento da para voltar de boa.

Responder

AL+ em 30/12/2022 - 16h32 comentou:

Eu morro de rir com os que se acham o cérebro da massa! kkkkkkkkkkkkk
São tão intelectuais! Basta vê-los num chat dentro da sua bolha!
São tão letrados, tão rebuscados na língua portuguesa entre eles, os metidos a intelectuais, até esquecem de que não estão sendo claros para os que eles se dizem preocupados, os vulneráveis de toda ordem, inclusive os vulenrávei de pouca escolaridade.
São tão ríspidos ao contraditório, é necessário demonstrar radicalismo ideológico pro oponente e ao mesmo tempo convicção aos pares! kkkkkkkkkkkkkkkk
É hilariante o ego dos socialistas metidos a intelectuais. Eles são peritos em todo tipo de miserabilidade alheia, mesmo sem o empirismo próprio da miséria.
Eles odeiam monopólios dsd d q não sejam os deles. Querem o monopólio do pensamento, da virtude, da bondade extrema, nem q para isso devam ser hipócritas!
O bom de ser socialista é vasto!
Vc não tem q ter comprometimento com nada, pois comprometimento é coisa burguesa!
Vc nunca tem culpa de nada, pois é tudo culpa do sistema burguês!
Vc pode matar pq é culpa da vítima capitalista!
Vc pode estuprar pq é culpa do estuprado opressor!
Honrar contrato para q? É coisa de burguês!
Pq vcs nunca dão nome aos bois?!
Digam q o sistema financeiro dos banqueiros internacionais é o grande problema!
Se o capitalismo chegou ao ápice de controle planetário é pq nossos grandes políticos socialistas tbm foram mercenários! Aliás! O maiores mercenários de todos os tempos!

Responder

AL+ em 30/12/2022 - 16h42 comentou:

Pra finalizar minha reflexão…
Socialisras metidos a intelectuais são péssimos alinenistas, apesar de pensarem q são eficientes!
Agora vou gargalhar mais um pouco!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

    Cynara Menezes em 30/12/2022 - 16h43 comentou:

    tá rindo pra não chorar? que bom!

AL+ em 30/12/2022 - 17h47 comentou:

Tbm.

Responder

AL+ em 30/12/2022 - 18h31 comentou:

retificando a frase:
Eu morro de rir dos que se acham o cérebro da massa!

Responder

AL+ em 30/12/2022 - 18h45 comentou:

Poderia um alienado ser um alienante acreditando ser um alienista ?!

Responder

Carlos em 07/03/2023 - 15h08 comentou:

Os capitalistas são a escória da humanidade, um bando de filha da putas, arrombados, são tudo que há de mal nesse mundo. No comunismo essa gente ficaria impotente, seria só mais um. É por isso que eles odeiam o comunismo e eu odeio o capitalismo.

Responder

DIVAD em 25/08/2023 - 12h43 comentou:

QUE BOM SERIA A EXTINÇAO DA HUMANIDADE, VOLTA METEORO AGUARDO ANCIOSO PELO SEU IMPACTO

Responder

DIVAD em 25/08/2023 - 12h46 comentou:

QUANDO SERÁ QUE A GRANDE CATASTROFE VAI ACONTECER É ELIMINAR DE VEZ O PARASITA HUMANO DO PLANETA!

Responder

Pedro em 16/01/2024 - 22h14 comentou:

Eu gostei dessas quatro hipóteses e também gostei do jeito que você falou sobre os reaças opressores. Eu sou comunista/socialista, mas as pessoas me criticam por isso. Eles falam que só porque sou socialista não posso ser cristã ou por nenhum país comunista ter dado certo. Obrigado por me mostrar que ainda existem pessoas não ignorantes como você, e que acreditam em um futuro prospero.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

Stalin matou Lenin? Por Leon Trotski


Onze dias antes de ser assassinado no México, Leon Trotski publicou um artigo bombástico em que acusava Josef Stalin de ter envenenado seu antecessor

Feminismo

Comunistas transam melhor? Parte II: sexo oral na Coréia do Norte, mito ou realidade?


Antes que os reaças venham em bando para cá dar chilique, digo que não, a Coréia do Norte não é meu “modelo” para nada. Para mim, o regime norte-coreano é fechado demais para servir de…