Socialista Morena
Cyberia

Resultado da enquete: o que Dilma precisa fazer para seu governo ser de esquerda?

O que Dilma precisa fazer para que seu governo seja efetivamente de esquerda?, eu perguntei. Os leitores do blog responderam: muito. Falta reforma agrária, falta imposto sobre as grandes fortunas, falta se desvincular dos setores mais conservadores da sociedade, falta regular os meios de comunicação. O PT completou 33 anos de vida e 10 anos […]

Cynara Menezes
22 de fevereiro de 2013, 14h32

(Lula e Dilma felizes da vida na festa do PT. Um pouco mais à esquerda, senhores. Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O que Dilma precisa fazer para que seu governo seja efetivamente de esquerda?, eu perguntei. Os leitores do blog responderam: muito. Falta reforma agrária, falta imposto sobre as grandes fortunas, falta se desvincular dos setores mais conservadores da sociedade, falta regular os meios de comunicação. O PT completou 33 anos de vida e 10 anos de poder. Já não chegou a hora daquela providencial guinada à esquerda? Espero que os 23% que opinaram que Dilma nunca fará um governo de esquerda estejam errados…

[polldaddy poll=6814330]


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(11) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Aline em 22/02/2013 - 14h49 comentou:

Cynara, concordo com as críticas feitas e acrescento ainda um posicionamento em favor da questão indígena, que vem cada vez mais à tona com a expansão para o Norte. Recomendo a leitura de "Os sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador", de André Singer. É uma análise bastante interessante sobre as políticas sociais, mas também sobre as concessões feitas pelos governos petistas.

Responder

marcosfaria em 22/02/2013 - 15h36 comentou:

Eu sou um dos 23% da última opção. Acho que nunca será de esquerda por uma questão realista, que é o fato de ser um governo de coalizão. O atual governo é o governo possível. Pode melhorar, mas não muito. No dia em que os partidos de esquerda conseguirem fazer maioria no Congresso, a gente pode ter um governo de esquerda. Antes disso, só se for pra dar murro em ponta de faca.

Responder

    Benedito em 24/02/2013 - 12h48 comentou:

    O governo Dilma não agrada à direita nem àqueles que se acham donos da expressão "esquerda". Dilma/Lula fizeram várias concessões à direita. Olhando somente por essa ótica, é um governo de direita. Mas essas concessões deram governabilidade para o país avançar em pautas que só um governo de esquerda conseguiria. A leitura estática do governo Dilma só serve ao maniqueísmo. O importante é interpretar o que acontece na linha histórica. E estamos mais à esquerda do que nunca na história do Brasil. A direita faz o papel dela, de oposição ferrenha na mídia. E os que se acham donos da "esquerda", infelizmente, muitas vezes fazem o papel da direita. Lenin já alertava para doença infantil do comunismo, o "esquerdismo".

APROVADOS DPU em 22/02/2013 - 16h49 comentou:

Falta também e principalmente levar acesso à justiça p milhões de Brasileiros, pois, sem isso, não há que se falar em inclusão social. No Brasil, há apenas 480 Defensores Federais e um déficit de 800, segundo decidido pelo próprio Tribunal de Contas da União. E, dos 264 locais com Justiça Federal, a Defensoria está em apenas 58. O prejuízo à defesa dos interesses dos cidadãos mais necessitados torna-se ainda mais evidente quando se sabe que existem no Brasil cerca de 1800 juízes federais, 3600 juízes trabalhistas, 1700 membros do Ministério Público da União e 8000 membros da Advocacia Pública Federal. Ressalte-se que a Defensoria da União protege direitos dos mais necessitados junto à Administração Pública (INSS, SUS, Caixa Econômica Federal, IBAMA, INCRA, presídios federais, etc.) e perante a Justiça (Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar e Tribunais Superiores).

Responder

Guilherme em 22/02/2013 - 17h17 comentou:

Perfeito marcofaria. Depois deste comentário seu, os ingênuos e bobinhos fiquem calados e não façam comentários…

Responder

Dutra em 22/02/2013 - 18h21 comentou:

Não votei porque vc não tinha a opção "A Dilma já faz um governo de esquerda"

Responder

Hans Tramm em 22/02/2013 - 20h13 comentou:

Sonhar e realizar se livrar dos eternos malditos,colocar a educação e a saúde ao serviços dos cidadões.freiar o discurso propandista,que mais se parece com o Pravda e O grama .instituir a poesia. parar de se reverir aos nossos cidadãos como miseraveis.se a chagar a lenim compreeder que democracia sem oposiçao não e democracia mais caminho para ditatura civil nos ajudar a cultuvar girasois em nossas janelas…

Responder

castro em 17/06/2013 - 14h09 comentou:

Será que Dilma ou qualquer outro cidadão ou cidadã de ideias socialista conseguiria governar por sem a base aliada?

Por quê os ditos de esquerda não apoiam o governo? Para minha indignação, as vezes até aliam-se a extrema direita DEMOTUCANA. Assim fica MUITO DIFICIL.

Responder

Luciano em 15/10/2013 - 15h25 comentou:

Nascer de novo

Responder

Poltergeist em 03/11/2013 - 02h01 comentou:

Me respondam (por favor sem ofensas, estou sendo educado) Por qual motivo as grandes fortunas devem ser taxadas, se uma pessoa que conseguiu sair da probreza e ficar rico com o próprio trabalho deveria ter a sua fortuna taxada

Responder

Edu em 14/12/2013 - 22h39 comentou:

Tá meio dificil… Negar direitos indígenas e quilombolas, negligenciar a função social da terra, manter o monopólio virtual de midia nas mãos do PIG, desenvolvimentismo a qualquer custo e ao gosto do Grande Capital, etc, etc…. isso cheira mais facismo, isso sim.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Choro, sim. Não há razão para rir quando quem perde é o Brasil


Hoje é um dia triste para o Brasil. Mesmo quem hoje está rindo, soltando fogos, ainda vai se dar conta disso –a não ser que seja cúmplice ou tenha a ganhar pessoalmente com o governo ilegítimo…

Politik

“Justiça” despreza malas e continua a mirar no PT; Lula e Dilma: Palocci mente


Nem a descoberta de malas com 51 milhões de reais, em um apartamento ligado a Geddel Vieira Lima, do PMDB, foi capaz de fazer a "Justiça" brasileira tirar o foco do PT