Socialista Morena
Politik

Quem paga os blogueiros “limpos”?

Há um mês, desde que anunciei a independência deste blog, tenho sido atacada sem trégua nas redes sociais por direitistas que me acusam de “receber dinheiro do governo” por conta de um convite que recebi para trabalhar na TV Brasil. Eu, jornalista reconhecida, com passagem pelos principais veículos de comunicação brasileiros, havia sido convidada para integrar a […]

Cynara Menezes
06 de abril de 2015, 20h50
apartheid

(Ponto de ônibus na África do Sul durante o apartheid, regime racista apoiado pelo grupo Naspers, sócio da editora Abril. Foto: Joanne Rathe/Boston Globe)

Há um mês, desde que anunciei a independência deste blog, tenho sido atacada sem trégua nas redes sociais por direitistas que me acusam de “receber dinheiro do governo” por conta de um convite que recebi para trabalhar na TV Brasil. Eu, jornalista reconhecida, com passagem pelos principais veículos de comunicação brasileiros, havia sido convidada para integrar a bancada de um programa de entrevistas –assim como acontece com vários jornalistas da revista Veja que atuam na TV Cultura, emissora estadual gerida pelo PSDB, mas isso eles não criticam. Por circunstâncias pessoais, tive que passar uma temporada em São Paulo e não foi possível que o contrato se concretizasse. Ou seja, nada recebi nem receberei da TV Brasil. Os difamadores (entre eles uma apresentadora de TV reacionária) responderão na Justiça pelas calúnias.

Vários colegas blogueiros que recebem publicidade governamental continuam, porém, a ser difamados pelos pitbulls que escrevem blogs de direita, como se todos os jornais, revistas e TVs do País não fizessem o mesmo. A comparação, inclusive, é absurda, porque enquanto a velha mídia recebe bilhões, os blogueiros de esquerda ficam com tostões (confira aqui). Mas eu queria chamar a atenção para um aspecto: será que os patrões dessa gente que acusa a esquerda de receber dinheiro em troca de opinião são melhores que o governo, qualquer um? Será que o dinheiro que eles embolsam todo mês é “mais limpinho”? Quem, afinal, paga os blogueiros de direita? Se eles acham que ideologia se vende, para quem eles vendem a sua?

Os patrões dos blogueiros “limpos” são:

– CÚMPLICES DA DITADURA MILITAR: absolutamente todos os meios de comunicação para quem esse povo trabalha apoiaram a ditadura militar no Brasil e na América do Sul. São, portanto, cúmplices das torturas, assassinatos, sequestros e desaparecimentos que ocorreram naquele período.

estadaogolpe

 LATIFUNDIÁRIOS: o grupo Bandeirantes, um dos mais reacionários do país, possui 16 fazendas apenas em São Paulo, segundo denunciou o deputado federal Dr. Rosinha em 2009. Em 1985, uma das fazendas dos donos da Band foi desapropriada pelo Incra, a primeira desapropriação feita em Minas Gerais para a reforma agrária. A emissora, aliás, presta homenagem em seu próprio nome aos bandeirantes, notórios assassinos de índios e antepassados da retrógrada elite paulistana.

 LIGADOS ÀS OLIGARQUIAS POLÍTICAS: afiliadas da Globo, Record, SBT e Band em vários Estados são de propriedade das oligarquias políticas que os blogueiros “limpos” dizem combater, como José Sarney, Fernando Collor, Jader Barbalho e Renan Calheiros.

 GENTE COM DINHEIRO ESCONDIDO NA SUÍÇA: os nomes dos proprietários da Folha de S.Paulo, da Globo e da Bandeirantes aparecem entre os brasileiros que possuem conta na Suíça. Isso não é crime? Talvez. Mas eu não tenho conta na Suíça, você tem?

– DEFENSORES DA CENSURA: ironicamente, João Jorge Saad, fundador da rede Bandeirantes, que volta e meia acusa o PT de ser “contra a liberdade de expressão”, declarou, em 1972, ser favorável à censura. “Deve e precisa existir, para a defesa da família, das instituições e do menor”, disse.

 LOBISTAS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: as empresas jornalísticas brasileiras não se envergonham de repercutir notícias do interesse da indústria farmacêutica como se fossem “descobertas científicas”. Graças à ajuda irresponsável da mídia, o Brasil se tornou o quinto maior consumidor de remédios do mundo. É o segundo maior consumidor, por exemplo, de Ritalina, uma droga para crianças questionada por educadores e psicólogos em vários países.

 APOIADORES DO APARTHEID: os sócios sul-africanos da Editora Abril, que edita a revista Veja, apoiaram o apartheid em seu país. O jornal Die Burger, do grupo Naspers, sócio da Abril, chegou a ser o porta-voz oficial do regime racista que durou 46 anos e que manteve preso por 30 anos o líder anti-apartheid Nelson Mandela. Em 2006, o grupo adquiriu 30% das ações da Abril.

 INVESTIGADOS POR FRAUDE FISCAL: a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, está sendo investigada pela Polícia Federal na Operação Zelotes, que apura acusações de suborno a conselheiros da Receita para tentar anular débitos milionários de empresas com o fisco.

– ASSOCIADOS A CONTRAVENTORES: a revista Veja utilizou o bicheiro Carlinhos Cachoeira como fonte de várias reportagens, inclusive com gravações obtidas ilegalmente. “Ter um corrupto como informante não nos corrompe”, publicou o diretor de redação da revista. As relações entre a revista e o bicheiro chegaram a ser alvo de uma CPI.

 DISSEMINADORES DE IGNORÂNCIA: em vez de cumprir seu papel social de compartilhar cultura e conhecimento, a mídia brasileira, obcecada por arrancar o PT do poder, tem se notabilizado nos últimos anos por disseminar intolerância, preconceito e ignorância, por meio dos mesmos blogueiros raivosos que acusam a esquerda de receber dinheiro do governo.

Estou trilhando um caminho próprio de independência, contando apenas com as assinaturas e doações de meus leitores. Mas eu preferiria dez vezes ser paga pelo governo do que por patrões assim. Menos mal que já não preciso deles para sobreviver. Será que os blogueiros “limpos” podem dizer o mesmo?

UPDATE: a Folha de S.Paulo revelou que o blogueiro antipetista Fernando Gouveia, o @gravz, recebe 70 mil reais por mês do governo Geraldo Alckmin. Ele é ligado aos sites reaças Implicante e Reaçonaria, que vivem me acusando de “receber” do governo. Como eu falei: quem vende sua ideologia acha que todo mundo faz o mesmo. Leia aqui a reportagem da Folha.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(13) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

NALDO em 06/04/2015 - 21h19 comentou:

Ceta vez desavisadamente peguei uma revista por curiosidade, havia ali varias propagandas da então Nossa Caixa e empresas do governo estadual, o conteúdo era um horror pior do que a veja, a revista pertencia a um jornalista que então tambem desconhecia mas tive o desprazer de descobrir ali, naquele momento, acabada a mamata, acabou-se a revista.

Responder

Bhalij em 06/04/2015 - 21h20 comentou:

Geralmente esse tipo de gente é incompetente e por não ter as mesmas qualidades jornalísticas, passam a atacar os que fazem a diferença, numa tentativa tosca de "punir" alguém pelo que elas não podem ser.

Responder

Regina em 06/04/2015 - 21h25 comentou:

Achei muito pertinente sua pergunta e alternativas de respostas para a questão dos patrões (e padrões) da mídia. Acrescento ainda que a ausência de entidades políticas legítimas que representem os valores e bandeiras dos grupos sociais é que faz com que esses patrões sejam "porta-vozes" de PARTE da população brasileira, utilizando suas emissoras de TV, rádio e jornais. Enfim, a discussão é ampla, mas certamente precisará de maior discussão para o amadurecimento da nossa democracia.

Responder

claudio em 06/04/2015 - 22h00 comentou:

mas e esse dinheiro? foi parar onde?
http://www.portaldatransparencia.gov.br/despesasd

Responder

    morenasol em 06/04/2015 - 22h21 comentou:

    vou te dar uma aula: isso se chama empenho. é diferente de liquidação. houve empenho porque houve o convite. não houve liquidação porque não houve o contrato. de nada ; )

    Márcio Matos em 07/04/2015 - 12h16 comentou:

    Boa!

    Borges em 07/04/2015 - 00h59 comentou:

    Acho que o senhor quebrou a cara! Aliás, antes de escrever e/ou falar faça algo muito simples: se informe corretamente!!!

Metaura em 06/04/2015 - 23h40 comentou:

Deve ser duro aguentar tanto estúpido disseminando ignorâncias e estupidezes. Mas tem o lado bom, aqueles fascistas que andavam quietinhos se mostraram. E, mais cedo ou mais tarde, esta onda reacionária passará, e aí, estes bestas-feras se verão nus e desamparados.

Responder

@JotaRica em 07/04/2015 - 00h01 comentou:

Só amo você. Estud história na UNILA universidade da integração Latino-Americana, imagine quanta cisa escuto, que somos treinados como um exército vermelho, que somos doutrinados, que somos tos gays-índios-negros-feministas-mst'zianos (queeem déra fossemos), tentando tomar o mundo….

Responder

Juliano em 07/04/2015 - 01h44 comentou:

A título de sugestão: vale a pena investigar o papel da Opus Dei no fomento aos blogueiros "limpos", na orientação editorial "imparcial" de certos jornalões e na "espontaneidade" de manifestações "contra a corrupção". Não esquecer de dar uma espiadela também do santo papel da tal prelazia nos golpes ou tentivas de golpe no Paraguai, em Honduras, Venezuela. Onde há jornalão contra governo de esquerda na América Latina, há opus dei.

Responder

Renato em 07/04/2015 - 02h32 comentou:

Vá prá TV Brasil, Cynara. E "deixa que digam, que pensem, que falem", monte seu programa e pronto. Aposto que a audiência dessa emissora vai dar um salto. Se o Augusto Nunes tem um programa na TV Cultura de São Paulo, porque vc não, na TV Brasil?

Responder

Rafa Lima em 07/04/2015 - 03h25 comentou:

Morena,
Faltou falar sobre o processo que editora Abril e o governo de SP respondem por um contrato de fornecimento de publicações no valor de mais de R$150 milhões, feito as escuras e sem processo de licitação. Esse contrato, após denuncia 'dos blogueiros', foi considerado irregular pelo TJSP. Não atoa, muitos dos que trabalhavam e que ainda trabalham na Veja, por exemplo, estão sentando o pau nos ditos 'sujos'.

Responder

marcio ramos em 07/04/2015 - 17h20 comentou:

…. enquanto isso a ilustrissima Rousseffffff continua apanhando da midia bandida, criminosa e corrupta, tem gosto pra tudo!!!!

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Vende-se otimismo: como em todo golpe, o derrotismo virou ufanismo


Depois de três anos bombardeando a todos com pessimismo, ódio e com a percepção de um país em frangalhos, destruído, derrotado, não deixa de ser curioso observar a súbita guinada da mídia brasileira, com o…

Politik

Os cartões de Natal egoístas de Ayn Rand, a filósofa favorita da “nova” direita


(Este é um post traduzido e adaptado de um texto originalmente publicado no Alternet) Já falei aqui algumas vezes de como a direita brasileira adora copiar a direita norte-americana. Pois bem: vem de lá a…