Socialista Morena
Cultura

Um ipê de parar o trânsito

Domingo de sol e a principal avenida de Brasília, o eixo norte-sul, estava estranhamente engarrafada. O que explicaria algo tão incomum na capital federal em pleno fim de semana? Um acidente? A presidenta saindo para passear com seus batedores? Uma manifestação? Um requebro de mulata? Acreditem: um ipê branco florido. Na saída Sul, os carros […]

(foto Aline Bravin/Correio Braziliense)
Cynara Menezes
03 de outubro de 2012, 21h26

Domingo de sol e a principal avenida de Brasília, o eixo norte-sul, estava estranhamente engarrafada. O que explicaria algo tão incomum na capital federal em pleno fim de semana? Um acidente? A presidenta saindo para passear com seus batedores? Uma manifestação? Um requebro de mulata? Acreditem: um ipê branco florido.

Na saída Sul, os carros se aglomeravam porque muita gente parou para apreciar ou fotografar a exuberância da árvore. Em Brasília, os ipês brancos fecham o ciclo da floração dos ipês: primeiro são os roxos, depois os amarelos, os rosas e por último os brancos. Uma alegria para o olhar, em plena época de seca. E aquele do eixão Sul era espetacular, sem dúvida. Todo coberto de “neve” sob o sol.

“O ipê se vestiu todinho de branco”, disse o taxista que me contou a história, subitamente poeta. Não sei quanto a vocês, mas me renova a esperança no ser humano saber que teve gente que parou na rua para admirar uma árvore florida…

E já começa a época das vermelhas sapucaias. Diminuam a velocidade e agucem a vista.

olha, o ipê
florido!
onde?
ah, já passou…

(Nicolas Behr)

O ipê branco que engarrafou a capital, em foto de Aline Bravin, do Correio Braziliense

 

Este aqui a gente viu pertinho de casa. Foto de João Fontoura

 

 

A flor do ipê branco, vista de pertinho. Foto de João Fontoura

 

Repare bem: esta flor é de cagaita, não de ipê. São branquinhas também, quase dá para confundir


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(2) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Johnny Bgood em 03/10/2012 - 23h25 comentou:

E o cheiro dá um alívio poético aos narizes ressecados.

Responder

Luis Zanuto em 03/02/2014 - 15h31 comentou:

É de longe o mais belo dos Ipês. Pena durar tão pouco tempo suas flores e ser tão mais dificil de achá-los. moro no litoral norte paulista a 9 anos, e até agora só achei um ipê branco. e no centro da cidade. kkk Mas sou apaixonado por eles.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Feminismo

As fraldas de pano de Mônica Benini e a antipatia das redes pela consciência


Os valores se inverteram na era das redes sociais, onde se é julgado o tempo inteiro: contestar o sistema virou sinônimo de ser "burro"; ser “inteligente” é aceitar tudo bovinamente como está