Socialista Morena
Politik

9 coisas que não existiriam mais se a esquerda acabasse, como quer a direita

O que aconteceria se em nosso país só existisse o pensamento de direita?

Para a direita, a Amazônia é só um desperdício de terra. Foto: Neil Palmer/CIAT
Cynara Menezes
10 de fevereiro de 2017, 15h36

A direita brasileira, sobretudo a direita extrema, vive dizendo que é preciso “eliminar a esquerda” do mundo. Mas o que aconteceria se só existisse o pensamento de direita? Teríamos um planeta e uma sociedade bem diferentes do que existe hoje. Junto com a esquerda, algumas coisas simplesmente acabariam. Veja uma pequena lista delas.

1. A floresta amazônica  Que “pulmão do mundo” que nada! Se dependesse da direita, a Amazônia já tinha se transformado num pasto e aquela madeira toda “sem uso” já teria virado móveis há muito tempo. São os “chatos” de esquerda que impedem que isto aconteça. Tanto é que foi só a direita voltar a governar o Brasil que já estão avaliando “reduzir as florestas” na Amazônia sem nem sequer ouvir seu próprio ministério do Meio Ambiente. Um projeto de lei do governo federal pretende reduzir em 35% as áreas das unidades de conservação, demarcadas por decretos da presidenta deposta Dilma Rousseff.

2. Os índios – A direita despreza e odeia os indígenas ao ponto de, em alguns casos, recorrer a capangas para eliminá-los. A questão da direita com os índios é que eles possuem o que mais ela quer e valoriza: terras. Para disfarçar que gostariam de exterminar os índios para ficar com suas terras, muitos direitistas defendem que os índios “se civilizem”, ou seja, passem a viver nas cidades –e vendam suas terras a preço de banana. Para a esquerda, a decisão de deixar de morar nas aldeias –assim como as terras– pertence exclusivamente aos indígenas.

3. As sementes originais – Se dependesse da direita, uma só empresa, a Monsanto, forneceria todas as sementes do planeta. O monopólio das sementes é visto pelos direitistas como algo natural, decorrente do “livre mercado”. Por que é importante manter as sementes originais? Porque as sementes transgênicas são estéreis, não se reproduzem, ou seja, os agricultores não podem reaproveitar as sementes geradas a partir do crescimento das plantas, tendo que todos os anos pagar por novos grãos. Esta dependência das “donas” das sementes tem levado os agricultores mais pobres até mesmo ao suicídio. E é a esquerda que tem feito a defesa da preservação das sementes originais.

4. Os direitos humanos – A direita hierarquiza os direitos humanos. Para ela, alguns humanos são melhores do que os outros : “direitos humanos para humanos direitos”, dizem. Isto significa, em termos reais, que só existiriam direitos humanos basicamente para os ricos e os brancos; negros, crianças de rua, menores infratores, prostitutas, presidiários e sem-teto, por exemplo, não teriam direito aos direitos humanos, porque estes “cristãos” estabeleceram que estes seres humanos não são humanos. A esquerda vê diferente: todos os seres humanos devem ser iguais e ter os mesmo direitos, independentemente da raça, classe social, gênero, religião ou origem.

5. A liberação feminina – Vixe, se dependesse da direita todas as mulheres seriam belas, recatadas e do lar. E, se forem independentes, têm que se manifestar contra o feminismo, claro (como se ser feminista não fosse sinônimo de ser independente). A esquerda acha que, enquanto houver disparidade entre homens e mulheres, sempre será necessário falar em feminismo e em lutas como a prevenção e punição da violência de gênero.

6. Os direitos LGBTs – Os gays viraram alvo da extrema-direita em todo o mundo. É até bizarro como essa gente se preocupa com a vida sexual alheia, não? Mesmo os falsos liberais brasileiros volta e meia demonstram sua profunda homofobia, aludindo a uma “ditadura gayzista” que viria para transformar todas as pessoas em homossexuais. Freud explica.

7. A saúde e a educação públicas – A esquerda considera a saúde e a educação um direito dos cidadãos, enquanto a direita considera a saúde e a educação como privilégios. Por isso eles defendem privatizar totalmente o ensino e a saúde, como se fosse um negócio qualquer. Assim, só teriam acesso à saúde e à educação quem tivesse dinheiro para pagá-los. Os pobres? “Não se esforçaram o suficiente.”

8. Os movimentos sociais – Movimento social, para a direita, é coisa de vagabundo, desocupado. Se fosse por eles, existiriam no máximo sindicatos patronais, para defender o ponto de vista daqueles que, segundo a direita, realmente importam, porque representam a classe que “produz” (como se seus empregados passassem o dia inteiro à toa). Os sindicatos de trabalhadores, ao contrário, só atrapalham, e quanto mais pelegos forem, melhor. Os movimentos em defesa dos sem-terra e dos sem-teto são um antro de criminosos que deveriam ser proibidos. Na dúvida, prende todo mundo. A esquerda, ao contrário, considera fundamental o papel dos movimentos sociais e dos sindicatos nas lutas pelos direitos do trabalhador, contra a desigualdade social e na defesa dos desassistidos.

9. A democracia – Democracia pressupõe o convívio de formas distintas de pensamento. Transformar a sociedade em pensamento único é ditadura. Não era isso que a direita sempre criticou nos regimes totalitários que usaram o nome do comunismo? Sem pluralidade, não existe democracia. Resumindo: se a esquerda deixar de existir, com ela vai embora a democracia.

 

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(11) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Leandro Fernandes Leal em 11/03/2018 - 14h37 comentou:

Gostei da piada. haha xD

Responder

Anael Jonas em 21/07/2018 - 18h03 comentou:

Desculpe, mas esse foi o artigo mais mentiroso e tendencioso que li por hoje. Certamente, acredito que o autor do mesmo não tenha tido sequer um convívio com alguém de direita e pelo menos buscado ler alguns livros e textos (de quem é de direita) para assim produzir algo a respeito. Pois bem, sou de direita e muito grato por tal. Acredito que a direita não é um lado – assim como a esquerda é – porque quando me declaro de direita, automaticamente me pego em alguns posicionamentos conservadores (isto é, que defende ideias que dão certo no hoje, na sociedade), ou seja, não defendo grupos sociais ou categorias que visam separar a sociedade. Nós de direita defendemos um único e exclusivo patrimônio social e físico: a humanidade. Não é preciso ser religioso para saber que matar é errado, que bater uns nos outros é errado – até porque não sou loucamente religioso. Portanto, preservamos o senso de igualdade verdadeira: a igualdade humana, e não fazer uma separação da sociedade como vocês fazem, dizendo que é para igualdade… fala sério, vocês separam os humanos e querem fazer movimentos dizendo que é para ter igualdade e tolerância? isto é errado pessoas, não percebem? Nascemos com o dom da consciência de existência e da racionalidade, por isso somos humanos – e precisamos evoluir como tal. A era da sociedade dividida já deveria ter acabado há séculos, voltar a problematização de pautas sociais é um retrocesso na humanidade. Acredito que devemos resolver isso de uma vez por todas e começarmos a evoluir como espécie, um único grupo: a família humana. É por isso que a direita existe e que eu estou nela. Sejamos transparentes, amigos e amigas.

Responder

Que texto sem noção! em 11/09/2018 - 15h56 comentou:

Que ano você nasceu? 2018? Primeiramente tem que entender HISTÓRIA DO BRASIL. pOR FAVOR!!

Responder

Margot em 11/12/2018 - 07h30 comentou:

Adoro fazer trilhas e quando vejo latinhas de coca cola, cervejas e garrafas de plástico espalhados pelos matos, eu pensava que era coisa de gente mal educadas. Mas, depois desse artigo, acredito que é coisa de gente da direita. Kkkk… Exagero, né? Modesta parte, gente que pensa de trazer grandes mineradores para investir no amazonas é para acabar com os índios e o meio ambiente. Gente que critica quem ganha bolsa família sem se preocupar com um quarto da população que está abaixo da linha da pobreza e não se importa com os altos salários de juízes, políticos e militares de alto escalão é porque pensando isso traz benefício próprio. É da direita mesmo. Preferem andar assustados pelos semáforos, investir mais em segurança gastando mais sabendo que o lado social poderia trazer maus benefícios para todos. Para eliminar o partidarismo da esquerda é simples: deixar todo mundo socialmente igual e preservar o meio ambiente e só assim o esquerdismo e chegar ao fim.

Responder

Romão Gomes em 20/01/2019 - 14h03 comentou:

Acredito sim que, os dois polos devem sempre existir pois, cada um tem, em certos aspectos, propostas mais positivas para a sociedade do que o outro. No entanto, quem escreveu este artigo faz parte do pensamento de extrema esquerda e, portanto, não observa nada de positivo na direira e nada de negativo da esquerda. Ocorre que, goste-se ou não, extremistas podem assumir posições ou “lados” diferentes, mas no fundo são todos iguais, pois tem a mente fechada e turva.

Responder

Thiago em 30/09/2019 - 21h35 comentou:

Mano, monopólio e livre mercado não combinam.
Livre mercado quebra monopólios.

Responder

marcos em 26/07/2020 - 23h13 comentou:

Fala isso pra maduro.

Responder

Rafael Batisti em 13/11/2020 - 18h31 comentou:

Texto distorcido, infundado e tendencioso!
O que se vê aqui, uma enxurrada de narrativas esteriótipadas atribuída unicamente ao governo atual! Nada disso esteve ou está nos princípios e nos pilares ideológico de direita, Isto Tá mais para panfletagem caricata com propósito de Sempre, aquilo que a imprensa esquerdista vem fazendo todo santo dia! Chorar as pitangas por que ainda não se conformou com a perda de credibilidade após o Brasil adotar a autenticidade do conservadorismo! Critérios objetivado e pensamento pretensioso esse artigo revela! Tolerância seletiva! E militância jornalística!
não passa disso!!!

Responder

Rafael em 29/03/2021 - 09h46 comentou:

Anael Jonas em 21/07/2018, entendo a sua questao, mas você não acha que essa questão da HUMANIDADE só favorece uma parte da população não? O que adianta em falar nisso se a desigualdade social está na sua cara e ninguém faz nada.

Responder

reinaldo em 11/03/2022 - 09h10 comentou:

Acredito que as anteriores gerações que trabalharam para obter casa carro terras trabalharam de sol a sol para deixar para sua família filhos netos que continuaram trabalhando incessantemente, portanto devem defender suas propriedades com armas, acredito que quem trabalha VENCE e tem dinheiro – quem não trabalha padece e não tem que roubar tomar e depredar o que não lhe pertence, ou até mesmo chorar por não ter.
Alguém de sua família deve começar a trabalhar e guardar para ter no futuro. Matar, Assaltar, roubar de alguém ou pior do erário público para quem não sabe dos impostos
que o povo pagou para que os menos afortunados possam usufruir dos que mais (ganham
não digo os que mais trabalham) porque em cada luz, agua, alimento o pobre e o rico pagam, para que todos recebam um pouco em troca> Isso é direita ( eu não voto na esquerda, não porque é esquerda + sim porque visitei paises que escravisão seu povo. e eu não quero isso nem para meus INIMIGOS da própria esquerda. Eu não converso sobre Politica com Esquerdistas que jamais visitaram paises e falam o que lhes ensinaram essa esquerda . Que Deus nos encaminhem e nos afaste da escravidão.

Responder

reinaldo em 11/03/2022 - 09h29 comentou:

Bom, além disso eu só voto na DIREITA capitalista onde um dia posso ter o carro que desejo, viajar para onde desejar, comprar uma casa, isso chama LIBERDADE que eu
Preso demais, não conseguiria viver sem ela, se um dia esse País maravilhoso de riqueza
abundantes eu pego o que tenho por direito de gerações em gerações e vou morar em
outro Lugar e pior que vejo é que os menos afortunados é que pagarão essa conta porque
será tirado o que eles tem (sem saber que a Liberdade é seu bem MAIOR) e talvez deem
$ 400,00 por mês para viverem da para comer uns 20 dias. Não tem onde trabalhar -(quem vai plantar (colocando seu capital para comprar insumos mudas, água e acertar a terra do seu próprio capital e ganhar nenos do que gastou. ou ter uma fabrica de alguma coisa que ninguém terá dinheiro para comprar. Sou da DIREITA e só tem um candidato de direita e alguns que se dizem da direita mas não são. Não vou dizer para quem eu voto . . . Mas com certeza não posso deixar de VOTAR. Para que minha familia
não vire escravo de 100 ou 200 indivíduos que esta louco por pegar qualquer coisa que
eu ou você possua com o que você até hoje conseguiu guardar com sacrifício.Obrigado

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Esquerda, volver


Dizer-se de esquerda é ser de esquerda? Candidato favorito à prefeitura de Palmas (TO), o colombiano naturalizado brasileiro Carlos Amastha, do PP, se define como “um empresário de esquerda”. A prova? “Lia Marx em casa…

Cyberia

Resultado da enquete: o que Dilma precisa fazer para seu governo ser de esquerda?


O que Dilma precisa fazer para que seu governo seja efetivamente de esquerda?, eu perguntei. Os leitores do blog responderam: muito. Falta reforma agrária, falta imposto sobre as grandes fortunas, falta se desvincular dos setores…