Achados do blog: Firmeza, um curta de Asia Argento sobre (sob?) o Daime

Atriz, modelo e cineasta, a bela italiana Asia Argento é filha de Dario Argento, cult diretor de filmes fantásticos e de terror –o saudoso Carlão Reichenbach era um de seus admiradores. E acaba de lançar um curta-metragem interessantíssimo, que dirigiu sob encomenda da grife Ludovica Amati. Que bacana: em vez de gastar dinheiro num destes catálogos sem graça, a marca preferiu investir 40 mil euros (uns 110 mil reais) num filme surrealista inspirado em uma viagem de Ayahuasca, nosso Santo Daime. A coleção de roupas aparece como coadjuvante.

O título é em português, Firmeza, assim como três dos hinos cantados durante o estranho ritual que acontece no filme, também estrelado por Asia. Um deles, que dá nome ao curta, foi composto por Padrinho Sebastião Mota de Melo, fundador do centro de peregrinação Vila Céu de Mapiá, no Amazonas, fronteira com o Acre. Outro hino que aparece na trilha sonora, Em Pé Firme na Floresta, é de autoria de Padrinho Alfredo, seu filho e sucessor. Pelo visto, Asia Argento está bem por dentro do Santo Daime brazuca…

Coincidentemente ou não, a avó da atriz e diretora era brasileira: a mãe de Dario Argento, a fotógrafa de moda Elda Luxardo, nasceu em Minas Gerais (fiquei com vontade de saber mais sobre ela). Reparem na citação ao mestre Alejandro Jodorowsky, diretor de Santa Sangre e El Topo, no começo do filme. Recentemente, Asia atuou no curta The Voice Thief, dirigido pelo filho do “brujo”, Adan Jodorowsky. 

Firmeza inaugura uma nova seção do blog, com preciosidades que forem garimpadas na rede. Aceito sugestões. Só o ouro.

 

Leia também  Cine Morena especial: Dez Dias que Abalaram o Mundo e Outubro, de Eisenstein

O Socialista Morena é um blog de jornalismo independente. Se você quiser contribuir financeiramente, doe ou assine. Quanto mais colaborações, mais reportagens exclusivas. Obrigada!!

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Ou, você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência 3310
Conta Corrente 23023-7

Publicado em 2 de junho de 2013