Socialista Morena
Politik

Os cartões de Natal egoístas de Ayn Rand, a filósofa favorita da “nova” direita

(Este é um post traduzido e adaptado de um texto originalmente publicado no Alternet) Já falei aqui algumas vezes de como a direita brasileira adora copiar a direita norte-americana. Pois bem: vem de lá a filósofa favorita do “novo” conservadorismo, seja “libertário” ou abertamente reaça. Russa radicada nos EUA, padroeira do Objetivismo, a santa atéia […]

Cynara Menezes
14 de dezembro de 2015, 13h33

cartaodenatal

(Este é um post traduzido e adaptado de um texto originalmente publicado no Alternet)

Já falei aqui algumas vezes de como a direita brasileira adora copiar a direita norte-americana. Pois bem: vem de lá a filósofa favorita do “novo” conservadorismo, seja “libertário” ou abertamente reaça. Russa radicada nos EUA, padroeira do Objetivismo, a santa atéia Ayn Rand (1905-1982) tem fiéis seguidores entre nós. Sua ideia de mundo é que todos devem amar para satisfazer a si próprios e não aos demais. Rand advogava o capitalismo, mas, acima de tudo, o egoísmo. Seu hino poderia ser aquela música do Raul, Carpinteiro do Universo: “o meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar”.

A própria Ayn Rand recusava para si mesma o epíteto de “conservadora”. E fez críticas públicas a outro ídolo dos direitistas, o ex-presidente Ronald Reagan, por algo que lhe parecia abominável: misturar política com religião, o que, para ela, era uma ameaça a seu Deus, o capitalismo. “Reagan é um conservador no pior sentido da palavra”, escreveu. Anos após sua morte, porém, e mesmo com estas nuances, Rand virou uma das principais referências intelectuais da direita Tea Party (ultra-conservadora) dos EUA.

É muito curioso que, apesar de deplorar valores cristãos como a caridade e de ser favorável ao aborto, Rand seja adorada por uma direita (que se diz) cristã! Talvez isso se explique por uma razão: a mulher era ateia e desprezava a pregação humanista de Jesus; preferia louvar as virtudes do dinheiro. Não é a cara de alguns pastores neopentecostais do Brasil, principalmente dos que estão na política? Deve ser de dar um nó na cabeça de muito reaça carola por aí, admirar uma filósofa que acha sua religião uma bobagem…

Trago aqui alguns cartões de Natal que Ayn Rand escreveria. Tudo a ver com o espírito da época, não acham?

cartaodenatal2

cartaodenatal3

cartaodenatal4

cartaodenatal5

cartaodenatal6

cartaodenatal7

Tem uma ótima animação sobre a forma como Ayn Rand via as relações amorosas: como era possível, por exemplo, ser egoísta e ao mesmo tempo sustentar financeiramente o marido artista, já que ela era totalmente contrária a se sacrificar pelos outros? Para os fãs de Ayn Rand e também para os haters, não deixa de ser interessante.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(6) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Filipe em 31/08/2017 - 12h55 comentou:

A filosofia dela em nada contradiz o Cristianismo, já que o Cristianismo diz para amar ao próximo como a si mesmo, nem mais, nem menos, essa coisa de se sacrificar pelo próximo é invenção moderna.
Todo Cristão sabe que o único sacrifício válido e absoluto é o de Cristo.

Responder

Jefferson Figueiredo Jr. em 10/10/2017 - 23h23 comentou:

“como era possível, por exemplo, ser egoísta e ao mesmo tempo sustentar financeiramente o marido artista, já que ela era totalmente contrária a se sacrificar pelos outros?”
Simples, “sustentar financeiramente o marido artista” faz bem a ela, então ela opta por fazê-lo por LIVRE e ESPONTÂNEA vontade, não por uma imposição coercitiva por força de lei, justiça ou polícia.
De resto, achei muito interessante alguém que se diz socialista visivelmente esforçada pela compreensão/reflexão de algo tão fora dos paradigmas padrões, a isso eu lhe dou os meus parabéns!

Imposto é roubo e o Estado é uma gangue. Fique com Deus e compre Bitcoins.

Responder

    Cynara Menezes em 10/10/2017 - 23h50 comentou:

    já dizia raul, “o meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar”

Nycolas em 20/10/2020 - 17h39 comentou:

Em partes, você tá certo, a concepção cristã de altruísmo é diferente. Mas a filosofia randiana presume que toda ação é egoísmo, isso influencia, por exemplo, o satanismo já que tal alegação desemboca em alegar que as virtudes cristãs,como caridade, não existem.

Responder

leonardo em 17/12/2020 - 14h57 comentou:

Falou pouco, mas falou besteira Nycolas. Não fale de caridade…vc deve ser socialista.

Responder

marcio "osbourne" silva de almeida em 03/12/2021 - 10h37 comentou:

Ja tinha lido Cântico de 1937. A Revolta de Atlas e a Nascente são bons desafios literarios!!(Tenho os dois!!)Tem banger que cultua isso, politicos,maçons,ateus,satanistas… – marcio “osbourne” silva de almeida- jlle/sc

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Os 171 dias de governo: um balanço das “realizações” de Bolsonaro até agora


Confira o que Bolsonaro já fez e julgue você mesmo se são projetos que engrandecem e contribuem para nosso futuro como nação

Direitos Humanos

Após Bolsonaro confirmar que Sínodo será “monitorado”, CNBB lança campanha de apoio


Líder católico está sob intenso bombardeio da extrema direita, que acusa o papa de ser "herege" por defender a Amazônia