Socialista Morena
Cultura

Darcy Ribeiro, o primeiro socialista moreno

Faz dois anos que prometi publicar aqui este documentário. Só agora apareceu na íntegra no youtube. Nunca é tarde… A TV Senado, que faz ótimos documentários, apresentou um filme sobre a vida de Darcy Ribeiro (1922-1997), inspirador deste blog e criador da ideia do “socialismo moreno”, um socialismo à brasileira, que não segue modelos pré-existentes. […]

Cynara Menezes
03 de abril de 2015, 10h18

Faz dois anos que prometi publicar aqui este documentário. Só agora apareceu na íntegra no youtube. Nunca é tarde… A TV Senado, que faz ótimos documentários, apresentou um filme sobre a vida de Darcy Ribeiro (1922-1997), inspirador deste blog e criador da ideia do “socialismo moreno”, um socialismo à brasileira, que não segue modelos pré-existentes.

O documentário Darcy – um brasileiro, dirigido por Maria Maia, mostra o ex-ministro da Casa Civil do governo João Goulart pela ótica de amigos e colaboradores. Exilado em 1974, o simpático Darcy voltaria ao Brasil com a anistia e se tornaria vice-governador de Leonel Brizola e senador. Escritor de romances e ensaios, Darcy Ribeiro é autor de uma obra fundamental para conhecer nosso país, O Povo Brasileiro (Companhia das Letras), que já aparece em vários posts e sempre estará presente no Socialista Morena.

O documentário segue uma narrativa cronológica, da infância de Darcy em Montes Claros (MG) até seus últimos dias, internado na Rede Sarah de Hospitais, para tratamento do segundo câncer. Pontuado por imagens de arquivo de vários momentos históricos brasileiros, o documentário mostra que a vida de Darcy está entrelaçada aos acontecimentos mais importantes do país na segunda metade do século passado.

Assista:

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(9) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Moraes em 21/05/2013 - 14h34 comentou:

Aguardamos ansiosos, pelo DOC. do nosso querido Darcy!

Responder

    morenasol em 21/05/2013 - 15h02 comentou:

    moraes, ainda não postei porque a TV ainda não liberou :/

Celso em 21/05/2013 - 20h03 comentou:

Morena, estou tb no aguardo do DOC do grande brasileiro que foi o Mestre Darcy Ribeiro.
Abraços

Responder

Ana Paula em 26/05/2013 - 15h30 comentou:

Aguardando ansiosa… não assisti ainda e admiro o mestre Darcy Ribeiro.

Responder

André Luan em 01/06/2014 - 23h52 comentou:

Cynara,
Você sabe de alguma referência bibliográfica que trata teoricamente do conceito de socialismo moreno do DArcy Ribeiro?
Grande abraço!
André Luan- Militante das Brigadas Populares

Responder

    morenasol em 02/06/2014 - 01h12 comentou:

    oi, andré. na verdade, tem escritos esparsos, ele não chegou a se aprofundar muito,em termos teóricos. mas tem muita opinião dele sobre o socialismo que imaginou, em entrevistas. estou garimpando tudo e vou colocando no blog. ; )

Estanislau Gonçalves em 03/04/2015 - 19h04 comentou:

Um hotsite encontra-se aqui: http://www.senado.gov.br/noticias/TV/hotsites/dar

Responder

Jaime Silveira em 04/04/2015 - 20h36 comentou:

Lindo! Obrigado.

Responder

Ivan em 07/04/2015 - 14h34 comentou:

Saudades do Darcy, o romancista também era espetacular.
No video dei um skip no Gullar, quem aguenta?

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

Botinada: a origem do punk no Brasil


O mais interessante deste ótimo documentário sobre o punk no Brasil, dirigido por Gastão Moreira, é ver a caretice dos jornais e revistas da época ao retratar o movimento. O jornal O Estado de S.Paulo…

Politik

Salvador Allende e a esquerda desvairada. Por Darcy Ribeiro em setembro de 1973


Em 11 de setembro de 1973, um golpe militar derrubava o presidente socialista Salvador Allende, eleito três anos antes no Chile. Allende saiu morto do Palácio de la Moneda, bombardeado pelo Exército. Poucos dias após,…