Socialista Morena
Cultura

É a periferia na academia: para passar na Unicamp agora tem que ouvir Racionais

A universidade pública colocou o quinto álbum do grupo, Sobrevivendo no Inferno, na lista de obras obrigatórias para o vestibular 2020

A capa do disco. Foto: reprodução
Da Redação
25 de maio de 2018, 17h59

“É a periferia na academia”. Assim o grupo de rap Racionais MCs reagiu no instagram à notícia de que a Unicamp, uma das universidades mais conceituadas do país, colocou seu quinto álbum, Sobrevivendo no Inferno, na lista de obras obrigatórias para o vestibular 2020. Lançado de forma independente em 1997, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias.

A cada ano, a Unicamp renova parcialmente as 12 obras em língua portuguesa cuja leitura é obrigatória para os candidatos ao vestibular, para possibilitar o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a renovação dos jovens que querem entrar para a universidade. A lista para o Vestibular 2020 apresenta três obras novas em relação à anterior: além do álbum dos Racionais, entraram na seleção A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, e A Cabra Vadia, de Nelson Rodrigues.

Os Racionais estarão na boa companhia de nomes consagrados da literatura, como Guimarães Rosa (Sagarana), Machado de Assis (O Espelho), Dias Gomes (O Bem Amado), Carolina Maria de Jesus (Quarto de Despejo), José Saramago (História do Cerco de Lisboa) e Ana Cristina César (A Teus Pés). É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2019, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente. Ambas as listas podem ser consultadas aqui.

Os Racionais estarão na boa companhia de nomes consagrados, como Guimarães Rosa, Machado de Assis, Dias Gomes, Carolina Maria de Jesus, José Saramago e Ana Cristina César

O álbum Sobrevivendo no Inferno, que pode ser escutado no spotify ou no youtube, traz sucessos como o Diário de Um Detento, sobre o massacre do Carandiru, em 1992, quando 111 presidiários foram assassinados pela polícia paulista, sob o comando do governador Luiz Antônio Fleury. Após ser condenado em 2001 a 623 anos pelo massacre, o comandante da ação, coronel Ubiratan Guimarães, foi absolvido em 2006 e em seguida assassinado em circunstâncias até hoje não esclarecidas.

Em abril do ano passado, o TJ de São Paulo determinou que o julgamento dos 74 policiais que atuaram no massacre e condenados em 2014 terá que ser refeito, acatando a alegação da defesa de que foi “legítima defesa”, embora os únicos com armas de fogo fossem os PMs.

 

Saca só estes trechos se não é pura literatura:

“O ser humano é descartável no Brasil
Como modess usado ou bombril
Cadeia? Guarda o que o sistema não quis
Esconde o que a novela não diz”

“O Robocop do governo é frio, não sente pena
Só ódio e ri como a hiena
Ratatatá, Fleury e sua gangue
vão nadar numa piscina de sangue
Mas quem vai acreditar no meu depoimento?”

Com informações da assessoria da Unicamp

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(4) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

mario em 26/05/2018 - 14h00 comentou:

Até que enfim!Os Racionais Mc´s deveriam estar nestas listas há muito tempo. Quero ver o ” pessoalzinho” que chama ouvinte dos Racionais de bandido e maconheiro ter de “digerir” os caras…Tomara que essa novidade ajude a diminuir o preconceito que existe entorno deste estilo musical.Acho que vai…afinal de contas, vão ter de prestar atenção nas letras…Salve Racionais! Salve Socialista Morena!

Responder

Bomba em 26/05/2018 - 15h40 comentou:

Bomba! A direita tá brigando entre si, nem precisa de esquerda pra ser oposição, basta deixar rolar, pegar pipoca e curtir (dilvulga isso nas redes sociais como Twitter e Facebook):

▀ MBL e Mamãe Falei – DESVENDANDO O ARCO-ÍRIS

https://www.youtube.com/watch?v=CHz8pcuPmzk

Responder

Bomba em 26/05/2018 - 16h52 comentou:

…. Ah e traz mais pipocas, Arthur do Val arregou pra um debate e deu desculpa esfarrapada:

▀ Arthur Arregou 1/3 – Bastidores: Debate Nando Moura / Frota

https://www.youtube.com/watch?v=hTnrVnPv9JY

▀ Arthur Arregou 2/3 Bastidores Debate

https://www.youtube.com/watch?v=KRSpFFhVbbk

▀ Arthur Arregou 3/3 Bastidores Debate

https://www.youtube.com/watch?v=NQq9L97I4qY

Responder

Luciano em 29/05/2018 - 09h28 comentou:

Isso já demorou pura poesia merece respeito , meu país cai na musicalidade lixo de hoje com funk pesado com palavras esdrúxulas , os nossos jovens se perdem insinuações de sexos livre , o racionais taxado como música de malandro esperto, é no fundo o papo sempre foi reto…

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Mídia

Para inglês ver: como a imprensa brasileira ajudou a prolongar o tráfico de escravos


Por Charles Nisz* A expressão “para inglês ver” tem uma origem triste. Ela surgiu por causa de uma lei promulgada em 7 de novembro de 1831, cujo texto proibia o tráfico escravista. Com penas fortes,…

Cultura

Eduardo Galeano cita Darcy Ribeiro: “O mundo se divide entre indignos e indignados”


  O enorme escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015) nos deixou hoje, e, além da republicação de posts antigos sobre ele (leia abaixo deste post), não poderia deixar de prestar uma homenagem. Traduzi para vocês esta…