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Cultura

Karl Marx, marido e pai. Por Rosane Pavam

É fascinante descobrir como viveram, dentro de suas casas e junto aos seus, os homens que fizeram a história do mundo. Eram carinhosos? Dedicados? Ausentes? Para mim, diz muito sobre um grande homem o modo como se porta com quem de fato importa. Reproduzo aqui o texto que Rosane Pavam, editora de Cultura de CartaCapital, […]

Rosane Pavam
07 de abril de 2013, 14h34

(Engels, Marx e as filhas dele, Laura, Eleanor e Jenny)

É fascinante descobrir como viveram, dentro de suas casas e junto aos seus, os homens que fizeram a história do mundo. Eram carinhosos? Dedicados? Ausentes? Para mim, diz muito sobre um grande homem o modo como se porta com quem de fato importa. Reproduzo aqui o texto que Rosane Pavam, editora de Cultura de CartaCapital, publicou na revista sobre a vida íntima de Karl Marx, o autor de O Capital, a partir do recém-lançado Amor & Capital, de Mary Gabriel. Muito além do pensador, o marido e pai Marx.

***

A miséria familiar

Por Rosane Pavam

Sentado à única mesa de seu apartamento na Dean Street, em Londres, sobre a qual havia papéis, poeira e toda sorte de utensílios, Karl Marx pôs-se a escrever para mudar a consciência do mundo. Mas, enquanto trabalhava, ele nunca estava só. Um dia seus filhos criaram uma brincadeira na qual o cavalo seria Marx. Atrelado a uma fila de cadeiras de pés quebrados, o pai deveria obedecer a um chicote imaginário acionado pelas crianças atrás dele. A diligência ora aceleraria, ora interromperia o curso segundo o desejo de seus cocheiros nutridos a pães e batatas. Enquanto as ideias para o livro em torno do golpe de Luís Napoleão, O 18 de Brumário de -Luís Bonaparte, ferviam na cabeça de Marx, ele obedecia ao ruidoso comando infantil sem perder a ternura. Pelo contrário, convencera-se de que seria possível perdoar à cristandade muita coisa, porque ela nos ensinara a adoração da criança. Os filhos, ele dizia, é que deveriam ensinar os pais.

Talvez por isso, naquele mesmo ano, ele que tinha por hábito distribuir as poucas moedas do bolso aos meninos de rua no Natal, tenha se sentido uma irremediável vítima da orfandade. Franzisca, que estivera entre aqueles delicados cocheiros, sofrera um grave ataque de bronquite e morrera logo após o aniversário de 1 ano, como era de uso entre os 15% das crianças inglesas de então. Estatísticas, segundo Marx, contribuíam para situar a exploração capitalista e compreender o pensamento de uma sociedade a partir de sua estrutura econômica, mas não seriam capazes de lhe fazer aceitar a perda. A família não tinha dinheiro para comprar o caixão de Franzisca.

A esposa Jenny colocou o corpo da menina no quarto dos fundos do apartamento e deslocou todas as camas para a frente, onde a família dormiria até que conseguisse os recursos necessários. Esses não vieram do amigo de toda a vida Friedrich Engels, provedor de sua subsistência, outro pai e outra mãe para seus filhos, porque até o General, como eles o chamavam, não tinha um tostão em 1852. Um exilado francês deu 2 libras para que eles comprassem um caixão, então postado ao lado daquele do irmão de Franzisca, Fawksy, no cemitério a poucos quarteirões de casa. Contudo, por seus dois meninos, e até por um de seus bebês, morto com 1 mês de idade, eles não chorariam tanto como o fariam por Musch. Aos 8 anos, o rosto, a inteligência e o humor do pai, o menino evitara mostrar os braços finos a Jenny durante sua agonia final. Ele não suportaria vê-la sofrer, e foi Marx quem esteve à sua cabeceira até o fim.

Um dos maiores pensadores do século XIX nada seria sem sua família, diz-nos a pesquisadora dessas histórias, a norte-americana Mary Gabriel, em Amor & Capital – A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução (Zahar, 968 págs., R$ 89,90 o livro impresso, R$ 49,90 o e-book). Escrito com clareza e acuidade informativa, munido da pena da humanista e do requinte da literatura realista, o livro também inova ao centrar a ação em uma intimidade feminina sem a qual, para Marx, a vida seria impossível. “Inicialmente considerei fazer uma biografia de Jenny”, conta Gabriel em entrevista a CartaCapital, “mas depois que li sobre suas filhas pensei que seria mais enriquecedor se eu me ocupasse de todas as mulheres de Marx. Essa história, porém, deveria ser centrada no homem da vida delas, o que ele de fato foi, para o bem ou para o mal”.

Como fontes para seu trabalho, entre as centenas de estudos e biografias envolvendo um pensador que parece ter tido a obra esquadrinhada linha a linha mesmo antes de sua morte, há 130 anos, haveria as bem escritas cartas de Jenny e suas memórias inconclusas. “Minha grande frustração foi não ter podido encontrar o manuscrito original de sua autobiografia”, conta a pesquisadora, por duas décadas editora da agência de notícias Reuters em Washington e Londres. “A versão publicada tem elipses em lugares-chave nos quais a informação parece ter sido omitida.” A supressão que ela mais lamenta envolve o nascimento do filho da babá Helene Demuth, batizado Freddy em homenagem a seu alegado pai, Engels. Mas o pai verdadeiro era Marx, revelou o próprio Engels a uma incrédula Eleanor. Emudecido em razão de doença, o General, inquirido por ela sobre quem seria o pai de Freddy, escreveu-lhe o nome do amigo sobre uma lousa, com giz. Mas, do rumoroso fato, o que Jenny teria sabido?

(Jenny e seu marido Karl Marx)

“Inesquecível parceira amada”, dizia Marx sobre a aristocrata, bela e aguerrida revolucionária cujo irmão, ministro do governo prussiano, Jenny tratava com carinhosa gratidão. Embora seguidamente Marx precisasse sair pela porta dos fundos de seu lar em dívidas, deslocado a Bruxelas, à Trier natal, a Paris ou à Holanda em busca de saldar dívidas, reunir-se com os companheiros ou fugir dos perseguidores políticos, viver sem Jenny lhe pesava a um ponto insuportável. “O meu amor por você, assim que você se afastou de mim, mostrou sua verdadeira face, um gigante, e nele todo o vigor da minha mente e todo o ardor do meu coração estão comprimidos”, escreveu-lhe Marx, a quem os íntimos chamavam Mohr.

Para Jenny, restavam a paciência e o envolvimento ao revisar pela noite as provas dos textos do marido. Ela recebia pobres como reis em sua casa sempre aberta, mas julgava impossível viver o cotidiano sem o modelo familiar conhecido. Embora seus ideais tinissem de novos, agia à moda antiga, submissa a um homem a quem reputava genialidade. E às três filhas que lhe restaram, Jennychen, Laura e Eleanor, insinuaria que idêntico fervor lhes seria inescapável.

Jennychen almejava uma vida como atriz, enquanto se dedicava aos múltiplos talentos como escritora, ensaísta e tradutora. Eleanor ardia pela militância e pelos palcos e Laura não parecia empolgada ao se casar com o revolucionário francês Paul Lafargue, ao lado do qual foi encontrada morta, ele também envenenado em aparente suicídio. Para elas Marx imaginara uma vida em que as finanças estariam estáveis por conta do casamento. Lafargue, em especial, fora aceito na família não pela militância marxista (“Se existe uma coisa certa é o fato de que eu não sou marxista”, assegurou Marx ao genro), antes por ser um médico de solidez familiar. Mas o autor de O Direito à Preguiça, reverenciado anos depois pelo líder russo Lenin, revelou-se errático como os maridos das outras irmãs, todos franceses, indiferentes à sorte de suas esposas.

“Marx era um homem tipicamente do século XIX, no sentido de que não reconhecia a situação das mulheres”, acredita Mary Gabriel. “Ele nem mesmo conseguia ver que condenava as filhas a vidas miseráveis ao não encorajá-las a dedicar seus maravilhosos talentos e mentes a uma existência distante do casamento. Eis um dos maiores enganos de Marx. Creio que ele foi diretamente responsável pelo fim trágico das filhas.” Antes de morrer, e logo depois de perder a esposa, ele viu Jennychen sucumbir a uma infecção generalizada, cercada por quatro filhos pequenos, vítima da solidão, encargos físicos e dívidas acumuladas pelo marido. Eleanor, enganada pelo insensível companheiro de jornada, suicidou-se após a morte de Marx.

Ao jornalista americano John Swinton, que lhe perguntou sobre o que ele imaginava constituir “a lei definitiva do ser”, o pensador respondera: “A luta!” No seu caso, ela fora também íntima e mental. Marx demorava para concluir seus livros, talvez porque julgasse constante a necessidade de atualizá-los e considerasse urgente lançar-se à ação. Mal conseguira concluir o Manifesto Comunista para a revolução de 1848. O Capital, “épico sobre conquistadores e conquistas”, como o define Mary Gabriel, levou quase duas décadas para ficar pronto, enquanto o General Engels precisou estar a postos para concluí-lo a partir das anotações hieroglíficas do companheiro morto. “Marx não conseguia parar de pesquisar”, diz Gabriel, cujo próprio trabalho durou dez anos para ser terminado. A autora estará na Bienal do Livro do Rio em agosto. Nesse momento, de sua residência italiana na costa adriática, ela escreve sobre cinco pintoras expressionistas abstratas americanas dos anos 1940 e 1950.

“Marx era um perfeccionista, e sua vida e de sua família foram duramente atingidas por isso”, afirma. “Ele jamais viveu de seus escritos, a não ser no período em que trabalhou como jornalista para um periódico nova-iorquino. Apesar de necessitar desesperadamente dele, o dinheiro seria a menor de suas preocupações.” Por seu lado, Jenny viveu com o que lhe coube. Mas, depois da morte do quarto filho, esmoreceu. “Não foi fácil perder a coragem”, escreveu em uma de suas belas cartas. “Tudo o que fazemos pelos outros é tirado de nossas crianças.” O marido, contudo, teve a oportunidade de lhe mostrar que não trabalhara em vão. Em 30 de novembro de 1881, uma década e meia depois de a primeira edição de O Capital ter sido publicada sem repercussão crítica, ele leu a Jenny o que escrevera Belfort Bax em um periódico: “O livro encarna o funcionamento de uma doutrina em economia comparável, por seu caráter revolucionário e importância abrangente, ao sistema de Copérnico em astronomia ou à lei da gravitação e da mecânica”. Marx viu os olhos dela nesse momento “maiores, mais adoráveis e mais luminosos do que nunca”. Jenny, que sofria de câncer, morreu dois dias depois, aos 67 anos.

O livro:

 


(12) comentários Escrever comentário

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Felipe Villela em 07/04/2013 - 15h34 comentou:

nossa esse texto substitui um livro inteiro 🙂

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Waldir V. de Araujo em 07/04/2013 - 17h49 comentou:

Nossa a Rosane sempre "garimpando" coisas maravilhosas, adorei saber !

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luiz nacinovic em 08/04/2013 - 04h22 comentou:

Parece uma biografia escrita por Dostoievski. Nunca vi esse tema tratado dessa maneira. Legal demais.

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Celso em 09/04/2013 - 19h04 comentou:

Cynara, na época da Faculdade de Direito li O Direito à Preguiça e me tornei um adepto do lema de Paul Lafargue :" redução da jornada diária de trabalho para 3 horas " em contraponto à esquerda que exigia mais emprego e trabalho..queria fazer uma observação: desde aquela época que lí o livro sei que seu autor era cubano e não francês talvez fosse interessante a Rose Pavan verificar isso.
Abraços
Celso

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    morenasol em 10/04/2013 - 01h57 comentou:

    celso, lafargue nasceu em santiago de cuba mas viveu a maior parte da vida na frança. é considerado francês

Celso em 10/04/2013 - 16h23 comentou:

ah bão Cynara, então confirma o que eu sabia..rs
Abraços

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Adriana Vilela em 06/06/2013 - 12h43 comentou:

Adorei seu artigo,amo Marx,e todo seu legado,linda história!

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Cláudia Lima em 30/05/2014 - 14h50 comentou:

Eu considero Marx o maior pensador da História, mas sua vida pessoal foi muito triste.

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Edro Tenório em 27/01/2015 - 10h37 comentou:

Nossa como é bom saber fazer um texto não! Ela nem comentou dos devaneios do Marx, da sua disposição para o alcool, ou para a prostituição, da traição que fez a sua amada esposa com a governanta e como jogou ao vento o fruto deste relacionamento, nem sequer registrando o filho bastardo. Era um homem lindo, preferiu não trabalhar e assim deixar todos os filhos morrerem. Sendo qualquer outro, primeiro garantiria a vida daqueles que eram responsabilidade sua e depois colocaria suas ideias no papel, porém, preferiu matar um a um a sua prole!

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Azul em 10/02/2015 - 17h14 comentou:

E como é bom fazer um comentário babaca e repleto de sensacionalismo barato e sentimentalóide, não é mesmo Tenório? O comentador nem fala, por exemplo, das falsidades publicadas por Françoise Giroud, Francis Wheen, Werner Blumenberg ou por Volker Ellis-Pilgrim, copiadas das fofocas de Louise Kautsky, que não satisfeita com o papel do marido queimando a obra do líder comunista – já que isso não deu certo – preferiu queimar a pessoa de Karl Marx. Todas essas pseudo-biografias ou mitografias, que os analfabetos da internet repetem aqui e ali como "provas históricas" se baseiam nessa fonte única de Louise Kautsky, importada por contrabando para tais "biografias" que têm tabloide inglês e revistas de celebridades como modelo. Pros idiotas tipo Edro é necessário lembrar que o tempo de ajuda do amigo Engels durou pouco, Marx escrevia artigos de jornal para poder sobreviver. E se não conseguiu mamata nababesca que os puxa-sacos de hoje conseguem facilmente, foi graças à sua fama de contestador, a mesma que fez com que as universidades lhe fechassem as portas. As mesmas mamatas que esses falsos moralistas condenam no P"T", mas recebem dos governinhos tucanalhas e de empresários amigos. Com relação a adultério e prostituição, deveria então ser favorável a Marx se isso de fato ocorreu: não são valores claramente burgueses e venais, idolatrados pela tão imparcial mídia de direita que leva Bruna Surfistinha e outras do tipo ao trono? Tá reclamando de quê? E depois o mesmo pode ser afirmado sobre abandono de filhos ou sobre deixá-los morrer: é o controle populacional da população mais pobre que abortistas e defensores do "planejamento familiar" sempre vomitaram à "direita" e à "esquerda". Deu mais atenção a si do que aos familiares? Se esse fosse realmente o caso, mais uma vez nossos hipócritas fiscais da moral alheia deviam dar-lhe 'vivas': não é esse o triunfo do individualismo, da competitividade e do sucesso a qualquer custo, não importando quem será prejudicado, que é justamente o modelo de ser humano que o capitalismo deles, tão bonzinho, diz para ser seguido? Agora, toda essa fofocaiada que tenta arranhar a obra insultando o autor ("ad hominem" sempre), já foi previamente refutada por várias fontes. Uma investigação de Terrell Carver em 2005 já havia feito o levantamento genealógico, documental e pericial desmentindo essa história do "filho ilegítimo" de Marx, que continua a servir de cachaça dos otários e volta e meia reaparece como carro-chefe pra vender livro fajuto. E os falsos moralistas precisam sempre de provas, tão falsas como eles, para provar seus falsos julgamentos, também falsos nas intenções de condenar nos outros o que eles adoram. Ah e só corrigindo: o vício de Marx era com fumo e não com álcool, tá bom? Agora vai estudar e volte daqui a anos, quando tiver aprendido a ler e fazer pesquisa.

Refutação da lenda do "Filho ilegítimo" de Marx, por Terrell Carver, da Universidade de Bristol (2005): http://www.marxmyths.org/terrell-carver/article.h

Refutação de uma biografia semelhante sobre Engels em 2009: http://isj.org.uk/index.php4?id=592&issue=124

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Lili Kahlo em 23/10/2018 - 23h54 comentou:

Nossa, que coisa mais nojenta partindo de uma pessoa supostamente de esquerda!
Realmente, alguns esquerdistas conseguem ser cegos de uma forma tão doentia que parecem ou não ter compreendido os próprios ideais ou ser oportunistas, ou ter desvios morais graves (e sim, precisamos ser íntegros para lutar). Provavelmente, deve ser homem (porque seria absurdamente contraditório pra uma mulher de esquerda referir-se com tamanho desdém ao direito sobre os meios de reprodução), devido à mentalidade infelizmente comum que existe na esquerda, a mesma que Marx provavelmente compartilhou como qualquer outro de seu tempo e a mesma que tenta apagar o papel das mulheres na revolução. Diga-me: por quê é tão difícil aceitar que Marx não tenha sido um homem exemplar? Por quê é tão difícil aceitar que sem as mulheres com quem viveu, heranças, Engels, ele não seria nada? Por quê é tão difícil aceitar que elas tenham se sacrificado, ou melhor, foram sacrificadas? Isso acontece até hoje e infelizmente é uma coisa muito comum! Mas por outro lado, mais e mais mulheres despertam a cada dia na revolução, e já estão combatendo esses machinhos escrotos que acham por algum motivo obscuro que estão isentos dessa cobrança, libertando os pobres da servidão econômica mas mantendo a servidão feminina! Isso é um absurdo!! Marx, apesar de ter vivido tempos de miséria, era um pequeno-burguês, isso é fato pacificado na esquerda, em diversas obras (vide biografia da Boitempo e até livros didáticos do Mário Schmidt). Além disso, muitas pessoas na esquerda se soubessem disso e sentissem repulsa não estariam sendo falsas moralistas pois sabem o peso que implicam nossos ideais e possuem índole admirável! Especialmente as mulheres. Ah! E essa traição com a empregada não é invenção de tablóide inglês não! Isso foi pesquisado, fontes de esquerda já publicaram (inclusive o periódico de onde o texto foi tirado), Engels contou para Eleanor. Jenny viajou e quando voltou a empregada estava grávida de um dos homens da casa (Marx ou Engels), mas Engels revelou tudo depois da morte do casal, como já disse. Certamente devem haver vestígios (cartas, etc.) que confirmam o fato.

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