Socialista Morena
Politik

O PT derrota a elite (e sua imprensa) pela quarta vez com a força do povo

O PT não é um partido perfeito, longe disso. O PT cometeu erros. Mas, se fosse derrotada hoje, Dilma Rousseff o seria pelos acertos do PT. Não pelos erros. A elite brasileira e a imprensa que a representa odeiam o PT não porque o partido esteve envolvido em denúncias de corrupção ou porque o Brasil […]

Cynara Menezes
27 de outubro de 2014, 00h31
luladilma

(Dilma e Lula em Recife. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)

O PT não é um partido perfeito, longe disso. O PT cometeu erros. Mas, se fosse derrotada hoje, Dilma Rousseff o seria pelos acertos do PT. Não pelos erros. A elite brasileira e a imprensa que a representa odeiam o PT não porque o partido esteve envolvido em denúncias de corrupção ou porque o Brasil “vai mal” economicamente. Eles odeiam o PT porque não concordam com seu projeto para o País. Querem outro, o seu.

A elite brasileira e a imprensa que a representa odeiam, em primeiro lugar, Lula. Não porque Lula despreza as famílias que são donas dos meios de comunicação. É o contrário: Lula despreza as famílias que são donas dos meios de comunicação porque sempre foi maltratado por seus jornais, TVs e revistas, porque foi vítima de seu enorme preconceito de classe. A elite e a imprensa que a representa não suportam que não seja um dos seus que esteja à frente do poder no Brasil.

Dilma achou que podia seduzir a imprensa, atraí-la para seu lado. Doce ilusão. Foi um dos maiores erros do primeiro mandato e espero que corrija no segundo. Dilma, a imprensa jamais a apoiará, simplesmente porque o projeto que você defende é considerado pela elite e pela imprensa que ela representa– arcaico, anacrônico, ultrapassado. Presidenta, ouça o que eu digo: você só teria a mídia a seu favor se rompesse com Lula. Lembre-se das cizânias entre vocês que a imprensa semeou durante os últimos quatro anos. Você vai ver como será a partir de agora: mal foi consagrada sua vitória e já tem gente na mídia falando em impeachment.

Os jornais brasileiros nunca trataram o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que fez um governo pífio, muito aquém do governo Lula em resultados sociais e, inclusive, econômicos, como tratam o ex-operário Lula. A revista Veja, braço armado da oposição no Brasil, usou a palavra “apedeuta” (analfabeto, ignorante) mais de 2 mil vezes para se referir ao ex-presidente em seu site nos últimos anos. Veja fez mais de uma dezena de capas contra Lula a última delas esta semana, em mais uma acusação sem provas.

O filho de Lula é alvo de boatos e notícias falsas desde que a revista Veja o colocou como destaque de uma de suas edições. Repare que nunca foi questionada pela revista, por exemplo, qual a fonte de renda do filho de FHC, Paulo Henrique. A Folha de S.Paulo, por sua vez, teve o desplante de publicar um artigo em que um ex-petista ressentido acusava Lula de nada mais nada menos que tentar estuprar um rapaz. A imprensa estrangeira, que pagou mico e fez mea culpa por ter copiado o terrorismo da mídia nativa em relação aos preparativos da Copa (em vez de praticar jornalismo), precisa saber dessas coisas, mostrar ao mundo que no Brasil a verdadeira oposição ao PT vem da imprensa.

Não foi o PT quem jogou “pobres contra ricos”, “negros contra brancos”. É a imprensa quem tenta jogar pobres e ricos, negros e brancos contra o PT. Não foi Lula quem criou esta divisão no Brasil ou no mundo. Ela sempre existiu e é alimentada pela elite e pela imprensa que a representa. O PT nada mais fez que mostrar que essas diferenças estão aí e estabelecer estratégias para diminui-las. Isto é uma qualidade do PT, mas, para a imprensa, é um defeito. O Brasil não está dividido, ele É dividido. Como disse uma leitora no Facebook: só que um dos lados também passou a ter voz.

Hoje Dilma foi reeleita contra toda a mídia brasileira. Foi reeleita com o voto de gente sofrida, dos brasileiros de todas as regiões que mais precisam da ajuda do governo, e também com os votos de brasileiros que não precisam de ajuda alguma, mas que não votam pensando só em si. Votam pensando em um Brasil mais inclusivo e menos desigual. Votamos no PT porque o projeto do partido é o que mais contempla nossa sede de justiça social. Não nos sentimos representados pelo projeto de País que a imprensa brasileira tenta nos impingir, nos empurrar goela abaixo junto com o candidato da vez.

A responsabilidade do PT e de Dilma é imensa agora. É preciso, como sempre, governar para todos, mas é preciso ter um olhar especial para os desejos dos que tornaram realidade esta reeleição. Vá em frente, Dilma. Vá em frente, PT. Pisem fundo. Seu projeto de Brasil é o que queremos. Não o da imprensa.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(86) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Lenir Vicente em 27/10/2014 - 00h53 comentou:

Ela disse no final de seu discurso como presidenta reeleita : "Brasil, mais uma vez esta filha tua não fugirá da luta." Sabe o que vai enfrentar pois tocará mudanças que vão mexer com a estrutura arcaica que tentou de todas as maneiras derrubar Lula e ela. Essa Dilma saiu dessa guerra que foi a campanha eleitoral, muito mais forte do que entrou. Reencontrou a força da menina de vinte anos que enfrentou os verdugos da ditadura.

Responder

    Fernands em 27/10/2014 - 04h31 comentou:

    É a mesma sensação que tenho companheiro.

    Vitor em 27/10/2014 - 23h40 comentou:

    Lenir, eu gostaria de ter esse seu otimismo, mas não tenho… O PT já esteve muito mais forte para mexer nessa estrutura e não fez nada… O Congresso vai ser complicado nesse mandato… Estou pessimista que Dilma realmente vai conseguir fazer as verdadeiras reformas necessárias!

Eli Ramos em 27/10/2014 - 00h59 comentou:

Mais um texto brilhante e cheio de paixão vermelha!Agora deixa ver se eu entendi, você está me dizendo que os mais de 51 milhões que votaram no PSD (como eu) são da elite?
Não sou advogado de VEJA, mas não vejo nada demais a revista ter uma posição política, assim como CARTA CAPITAL. O problema de vocês é querer convencer todos os cidadãos não petistas de que todos os escândalos do governo do PT são invenções da mídia golpista.
A partir de amanhã e principalmente a partir de 1° de janeiro o PT vai voltar a realidade, pois é preciso governar.
O PT vendeu estas eleições, é a vitória da democracia, que nunca esteve tão ameaçada.

Responder

    joao em 27/10/2014 - 03h59 comentou:

    Meu jovem,a revista ser informativa e ter posição política é uma coisa,mentir,omitir ações do governo,acusar sem provas,difamar a imagem da presidente e cometer ofensas é outra coisa ferinha.:)

    Frederico em 27/10/2014 - 12h04 comentou:

    Complementando a resposta do Joao, a CartaCapital ASSUMIU a posição pró-Dilma (http://www.cartacapital.com.br/revista/807/por-que-escolhemos-dilma-rousseff-131.html). Já TODOS os outros veículos de imprensa se dizem isentos. Entendeu a diferença agora?

    E não distorça o artigo. Em momento algum a Cynara fala que os votos contrários à Dilma são da elite. Releia essa frase, que talvez você não tenha prestado atenção, no afã de criticar o texto: "Foi reeleita com o voto de gente sofrida, dos brasileiros de todas as regiões que mais precisam da ajuda do governo, e também com os votos de brasileiros que não precisam de ajuda alguma, mas que não votam pensando só em si.". O que a autora fala (e com razão) é que existe um ódio destilado por grande parte da elite brasileira contra o PT. E esse ódio vazou para várias outras classes sociais. Você mesmo, que não se diz da elite, veio falar aqui em ameaça a democracia. Que ameaça? Quais as provas concretas dessa fala?

    Eli Ramos em 27/10/2014 - 21h56 comentou:

    Corajosa e coerente com sua história a posição de CARTA CAPITAL. O problema é vocês demonizarem todos os outros veículos que pensam diferente.
    Vim do nordeste e cresci na Diadema onde nasceu o PT.É inacreditável a quantidade de vezes que preciso repetir isso para validar meus argumentos. Conquistei tudo na vida com trabalho e educação, todas as minhas graduações se deram na escola pública, ETEC e Fatec (que a Presidenta chamou de "experimentais" num claro desprezo pelas conquistas que não sào de seu partido).
    Vocês precisam aprender aceitar de uma vez por todas que existe o outro, e que ele precisa ser respeitado, independente da origem e classe social. Não votar no PT não significa ódio ao partido. Vocês destilam um ódio das elites e vivem suas vidas em empregos gerados e mantidos pela, elite!Por acaso os beneficiários do BNDES são a "gente sofrida, dos brasileiros de todas as regiões que mais precisam da ajuda do governo"?
    Sempre leio os artigos até o fim, posso admirar o trabalho da articulista e mesmo assim discordar, não posso?
    Este é um dos princípios da democracia que repito, nunca esteve tão ameaçada.Vocês fingem que o PT não tem uma agenda de poder e fingem se esquecer das experiências socialistas do século XX, procurando se distanciar delas como se não representassem a essência do pensamento Marxista. E não venham com essa de que "deturparam Marx", "não me representam" e outras pois, ao afirmarem isso só mostram que não leram o que pregam.
    Querem provas de ameaça a democracia? Precisam ler os documentos do Foro de SP,procurar entender as experiências nas quais o PT se inspira (Ah, acham que Cuba é o lugar mais lindo do mundo pra se viver? Mas ninguém quer viver lá, né? Preferem as benesses do Capitalismo-eu também), os lideres que admiram, os livros que lêem.
    Os avanços sociais existem? Sim! Temos a decência de reconhecer, ao contrário de vocês que querem re-escrever a história com bobagens como "O PSDB quebrou o país 3 vezes". Vivi os anos 80 com a inflação galopante e como eu, milhões de brasileiros nunca vão esquecer os benefícios que a estabilização da moeda trouxe ao país.

    Fábio P. R. em 29/10/2014 - 20h58 comentou:

    Sempre que você vai ao FMI e com isso duplica a dívida pública, isso quebra o país…

    Flavio Giotto em 31/10/2014 - 14h27 comentou:

    Ah, e o rombo no tesouro vai ser resolvido como? O pais não esta quebrado não, é só invenção do tesouro golpista. Talvez a Carta Capital e a blogueira inteligentinha pensem numa solução mágica. Quem sabe abrir uma Ditatura de esquerda seja uma solução… todo mundo partilhando um pouquinho e só quem se da bem são os camaradas amigos do partido. Para voces, a vida esta feita heim!

    getulio em 27/10/2014 - 21h09 comentou:

    A questão é muito simples: Quando eu acuso alguém de algo é necessário apresentar a provas, vale para todos, inclusive para imprensa. O debate, pode ser acalorado, faz parte do contraponto.

    helena em 27/10/2014 - 21h13 comentou:

    E o problema de vocês é fechar os olhos para a realidade e querer convencer todos os cidadãos que todos os escândalos do Brasil são exclusivos do PT…

    Eli Ramos em 27/10/2014 - 23h52 comentou:

    De fato muitas pessoas tentam colar ao PT a pecha de representante único da corrupção no Brasil, o que é uma bobagem, nossa corrupção é endêmica, fingimos que queremos um país de primeiro mundo onde direitos existem para ser respeitados mas sempre optamos por dar um jeitinho em tudo.
    Há corrupção em outros partidos? Sempre houve!O PT não inventou a corrupção, mas é o único partido que se orgulha de ter corruptos em seus quadros e os chama de heróis da nação. Ou vocês acham que José Dirceu e José Genoíno foram presos graças a uma armação bem engendrada pela mídia golpista.
    Dilma venceu e espero sinceramente que ela consiga realizar um excelente segundo mandato par ao bem de todos nós.
    Enfim, respeito o bom nível de seu comentário.

    marcos moura em 28/10/2014 - 20h41 comentou:

    Objetivo e inteligente!

    aloisio costa em 30/10/2014 - 15h04 comentou:

    salve big nerd ,to vendo que voce tambem encontrou as delicias da terra do nunca ,abraço de seu amigo luis de diadema

    Eli Ramos em 03/11/2014 - 12h21 comentou:

    Pois é, vamos fundar o partido da causa nerd! Abraço!

    valeria gobbi em 06/11/2014 - 20h53 comentou:

    Concordo com voçê, Eli Ramos. Veremos até quando irão manter suas vendas.

Ana em 27/10/2014 - 01h22 comentou:

Sem esquecer que a CIA está fazendo intervenção no Brasil e semeando o ódio estratégia manjada de Washington para desestabilizar países.
E George Soros…
Eles irão continuar a semear o ódio. Cabe a nó brasileiros tentarmos a reconciliação, e, evidente a mídia tem que mudar.
Não é a toa a expressão "quarto poder".

Responder

    SilD em 28/10/2014 - 00h23 comentou:

    Como bem disse Pablo Villaça. uma parte da sociedade brasileira está impermeabilizada aos fatos. Eu acrescento; esta mesma parte é virada só em boca, não tem ouvidos. Acreditam no que lhes é conveniente acreditar e nada pode mudar isso. Existe uma parcela dominada que, nesse governo que sonham o seu retorno, poderiam ocupar os cargos de lacaios e bobos da corte. Para a elite até tem uma explicação racional para este comportamento, o resto e gente que acha ter nascido para o jetset, que nasceu para ser vip e vê este sonho de grandeza cada vez ficar mais longe.

viniharry em 27/10/2014 - 01h57 comentou:

Brilhante como sempre. É preciso ver que eles conseguiram impor nestas eleições, como nunca antes, a visão de 2 'brasis" . Eles existem sim, mas é preciso avançar no resgate do que é o considerado mais atrasado, são séculos de usurpação da cidadania que demandarão décadas de trabalho árduo, pelo menos este trabalho já começou. Dilma, em seu discurso hoje, chama à união, será que ela acredita mesmo que esta elite que está aí vai querer participar? Não acredito. Vamos ver se agora a ex guerrilheira mostra sua verdadeira face de combatividade, união nacional, tudo bem, vá lá! Mas antes de mais nada é preciso mostrar que quem está no comando, e tem que ser respeitado, é o projeto político ungido pelas urnas desta democracia mambembe. Para que isto comece a dar certo é preciso mostrar à mídia que ela não pode continuar agindo como um partido de oposição, e para isto é preciso colocar a Abril em seu devido lugar, nos tribunais, custe o que custar. É preciso fazer a Veja "sangrar", como exemplo já está bom.

Responder

    Nuno em 27/10/2014 - 21h26 comentou:

    O sangrar foi ótimo.

Cláudio Duffrayer em 27/10/2014 - 02h17 comentou:

Parabéns,Dilma.
Perdeu o ódio.Venceu a democracia.
E muito obrigado,Socialista Morena!Comecei a acordar em parte graças a você!

Responder

    Douglas em 27/10/2014 - 04h09 comentou:

    Que bacana que tu te acordou lendo o site. Pode dar mais detalhes?

Marcos em 27/10/2014 - 02h17 comentou:

Hoje é um dia que Dilma venceu uma segunda ditadura na vida – a ditadura da informação seletiva, a ditadura da imprensa lacerdista, a ditadura da difamação. A velha imprensa acorda mais desmoralizada, mais fraca e com uma imagem muito arranhada. Essa eleição foi onde os grandes jornais ultrapassaram uma linha que nenhum jornalismo sério do mundo ousaria passar: a partidarização do noticiário. E é justamente essa imprensa, que a partir de hoje, a Dilma precisa mudar sua postura. Ser mais atuante, defender mais seu governo, melhorar mais o seu diálogo com a sociedade – quebrando de vez a barreira e interferência que a imprensa monopoliza hoje: a informação. Só assim para poder demonstrar para todos os brasileiros passo a passo do que o governo faz, fez e precisa fazer.

Responder

José em 27/10/2014 - 02h44 comentou:

Cynara, parabéns pois este belo texto. Acabo de postá-lo no meu Face, mas duvido que vai ser lido, uma vez que o povo não lê nada que passe de 3 linhas. Fiz um comentário lá, após postar o texto, desejando que as pessoas lessem artigos com mais de 3 linhas, como o seu que nao vai tomar mais do que 3 minutos.

Responder

Pedro Guilherme em 27/10/2014 - 04h00 comentou:

É necessário enfrentar essa chamada grande imprensa que jamais falará bem de algum projeto que não seja o dos interesses do grande capital e dos Estados Unidos. Com relação aos Estados Unidos, essa mídia funciona como repassadora/porta voz dos interesses e da visão americana no mundo. Não há interesse de analisar a partir do interesse do Brasil enquanto país no cenário internacional. Penso que além de colocar em debate uma lei dos meios de comunicação, de repensar a destinação de verbas de publicidade, o país precisa criar uma tv pública forte, plural, capaz de competir com a mídia privada. Com relação ao que fez a revista Veja, Dilma deve fazer o que prometeu: ir a Justiça.

Responder

Ely Mattos em 27/10/2014 - 04h18 comentou:

Um texto para ser impresso e revisto a cada novo golpe que ela irá enfrentar. Não sou petista. Minha única militância foi para Brizola e Darcy Ribeiro. Depois torci por Lula, mas estava fora e justifiquei o voto.Não o elegi no segundo mandato por perceber que algo estava saindo dos "trilhos", mas não votei em outro. Com Dilma eu vibrei. Depois da Prefeita de Fortaleza, onde resido, ter sido massacrada e dar a volta por cima, sem apoio do PT e sair do 4° lugar para vencer a eleição, fui contagiada de novo pela política. O que o ocorreu nessa eleição ficaria para sempre na minha memória e na de muitos outros, como algo inexplicável. Obrigada por confirmar que eu não estava enganada, comó muitos me disseram. Vem "chumbo" grosso por aí e espero que a Presidenta forme um secretariado com muita atenção e não esqueça desses que foram ofendidos como ela, xingados como ela e ainda agora, horas depois do resultado, li tantos absurdos pois estou na parte do país que quetem dividir. Sou carioca, mas adotei o Ceará como meu lar. Não recebo benefícios do Governo. Sou graduada em Turismo. Morei na Inglaterra e asseguro que, por todos os erros que o PT cometeu e muitos dos seus integrantes, ainda assim, seria um retrocesso se Aécio vencesse. Agora é preciso cobrar os julgamentos dos escândalos do PSDB. E mais do que nunca, cobrar a Presidenta suas promessas. Parabéns pelo excelente texto.

Responder

Diogo em 27/10/2014 - 04h24 comentou:

Que texto lamentável, preconceituoso, mesquinho, divisor de classes sociais e clichê.

Vc realmente acha que 48% do país é de "elite" e que nao gosta da inclusao social?

Já ganharam, parem de ser mesquinhos, revanchistas e acéfalos.

Responder

    Fabio Hideki em 27/10/2014 - 06h03 comentou:

    Não, a maioria esmagadora dos 48% que votaram no Aécio não são de fato, da elite dominante. Elite mesmo, é menos de 1% da população.
    Apesar da classe média paulista se achar elite, serve apenas como massa de manobra. São defensores desse 1%, mesmo que seus interesses estejam mais alinhados com os dos 99% restantes.

    Intrigado em 30/10/2014 - 02h41 comentou:

    "Elite mesmo, é menos de 1% da população".
    Tipo o Lulinha?

    Patrícia em 27/10/2014 - 09h22 comentou:

    Creio que desses 48%, 30% deixa-se manipular/influenciar por essa mídia supracitada e pelos seus pastores!! Só acho…

    Frederico em 27/10/2014 - 12h25 comentou:

    Mais um que ou não entendeu o texto ou está criticando por ser do contra. Em momento algum ela fala que quem votou no Aécio é da elite. Releia essa frase, sobre quem votou na Dilma: "Foi reeleita com o voto de gente sofrida, dos brasileiros de todas as regiões que mais precisam da ajuda do governo, e também com os votos de brasileiros que não precisam de ajuda alguma, mas que não votam pensando só em si.".

    Como a autora disse brilhantemente no texto, a divisão de classes JÁ existe e o preconceito também. O que essa eleição fez foi escancarar isso. Ou você também vai dizer que todas as mensagens de ódio contra nordestinos foi o PT quem publicou?

    Toyvers em 27/10/2014 - 13h01 comentou:

    Todos nós ganhamos, Diogo. Pode ter certeza. Ter um presidente preferido por somente 20% dos eleitores, que é o caso do Aécio, nos faria viver numa mentira descabida. E o eleitorado real da Dilma é bem mais de 60%, não fosse este número enfraquecido pelo terrorismo midiático de direita.

@norenberg em 27/10/2014 - 04h55 comentou:

Eu sou Dilma… mas acho um tiro no pé classificar ELITE como todos outros. Está nítido que o PT precisa agora deixar esse estigma de culpar as elites, ao ao invés disso, dialogar com elas. E olha que não to falando daquela elite que comanda a midia brasileira, estou falando da classe média pra alta. Parem de ofender essas classes como se nós não votássemos em vocês. Eu sou classe média alta e votei em voces. Agora, me impressionem!

Responder

    morenasol em 27/10/2014 - 12h40 comentou:

    acho que você precisa reler o texto

Marcos F. Gonçalves em 27/10/2014 - 11h45 comentou:

Brilhante Cynara, simplesmente brilhante! Resumiu tudo em um post o que está ocorrendo nesse país. Parabéns! Só tenho uma palavra para elite (e a imprensa que a representa): asco.

Responder

Flavio Lima em 27/10/2014 - 12h01 comentou:

Texto maravilhoso, Cynara.
E acaba agora o alivio e a comemoração.
Infelizmente com essa direita que temos por aqui em latinoamerica a luta pela reforma política e regulamentação da midia (nos moldes ingleses) começa agora.
E vamos começar vencendo uma luta interna, pela demissão do José Eduardo Cardoso e do Paulo Bernardo.
Esse sera O bom começo!

Responder

Carlos Magno Barbosa em 27/10/2014 - 12h28 comentou:

O PIG foi o grande derrotado, mais uma vez. Valeu Dilma.

Responder

Ricardo em 27/10/2014 - 12h29 comentou:

Quando a gente se torna formador de opinião, a primeira coisa que devemos fazer e checar o impacto e forma da nossa comunicação em relação ao todo. Depois de tanta briga de polaridade, violência gratuita e desunião você vem querer dizer que os ricos perderam para os pobres na sua manchete? Que falta de tato, perda de oportunidade de parar de julgar as pessoas pelo que tem e entender que tem pobre mal caráter, assim como rico honesto e engajado. A elite propriamente dita, os grandes empresários são menos de 5% do nosso eleitorado, portanto o resultado não foi ricos perdem e pobres vencem, até porque as grandes fortunas com o PT não tem do que reclamar… Desculpe a grosseria, mas acho que está mais que na hora dos blogueiros pararem de ser tiradores de sarro e passar a ser prestadores de serviço (informação) de qualidade e confiável para que possamos ampliar o debate e mobilizar as pessoas em causas proveitosas para a coletividade toda!

Responder

Mardonio em 27/10/2014 - 13h20 comentou:

O que o novo governo Dilma deve fazer não é ( e nunca teve essa intenção) censurar a Globo e parte da imprensa golpista. O combate a esse bando deve acontecer fortalecendo as TVS e rádios públicas , inclusive com futebol e novelas de primeira qualidade nos horários de maior audiência do inimigo. Jornalismo de melhor qualidade e uma difusão ainda mais abrangente no territorio nacional. Isso ia doer muito neles…

Responder

    Mardonio em 27/10/2014 - 13h21 comentou:

    Paraabens pelo site. Está entrando nos favoritos. Abraços.

Claudia em 27/10/2014 - 13h26 comentou:

Brilhante o texto!Para bom entendedor,poucas palavras bastam.Amei.

Responder

Felipe Leite em 27/10/2014 - 14h55 comentou:

Socialista Morena como sempre analisando as coisas como um jogo de futebol, vestindo a camisa do seu time.
Fique claro que o Brasil não está feliz com o PT como você pensa, mas a sua "paixão" fala mais alto que a razão. Aproximadamente 50 Milhões de votos em Aecio ( oposição ) quase 40 milhões de votos entre nulos, brancos e pasmem "pessoas que não compareceram", sabe porque ? porque não acreditam mais na politica, pq estão desiludidas com o Governo, Atual, anterior e de outras gestões, Quer dizer que aproximadamente 90 milhoes de pessoas não estão felizes com o governo do PT e em alguns casos com nenhum outro, ou seja, o PT está perdendo a credibilidade porque está errando MUITO, não é pouco é MUITO, mas você infelizmente não ve, sim a Veja é lixo, só prejudica o processo a ELITE não quer pobres bem ( conheço gente da elite que quer sim, só que isso não é falado ) apesar de não ser um pensamento generalista tem muito do seu fundo de verdade… só que houve vitoria, vitoria sobre a MIDIA, os RICOS, o capitalismo, sobre a ELITE, agora o pais vai pra frente, novamente vamos crescer, se tornar potencia, temos um OTIMO governo e etc… falta vc convencer 90 Milhoes de pessoas sobre isso… por enquanto vc já tem 50… guarde o que estou dizendo, no ritmo que as coisas estão indo o PT tende a se tornar um PSDB logo logo, na questão de representatividade para a sociedade, cada vez mais que o tempo passa, mais eles perdem o credito… no demais fico triste pelo Brasil, não porque Dilma ganhou, mas porque não temos e não teremos um candidato digno para esse povo sofrido… continuo votando no menos pior.. talvez um infeliz no meio do 52 Milhoes de "dilmeiros" ou mais um entre "90 milhoes"….

Responder

    carmen aguiar em 28/10/2014 - 16h41 comentou:

    Adorei Felipe,disse tudo que gostaria de ter dito de uma forma isenta,sem nenhuma paixão que as vezes cega as pessoas, tenho varias restrições ao PT e muitas desilusões,porem acredito que o PSDB é e sempre será um retrocesso,espero que a Dilma possa melhorar ainda mais a vida dos brasileiros menos favorecidos,e outra coisa, muitas pessoas que são classe media votaram em Dilma,por não ser cegas e saber que precisamos de mais justiça social mais educação mais saúde, quanto a imprensa precisa da lei de regulamentação,para ser uma imprensa que INFORME,não que queira conduzir o povo como gado.

    Felipe Leite em 29/10/2014 - 17h38 comentou:

    Carmen,

    Posso ter pego um pouco pesado, mas o PT tem que entender que quanto mais ele avança mais será cobrado, e entender também que está errando em alguns pontos. Erros acontecem, mas temos que admitir e tentar melhorar, se não se tornará irrelevante para os demais, virando um partido como qualquer outro, sem diferencial.

Débora em 27/10/2014 - 15h10 comentou:

Por favor, parem com essa coisa de "presidenta", "presidenta" não existe, independente do voto e do partido de cada um, as regras da língua portuguesa continuam as mesmas!

Responder

    Marta em 27/10/2014 - 21h17 comentou:

    Sabe que acho que metade do meu aborrecimento vem daí ?É de um ridículo imenso esse termo.

    helena em 27/10/2014 - 21h29 comentou:

    A lei federal 2.749, de 1956, do senador Mozart Lago (1889-1974), determina o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres.
    O uso das duas formas já está consagrado em dicionários -Aurélio e Houaiss, por exemplo – e pela ABL, também.
    Boas leituras.

    Amália em 28/10/2014 - 01h47 comentou:

    Podem ter alterado a língua por decreto como bem queiram, jogado fora a gramática que diz que
    é um "comum de dois gêneros" como tenente, indigente, etc. Mas isso não muda o fato que é horroroso.

    Fábio P. R. em 29/10/2014 - 21h08 comentou:

    nossa, super relevante para os problemas nacionais…

AILZA em 27/10/2014 - 16h55 comentou:

PARABENS DILMA VOCE E UM EXEMPLO DE MULHER GUEREIRA !!!VAMOS A LUTA PRESIDENTA
O POVO PRECISA DE VOCE E DO LULA, ENFIM DO PT VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA!!!SEMPRE

Responder

Denise em 27/10/2014 - 17h07 comentou:

É isso aí. A militância foi forte e me arrisco a dizer que foi a principal responsável pela virada na reta final. Agora a presidenta tem uma responsabilidade enorme junto às minorias, em especial à causa LGBT, que comprou sua briga no segundo turno.

Responder

Walter Macedo Filho em 27/10/2014 - 17h36 comentou:

Defendo integralmente a alternância de poder:
PSDB + oligarquias (de 1500 a 2002) = 502 anos
PT + povo brasileiro (de 2003 a 2018) = 16 anos
Temos direito a mais 486 anos!
Simples assim.

Responder

Sheyla Kouri em 27/10/2014 - 17h48 comentou:

Em primeiro lugar, muito prazer, Cynara Menezes, eu ainda não a conhecia, mas fiquei muito feliz por um amigo ter me enviado o seu link e eu ter podido ler o seu texto, do qual gostei imensamente e com o qual concordo inteiramente. Governos neoliberais não me representam, em hipótese alguma. Os governos do PT, apesar de precisarem melhorar bastante em alguns aspectos, foram e, ainda bem, continuarão sendo, benéficos ao nosso povo, à nossa identidade como brasileiros, mas continuarão, aos olhos dos neoliberais eleitores de Aécio, maléficos, já que não aceitam atrelar o Brasil somente aos interesses norteamericanos, europeus e ao mercado financeiro internacional. O Brasil tem condições de criar soluções próprias de crescimento econômico, ainda que mais lentamente, educando e valorizando seus cidadãos, sem lhes impingir os sofrimentos dos governos anteriores. É isso que o PT quer, um Brasil com seu povo fortalecido, o que irrita profundamente os neoliberais.

Responder

Haroldo em 27/10/2014 - 20h08 comentou:

Parabéns, excelente reportagem disse tudo.

Responder

Carine em 27/10/2014 - 20h41 comentou:

Cynara, você me representa! <3

Responder

Alberto em 27/10/2014 - 20h51 comentou:

Cegos escrevem e lhes falta a luz das idéias.

Responder

    Alberto em 27/10/2014 - 20h52 comentou:

    KKKK
    nem sou a favor e nem contra, resido num país onde havia liberdade de expressão.

Amália em 27/10/2014 - 21h23 comentou:

Gente, não percebem que quem votou em Dilma tem a prerrogativa da bondade, da fraternidade, enfim, de todas as virtudes e que o resto da população é egoísta, elite branca. preconceituoso, fascista ou no mínimo um bobo que se deixa levar pelas totais mentiras, completamente inventadas pela mídia golpista ?

Responder

Fernando em 27/10/2014 - 21h30 comentou:

Tu realmente acredita nisso que tu fala?
Eu sou leitor da Veja, Carta Capital, Isto É, Exame e mais alguns blogs independentes.
Acredito ser de suma importância ler diversas fontes para tirar suas próprias conclusões.
Vou escrever alguns contrapontos que tenho certeza que serão sumariamente ignorados pelo seu fanatismo.

Eu não gosto do PT muito por causa disto: http://www.istoe.com.br/reportagens/389186_UMA+CA
Nenhuma pessoa com vergonha na cara pode apoiar um sujeito que destila este tipo de ódio, comparando os inimigos políticos à nazista por exemplo.

Eu acredito ser inconcebível chamar corrupto de herói.
A presidente não pode se omitir sobre esse fato, é patético ela sempre se calar quando lhe perguntam sobre o mensalão.
É ridículo ficar dizendo por aí que antes não puniam e agora punem. Estão há 12 anos no poder, por que não investigaram?

Eu sou contra essa política populista de vender o futuro para ter um presente menos árduo, fazer um "grande" governo não sustentável para se manter no poder e depois deixar o país na miséria, porque é o que está ocorrendo neste momento, tanto que esconderam alguns índices para depois das eleições.

É inacreditável ver a presidente compactuar e FINANCIAR (pesquise sobre o repasse da Petrobras para a Bolívia por exemplo) com governos ditatoriais na América.
Investir bilhões em Cuba enquanto nossos portos não chegam nem perto do Porto de Mariel, antes que defenda essa mazela que nem sabemos bem quais os termos do contrato, por que não fizeram um porto em algum outro lugar da América Central que não sofra embargo para já ser utilizado?

Enfim, tenho "N" motivos para ser contra o governo, diferentemente de ti não sou alienado sobre o que ocorre no governo e sou bem informado de todos os lados.

Responder

Marcio A. Estrela em 27/10/2014 - 21h45 comentou:

ELEIÇÕES 2014: A DIFICULDADE EM RESPEITAR O VOTO DIFERENTE.
Os comentários preconceituosos que surgiram e surgirão se originam na dificuldade de entender e de respeitar as diferenças.
Sim, ao querer que a forma como uma pessoa enxerga e interpreta a realidade seja a única vigente, esta pessoa passa a negar o direito às diferenças.
Vemos isso das coisas mais comezinhas às mais importantes:
– No esporte, quando um torcedor de um time quer agredir e até matar uma pessoa que torce para o outro time.
– Na vida sexual, quando uma pessoa quer bater e matar outra porque esta outra é gay.
– Na religião, quando alguém considera a religião do outro "errada" ou "inferior".
– Na política, quando alguém não consegue entender que há outras razões também fundamentadas para votar em partidos e candidatos diferentes e passa a menosprezar quem pensa e vota diferente.
– Nas civilizações, quando um povo considera outro povo como inferior e tenta exterminar esse povo em Campos de Concentração e câmaras de gás.
– Etc.
Ou seja, é tudo a mesma coisa, a tentativa de se considerar "superior" para tentar compensar frustrações ou reafirmar vontades que não consegue razões fundamentadas para justificar. A origem está no desrespeito às diferenças e na incapacidade de pensar além do próprio umbigo.

Responder

Beto Silva em 27/10/2014 - 22h38 comentou:

Olá Cynara, de apesar discordar de vários de seus textos e de raramente comenta-los, leio e quero questionar alguns pontos deste ( com respeito evidentemente ):
1 – SE O PT É UM PARTIDO QUE NÃO É PERFEITO E COMETE SEUS ERROS, QUEM COMETE CRIMES E DELITOS GRAVES ( COMO MENSALÃO, CAIXA 2 O ESCÂNDALO DOS "MENINOS ALOPRADOS" ), SÃO OS TODOS OS OUTROS?
2 – PORQUE O PT SE ASSOCIOU E SE ASSOCIA AS CHAMADAS RAPOSAS FELPUDAS OU A "MENTIROSOS CONTUMAZES" ( ACUSAÇÃO DE MARTA SUPLICY ) COMO PAULO MALUF, COM A DIREITO PRESENÇA DE EXCLUSIVA DE LULA EM SOLENIDADE?
3 – SE LULA É ODIADO POR SENTIR DESPREZO POR FAMÍLIAS DONAS DA COMUNICAÇÃO, O QUE ELE SENTE POR FAMÍLIAS DE BANQUEIROS, MARQUETEIROS E PUBLICITÁRIOS?
4 – QUAL PROJETO QUE DILMA TEM ALÉM DO CONTINUÍSMO DO BOLSA FAMÍLIA ( NOME ORIGINAL BOLSA ESCOLA DE FHC ), USADO A EXAUSTÃO DURANTE CAMPANHA, E UM PACOTE ECONÔMICO QUE JÁ FOI PARA UTI, JÁ MORREU E JÁ APODRECEU?
5 – PORQUE NÃO EXPÔS SUAS METAS DE GOVERNO MAIS CLARAMENTE AO INVÉS DA MÚTUA E DEMOCRÁTICA TROCA DE CALHORDICES E BOÇALIDADES, QUE CONTAMINOU RUAS E ESQUINAS PAÍS AFORA?
6- JÁ CONHEÇO A HISTÓRIA DO TAL FILHO BASTARDO DE FHC. MAS O QUE SE DIZ A RESPEITO DOS FILHOS LEGÍTIMOS DE LULA, QUE TIVERAM CONTAS PESSOAIS PAGAS ATRAVÉS DA MÁQUINA PÚBLICA ( CASO LUIZ GUSHIKEN ), OU SIMPLESMENTE SE UTILIZARAM DE VEÍCULOS DE USO EXCLUSIVO DO PRESIDENTE, NUMA CLARA DEMONSTRAÇÃO DA CONFUSÃO ENTRE O PÚBLICO DO PRIVADO ( EPISÓDIO PASSEIO NO AEROLULA )?
7 – O RESULTADO APERTADO NAS URNAS NÃO TE PARECE UMA EXIGÊNCIA POR MUDANÇA DE PROJETO DE GOVERNO E NÃO UMA SIMPLES E EVIDENTE DISPUTA POR PODER ( COMO EU INTERPRETEI )?
PS: SÓ PRA CONSTAR:
– O PRIMEIROS QUATRO ANOS DE FHC, FORAM SIM BONS, COM O PLANO REAL TORNANDO A NOSSA MOEDA ( ANTES COM DIVERSAS NOMENCLATURAS ), SÓLIDA, FIXA E RESPEITADA.
– COM A ABERTURA DE IMPORTAÇÕES DE DIVERSOS PRODUTOS, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE INFORMÁTICA E TECNOLOGIA ( ADQUIRI MEU PRIMEIRO PC DOMÉSTICO EM 1996 A PREÇO BAIXÍSSIMO E TENHO AS PEÇAS ATÉ HOJE CONSERVADAS ).
– COM UM PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL COMO ENEM, COMO BOLSA ESCOLA E QUE TINHA SIM AS MESMAS FALHAS E VÍCIOS DO BOLSA FAMÍLIA PETISTA ( JÁ QUE SÃO O MESMO NA PRÁTICA ).
– SE VOCÊ É JORNALISTA, SABE QUE NAS CONVENÇÕES MAIS RESERVADAS, DILMA E LULA SEMPRE FIZERAM MENÇÕES HONROSAS, E ELOGIOS RASGADOS A FHC.
– APESAR DE TUDO, A CONSTANTE ALCUNHA DE JUDAS QUE VENDEU O PAÍS E " GENI DO CHICO" O ACOMPANHAM. JÁ O SEGUNDO MANDATO É QUE FOI PÉSSIMO, POIS O SEU ÚNICO INTERESSE ERA REELEIÇÃO A QUALQUER CUSTO, IGNORANDO O ENTÃO MINISTRO PEDRO MALAN A RESPEITO DE CRISE ECONÔMICA MUNDIAL QUE SE AVIZINHAVA ( E OLHA EU NÃO VOTEI NELE EM NENHUMA DAS OCASIÕES ).

OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE COMENTAR AQUI, UM ABRAÇO!

Responder

    morenasol em 27/10/2014 - 23h47 comentou:

    vou responder:
    1. sim, os outros também cometem crimes, mas só o PT foi punido.
    2. também acho desnecessário
    3. não falo por lula
    4. dezenas. melhor se informar.
    5. expôs, sim. você quis ver?
    6. não me refiro ao filho "bastardo" de FHC, mas a seu filho legítimo. o que ele faz? eu não sei, você sabe? mas aposto que sobre lulinha sabe (ou pensa que sabe) tudo
    7. não, não me parece. parece que tem muita gente permeável ao discurso midiático, mas isso vai mudar.

    Beto Silva em 28/10/2014 - 01h51 comentou:

    Olá Cynara:
    1 – O PT É MESMO PUNIDO, OU SÓ ESTÁ EXPOSTO NA CONDIÇÃO DE "VIDRAÇA" E NÃO DE "PEDRA" COMO SEMPRE FOI EM OUTROS TEMPOS ( INDEPENDENTE DA OPOSIÇÃO AO PODER SER NECESSÁRIA EM QUALQUER REGIME DEMOCRÁTICO )?
    2 – ENTÃO VOCÊ CONCORDA QUE PT ACEITOU ADOTAR A PRÁTICAS QUE NÃO SÓ IAM CONTRA SUA IDEOLOGIA, COMO TAMBÉM SE ASSOCIOU AO QUE HÁ DE MAIS ARCAICO E ANACRÔNICO NÃO SÓ NA IMPRENSA, MAS PRINCIPALMENTE NA POLÍTICA. VIDE O BIOGRAFIA DE PESSOAS COMO JOSÉ GENOINO ( GUERRA DO ARAGUAIA ) POR EXEMPLO, ATIRADA NA VALA COMUM QUANDO ELE ESCOLHEU ASSINAR DOCUMENTOS SEM LER.
    3 – NÃO FALA POR LULA MAS OPINA, COMO EU TAMBÉM OPINEI COM SUA PERMISSÃO!!!
    4 – NÃO QUERO DEZENAS, SÓ QUERO UM CONCRETO POSSÍVEL DE SER CUMPRIDO, COM DIÁLOGO BEM ARTICULADO, COMPREENSÍVEL EM RELAÇÃO A PESSOAS DE TODOS OS NÍVEIS SEM FALSO IMPACTO OU IMEDIATISMO ( E ASSISTENCIALISMO TÃO POUCO ).
    5 – VOLTO A REPETIR: PORQUE NÃO EXPÔS SUAS METAS DE GOVERNO MAIS CLARAMENTE AO INVÉS DA MÚTUA E DEMOCRÁTICA TROCA DE CALHORDICES E BOÇALIDADES, QUE CONTAMINOU RUAS E ESQUINAS PAÍS AFORA?
    6 – MIL PERDÕES PELO CASO DO FILHO BASTARDO ( LI IA MATÉRIA NA CAROS AMIGOS ). EM RELAÇÃO A LULA,:
    – É UMA FIGURA PÚBLICA ( EM QUEM NÃO VOTEI ) QUE MAIOR FOI MANDATÁRIO DO MEU DO PAIS EM DOIS PERÍODOS. É UMA FIGURA POLÍTICA, PÚBLICA E GLOBAL, SUJEITO NÃO SÓ AS "FLORES", MAS TAMBÉM OS "ESPINHOS", NÃO TE PARECE ÓBVIO? QUANDO AO "LULINHA", FALE SÓ POR VOCÊ!!!
    7 – CYNARA, ESSA TAL "GENTE PERMEÁVEL", NA MINHA REGIÃO ( RJ ) CIDADÃO COMUM, POPULAR, DESPOLITIZADO, SEM IDEOLOGIA E SUSCETÍVEL A MÍDIA, ADOTOU O SEGUINTE CRITÉRIO DE VOTAÇÃO PARA ELEGER AÉCIO: "TROCA DE BASTÃO". E O SEGUINTE PARA REELEGER DILMA : " MELHOR UM MAL CONHECIDO QUE UM BEM PRA CONHECER",SIMPLES E ESDRÚXULO ASSIM. ESSA TAL GENTE FEZ ( E FAZ ), MUITA DIFERENÇA NESTA ELEIÇÃO. COM O DEVIDO RESPEITO, PROCURE SE INFORMAR DAÍ, QUE EU FAREI O MESMO DAQUI !!!

    OBRIGADO POR TER DESPERTADO SUA ATENÇÃO, E UM ABRAÇO!!!

Alberto em 28/10/2014 - 00h52 comentou:

E TETRA!!! E vamos para o penta em 2018.

Responder

Mauricio em 28/10/2014 - 02h48 comentou:

A autora e os diversos leitores que me perdoem mas dizer Fernando Henrique Cardoso fez um governo pífio, muito aquém do governo Lula em resultados sociais e, inclusive, econômicos é lamentável. FHC fez um excelente governo, estabilizou a economia e criou diversos programas sociais. Deixou o país nos trilho que ate o Lula sobe administrar. E claro não podemos esquecer que o próprio pegou os programas sociais criados, juntou tudo e deu o nome de Bolsa Família.
Respeito Lula pela perseverança e como político mas poucos o conhecem como meu pai que trabalhou próximo a ele no períodos de Volkswagen. A autora deveria antes de defender o indefensável, fazer uma visita ao ABC e conhecer um pouco do lado B de Luiz Inácio.
Votei no Aécio e confesso que fiquei chateado e puto com a vitória da Dilma, mas o que me resta agora é torcer para que de certo.

Responder

    morenasol em 28/10/2014 - 14h52 comentou:

    se você chama recessão, desemprego recorde, desigualdade, fome e juros estratosféricos de um governo excelente…

    Mauricio em 29/10/2014 - 03h56 comentou:

    Recessão, desemprego recorde (Isso merece discussão e uma melhor análise), desigualdade, fome e juros estratosféricos(outro tema que merece discussão), é retrato de uma economia fraca e sem perspectiva. Economia essa, que FHC pegou quando assumiu o governo pela primeira fez. E sem uma economia estável não se cria emprego e muito menos programas sociais.
    Resolver todos os problemas do Brasil em 8 anos é impossível. Juntar todos os programas sociais em um e dar o nome de Bolsa Família, ate eu!

Klaytonn em 28/10/2014 - 15h23 comentou:

Quem não vota no PT faz parte da elite e a imprensa é golpista anti-PT…. Clichês e mais clichês…. Será que pra ser esquerdista tem que necessariamente decorar uma cartilha e repetir sempre as mesmas palavras de ordem…..? Sempre cantar Geraldo Vandré em manifestações….? Por uma esquerda de pensamento mais livre e menos doutrinada nos mesmos mimimis de sempre…..

Responder

jose em 28/10/2014 - 15h56 comentou:

comprou voto dos nordestinos com a bolsa família, assistencialismo puro !!!!

Responder

@alljb em 28/10/2014 - 22h12 comentou:

Há de se manter vigilante, queridos amigos! O atraso não conhece limites e quem conquistou a liberdade o fez por prudência, sim e vigilância no mesmo ou maior grau.

Responder

RAFAEL em 28/10/2014 - 22h35 comentou:

SOCIALISTA MORENA?????

CERTOOO! PORQUE NÃO VÃO A CUBA, PARA VEREM A REALIDADE DO SOCIALISMO???
1° QUE NUNCA DEU CERTO, 2° QUE O BRASIL JAMAIS FOI SOCIALISTA E NEM VAI SER. GENTE FAÇAM REFORMA TRIBUTÁRIA E POLÍTICA E NÃO SEJAM "OBCECADOS POR PARTIDOS POLITICOS" PAÍS QUE PRESA O FIM DA MISÉRIA NÃO FOCA SÓ EM DAR O PEIXE LITERALMENTE. E SIM DAR A VARA PARA O POVO PESCAR.

Responder

Renato em 29/10/2014 - 16h42 comentou:

Nossa quanta bobagem!!!!

Responder

Renato em 29/10/2014 - 16h47 comentou:

Vocês tem certeza que a CIA, como comentado por alguém aí, está semeando ódio aqui no Brasil? Precisa?

Responder

Maia Kaefman em 29/10/2014 - 20h39 comentou:

Agora vem a parte difícil, um governo duro, contra forças econômicas poderosas nacionais e estrangeiras.

Responder

BETY CR em 29/10/2014 - 23h37 comentou:

Poderia existir uma vitória mais significativa que esta? O povo mostrou que não se engana mais com inverdades insanas pregadas pela mídia! O povo diz-se mais sadio mentalmente!Há sentimento e amor próprio ao reconhecer a contribuição de um governo para sua própria qualidade de vida! Mais satisfação,acertos e paz se encaminham para a felicidade de muitos na simplicidade do pouco saber mas na grandeza de reconhecer o que é melhor para si, com auto-estima elevada por quem soube dar seu valor.Longe dos interesses da mídia, mas com o poder verdadeiro do povo,pelo povo e para o povo!ISTO TEM QUE EVOLUIR,JAMAIS RETROCEDER!

Responder

Andre Costa em 30/10/2014 - 00h52 comentou:

Fantástico texto! Parabéns.

Responder

aloisio costa em 30/10/2014 - 14h43 comentou:

estou lendo a carta capital é um habito recente que revigora o meu humor ,gosto destes textos que exaltam o pt e sua administração corrupta e escorregadia , nossa presidenta dilma é uma das pessoas mais despreparadas que ja tocou o barco neste pais
o ex lula era um presidente competente e inovador em suas politicas sociais ,malandro no trato com as mumias seculares do planalto e generoso com sua turma de carteado ,mas o tempo passou e as coisas foram se afundando no lodo e deu no que deu ,inflação mais rapida que cavalo de corrida,economia no buraco infraestrutura sucateada, programas sociais distorcidos , nação brasileira rachada ao meio ecorrupção mais doce que melado
sou uma figura que nunca deu muita bola para ideologias politicas ,minha praia sempre foi cultura que é minha area de trabalho ,mas de um tempo para cá venho acompanhando o assunto e na boa me admira um veiculo como a carta capital se portar de forma tão venal e leniente com uma das administrações politicas mais toscas que ja vi na vida , cara é muito louco
o aecio não era minha opção ,mas votei nele na esperança de quebrar este circulo vicioso que esta levando a população brasileira a um estado de ódio jamais visto neste pais
é isso ai voltarei mais vezes por aqui ,estava sentindo falta da terra do nunca , parece quea reencontrei com o nome de carta capital .

Responder

DENILSON LIMA em 30/10/2014 - 15h52 comentou:

Não entendo. Quando o PT não está no poder, se acha perseguido. Quando está, também. O STF que condenou os mensaleiros é quase todo indicado pelo PT. Já notaram que vocês não aceitam a crítica de ninguém. Quando não tem argumento, é só dizer que "no tempo do PSDB também existiu tal coisa", e fica sem justificar. Não se chega a lugar nenhum, assim. Não defendo partido nenhum. Só votei no Lula em 89 e 2002, de lá pra cá, meu voto tem sido "não PT", pela alternância de poder. Entretanto, de um tempo pra cá, tenho começado a ficar preocupado com essa ideologia de vocês, que alguns tem como religião. Matar a fome das pessoas é urgente sim, mas sem nunca ter perspectiva da pessoa caminhar sozinha depois de algum tempo, não é a melhor forma de se fazer. Assim como, baixar o nível da educação para dar acesso a mais pessoas, não acho que vale qualquer preço. Isso é o socialismo, sempre nivelando por baixo, por que o cidadão (prefiro essa palavra, ao invés de "povo") é pouco exigente. De que preço estou falando? Além do dinheiro dos que trabalham arduamente (sim, isso acontece no Brasil), estou falando de aceitar o aborto (assassinato de um ser humano em formação, caso não se lembrem); Incentivar o homossexualismo (inclusive de crianças) e eu não poder, sequer expor minha discordância; liberação total das drogas, regulações de liberdades: de imprensa, de internet, de propriedade, etc. Amigos, "o peixe não sabe que está dentro d'água". Muitos de vocês são jovens, não conheceram outra realidade. O Brasil não começou em 1998. Pesquisem outras fontes, pessoas, leiam livros. Mas tentem, por favor, cogitar a hipótese de estarem equivocados, uma vez na vida. Grande abraço, amigos brasileiros.

Responder

Carlota em 31/10/2014 - 18h07 comentou:

Estatística é sempre elucidador ainda mais quando vem do TSE

3 pontos percentuais de diferença, longe, longe, muito longe de ser uma uinanimidade!!!!

DILMA
51,64%
Dilma PT
54.501.118 votos
48,36%
Aécio Neves PSDB
51.041.155 votos

Brancos
1.921.819 votos
4,63%
Nulos
5.219.787 votos
21,10%
Abstenção
30.137.479 eleitores

Responder

Paulo R. Cardozo em 03/11/2014 - 18h44 comentou:

O povo brasileiro considerou um governo popular o mais adequado e também demonstrou que quando se faz política para os mais necessitados, tem o retorno nas urnas. A mídia golpista, atribui a vitoria da reeleição de Dima Roussef, ao bolsa família. O que não é totalmente verdadeira esta afirmação. A vitória da presidente Dilma, se deu em função dos grandes investimentos que estão sendo efetuados no norte e nordeste. E isso não é um agrado qualquer, mas sim uma necessidade estratégia para o crescimento e desenvolvimento para o Brasil como um todo. Nosso país, ficou desassistido por muitas décadas e o sul sempre foi o maior beneficiado em termo de infra estruturas, mas isto porque aqui as cobranças eram muito maiores da população e do empresariado, ao contrário do norte e nordeste, onde as grandes famílias dominavam a política e os recursos eram desviados para empresa e negócios destas. Não havia interesse em aprimorar e fazer crescer e desenvolver as regiões. Agora a grande mídia se revolta, pois verifica que o país esta crescendo em condições quase que proporcional e isso incomoda alguns mega da imprensa safada… Caso especifico da organizações Globo/RBS/VEJA e por aí afora.

Responder

Deusimar Filho em 06/11/2014 - 18h08 comentou:

Adoro entrar nesses blogs de esquerda só pra me divertir com os absurdos, falou-se tanto em elite, a elite isso, a elite aquilo, e você é o que? Pobre?

Responder

    morenasol em 06/11/2014 - 19h12 comentou:

    gente que nasce pobre, estuda e rala muito na vida para chegar onde chegou, ascende socialmente podendo até ficar rico = não é elite.
    gente que nasce rico, tem uma vida facílima e não faz esforço algum pra chegar onde chegou = elite.

    o primeiro caso é o de gente como eu. o segundo deve ser seu caso, por isso você não ~entendeu~…

Claudinei em 23/11/2014 - 21h16 comentou:

Interessante. Quando FHC estava no poder, o PT fazia tudo isso que hoje faz a oposição e era normal. Afinal, nesse tempo o PT estava do outro lado querendo chegar ao poder e as passeatas, panfletagens e tudo o mais era normal, o jogo da Democracia, porque agora tem de ser diferente ? É o jogo, é a alternância de poder. Isto é Democracia. Áh !, esqueci, o PT detesta ser contestado, por isso quer implantar sua odiosa política hegemônica, querendo fazer do Brasil uma nova Cuba ou uma desgraçada Venezuela.Tenho dito.

Responder

Claudinei em 23/11/2014 - 21h50 comentou:

Ué, pensei que o PT que tanto defende a regulação da mídia, fosse mais democrático e publicasse meu comentário, já que sou apartidário, pois até hoje, sempre voto no candidato e não em partidos, pois o PT, PSDB, PMDB, DEM, PCdoB, PSOL, PSTU e etc, são todos partidos que apenas querem se apear no poder e nele permanecer afim de se locupletar com seus idealismos suspeitos e que não chegam a lugar algum, senão explorar a boa fé, principalmente dos mais humildes e desinformados que se vendem por míseras bolsa família.

Responder

DeztMusic em 24/01/2015 - 13h56 comentou:

Ué, então uma ultra elite branca, PT, venceu outra elite branca? Lembro que os senhores líderes do PT são BRANCOS, pertencem a uma minoria que estudou nos melhores colégios, são ricos e pertencentes a famílias de imigrantes estrangeiros, o que pode ser constatado pelos vossos sobrenomes.

Quantos parlamentares do PT (senadores, deputados ou vereadores) são negros ou pardos? Constata-se que a maioria da cúpula Petista é BRANCA e de famílias tradicionais, assim como: Suplicy, Matarazzo, Mercadante, Fernando Haddad (estudou no colégio Bandeirantes) dentre outros.

Este partido de elite ainda conta com artistas, escritores, cineastas, jornalistas, que em sua esmagadora maioria são BRANCOS e formadores de opinião.

Quem é mais “ELITE” do que a cúpula petista que governa nosso País.

Lembro ao Apedeuta Luiz Inacio que as elites tradicionais subsistem como parte integrante da classe alta. E quem é a classe alta a não ser o PT, governa com ostentação e mantém assessores com salários milionários e são na maioria BRANCOS. Não vejo ninguém mais elite que eles

É no mínimo vergonhoso alguém que se diz socialista comemorar uma vitória de um partido que vem há 12 anos defendendo a burguesia com unhas e dentes, se algo melhorou no ponto de vista social (nem tudo, pois a maquiagem de dados é enorme, basta ir pessoalmente nos lugares e constatar a extrema miséria) é porque sobrou mais dinheiro para continuar roubando e ludibriando a população, no máximo acredito que a verdadeira esquerda com boas intenções parte do PCO e olhe lá, pois até esse teve em 2006 contas sujas na campanha eleitoral, assim como PSOL e PSTU que tem membros cheios da grana, dignos da esquerda caviar, reclamam do salário dos deputados do qual não consideram abusivos, entre outras bizarrices.

Responder

The Brazilian Version of Hochschild’s “Deep Story” by Eugênia Álvares Affonso – Democratic Erosion em 08/04/2019 - 15h51 comentou:

[…] PT was no novelty. According to Brazilian journalist Cynara Menezes, affluent Brazilian people had never accepted well the non-conventional trajectory of PT’s founder and former president of Brazil, Luiz Inácio Lula […]

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Kapital

Fake news: mais do que mau jornalismo, uma máquina antiética de fazer dinheiro


Por Aidan White, do Ethical Journalism Tradução de Charles Nisz* Não há assunto mais comentado na mídia atual do que as chamadas fake news (notícias falsas). Mas esse debate é prejudicado pelo mau entendimento desse…

Mídia

“Boa noite, presidente Lula” de Haddad fez apresentadores do JN perderem a compostura


Para Jean Wyllys, a entrevista com o petista deveria ser estudada nas faculdades de jornalismo "para ensinar como não se faz uma entrevista"