Socialista Morena
Kapital

Paul Krugman explica por que o socialismo está crescendo nos EUA

Para Nobel de economia, republicanos promovem o socialismo ao rotular políticas de bem estar social como "socialistas"

Pôster dos Socialistas Democráticos da América: socialismo ou barbárie (DSA)
Do Alternet
16 de agosto de 2018, 17h42

Por Cody Fenwick

Tradução Cynara Menezes

Os conservadores norte-americanos estão constantemente se descabelando para advertir o país de que o crescente apoio ao socialismo logo colocará os Estados Unidos no caminho da ruína, como a Venezuela.

Enquanto isso, figuras políticas como o senador independente Bernie Sanders e a candidata ao congresso por Nova York Alexandria Ocasio-Cortez, que se autointitulam socialistas democráticos, ganham o entusiasmo dos eleitores e a atenção do país, e muitos suspeitam que suas visões estão ganhando força dentro do Partido Democrata. E, de acordo com uma pesquisa recente do Gallup, mais democratas têm uma visão positiva do socialismo (57%) do que do capitalismo (47%).

O economista Paul Krugman, ganhador do Nobel em sua área em 2008, argumentou no twitter nesta quarta-feira que, apesar de suas terríveis advertências, os conservadores devem apenas culpar a si mesmos pela popularidade do socialismo. “Ando fazendo alguma pesquisa histórica sobre por que tantos norte-americanos agora dizem que apoiam o socialismo. É realmente importante admitir que os republicanos têm sistematicamente identificado a rede de proteção social com o socialismo”, ele escreveu.

Por exemplo, em 2008 John McCain chamou de “socialismo” as propostas de Barack Obama para um atendimento universal de saúde nos EUA (algo como o brasileiro SUS).

Em 2012, Mitt Romney concorreu contra Obama e disse que o então presidente queria trazer “as políticas socialistas europeias” para os Estados Unidos –referindo-se a países como a Dinamarca.

E quando o socialista democrático Sanders fala sobre sua visão política, ele explicitamente diz que gostaria de tornar os EUA mais parecido à Dinamarca. “Se você acha que a Dinamarca parece bacana, os republicanos dizem que você é socialista, e então as pessoas começam a achar que o socialismo parece bacana. Se os republicanos pretendem que apoio ao ‘socialismo’ significa controle do governo sobre os meios de produção, é propaganda enganosa”, Krugman escreveu. “Quer dizer, eu sei que Trump e outros têm problemas com geografia, fusos horários e tudo mais, mas a Dinamarca não é o mesmo país que a Venezuela.”

Socialistas dos EUA lutam por “saúde como direito humano”, que já está em nossa Constituição

Um aspecto dessa dinâmica que Krugman não mencionou é a concepção conservadora do “capitalismo”. Os republicanos frequentemente tentam aplicar a si mesmos o rótulo de defensores do capitalismo –o que, para eles, significa uma forma de capitalismo muito limitada, desigual e frequentemente perversa. Este estigma pode afastar as pessoas do capitalismo tanto quanto pode afastar do socialismo.

“Não à Ku Klux Klan, não aos fascistas”

Mas, enquanto os republicanos distorceram o debate, tornando-o uma discussão sobre grandes questões filosóficas, quando candidatos como Sanders e Ocasio-Cortez são pressionados sobre que políticas exatamente querem, muitas das respostas deles são na verdade bastante populares: atendimento universal de saúde, maior acesso à educação superior, um salário mínimo maior, regulação inteligente do setor financeiro e dos poluidores, maiores impostos sobre os que podem pagar por eles e maior apoio às famílias e crianças.

Não importa que estas políticas sejam chamadas de “socialismo”, “socialismo democrático”, “social-democracia” ou qualquer outro rótulo, elas claramente angariam um enorme entusiasmo. E se os conservadores tentam atacar estas políticas usando o epíteto de “socialista” contra elas, estão apenas aumentando o apoio ao socialismo.

Publicado originalmente no Alternet

 

 


(3) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Sergio em 17/08/2018 - 08h42 comentou:

Quem tema máquina e excelentes números, domina! A taxa de desemprego nos EUA é a menor em 18 anos! Totalmente diferente daqui!

Diante de uma economia pujante e em pleno emprego, alguém vai se lembrar de socialismo? Mas, a luta é árdua! E eles começam a se questionar sobre os benefícios sociais que outros estados fornecem aos cidadãos e que lá não há.

O que tenho refletido é o que tem mais feito mal ao nosso povo são os extremos. Ou o extremo socialismo que comprovadamente a muitos matou! Ou o extremo capitalismo que a muitos matou! Quem de verdade tem o espírito público. De servir as pessoas de seu país, independe de capitalismo ou socialismo. O que deve existir são políticos que VERDADEIRAMENTE cuidem do povo, sem bandeiras ideológicas que não têm levado a lugar algum!

Responder

Luiz Fernando em 17/08/2018 - 21h19 comentou:

Para mim tanto o socialismo como a social-democracia são ideias para se combater o capitalismo. O socialismo destroe o capitalismo enquanto a social-democracia coloca uma camisa de força no sistema.

Responder

crazy-fla em 01/11/2018 - 13h58 comentou:

As pessoas falam como se socialismo fosse o oposto do capitalismo!!! em todo lugar q há socialismo há capitalismo!!! se não tivesse saúde pública aqui milhares d pessoas morreriam!!! o bolsa família ajuda pessoas miseráveis, o governo do Lula foi super capitalista com assistencialismo!!! o socialismo salva vidas, não destrói vidas, sou contra o comunismo q é diferente!!! aí todos os meios d produção pertencem ao estado!!! brasileiros estão indo para Portugal, socialista, porq não vão aonde não há saúde pública!!! a Noruega éo país número 1 em IDH com sua social democracia, nos EUA tem mais d 40 milhões d pessoas na miséria, estão bem, mas roubam as riquezas d outros países como qualquer outro império!!! bem em detrimento dos outros até eu!!! no capitalismo sempre tem 10 muito bem, ricos, e outros 1000 escravos q trabalham para sobreviver, o otário sempre se imagina estar entre os 10, d q adianta eu ter muito se não tem nenhum pobre pra mim pisar!!! o ser humano é egoísta e preconceituoso!!!

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Flávio Dino: “Foi uma ilusão achar que havia consciência democrática na elite brasileira”


Por um capricho da história, coube ao comunista Flávio Dino (PCdoB) liderar no Maranhão uma situação parecida, ainda que diametralmente oposta, à dos países do Leste europeu após o fim da União Soviética: em vez…

Politik

Marilena Chaui errou em atacar a classe média


Aquele vídeo em que a Marilena Chaui, intelectual que respeito, ataca a classe média, sempre me deixou incomodada. Poxa, eu sou de classe média! Compreendo, claro, que ela se referia, mais que à classe média,…