Socialista Morena
Cultura

O cartunista que transforma os tweets surreais de Carluxo em quadrinhos hilários

O piauiense Caio Oliveira faz sucesso no twitter com suas sátiras à imaginação tresloucada do filho Zero Dois de Jair

Detalhe de uma das tirinhas. Ilustra: Caio Oliveira
Cynara Menezes
31 de julho de 2020, 19h18

Caio Thiago de Andrade Oliveira, natural de Piripiri, no Piauí, e residente em Teresina, está transformando os tweets surreais de Carlos Bolsonaro, o Carluxo, em histórias em quadrinhos hilárias que são divulgadas no twitter e instagram. Cartunista desde 2003, quando publicou tirinhas em um jornal local, os quadrinhos ainda são um hobby na vida de Caio, que mantém junto com o irmão uma pequena livraria especializada em quadrinhos na capital piauiense, a Quinta Capa Quadrinhos.

“A ideia de quadrinizar um tweet do Carluxo surgiu espontaneamente, quando li um tweet tão absurdo dele que pensei que seria divertido transformar numa tira bem psicodélica”, conta o cartunista. “Mas a intenção era fazer apenas uma mesmo, nunca imaginei que teria a repercussão que teve! Resolvi fazer mais quando me avisaram que aquele tweet que eu quadrinizei não era um tweet oficial do Carluxo, era uma zoeira.”

O tweet de Carluxo que inspirou a zoeira já era mucho loco e falava em um inimigo de “calça encravada” que faz “browjob”.

Aí um perfil de paródia de Carlos fez a sátira, que muita gente acreditou que fosse verdadeira, diante das bizarrices que o filho Zero Dois de Jair costuma publicar em seu perfil no twitter.

A primeira tirinha de Caio foi feita em cima da paródia.

“As outras tiras foram pra provar que um tweet 100% do Carluxo não fica devendo nada ao psicodelismo do perfil zoeiro”, diz o cartunista. Depois da repercussão positiva das tiras, o artista cogitou produzir o suficiente para lançar um pequeno comic book encadernado com pelo menos 22 tiras, mas esbarrou num dilema: e se Carluxo quisesse participação nas vendas, alegando direitos autorais dos tweets aloprados?

“Querendo ou não, o Carlos Bolsonaro seria o co-autor e, até onde entendo, teria poder para barrar o lançamento desse material ou até mesmo apelar para um processinho”, especula Caio. “Então, resolvi botar a produção dessas tirinhas em stand by até entender melhor minha situação. Se algum amigo advogado que manje desses paranauê estiver lendo essa entrevista e puder elucidar esta questão, fico grato.”

Confira abaixo as histórias em quadrinhos e os tweets tresloucados de Carluxo que as inspiraram.

1. O velho teatro das tesouras

2. O começo de uma nova fase

3. O último suspiro

4. Ewoks, Orcs e Iscariotes

5.  Gepeto & Mary Poppins


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

“256 milhões” de Marisa eram 26 mil; quem vai pagar pelas mentiras dessa gente?


O deputado Paulo Pimenta irá processar Carlos e Eduardo Bolsonaro e a atriz Regina Duarte por replicar a informação falsa

Direitos Humanos

Defensores Públicos rebatem afirmação de Bolsonaro de que racismo “é coisa rara”


Associação diz que presidente presta um desserviço à luta histórica contra a discriminação racial e as desigualdades no país