Socialista Morena
Mídia

Quem é burra, Dilma ou uma mídia que não é capaz de entender suas palavras?

Jornalistas desconhecem diferença entre Sul geográfico e Sul Global e culpam nova presidenta do banco dos BRICS por sua própria ignorância em geopolítica

Dilma toma posse como presidenta do NDB em Xangai. Foto: Ricardo Stuckert
Alexey Dodsworth
13 de abril de 2023, 16h10

Que Dilma Rousseff às vezes se atrapalha com as palavras, é fato. Dentre muitas das coisas que a tornaram alvo de piadas, várias eram piadas que ela mesma estava a fazer. Dois exemplos: “mulher sapiens” e “saudar a mandioca”. Não pegaram bem, mas hoje em dia eu nem ligo, considerando que vários que fizeram um escarcéu pros deslizes verbais dela passaram quatro anos defendendo cada lixo que saía da boca de Jair.

Mas, às vezes, a crítica ao que seria uma burrice dela expõe a burrice de quem a critica. Nesta quarta-feira, 12 de abril, em seu discurso de posse como presidenta do banco dos BRICS, ela disse: “O Sul que é esse Sul que quer emergir e que conta também com países do Norte e com o multilateralismo”. O mundo veio abaixo: “Que burra!” “Ou o país é do Sul ou é do Norte!” Uma jornalista famosa e recentemente conhecida por amar relógios Rolex mais do que ama a civilidade no diálogo, recomendou que Dilma calasse a boca.

Essa jornalista e vários críticos, pelo visto, desconhecem que há dois “Sul”: o geográfico e o político (ou Sul Global). A Austrália está no hemisfério Sul, mas não é Sul Global. Chama-se “Sul Global” o conjunto de países em desenvolvimento. A Austrália não é considerada “em desenvolvimento”, embora valha dizer que, mesmo sendo parte do Norte Global, participa de vários acordos de cooperação Sul-Sul. Só que a cooperação Sul-Sul tem um viés geográfico. Eu mesmo já participei de um, ao lado da ministra da educação da Austrália.

Às vezes, a crítica ao que seria uma burrice da Dilma expõe a burrice de quem a critica. Tenho uma hipótese que me faz rir e que se baseia em algumas percepções: é de propósito. Dilma tem um lado troll e fez de caso pensado, para ser chamada de burra e ficar constatado que burro é quem criticou

Logo, há sim países do Norte (global) que fazem parte do Sul (geográfico) e vice-versa. E é evidente que Dilma sabe disso.

O discurso que a ex-mandatária brasileira fez ao tomar posse na presidência do NDB em Xangai se referia a países localizados no hemisfério Norte que integram, geopoliticamente falando, o Sul Global, e não por coincidência três deles são integrantes dos BRICS: a Rússia fica no hemisfério Norte, assim como a Índia e a China –embora parte dela (Hong Kong) seja considerada politicamente Norte Global. Outro caso importante é o do México, que geograficamente está na América do Norte e no entanto integra o Sul Global. Ou seja, é considerado um país em desenvolvimento.

Fosse eu o assessor, teria mudado esta parte do discurso, mas tenho uma hipótese que me faz rir e que se baseia em algumas percepções: foi de propósito. Dilma tem um lado troll e fez de caso pensado, para ser chamada de burra e ficar constatado que burro é quem criticou. Vai sair em todos os jornais. Já começou, na real: a jornalista lustradora de Rolex foi a primeira a passar vergonha.

UPDATE: Após a publicação desta matéria, a jornalista apagou o tweet onde mandava Dilma se calar.

 


(26) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Edna Maria de Oliveira em 13/04/2023 - 16h29 comentou:

Dilma, Amo!
Como não amar.

Responder

Pier Carlo Sola em 13/04/2023 - 17h48 comentou:

Outro exemplo emblemático desda situação è a frase, pronunciada por Dilma “estocar o vento”. Concordo que a expressão seja formalmente pouco feliz, mas só burro ou de ma fé poderia fazer piadinhas, pois o conceito é tecnicamente exato.

Responder

Tânia em 13/04/2023 - 20h20 comentou:

Também lembrei dessa. E pensei o mesmo.

Responder

Heloisa em 14/04/2023 - 03h13 comentou:

Concordo com a crítica da coluna. Mas que parte da China fica no hemisfério sul?

Responder

    Cynara Menezes em 14/04/2023 - 14h22 comentou:

    tem razão, corrigimos

Felipe em 14/04/2023 - 08h07 comentou:

É impossível não fazer piada de qualquer frase emitida pela Anta Escarlate. Tanto ela como a Zélia Cardoso de Melo são uma vergonha para a classe dos economistas: uma não sabe fazer contas e a outra não sabe nem ler. Melhor: nenhuma das duas sabe fazer contas e nem ler.

Responder

    Cynara Menezes em 14/04/2023 - 14h19 comentou:

    que chororô. perdeu, mané

Claudia em 14/04/2023 - 12h54 comentou:

Burra é a Dilma. Tem problema cognitivo.
Mais burra é a pessoa que defende

Responder

    Cynara Menezes em 14/04/2023 - 14h19 comentou:

    sentiu, burralda?

Carlos de Assis Dias em 14/04/2023 - 20h04 comentou:

O critério de hemisfério Norte ou Sul é apenas uma convenção cartográfica. Esses jornalistas e comentarists de má-fé não sabem nada de Geopolítica, de critérios de regionalização do espaço mundial. Têm em si os sobrolhos da ideologia burra e de direita.

Responder

Claudia em 14/04/2023 - 23h33 comentou:

Defendeu, ne blogueira!

Responder

Patricia em 16/04/2023 - 14h41 comentou:

Ela é muito limitada e mesmo vc rebolando para tentar convencer alguem do contrario, nao funciona.
Qualquer ser pode puxar varios videos dela da internet e ver com seus proprios olhos que quando ela sai do script a coisa desanda.
Ela é uma pessoa incapaz de construir uma frase simples que tenha sentido.
Nao tente defender o indefensável, fica feio para você.

Responder

    Cynara Menezes em 16/04/2023 - 19h24 comentou:

    talvez a burra seja você

Caronte em 18/04/2023 - 09h50 comentou:

Correndo o risco de ser censurado pela “mídia democrática” (risos):

Burra só a Dilma mesmo, que acredita que haja algo que vá falar que seja “entendido” pelos porta-vozes das classes dominantes…aliás, foi este um dos motivos de sua queda tão prematura e fácil: acreditar que todo ruído da mídia era melhor que o silêncio das ditaduras…arf, santa ingenuidade, ou…burrice?
E antes que me acusem de defender ditaduras, digo: a escolha apresentada por ela é um sofisma, porque não temos escolha alguma, é justamente o ruído da mídia capitalista que promove as ditaduras dos consensos, sejam eles militarizados e violentos, sejam eles travestidos de “liberdade de expressão”…no capitalismo, não há ruído democrático, porque não existe democracia…Dilma, com o couro marcado pela tortura e pelo golpe, já deveria ter aprendido isso…

Responder

Caronte em 18/04/2023 - 10h53 comentou:

não disse que iam censurar? rs

Responder

    Cynara Menezes em 18/04/2023 - 12h30 comentou:

    oi?

Caronte em 18/04/2023 - 13h22 comentou:

Dilma, como vemos, está em “ótima” companhia
(risos, mas é de nervoso)….

Responder

Celia Vicente em 19/04/2023 - 01h13 comentou:

É tanto ranso que esse povo tem, por nós termos mais uma vez acedido ao poder e outra vez o Lula Presidente e a Dilma Presidenta! Estão até agora procurando a placa…

Responder

Mario Santana em 19/04/2023 - 16h24 comentou:

Gostam de massacrar a Dilma, mas ela nunca ameaçou instituições democráticas ou defecou tanto pela boca como o último presidente. A conje de um certo ex-juiz e senador pra fazer uma pergunta simples na comissão da Câmara teve que ler. Quem viu o nível dos debates na CCJ sabe que criticar a Dilma é fazer o que diz a Bíblia: “Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo” (Mateus 23:24).

Responder

Luís Carlos Kerber em 21/04/2023 - 19h37 comentou:

Parabéns para a nossa presidenta Dilma por assumir a presidência de um banco internacional, se ela fosse burra não estaria nesse cargo hoje. Parabéns para a Socialista Morena em mostrar o quanto burros e burras são esses bolsominions (que ainda por cima dão audiência para este excelente blog denominado Socialista Morena, provavelmente estes burros e burras não entenderão isto).

Responder

Caronte em 24/04/2023 - 08h50 comentou:

Cito:

“Gostam de massacrar a Dilma, mas ela nunca ameaçou instituições democráticas ou defecou tanto pela boca como o último presidente. A conje de um certo ex-juiz e senador pra fazer uma pergunta simples na comissão da Câmara teve que ler. Quem viu o nível dos debates na CCJ sabe que criticar a Dilma é fazer o que diz a Bíblia: “Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo” (Mateus 23:24).”

Uai, quando Dilma tentou jogar com Cunha, e trouxe Temer para sua cozinha, ela imaginava o que?

Quando ela aceitou (rs) ser candidata tendo pela frente a possibilidade de um Congresso com “qualidades” já conhecidas, o que ela pensou?

Quando ela insitiu em Cardozo como ministro da justiça (meu zeus), o que ela esperava?

Claro que ela ameaçou a democracia e as instituições, mas não com sandices ditas em desarranjo verbal, mas com seu virtuosismo, imaginando que suas “virtudes pessoais” (freira em casa de puta) pudessem salvar a nação…. (risos)…

Depois, com o rabo entre as pernas enfiou Joaquim Levy goela abaixo do país, ficou sem saber se agradava “deus ou o diabo”, e pimba: nem resistiu, nem se entregou…hesitou…e aí, meu caro, a História não tem dó…

E fomos nós de ralo, juntos…

PS: abdicar da crítica a Dilma por causa do sejumoro, ou de sua conja, é como dizer que o fato do ato de comer termina no bolo fecal, vale comer então qualquer porcaria….arf, de onde vem essa gente socialista?

PS2: mas agora tá tudo bem, ganhando uma merreca de quase 100 mil dólares/mês, passeando na China, ela, afinal, viu a luz no fim do túnel…

Responder

Alê em 30/04/2023 - 02h15 comentou:

Dilma e Mara! Mulherão.. mulheraça… Burros e burraldas ficam doidos com ela.

Responder

Alê em 30/04/2023 - 02h16 comentou:

Dilma é Mara!

Responder

Loira Capitalista em 02/05/2023 - 21h01 comentou:

“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”.

E ainda tentam convencer que é a população que é burra !

Responder

TWA em 02/05/2023 - 21h09 comentou:

18º lugar

“Eu sempre escuto os prefeitos. Por que é que eu escuto os prefeitos? Porque é lá que está a população do país, ninguém mora na União, ninguém mora… “Onde você mora?” “Ah, eu moro no Federal”.

17º lugar.

“A única área que eu acho, que vai exigir muita atenção nossa, e aí eu já aventei a hipótese de até criar um ministério, é na área de… Na área… Eu diria assim, como uma espécie de analogia com o que acontece na área agrícola.”

16º lugar.

“A mulher abre o negócio, tem seus filhos, cria os filhos e se sustenta, tudo isso abrindo o negócio.”

15º lugar.

“A Zona Franca de Manaus, ela está numa região. Ela é o centro dela porque ela é a capital da Amazônia.”

14º lugar.

“Vamos dar prioridade a segregar a via de transporte. Segregar via de transportes significa o seguinte: ou você faz metrô, porque o metrô… porque o metrô, segregar é o seguinte, não pode ninguém cruzar rua, ninguém pode cruzar a rua, não pode ter sinal de trânsito, é essa a ideia do metrô. Ele vai por baixo, ou ele vai pela superfície, que é o VLT, que é um veículo leve sobre trilho. Ele vai por cima, ele para de estação em estação, não tem travessia e não tem sinal de trânsito, essa é a ideia do sistema de trilho.”

13º lugar.

“Tudo o que as pessoas que estão pleiteando a Presidência da República querem é ser presidente.”

12º lugar.

“Eu vi. Você veja… Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver e acho que o Neymar e o Ganso têm essa capacidade de fazer a gente olhar.”

11º lugar …. “Eu quero adentrar pela questão da inflação, e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses 10 últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo.”

10º lugar.

“Eu também vou falar… Eu vou falar pouco. Vou explicar por quê: todo mundo, antes de mim, disse que ia falar pouco, não é? E aí, tinha uma senhora ali, na frente, que falou o que todos nós estamos sentindo. Ela disse assim: “Eu estou com fome”. E eu vou levar em consideração ela, que falou uma coisa que todo mundo está pensando, mas não está falando.”

9º lugar.

“A autossuficiência do Brasil sempre foi insuficiente.”

8º lugar.

“Em Portugal, o desemprego beira 20%. Ou seja, 1 em cada 4 portugueses estão desempregados.”

7º lugar.

“Primeiro, eu queria te dizer que eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido.”

6º lugar.

“Em Vidas Secas está retratado todo problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste para o Brasil.”

5º lugar.

“O meio ambiente é sem dúvida nenhuma uma ameaça ao desenvolvimento sustentável.”

4º lugar.

“Eu quero, então, voltar aonde eu comecei. Eu vou falar agora que aqui tem 37 municípios. Eu vou ler os nomes dos municípios, porque eu acho importante que cada um de vocês possam (sic) se identificar aqui dentro e, por isso… Eu ia ler os nomes, não vou mais. Por que não vou mais? Eu não estou achando os nomes. Logo, não posso lê-los.”

3º lugar.

“Eu ontem disse pro presidente Obama que era claro que ele sabia que depois que a pasta de dente sai do dentifrício ela dificilmente volta pra dentro do dentifrício. Então que a gente tinha de levar isso em conta. E ele me disse, me respondeu que ele faria todo esforço político para que essa pasta de dente pelo menos não ficasse solta por aí e voltasse uma parte pra dentro do dentifrício.”

2º lugar.

“Eu estou muito feliz de estar aqui em Bauru. O prefeito me disse que eu sou, entre os presidentes, nos últimos tempos, uma das presidentes, ou presidentes, que esteve aqui em Bauru.”

E finalmente, o 1º lugar.

“Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança… O dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais, sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás.”

Responder

Caronte em 04/05/2023 - 12h35 comentou:

É, deve ser um mulherão mesmo: avaliou mal o momento, se vestiu de vanguarda, e caiu…pau no lombo…

Voltou para a política nos braços de Alceu Collares, no RS (argh)…

Bem, virou ministra, virou presidenta, achou que era a única freira no puteiro, e veio o Bispo Cunha e lhe ensinou o padre nosso… pimba, caiu de novo…

É, mulherão, mulherão com uma visão para ameaças e perigos que só ela e o Mister Magoo…

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Por que sou contra o impeachment


A mídia e a direita estão tentando plantar na cabeça do brasileiro a ideia de impeachment da presidenta Dilma Rousseff menos de seis meses após sua reeleição. Parece (e é) coisa de quem não se…

Politik

Governo boliviano quer indígenas à frente de meios de comunicação


O que é o “atraso” e o que é o “progresso”? Para a direita brasileira, “progresso” é dizimar as nações indígenas, roubar suas terras, destruir sua cultura; “civilizar”, ou seja, aniquilar o índio. Para a…