Socialista Morena
Politik

Renato Janine: “Greenwald controla o tabuleiro. Seus alvos fazem exatamente o que ele quis”

Para o ex-ministro da Educação de Dilma, pela primeira vez desde 2015 a extrema-direita perdeu a iniciativa e está acuada

Glenn Greenwald na Flip em 2014. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Da Redação
12 de junho de 2019, 17h09

Do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, em seu facebook:

Brilhante, a estratégia de Glenn Greenwald:

1. Assumiu o protagonismo do jogo. Seus alvos estão fazendo exatamente o que ele quis ou previu. Ele controla o tabuleiro. Pela primeira vez desde 2015, a extrema-direita perdeu a iniciativa.

2. Os procuradores e Moro responderam a ele justamente o que ele queria: confirmaram a autenticidade das fitas. Foram debater a forma, não o conteúdo. Assim disseram: você, Glenn, diz a verdade.

3. Ele previu até o argumento que iam usar: a defesa da lei e da privacidade. E respondeu a isso domingo, antes mesmo da reação do grupo: vocês não fizeram isso com Dilma? Que moral têm? Assim, tirou deles o argumento moral, que era o principal da Lava-Jato e que esta conduziu para a ideia de que os fins justificam os meios.

Os procuradores e Moro responderam a ele justamente o que ele queria: confirmaram a autenticidade das fitas. Foram debater a forma, não o conteúdo. Assim disseram: você, Glenn, diz a verdade

4. Enquadrou a mídia pátria. A imprensa internacional caiu matando. A Folha desta terça-feira tem um relato bom das reações no estrangeiro. E os jornais de fora que li chamam todos nosso governo de exceção de “extrema-direita”. Nenhum usa o eufemismo “direita” (direita é Merkel, cara-pálida!) ou “liberal” (liberal é o Economist, stupid!). Vai ser difícil passar pano por muito tempo.

5. Ao dizer que não divulgaria as intimidades dos membros do grupo , mostrou-se superior a eles (que publicaram conversas privadas de dona Marisa –sem falar na subtração do iPad do pequeno, hoje falecido, Artur) –e deve ter causado medo de que divulgue. Acuou-os.

6. Finalmente, anunciou que soltará mais dados a conta-gotas. Tornou-se senhor do tempo ou, se quiserem, é quem decide quais serão as próximas etapas, o desdobramento do assunto (até porque ninguém sabe o que ele sabe).

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(8) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Homero Mattos Jr. em 13/06/2019 - 14h18 comentou:

e fez mais ainda: observe-se o movimento cavalheiresco e sagaz (‘very british’) do Glenn ao ir até a Globo e oferecer-lhe uma oportunidade de, ao menos, jogar limpo… ao menos uma vez. mas… é a Globo.
então, atenção máxima. relaxar porque ‘o Glenn enfrentou o sistema norte-americano e saiu-se bem e que, portanto, não será a Globo que…’ ora… lutas desse tipo no Brasil são outra, mais feroz e muito diferente coisa: desfavorável pra quem precisa ter a Lei ao lado.
essa é a fragilidade rondando o caso em ref.

Responder

RODRIGO LIMA OLIVEIRA em 15/06/2019 - 10h03 comentou:

Bom dia!
Na minha opinião a única coisa q esse Glenn controla,e ao mesmo tempo é controlado é a MENTIRA!!!!
Engraçado vcs da Esquerda, não eram vcs mesmo q dizem q nosso governo é tão submisso e adorador dos EUA???
E O Q VCS ESTÃO FAZENDO AGORA???
GLORIFICANDO ESSE AMERICANO!
O Brasileiro patriota e conservador de vdd esta do lado do Sérgio Moro!

Responder

    Cynara Menezes em 15/06/2019 - 10h30 comentou:

    “patriota” que presta continência à bandeira dos EUA e aplaude bolsonaro dilapidando nossas riquezas… sendo que glenn também revelou segredos do governo norte-americano. quem é o patriota verdadeiro?

Túlio em 18/06/2019 - 19h07 comentou:

e hoje o ministro do turismo foi recepcionar os primeiros norte-americanos que chegaram ao Brasil sem necessidade de visto…governo vira-latas…. de direita, alias extrema-direita!

Responder

Deus Carmo em 20/06/2019 - 10h16 comentou:

É preciso que o povo brasileiro dê um tranca de verdade na mídia golpista, mas como não é possível atacá-la de frente, torna-se necessário se atacar pelas beiradas. Boicotando-a, boicotando seus anunciantes, denunciando-se seus jornalistas, que todos têm seus podres e ajudando a mídia independente como no caso aqui da Socialista Morena. Vamos todos ajudar. Vou divulgar em meus blogues.

Responder

José Almeida em 24/06/2019 - 10h29 comentou:

A ponto de fazer o marreco maringaense pedir desculpas aos párvulos do movimento da boçalidade líquida, por tê-los chamado – sotto voce ma non troppo – de “um bando de tontos”. Não consigo distinguir quem é mais tonto aí. Sem trocadilho, caiu como um pato ao conferir irrefletidamente autenticidade ao que até então negara.

Responder

José Almeida em 24/06/2019 - 10h37 comentou:

Caro Rodrigo Lima Oliveira:
Não “chola”, não. Aceita que dói menos…

Responder

Heber de Oliveira Pelagio em 25/06/2019 - 20h47 comentou:

O crime organizado é muito forte no Brasil: ele tem ao seu lado advogados caros, os quais remunera com o próprio dinheiro desviado da população, “jornalistas”, hackers, veículos de comunicação, partidos políticos e militontos…

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Nem o mais tolo coxinha é capaz de dizer que o Brasil melhorou


Lá se vão 30 dias que o juiz Sergio Moro trancafiou o ex-presidente em suas masmorras em Curitiba, mas o Brasil continua célere ladeira abaixo

Direitos Humanos

Deputados bolsonaristas querem proibir atletas trans de competir profissionalmente


Embora o COI tenha liberado em 2016 a participação de atletas trans nas Olimpíadas, fundamentalistas querem bani-los no esporte nacional