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Sob influência da mídia e das pesquisas, SP troca petralha moderno por coxinha antiquado

A “locomotiva do país” vai virar maria-fumaça. Sob influência das pesquisas eleitorais, que prejudicaram Fernando Haddad apontando-o como “sem chances” durante a maior parte da campanha, e da pancadaria incessante da mídia sobre o prefeito e seu partido, o PT, os paulistanos elegeram hoje um administrador cujas promessas refletem o que há de mais atrasado […]

Cynara Menezes
02 de outubro de 2016, 20h47

haddadbike

A “locomotiva do país” vai virar maria-fumaça. Sob influência das pesquisas eleitorais, que prejudicaram Fernando Haddad apontando-o como “sem chances” durante a maior parte da campanha, e da pancadaria incessante da mídia sobre o prefeito e seu partido, o PT, os paulistanos elegeram hoje um administrador cujas promessas refletem o que há de mais atrasado no mundo em termos de urbanismo: acabar com as ciclovias e aumentar a velocidade nas ruas da cidade, além de privatizar até mesmo parques públicos.

A maior cidade da América do Sul sentirá nos próximos anos o equívoco da escolha que fez neste domingo. João Doria Jr., o prefeito eleito, vai governar mirando a parcela mais truculenta da população de São Paulo, a que acredita que a prioridade deve ser para os automóveis, para o veículo individual, e não para o transporte coletivo e muito menos para as bicicletas. Já imagino a prefeitura com uma equipe de britadeiras quebrando todas as ciclovias feitas por Haddad nestes quatro anos de administração e que deram outro colorido à cinzenta São Paulo.

Também imagino Doria acabando com o lazer na avenida Paulista aos domingos, que atrai milhares de famílias sedentas por mais espaços de convívio para levar as crianças. E reabrindo aos carros, claro. Enquanto nas maiores capitais do mundo a velocidade dos automóveis foi reduzida, como mostrou esta semana uma reportagem do El Pais, o tucano vai colocar a capital paulista na rota das cidades mais atrasadas do planeta, aumentando a velocidade.

Nova York, por exemplo, reduziu a velocidade nas vias urbanas de 40 km/h para 32 km/h; Paris, Roma e Londres adotam a velocidade de 50 km/h, a mesma que Haddad definiu, uma medida recomendada pela ONU contra acidentes de tráfego e atropelamentos. Por adotar iniciativas como essa, o Wall Street Journal chamou o prefeito de “visionário urbano”. Do que chamará Doria? Qual o contrário de visionário mesmo?

Que mais ideias o “novo” prefeito de São Paulo terá? Proibirá que pedestres andem nas ruas para não atrapalhar os carros? Transformará as ciclovias em pistas exclusivas para Ferraris e Porsches? Cobrará pedágio para bicicletas no Ibirapuera? Tenho medo de imaginar. A população da periferia que porventura tenha se iludido com o baluarte do Cansei! terá ainda mais razões para se arrepender, tenho certeza.

É lamentável que a velha mídia, no afã de derrotar o PT e estimular o ódio à esquerda, esteja abraçando as teses mais reacionárias e antiquadas do mundo para nossas cidades. Não é à toa que voltaram a nosso país nos últimos anos pensamentos tão ultrapassados quanto o elogio à tortura de seres humanos e à ditadura militar, além da caça aos comunistas.

Espero que a eleição deste coxinha do século 19 sirva para abrir os olhos dos brasileiros aonde essa gente quer nos levar. Para o futuro é que não é.

 

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