Socialista Morena
Politik

As 14 características do fascismo, por Umberto Eco. Parecem familiares?

Fragmento de uma conferência que Umberto Eco fez em 1995 na Universidade de Columbia, em que elaborou uma rápida caracterização do que chamou "Ur-Fascismo" ou "fascismo eterno"

Cartaz antifascista da guerra civil espanhola
Cynara Menezes
02 de dezembro de 2016, 15h17

(Adaptado do PijamaSurf)

Umberto Eco (1932-2016) é uma das personalidades que melhor poderiam definir o fascismo, pois nele se combinaram a experiência própria, a erudição e a lucidez analítica. Como italiano, viveu de perto o fascismo e suas consequências, e como intelectual dedicou-se a estudá-lo, entendê-lo e explicá-lo, mas, acima de tudo, a denunciá-lo e preveni-lo. De todos os males que o ser humano pode gerar a si mesmo, poucos são tão nefastos como um regime totalitário, em que normalmente o sofrimento é muito maior do que os possíveis benefícios.

Compartilho o fragmento de uma conferência que Eco fez em 1995 na Universidade de Columbia, em que elaborou uma rápida caracterização do que chamou “Ur-Fascismo” ou “fascismo eterno”, quer dizer, uma ideologia e vontade de governar que, independentemente das circunstâncias históricas, parece sempre estar ali, à espreita, esperando um mínimo descuido para se apoderar de um governo nacional, uma sociedade, um país. Eco reconhece que nem todos os regimes totalitários são iguais, mas ao mesmo tempo encontrou alguns traços comuns, ou, melhor dizendo, recursos que a maioria empregou para seduzir a população e tomar o poder político.

Muita gente acha que falar em fascismo é “banalizar” o termo, mas reparem que a extrema-direita hoje, representada por Donald Trump e seus supremacistas brancos nos Estados Unidos e aqui pelos MBLs e Bolsonaros da vida, se enquadra em cada uma destas características. Só não vê quem não quer. Fica a advertência de Eco: “O Ur-Fascismo pode voltar todavia com as aparências mais inocentes. Nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo sobre cada uma de suas novas formas, todo dia, em todas as partes do mundo”.

A seguir, as 14 características do fascismo segundo Umberto Eco. Leia o texto completo da conferência aqui.

1. Culto da tradição, dos saberes arcaicos, da revelação recebida no alvorecer da história humana, dos hieróglifos egípcios às runas dos celtas e aos textos sagrados, ainda desconhecidos, de algumas religiões asiáticas.

2. Rechaço do modernismo. O Iluminismo, a idade da Razão, são vistos como o princípio da depravação moderna. Neste sentido, o Ur-Fascismo pode se definir como irracionalismo.

3. Culto da ação pela ação. Pensar é uma forma de castração. Por isso a cultura é suspeita, à medida em que é identificada com atitudes críticas.

4. Rechaço do pensamento crítico. O espírito crítico opera distinções e distinguir é sinal de modernidade. Para o Ur-Fascismo, estar em desacordo é traição.

5. Medo ao diferente. O primeiro chamamento de um movimento fascista, ou prematuramente fascista, é contra os intrusos. O Ur-Fascismo é, pois, racista por definição.

6. Apelo às classes médias frustradas. Em nossa época, o fascismo encontrará seu público nesta nova maioria.

7. Nacionalismo e xenofobia. Obsessão pelo complô. Os seguidores têm de se sentir ameaçados.

8. Inveja e medo do “inimigo”.

9. Princípio de guerra permanente, antipacifismo.

10. Elitismo, desprezo pelos fracos.

11. Heroísmo, culto à morte.

12. Transferência da vontade de poder a questões sexuais. Machismo, ódio ao sexo não-conformista, como a homossexualidade. Transferência do sexo ao jogo das armas.

13. Populismo qualitativo, oposição aos apodrecidos governos parlamentares. Toda vez que um político lança dúvidas sobre a legitimidade do parlamento porque já não representa a voz do povo, podemos perceber o cheiro do Ur-Fascismo.

14. Novilíngua. Todos os textos escolares nazis ou fascistas se baseavam em um léxico pobre e em uma sintaxe elementar, com a finalidade de limitar os instrumentos para o raciocínio complexo e crítico. Devemos estar preparados para identificar outras formas de novilíngua, inclusive quando adotam a forma inocente de um popular reality show.

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(22) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Alisandro Kressi em 24/09/2017 - 21h26 comentou:

Que piada, é só criticar o PT que vira fascista, saudades do FHC, era socialista mas Fabiano, tinha idéias.

Responder

    Pedro em 04/10/2017 - 13h47 comentou:

    Piada é você dizer que FHC era socialista.

    Adalto em 27/11/2017 - 08h31 comentou:

    Pô ta de sacanagem….FHC socialista!!!!…me ajuda aí né…..

    Carlos Valentin em 28/11/2017 - 14h10 comentou:

    Claro que ele era, vendeu o patrimônio publico e socializou o lucro com seus “sócios”.

    Gil Teixeira em 02/12/2017 - 12h11 comentou:

    Analfabeto político… enquadrado no item 8″

    Eduardi em 28/03/2018 - 13h04 comentou:

    Infelizmente é mais serio que isso…nao se trata de critica ao PT

Renato Alencar Dotta em 25/09/2017 - 22h09 comentou:

Daria até para pegar frases ditas nos últimos anos por personalidades no Brasil para ilustrar esses tópicos. Os Bolsonaro, Olavo de Carvalho e vários congressistas apareceriam várias vezes na lista…

Responder

Roberto Almeida em 26/11/2017 - 23h29 comentou:

Me lembrou: se você não gosta de política, vai ser governado por quem gosta.

Responder

Julio em 27/11/2017 - 15h08 comentou:

1984.?

Responder

Vicente Jouclas em 28/11/2017 - 14h06 comentou:

Tudo que é fácil … Ôpa! Já está complicado;
Olha só: Facho = de lenha; de trigo! por sinal veio daí; de varas … em torno de um machado … Conhece esse? Tem até em fachadas raras, com a inocência dos aprovados e promovidos. 1940 … Por aí; Quando se sabia quem era mau!
Um facho de bons amarrados em volta de um machado para cortar quem não estava amarrado.

Responder

Vicente Jouclas em 03/04/2018 - 10h50 comentou:

Ah… Cynara Menezes;
Admirando sempre o seu sítio na rede de computadores;
Tem Atualização política e Cultura. Além de ser bonito.

Mas essa tabelinha do Umberto Eco vai dar em mais cegueira e confusão;
Assim como os fascistas; periga-se ficar caçando chifre em crocodilo.
_ Veja só; o nome vem de simplesmente facho; de lenha, feno … etc. De amarrados! _

A força do amarrado! A rejeição dos que estão soltos! Dos que não pensam da mesma maneira, Etc.
E os amarrados mais agressivos, metem um machado no meio do apanhado; ou então; Virgem Maria! Como nessa ilustração de seu artigo; um amarrado de flechas! Do tipo mediterrânea; não das nossas claro. Rihr.

Saudações, parabéns e obrigado.

Responder

Jair Messias Bosomito em 28/08/2018 - 16h09 comentou:

APERTE O 1, APERTE O 7 = 17 E CONFIRMA. #BOLSONAROPRESIDENTE2018

Responder

    Cynara Menezes em 28/08/2018 - 17h10 comentou:

    aperte o 1, aperte o 7 e depois o 1 = 171

José Roberto Alonso em 03/10/2018 - 10h12 comentou:

FHC , o socialista que tem um apartamento em uma das principais avenidas de Paris, no irrisório valor de 11 milhões de Euros, e uma fazenda no Brasil que vale milhões, mas ele teve a sorte de comprá-lA por 20 dólares.

Responder

    Cynara Menezes em 03/10/2018 - 17h51 comentou:

    socialista? onde?

Marcia em 03/10/2018 - 11h33 comentou:

Muito bom o resumo da ideia do pensador e linguista. Me interessei em ler o original. Mas acho que a raiz de um movimento como o fascismo e as várias matizes do totalitarismo e o Ur-fascismo têm sempre um grande componente econômico de várias insatisfações populares. Nesta fragilidade, o discurso moralista encontra terreno fértil.

Responder

Manoelito Passos em 04/10/2018 - 12h54 comentou:

O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única. Os seus membros são na sua grande maioria provenientes da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes do grande capital e do sindicalismo comunista.
Isto lembra algo, ou estou maluco.

Responder

Mark em 10/10/2018 - 18h30 comentou:

Bom…Não dizendo que esses artistas terem tido e terem fama é de completo mal (pois socialmente talvez não o seja) mas, as letras e músicas da Anitta, da Pablo Vittar, vários funks e etc. (artistas e gêneros os quais você já defendeu aqui, contra um suposto elitismo musical de gêneros mais nobres – que não é generalizado) se encaixam muito bem no conceito de novilíngua exposto nesse texto…

Acho que já passou da hora de profissionais que são bem ligados a esquerda, tipo jornalistas e publicitários ligados a esquerda e com recursos para isso, começarem a fazer propaganda de gêneros musicais melhores (mais elaborados, que retratam a complexidade da realidade com mais sensibilidade e inteligência), não com o intuito provinciano de pregar um narcisismo musical, mas, de educar as pessoas musicalmente mesmo, instigando-as a ouvir músicas mais pensantes, tais como as de bandas tipo Threshold, Tool, Pain of Salvation, e etc…

Não dá pra criticar uma coisa ruim e fazê-la igual (nesse caso estimular a ignorância musical e cultural dos seus leitores apoiando artistas de funk) principalmente quando se tem consciência disso…

(PS: Não que eles não tenho valor algum, pois mesmo músicos bons e bons admiradores/ouvintes podem ter começado ouvindo pop, mas, pelo que observo, não vejo a esquerda estimulando os mais pobres e/ou privados de alta cultura a buscarem se educar musical e culturalmente para melhorar suas vidas emocionais e culturais…)

Responder

elias montakis em 21/10/2018 - 22h26 comentou:

Olá!

Piada é o seu nome : Alissandro Kressi. Não é nem um pouco original. Se as críticas ao PT fossem construtivas e propositivas, as aceitaria totalmente. O que acontece na realidade é o discurso de ódio disseminado pela mídia que jamais aceitou o fato de o partido ter vencido todos os pleitos eleitorais desde à eleição de Lula em 2002.
Tudo de ruim que aconteceu no país nos últimos anos é obra do PT. Não havia corrupção no Brasil até a chegada do PT ao poder. Era tudo lindo e maravilhoso, vivíamos no melhor dos mundos,né?

Responder

Igor Cozendey em 23/11/2018 - 12h46 comentou:

Como foi bom ter lido, por puro acaso, “Cinco Escritos Morais” do próprio Umberto Eco, onde “O Fascismo Eterno” foi originalmente escrito. Observar as nuances ficou muito mais fácil.

Responder

Mara Vargas em 10/04/2019 - 22h01 comentou:

Vai estudar história e ciência política depois abre a boca… Enquanto isso fica de boca fechada pra não passar vergonha…. Maldita ignorância!!!

Responder

RFreitas em 03/06/2020 - 14h03 comentou:

Quem não concorda comigo é fascista ou robo… kkkk q piada esse artigo

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Galeria podrera do protesto contra a Dilma


Foto de Hisan Silva Foto do Marcelo de Franceschi Foto do Eduardo Nunomura, que escreveu um ótimo texto no FarofaFá (clique aqui para ler). Foto do Renato Stockler …continua..  

Politik

Ator de direita Alexandre Frota expõe e ataca professora nas redes sociais


A professora e ativista de esquerda baiana Dane Andrade colocou em seu perfil no Facebook, em 8 de março, Dia da Mulher, uma foto sua segurando um cartaz onde dizia que quem chamava a ex-presidenta…