Socialista Morena
Cultura

Cadê os “defensores da liberdade de expressão” para me defender deles?

Assisti outro dia ao documentário sobre a vinda da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, A Viagem de Yoani, de Peppe Siffredi e Raphael Bottino. É muito bom para ajudar a repensar o socialismo que queremos. Durante a visita, uma parcela ínfima da esquerda brasileira esqueceu as regras de hospitalidade e foi ao encontro de […]

Cynara Menezes
02 de junho de 2015, 21h38

viagemyoani

Assisti outro dia ao documentário sobre a vinda da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, A Viagem de Yoani, de Peppe Siffredi e Raphael Bottino. É muito bom para ajudar a repensar o socialismo que queremos. Durante a visita, uma parcela ínfima da esquerda brasileira esqueceu as regras de hospitalidade e foi ao encontro de Yoani para tentar impedi-la de falar o que pensa. A blogueira reagiu com elegância: “Isso é a democracia”.

Aqueles gatos-pingados fizeram por nossa imagem um estrago muito maior do que a “imprensa burguesa” faria. Foi uma violência, um mico federal. E a direita correlata fez o mesmo ao confrontá-los publicamente. A cena em que reaças e membros da UJS (União da Juventude Socialista) batem boca na porta no Conjunto Nacional, em São Paulo, dá uma vergonha alheia tremenda. Assim que o filme estiver online, eu o postarei aqui.

Quando Yoani foi acossada, eu fui uma das primeiras vozes a se levantar em sua defesa –e sou de esquerda. O socialismo em que acredito, assim como Darcy Ribeiro e Salvador Allende, só existe em liberdade. Para ser contrário ou a favor de determinada opinião, é preciso antes ouvi-la, foi o que escrevi então. É necessário que as críticas a Cuba sejam feitas para que possam ser rebatidas –ou, no mínimo, para possibilitar a autocrítica. Como corrigir rumos se não sabemos quais os problemas, se tentamos calar as vozes que os apontam?

Yoani recebeu diversos prêmios como defensora da liberdade de expressão por sua atuação contra a “ditadura” cubana. Eu também defendo a liberdade de expressão, a dela, a minha, a de todo mundo. Os milhões de brasileiros que foram favoráveis a ela, de direita e de esquerda, também defendem a liberdade de expressão. A meia dúzia de pessoas que foi berrar palavras de ordem em seus eventos não é nada, porém, diante dos milhares de “defensores da liberdade de expressão” que me atacam cotidianamente no facebook.

De Yoani diziam “mercenária”, “agente da CIA”. Não a vi receber ameaças públicas. A mim me acusam de receber dinheiro do governo e do PT, me xingam de tudo quanto é palavrão e me fazem ameaças físicas. Diariamente.

renato

renato2

arquiteto

(Esses são alguns dos comentários mais publicáveis)

Yoani queria criar um portal em Cuba. E conseguiu. Ela acusa o governo de bloquear o acesso a ele na ilha. Eu não sofro nenhum tipo de censura e condeno o que fazem com ela, que, no entanto, está lá dentro livremente mandando para o mundo suas notícias sobre a Cuba que vê.

Quero manter o meu blog socialista contando com a assinatura dos leitores. Algo perfeitamente legítimo. Mas toda vez que faço no facebook o chamamento às assinaturas, os “defensores da liberdade de expressão” vêm até a página do meu blog em bando, aos milhares, para fazer bullying virtual de todo tipo, ridicularizando, xingando, agredindo. A tentativa de vencer pela intimidação é clara. (Não vão.)

E é um samba do crioulo doido. Ao mesmo tempo que me condenam por pedir assinaturas, dizem que eu tenho que trabalhar, como se ser jornalista não fosse um trabalho; me acusam de ganhar dinheiro do governo e ao mesmo tempo me aconselham a pedir dinheiro ao governo; falam para eu ser competente e viver de anúncios como toda a mídia e dizem que ter anunciantes seria “incoerente”; me acusam de “mendigar” dos leitores, mas me mandam pedir dinheiro ao PT. Fazem chacota dos meus leitores e, por fim, me desejam que eu morra de fome.

mendigo

 

tetaesquina

 

fbi

(Eu fico pensando se os patrões e familiares destas pessoas sabem que eles fazem isso nas redes sociais)

O ar da página fica irrespirável com tanta agressividade e burrice, incomodando as pessoas que gostam dela. É tipo uma festa bacana invadida por hooligans. Um horror. De tudo, é a ignorância sobre o que é o socialismo o que mais incomoda. A falta de leitura choca.

E o que fazem os “defensores da liberdade de expressão” que escreveram ou compartilharam textos defendendo o direito de Yoani de se manifestar? Que chamaram os estudantes que vaiaram Yoani de “gorilas ideológicos”? Atiçam seus seguidores contra mim e contra qualquer um que seja de esquerda. Seriam eles “gorilas ideológicos” também ou quando são de direita viram miquinhos amestrados?

Enquanto bradam aos quatro ventos o sagrado direito de Yoani de se expressar, os “defensores da liberdade de expressão” estimulam o ódio insano aos que pensam de forma oposta a ela apenas porque somos gente que acalenta a ideia de revolução e de um mundo diferente do capitalismo. Atacam sem trégua uma maneira de enxergar o mundo enquanto usam a palavra “liberdade”.

Yoani não é socialista. Eu sou. Será que a liberdade de expressão é propriedade da direita? Quem vai me defender dos “defensores da liberdade de expressão”?

UPDATE: o filme está online até o próximo dia 6, assista aqui:

Documentário “A Viagem de Yoani”

 

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(1) comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Tjoker em 18/08/2017 - 21h22 comentou:

Esses caras são uns hipócritas, pensam que liberdade de expressão está atrelada a um discurso de ódio, eu sou de direita, mas não concordo com a atitude de pessoas assim, você está no seu direito de expressar suas opiniões e ideologias, pessoas como essas são uma vergonha para a direita.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Mídia e oposição perderam o controle de seus fascistas de estimação


Há cinco anos venho alertando para o perigo do crescimento da extrema-direita no Brasil. A concepção de que “contra o PT vale tudo” levou os meios de comunicação a alimentarem (de)formadores de opinião que, sob…

Politik

Novo presidente de Cuba denuncia na ONU prisão política de Lula


Discurso de Miguel Díaz-Canel veio um dia depois que líderes mundiais deram gargalhadas de Trump por se gabar de suas "conquistas"