Socialista Morena
Cultura

Nosso Norte é o Sul

O artista uruguaio Joaquin Torres García (1874-1949) propôs um mapa onde o Sul estaria no topo. E por que não?

América Invertida, 1943
Cynara Menezes
12 de outubro de 2012, 14h02

Há 526 anos, em 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo “descobria” a América, que morreu acreditando ser a “Índia” (mais exatamente Cipango, o Japão), como os de sua época chamavam todo o continente asiático. Daí porque o continente ganhou o nome de outro navegador, Américo Vespúcio, que cravou, em 1504, que não era Índia coisa nenhuma, mas um Novo Mundo.

Em 1943, o artista uruguaio Joaquin Torres García (1874-1949) propôs no desenho América Invertida um mapa que fosse assim, “de cabeça para baixo”, mostrando o mundo de outra perspectiva. E nós, o Sul, estaríamos acima. Uma outra América possível, metaforicamente.

“Nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, para nós, senão por oposição ao nosso Sul. Por isso agora pomos o mapa ao revés, e então já temos a exata idéia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América, desde agora, prolongando-se, assinala insistentemente o Sul, nosso Norte”, escreveu Torres García.

Visto do espaço, nosso planeta não tem em cima nem embaixo. Na verdade, não há razão científica para o norte estar no topo de todos os mapas. Foi uma decisão dos cartógrafos

Na verdade, não há razão científica para o norte estar no topo de todos os mapas. Foi uma decisão dos cartógrafos, possivelmente levados pelo fato de que os grandes navegadores, como Colombo, se guiavam pela estrela do Norte. E nem faz tanto tempo assim, como conta esta matéria da BBC: foi Gerardo Mercator quem, em 1569, fez um mapa-múndi assim. Como era o Norte quem mandava na Terra, assim ficou até hoje.

Visto do espaço, nosso planeta não tem em cima nem embaixo, como demonstra esta foto feita pela NASA em 1973, com o Sul no topo, como sonhou Torres García. A agência, porém, a inverteu na divulgação, acreditam?

Foto: NASA

 

 

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(1) comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Toninho Camargos em 12/10/2012 - 20h03 comentou:

Aliás, sobre o assunto vai um interessante vídeo do Denislee: Mapas! http://www.youtube.com/watch?v=56WKwh5P2ss

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

A cooperativa de gibis do Brizola e o abrasileiramento do Zé Carioca


Numa sobreloja da rua da Praia, em Porto Alegre, entre goles de chimarrão e cafezinho comprado das vendedoras ambulantes que passavam por ali, um grupo de quadrinistas, todos na casa dos 20 anos, participavam de…

Maconha

Arte & Maconha


Nem só de maricas (cachimbos) de durepox vive a arte relacionada à cannabis sativa. Um leitor, ativista pela legalização da erva e membro do coletivo prensa420, me mandou algumas imagens que fez enfocando plantas, baseados…