Socialista Morena
Mídia

Papa manda recado manuscrito a Lula; e as agências de checagem, se retratarão?

Francisco recebeu o ex-ministro petista Celso Amorim, que o presenteou com o livro onde Lula dá sua versão sobre a perseguição que sofre

Celso Amorim entrega livro de Lula ao papa. Foto: divulgação
Da Redação
02 de agosto de 2018, 17h13

No início de junho, as agências de checagem ligadas à mídia comercial brasileira acusaram sites alternativos de promoverem “fake news” por haver noticiado a entrega de um terço enviado pelo papa Francisco a Lula. A Agência Lupa e o Aos Fatos citaram textualmente o Diário do Centro do MundoBrasil 247 e Revista Fórum, omitindo que o portal UOL, ao qual a Lupa é ligada, foi um dos primeiros em dar a notícia. Ainda disseram ser falso que o consultor do Vaticano Juan Grabois, que visitou Lula na prisão em Curitiba e entregou o terço, era ligado ao papa. Parceiras do facebook, as agências notificaram a rede social, que ameaçou tirar as páginas do DCM, Fórum e 247 do ar. Quem tentava compartilhar conteúdo dos três sites e dos outros acusados recebia um aviso do facebook de que eles eram suspeitos de ser disseminadores de notícias falsas.

De nada adiantou Grabois reafirmar que o terço foi enviado pelo papa. As agências continuaram a insistir que não era verdade. Rendida diante das evidências, a Lupa trocou a etiqueta inicial aplicada na checagem sobre o envio do terço do Papa a Lula por “de olho”, e assim continua. Já o Aos Fatos mantém em seu site até hoje que o presente de Francisco a Lula não passou de “um boato”.

A agência Aos Fatos insiste: “boato”

Pois bem: nesta quinta-feira pela manhã o papa Francisco recebeu no Vaticano o ex-ministro da Defesa e Relações Exteriores Celso Amorim, junto com o ex-ministro argentino Alberto Fernández e o ex-ministro chileno Carlos Ominami. Eles tiveram uma audiência de cerca de uma hora, em que discutiram a situação política e jurídica do caso Lula, do Brasil e da América do Sul.

O papa recebeu um exemplar em italiano do livro A verdade vencerá (Boitempo Editorial), onde, em longa entrevista, Lula dá sua versão sobre a perseguição judicial que tem sofrido. Francisco então escreveu de próprio punho um bilhete para o ex-presidente em que diz: “A Luiz Inácio Lula da Silva, com minha bênção e pedindo-lhe que reze por mim”.

Sobre o encontro, disse Amorim: “O  assunto principal foi a situação do presidente Lula, que ele tem acompanhado com interesse e com preocupação. Ele antes, como se sabe, já mencionou em uma homilia como têm se passado os golpes na América Latina. Essa é uma preocupação constante do Papa, e ele quis ouvir com muito interesse toda a situação como se deu no Brasil, toda a evolução política”.

E agora? O que dirão as agências de checagem após ficar evidente que o papa está acompanhando a situação de Lula e que não é nada inverossímil que tenha mesmo enviado o terço ao ex-presidente preso? As agências se retratarão por acusar os sites alternativos de disseminar fake news? Ou vão duvidar que a caligrafia seja mesmo do papa?

Checar notícias é uma tarefa séria que deveria ser feita com todo o cuidado possível para não cometer injustiças. Sem a devida apuração, as agências de checagem contribuem apenas para aprofundar o monopólio midiático em nosso país.

Com informações do site de Lula

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(1) comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

CYNTHIA em 04/08/2018 - 23h10 comentou:

NA VERDADE, A FAKE NEWS FOI DELES QUE DISSERAM SER MENTIRA UMA VERDADE….

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Lula no 6º Congresso: “Precisamos preparar o PT para voltar a governar o país”


Por Katia Guimarães* O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa quinta-feira, 1º de junho, no 6º Congresso Nacional do PT “Marisa Letícia da Silva”, em Brasília, que o partido deve se preparar para…

Mídia

Jornalista tem complexo de elite


Quando eu trabalhei na Folha de S.Paulo pela primeira vez, em 1989, fui demitida porque confundi fisicamente o irmão de PC Farias, Luiz Romero, com o cientista político Bolívar Lamounier (parece bizarro, mas eles eram…