Socialista Morena
Politik

Aos meus leitores

Há quase dois anos, anunciei a independência do blog e, desde então, tenho conseguido realizar o sonho de fazer jornalismo honesto e progressista, tendo como único patrão os leitores. Neste ano que passou, foi possível concretizar o primeiro e maior dos objetivos: garantir que o blog se sustente a si próprio e a mim, ainda […]

Cynara Menezes
09 de janeiro de 2017, 13h01
(Greta Garbo em Ninotchka, de 1939)

(Greta Garbo em Ninotchka, de 1939)

Há quase dois anos, anunciei a independência do blog e, desde então, tenho conseguido realizar o sonho de fazer jornalismo honesto e progressista, tendo como único patrão os leitores. Neste ano que passou, foi possível concretizar o primeiro e maior dos objetivos: garantir que o blog se sustente a si próprio e a mim, ainda que modestamente, graças às assinaturas.

Em 2017, o blog irá avançar para uma segunda etapa, e se transformará num pequeno site de notícias com viés de esquerda. Para que isso se concretize, o Socialista Morena passará a republicar matérias de blogs afins, além de traduções de conteúdos estrangeiros com copyright livre (creative commons). Como não é possível continuar fazendo tudo sozinha, pretendo contar com o apoio de um estagiário. Logo, logo, anuncio a seleção para os estágios, que terão certificado e remuneração específica.

Com as novidades, o visual do blog também será modificado para dar uma cara de “portal” ao conteúdo, com novas editorias somadas às atuais. O site continuará a privilegiar ideias em vez dos fatos do dia a dia, mas as notícias cotidianas terão mais espaço neste novo formato, com um olhar progressista sobre os acontecimentos do momento: o Socialista Morena irá “explicar” a notícia para que o leitor possa “entendê-la” do ponto de vista da esquerda, não apenas lê-la.

Ao contrário da mídia comercial, todos os conteúdos continuarão abertos aos leitores, independentemente de serem assinantes ou não. Como a premissa máxima do Socialista Morena é compartilhar conhecimento, função social do jornalismo esquecida por nossos jornais, o futuro site não colocará empecilhos financeiros para acessar os textos. Nada de paywall, este blog é para todos. Assina quem pode, porque acha importante e deseja que continue existindo. Subverte-se, assim, a lógica capitalista do jornalismo onde só pode ler quem compra/assina.

Ninguém sabe como as novas mídias sobreviverão com a internet –nem mesmo a velha mídia sabe se irá sobreviver… A fórmula de financiamento pelos leitores foi a que escolhi e tem dado certo. Como antes se assinavam jornais e revistas, agora assinam-se mídias digitais. É mera mudança de hábito, mas com uma diferença fundamental: com tanta oferta, tenho certeza que as pessoas só assinarão veículos com os quais se sintam representados. E isto a velha mídia brasileira já não tem a oferecer a uma parte substanciosa da sociedade que não é de direita, como se posicionam todos os jornais, TVs e revistas.

O “modelo de negócio” das mídias progressistas não se inspira em empresas familiares cujos herdeiros exploram jornalistas e apoiam golpes de Estado no país há 100 anos, mas nas experiências horizontais que vêm surgindo pelo mundo, onde todos os jornalistas são de fato colegas, remunerados de forma igualitária. Estou convencida de que, juntos, podemos construir estas novas mídias e fazer por nós mesmos a democratização dos meios de comunicação que os coronéis midiáticos nunca permitiram que acontecesse no Brasil.

Se você acredita, curte e quer apostar no futuro do Socialista Morena, assine o blog.

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(1) comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Iris em 16/09/2018 - 11h53 comentou:

A globo precisa ser mais jornalismo e deixar de ser parcial e partido de direita ja tramou o golpe de 64 agora quer repetir o erro a ganância de poder da globo supera a vontade e a necessidade do povo ajudando a afundar o Brasil num caus sem precedente jogando o povo na miséria para favorecer a elite de ladrões e bandidos que ela apoia miría leitão e o resultado da merda que tornou o jornalismo da globo

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Mídia

Portal, não. Um bistrô de notícias contra o fast-food da mídia comercial


Quem inspira este site? Certamente não os donos da mídia. Nos inspiram os criadores de jornais socialistas, anarquistas e comunistas que existiram no Brasil desde a época do império. Não enxergamos o jornalismo como negócio

Mídia

Denúncia do MP contra Greenwald lembra perseguição da direita a Samuel Wainer


Criador do The Intercept é acusado de ter "auxiliado" e "orientado" grupo de hackers, embora a PF o tenha inocentado