Socialista Morena
Politik

Chabuca Granda – La Flor de la Canela

Tem umas canções que vão lá no fundo da gente. Me apaixonei por La Flor de la Canela, da cantora e compositora peruana Chabuca Granda (1920-1983), assim que a ouvi pela primeira vez em Qualquer Coisa, um dos meus discos favoritos de Caetano Veloso. De Chabuca, Caetano também gravaria, muitos anos depois, Fina Estampa, no […]

Cynara Menezes
06 de janeiro de 2013, 13h55

Tem umas canções que vão lá no fundo da gente. Me apaixonei por La Flor de la Canela, da cantora e compositora peruana Chabuca Granda (1920-1983), assim que a ouvi pela primeira vez em Qualquer Coisa, um dos meus discos favoritos de Caetano Veloso. De Chabuca, Caetano também gravaria, muitos anos depois, Fina Estampa, no álbum homônimo de 1994. La Flor, porém, continua tendo um lugar privilegiado em meu coração.

Em 2004, estive em Lima, no Peru, e pude conhecer pessoalmente a Puente de los Suspiros de que fala Chabuca na canção, no bairro de Barranco. É tão linda e romântica quanto imaginava… Dá até para vê-la balançando ao ritmo das cadeiras da moça da canção.

Estes dias, navegando pela net, achamos estas imagens da própria Chabuca interpretando La Flor de la Canela e andando por Lima. Vejam que preciosidade.

Há mais de 60 versões da canção no youtube, inclusive essa, divertidíssima, com o cubano Bola de Nieve:

Claro que continuo achando a versão de Caetano belíssima. E lhe sou eternamente grata por ter me apresentado ao som entrañable de Chabuca. Gracias, caballero.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(4) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

شات em 11/01/2013 - 18h47 comentou:

goooooooooood Man

Responder

Oscar em 04/03/2018 - 12h24 comentou:

A versão do Caetano, aliás como de todas que ele se mete a cantar em castelhano é uma grande porcaria. Para mim não há melhor do que a de Placido Domingo. 😐

Responder

Carolina em 10/01/2021 - 09h35 comentou:

Estou há dias ouvindo e cantando La Flor de la Canela, e te encontrei por aqui. Amei ver o video dela pelas ruas de Lima… Muito boa matéria! Grata!

Responder

Edu Montes em 06/11/2021 - 17h09 comentou:

A ponte não é a ponte dos suspiros de Barranco, mas a ponte que aparece no vídeo de Chabuca. A ponte sobre o rio Rimac atrás do Palácio de Governo. Depois da ponte fica a Alameda. Sou natural de Lima.

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

O livro de Elis e o filme de Cássia: autorizada ou não, uma biografia…


Elis Regina faria 70 anos hoje, 17 de março. Quando ela morreu, aos 36 anos, em janeiro de 1982, eu tinha 14 anos e chorei muito. Adolescente no final da ditadura militar, sabia pouca coisa…

Politik

Frente Ampla do Chile: a esquerda latino-americana vive e se renova


Nosso correspondente conta sobre o novo bloco de esquerda que se tornou na eleição de domingo a terceira força política do país