Socialista Morena
Mídia

Mídia transmite ao vivo filiação do lanterninha e ignora viagem internacional do favorito

Que "jornalismo" é esse? Que "manual de redação" define que o primeiro colocado nas pesquisas sendo aclamado na Europa não é notícia?

Lula discursa no Parlamento Europeu nesta segunda. Foto: Ricardo Stuckert
Cynara Menezes
16 de novembro de 2021, 11h19

Há uma semana, o ex-juiz Sergio Moro, aquele que “jamais entraria para a política”, se filiou ao Podemos. A cerimônia ganhou destaque no Jornal Nacional, principal informativo da Rede Globo, que dedicou 2m39s ao ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro. O discurso de Moro, que aparece com cerca de 8% nas pesquisas para as eleições de 2018, empatado num longínquo terceiro lugar com Ciro Gomes, foi transmitido ao vivo pela CNN Brasil, JP News, BandNews e UOL.

No mesmo dia da filiação de Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro colocado disparado em todas as pesquisas até agora, embarcava para uma viagem internacional. Lula teria compromissos com lideranças progressistas europeias na Bélgica, França e Espanha. Na segunda-feira, 15 de novembro, o ex-presidente foi ovacionado no Parlamento Europeu, onde discursou dentro da Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social-democrata.

O Jornal Nacional não deu nem um segundo sequer ao fato. Os principais jornais, portais e TVs do país só noticiaram a presença de Lula em Bruxelas para destacar a frase dele sobre o tucano Geraldo Alckmin, cotado para ser vice do petista. Até o momento, o ex-presidente se encontrou, entre os nomes mais destacados de sua agenda, com o prêmio Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz, com o vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, e com Olaf Scholz, que venceu a última eleição da Alemanha e pode se tornar o próximo primeiro-ministro do país, sucedendo Angela Merkel. Nada disso foi “notícia” para a mídia comercial brasileira.

O que se discute não é se Moro merecia a atenção dada a ele pelo noticiário. Em termos jornalísticos, se o algoz de Lula que se tornou ministro de Bolsonaro se filia a um partido visando se candidatar à presidência, isso é notícia em qualquer lugar do mundo. O que se discute é como o alvo do ex-juiz, que foi presidente da República e é o candidato favorito à presidência, não é notícia. Detalhe: a viagem de Lula foi destaque em veículos europeus, como o espanhol El Pais, a rede de notícias alemã Deutsche Welle e Rádio França Internacional.

O que se discute não é se Moro merecia a atenção dada a ele pelo noticiário. Se o algoz de Lula se filia a um partido visando concorrer à presidência, isso é notícia. O que se discute é como o alvo dele, que foi presidente e é o favorito em 2022, não é

Compare com a atuação de portais alternativos como Brasil247, Diário do Centro do Mundo e a Revista Fórum, assumidamente de esquerda e alcunhados “blogs sujos” pela mídia corporativa. Todos eles logicamente cobriram com destaque a filiação de Sergio Moro, e da mesma forma têm acompanhado a viagem de Lula. Impedir os leitores de ser informados sobre um destes acontecimentos seria absurdo e indigno der chamado de jornalismo.

Que “jornalismo” é esse? Que “manual de redação” define que o primeiro colocado nas pesquisas sendo aclamado na Europa não é notícia, mas a filiação de um dos lanterninhas é? O viés raivosamente antipetista da mídia comercial tem sido uma desgraça para o jornalismo brasileiro desde pelo menos 2005. Ao mesmo tempo que se diz “imparcial”, a chamada grande imprensa subverteu todas as regras sobre o que é ou não notícia, um desvio ético que pavimentou o caminho para as fake news dos sites criminosos que agora combate.

Uma das saídas para o momento trágico que vive o Brasil passa pelo “mea culpa” que a mídia comercial cobra do PT e de Lula, mas não está disposta ela mesma a fazer. Passa por recolocar o jornalismo brasileiro de volta nos trilhos do bom jornalismo, que não precisa ser “imparcial”, mas honesto. O que a mídia comercial faz desde que Lula chegou ao poder, comportamento piorado nos anos Dilma Rousseff, está bem longe disso. Voltem aos manuais, senhores.

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(7) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Bernardo Santos Melo em 16/11/2021 - 19h16 comentou:

Na semana comemorativa do estupro público da primeira dama , “acreditem se quiserem “, assim diz GENÔ , sorrindo …
O ex juiz suspeito , regressa orientado para seu segundo ato . BRASI L IRADO .
Jornalistas agredidos , grande imprensa vendida , BANQUEIROS locupletados e financistas cada vez mais atentos a febre inflacionária dolarizada .
Neste CABARET festivo , agonizam famintos de todas as profissões e a bagunça é proposital , O CAOS é o OBJETIVO , não tenho ilusões , beiramos O NAZISMO MILICIANO .

Responder

Eugênio BH em 16/11/2021 - 20h01 comentou:

Pois é,
“voltem aos manuais, senhorxs”…
Aquilo não é jornalismo, é só “imprensa”, ora bolas e sabemos todos.
Bela mensagem à turba,
ficamos cá à deriva,
a cada dia ficam mais chatos e repetitivos os nanicos da tal da esquerda,
a cada dia menos se escreve e se lê,
sempre as tais das laives,
cada vez mais chatas e repetitivas e com sabor de conversa de amigos em botequim,
textos aos Léos etc., agora só papos de enfadonhas masturbações narciso-intelectualóides.
DCM com tais “exclusividades” risíveis e furadas,
barracos entre marxistas e marxistas e outros marxistas e ateus e ateus e ateus e ateus, quanta necessidade de negar o que não se acredita,
Cruz credo, companheira,
que saco cheio de tudo e até de todos vocês,
eles venceram e o sinal está fechado pra nós,
que éramos jovens,
mas você ainda escreve,
gracias a la vida…

Responder

Daniel Bernardo em 17/11/2021 - 08h10 comentou:

Se a sra, com toda honestidade e franqueza, explicar como o candidato líder disparado foi à Europa, eu faço até campanha para ele. Ele foi com recursos próprios, oriundos do suor de seu rosto, ou foi com o meu e com o seu dinheiro? A sra conseguiria me explicar?

Responder

    Cynara Menezes em 18/11/2021 - 19h55 comentou:

    Ele viajou a convite da Fundação Friederich Ebert, está nas matérias publicadas sobre o assunto. Se quer detalhes, procure a assessoria de imprensa de Lula

Daniel Bernardo da Silva em 17/11/2021 - 10h32 comentou:

É, dona socialista. Muito fácil simplesmente em não publicar comentários que vão de encontro aos seus posicionamentos. Este tipo de postura, só demonstra a única honestidade de seu site. Socialismo é censura e nisso a senhora tem coerência. Saiba que não sou robô. Tenho CPF, profissão e nojo pela esquerda. A senhora sempre ajuda nesse sentido. Parabéns. Por essas e outras que o home foi eleito e vc sabe que será reeleito. Continue em sua bolhinha e, assim como em 18, terá a surpresa. Depois não adianta criar narrativas de que ele foi eleito por acaso. Ele foi eleito graças as milhares de socialistas morenas que existem por aí. Igualmente arrogantes e hipócritas, que só fomentam nossa indignação.

Responder

    Cynara Menezes em 18/11/2021 - 19h56 comentou:

    Você também é bastante ansioso, vá tratar essa ansiedade. Deve ser o “nojo pela esquerda” que causa

Bernardo Santos Melo em 20/11/2021 - 09h07 comentou:

BOLSOMINIONS , procurem a Jovem Pan , SBT , Record e demais alinhados com O Nazismo Miliciano .
O espaço Socialista Morena é preciosamente elaborado para HUMANISTAS .
Lugar de GADO é no CURRAL , no AÇOUGUE CHINÊS , na AMAZÔNIA em FOGO , na CASA 58 , no avião presidencial com 39 kg , no CLUBE de TIRO catarinense e obviamente no TRIBUNAL de HAIA , PAPUDA ou BANGU .
Cynara é Cultura e Reflexão .

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Quem envergonha o Brasil aos olhos do mundo é Moro, não Lula


Com Lula no poder, viramos protagonistas; com Lula preso, viramos o cocô do cavalo do bandido

Politik

Teori critica “espetacularização” do Ministério Público em denúncia contra Lula


O ministro Teori Zavascki criticou hoje, durante sessão da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), a “espetacularização” promovida pelos procuradores da Força Tarefa da operação Lava-Jato ao denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da…