Socialista Morena
Feminismo

Mulher reaça que insultou Gleisi em avião terá que pagar indenização à deputada

Frequente alvo de ataques misóginos, presidenta do PT já obteve várias vitórias contra agressores na Justiça

A deputada Gleisi Hoffmann em Curitiba. Foto: Ricardo Stuckert
Da Redação
23 de agosto de 2019, 10h11

A passageira de extrema direita que agrediu verbalmente a então senadora Gleisi Hoffmann em um avião em 2017 foi condenada pela Justiça a pagar multa e indenização à atual deputada federal e presidenta do PT. Descontrolada, a mulher chamava Gleisi de “ladra” e “lixo”. Na sentença, ela foi condenada a pagar 16 dias de multa no valor de 1.499,20 reais, valor que deverá ser atualizado até o efetivo pagamento, e terá que destinar a importância de 10 mil reais a alguma entidade que preste serviço de utilidade pública.

“Disputar ideias e posições, mesmo que de forma contundente, faz parte da política e da vida de uma sociedade democrática. Agredir é um comportamento autoritário e ignorante. Por isso, tomei a decisão de levar qualquer agressão para as instâncias judiciais. Tenho ganhado todas até agora. Esse resultado é sempre pedagógico”, comemorou Gleisi.

Na época da agressão, ela relatou o episódio nas redes sociais e registrou ocorrência no posto da Polícia Federal do aeroporto de Brasília. “Fui agredida aos berros dentro de um avião por uma mulher descontrolada antes de desembarcar em BSB. Como não acho esse tipo de comportamento liberdade de expressão, solicitei a presença da polícia e o desembarque foi suspenso até sua chegada”, escreveu então. “Liberdade de expressão e manifestação não são sinônimo de agressão. Aviso aos navegantes: nenhuma agressão me constrange, apenas me fará tomar medidas judiciais para conter e penalizar agressores.”

Disputar ideias e posições, mesmo que de forma contundente, faz parte da política e da vida de uma sociedade democrática. Agredir é um comportamento autoritário e ignorante

O juiz federal destacou que a atitude da passageira “ofendeu a dignidade” da parlamentar, causando tumulto e constrangimento em ambiente de circulação restrita. “Trata-se, portanto, de conduta que extrapola em muito os limites da crítica política”, justificou. Ainda cabe recurso.

Essa não é a primeira decisão em favor de Gleisi, alvo frequente da misoginia de blogueiros e jornalistas de extrema direita. Em 2018, a Paiaiá Comunicação Ltda., empresa proprietária de uma emissora de rádio FM da Bahia, teve de se retratar publicamente pela reprodução de ofensas dirigidas a ela.

No mesmo ano, o blogueiro Nélio Brandão, de Brasília, foi condenado a pagar indenização por danos morais a Gleisi, além de ser obrigado a excluir definitivamente da internet conteúdo ofensivo à honra e à imagem da então senadora da República.

Retratação do Correio de Santa Maria

o internauta Fábio Cotrim Lima teve que publicar em sua página do facebook uma retratação às ofensas, agressões e injúrias de caráter misógino proferidas contra a deputada. José Carlos Sobrinho Filho fez acordo para pagamento de 1.000 reais a serem revertidos para instituição pública/social/filantrópica, após ser acusado de injúria e ameaça por publicações ofensivas a Gleisi no facebook.

Evaldo Haddad Fenerich, o Ucho Haddad, foi condenado a indenizar a parlamentar em 10 mil reais por danos morais. Há anos ele divulga fake news, calúnias e difamações contra a política paranaense. O jornal Correio de Santa Maria foi outro que teve que fazer retratação pública e indenização por danos morais de 2.000 reais a ser revertido para a entidade Catamare (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana).

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(14) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Eduardo Martins em 23/08/2019 - 16h21 comentou:

Nesses casos, as condenações doem onde esse tipo de “gente” guarda a própria alma: na conta bancária.
Tomem!!!

Responder

Marly A A Zacarias em 23/08/2019 - 21h19 comentou:

Há homens e mulheres q questionam a deputada constantemente. Outros, em muito maior número a admiram. Como eu. Ela percorre o Brasil e o mundo, onde é necessário estar em defesa do seu mandato ou de seu compromisso com o PT. Tem uma bela voz e discurso articulado e convincente. As vezes penso da onde consegue tanto dinamismo e talento para ser uma mulher linda, ativa e comprometida com as causas q defende, com tamanho zelo e competência.

Responder

Edineia da Silva em 24/08/2019 - 06h10 comentou:

Parabéns Gleisi!
Se todas as pessoas agredidas denunciassem o seu agressor e medidas judiciais fossem tomadas para punir toda forma de agressão, quem sabe os brasileiros pensassem duas vezes antes de ficar destilando o odio.

Responder

Fernando Paulo freitas em 24/08/2019 - 06h11 comentou:

Espero q esse blog é seus redatores conheçam realmente o q vem a ser socialismo,por favor não confundam isso com petismo -lulismo,esses são simplesmente uma organização criminosa.Respeitem a memória de luiz carlos prestes,GIOCONDO dias,Cristiano cordeiro,mario Soares,eurico berlanguer,George marciais,Álvaro Cunha.Esses não podem ser misturados aos lulaladrao,gleisi,lindenberg,JUCA Kfouri,mino carta,MANTEGA e outros de igual jaez.

Responder

Mac Sebastião Scardua em 24/08/2019 - 06h58 comentou:

E O QUE TODOS DEVERIAM FAZER. ACUSAM SEM PROVAS. DEPOIS FICA POR ISSO MESMO. TEMOS AINDA UMA PARTE DA JUSTICA BRASILEIRA QUE NAO SE CONTAMINOU. PARABENS DEPUTADA. GUERREIRA. MULHER DE FIBRA. QUANTA HUMILHACAO. E A SRA DE PÉ. FIRME. DEFENDENDO SEUS DIREITOS E SEMPRE OS MAIS FRACOS. UM DIA SERA RECONHECIDA.

Responder

Jussara em 24/08/2019 - 08h27 comentou:

E lamentável que a lei só sirva a ela. Quando abre a boca esculhamba o presidente da república sem o mínimo de ética, e aí nada acontece. A lei teria de ser dois pesos , duas medidas. Ele deve se controlar pois no próximo pleito certamente não será eleita.

Responder

    Cynara Menezes em 26/08/2019 - 11h50 comentou:

    fala para ele ir à justiça! aquele que disse que uma mulher “não merece ser estuprada porque é feia” e foi condenado… pela justiça

ERIK FERREIRA DA SILVA em 24/08/2019 - 09h15 comentou:

Engraçado ela Greice já agrediu tantas inúmeras vezes nosso presidente Bolsonaro, hoje e antes de ser eleito, engraçado que a justiça pega os mais fracos e não pega ela mesma. Tudo bem na terra pinta e borda más existe justiça divina e a hora que ela chegar, aí, aí desses.

Responder

    Cynara Menezes em 26/08/2019 - 11h49 comentou:

    bolsonaro é o lado fraco? oi?

Carlos em 24/08/2019 - 11h04 comentou:

Lixo

Responder

LUCIENE CAPELLARI em 24/08/2019 - 13h24 comentou:

Tá certinha, tem que processar esses incivilizados. Eu só acho os valores pequenos, a consciência dessa gente mora no bolso.

Responder

MaLúh em 24/08/2019 - 21h43 comentou:

As pessoas acham que podem chamar os outros do que bem entendem? Há limites para a manifestação do pensamento. Uma coisa é manifestar-se politicamente outra coisa é atacar a dignidade da pessoa. Parabéns a Gleise que não deixou barato. Parabéns ao juiz que soube fazer justiça no caso. E sirva de lição àqueles que gostam de ofender a honra dos opositores.

Responder

José Roberto Tavares em 24/08/2019 - 23h01 comentou:

Boa noite
É de plena liberdade a expressão da Deputada Gleisi expressar seus bordões a favor do PT cabe aos intelectuais apaziguar seus anseios contraditório de maneira mais gentil pátria amada Brasil.
Abraço.

Responder

Paulo Roberto Martins em 28/08/2019 - 18h30 comentou:

Não entendi porque alguns lixos entram aqui para fazer comentários reacionários e idiotas.Procurem os blogs dos mesmos imbecis que compactuem com suas diarréias mentais.Parece até mentira que a estas alturas,com todas as merdas ainda existem retardados mentais defendendo este lixo na presidência.É impressionante como tem gente que não tem senso do ridículo.Vão se enxergar bolsominios debilóides.Teve até um psicopata que quer fazer gracinha comparando éticas de petistas com comunistas históricos.Dá-me paciência,Senhor!

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Feminismo

Documentário retrata machismo da carreira de diplomata no Brasil


Só a partir de Celso Amorim, no governo Lula, mulheres diplomatas ganharam mais oportunidades de ascender na carreira

Cyberia

Para que servem os ruralistas?


Finalmente tem enquete nova no blog: andei pensando sobre os ruralistas, estes grandes proprietários de terras, com grande força no Congresso, que se gabam de alimentar o Brasil. Mas como isso pode ser verdade se,…