Socialista Morena
Feminismo

Multiplicando Marielle: fundo dará bolsa de 40 mil reais a lideranças femininas negras

Prazo foi estendido até o dia 18 de outubro e 25 de outubro; o resultado sairá no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

Foto: Mário Vasconcellos/CMRJ
Da Agência Brasil
02 de setembro de 2019, 21h03

Um ano e meio após o assassinato da vereadora Marielle Franco, um programa lançado nesta segunda-feira no MAR (Museu de Arte do Rio) pretende multiplicar as mulheres negras em posições de poder e influência. O Fundo para Equidade Racial –Fundo Baobá–, uma organização sem fins lucrativos criada em 2011, abriu as inscrições para o Programa Marielle Franco de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras, em temas como cultura, educação, negócios, desenvolvimento econômico e olhar feminino.

As inscrições para os dois editais do projeto serão abertas nesta terça-feira, 3 de setembro, no site do fundo. O edital Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras oferece bolsa de formação técnica e política, no valor de 40 mil reais cada uma delas, a 60 mulheres negras de todo o país, com duração de 18 meses.

Já para o edital Fortalecimento de capacidades de organizações, grupos e coletivos de mulheres negras, serão selecionadas dez instituições que terão aporte financeiro de 170 mil reais cada, durante 18 meses para desenvolver suas capacidades institucionais e melhorar suas habilidades de gestão, finanças, marcas e capacitação.

A ideia, segundo Selma Moreira, diretora executiva do Fundo Baobá, é fazer com que as ideias e ideais das mulheres e instituições negras circulem e tragam novos resultados para o bem público

Em entrevista à Agência Brasil, a diretora executiva do Fundo Baobá, Selma Moreira, disse que as organizações negras historicamente sempre tiveram mais dificuldades de acessar recursos. “Então, para nós, o processo de formação é fundamental para permitir que as organizações estejam mais preparadas para conquistar seus espaços. É disso que se trata.”

Desde sua criação, em 2011, até o final do ano passado, o Baobá apoiou 101 projetos, sempre focados na promoção da equidade racial. Os investimentos somaram quase 6 milhões de reais. “Isso pensando sempre em atuar em editais que sejam primeiro um modelo democrático, para que as organizações tenham condições iguais de concorrer aos recursos”, afirmou a diretora. Os projetos envolveram temas como cultura, educação, negócios, desenvolvimento econômico e olhar feminino.

A ideia, segundo Selma Moreira, é fazer com que as ideias e ideais das mulheres e instituições negras circulem e tragam novos resultados para o bem público. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de outubro para apoio individual e 25 de outubro para organizações, grupos e coletivos; a divulgação dos projetos vencedores ocorrerá no dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, que homenageia Zumbi dos Palmares, último líder do maior dos quilombos nacionais.

O início dos processos de integração e formação está previsto para janeiro de 2020.

Com informações da Agência Brasil


(2) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Zenobia Brito em 08/10/2019 - 09h40 comentou:

Isso é muito bom . É uma forma de expressar nossas ideias e buscando conhecimento e repassando diretamente as mulheres escolas e comunidade é um incentivo a cidadania e a cultura .

Responder

volney henrique passos brandão em 16/02/2020 - 21h20 comentou:

MUITO BOM MARIELLE FRANCO LÍDER NATA, É UM ZUMBI DE SAIAS SUPER BEM PREPARADA, INTELIGENTE, BONITA, IRRADIANTE DE CULTURA BRASILEIRA, E ASSUSTOU O CLÃ DOS POLÍTICOS CORRUPTOS DE DIREITA. ÂNGELA DAVIS PODE REFORÇAR O FUNDO BAOBÁ;MARIELLE ME LEMBRA MINHA AVÓ IRENE UMA LIBERTÁRIA 24 HORAS POR DIA.

Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar.
Angela Davis

A ideia de liberdade é inspiradora. Mas o que significa? Se você é livre em um sentido político mas não tem comida, que liberdade é essa? A liberdade de morrer de fome?
Angela Davis

Temos que falar sobre libertar mentes tanto quanto sobre libertar a sociedade.
Angela Davis

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

Dois textos de Stan Lee que parecem ter sido escritos para os bolsominions


Um dos criadores do Pantera Negra, o roteirista escreveu em 1968 e 1969 contra o racismo, a xenofobia, o ódio e o preconceito

Direitos Humanos

ONU denuncia e lança campanha contra genocídio de jovens negros no Brasil


No mês da Consciência Negra, Nações Unidas lançam campanha de conscientização pelo fim da violência que mata um jovem negro a cada 23 minutos no país