Socialista Morena
Politik

Por que prender Zé Dirceu não vai mudar o Brasil. Ou: é o financiamento público de campanha, estúpido!

Não vejo como algo “normal” que o PT tenha feito caixa 2 para eleger Lula em 2002. Não acho “normal” que o PT, partido que cresceu prometendo ser diferente dos demais, tenha agido igualzinho aos outros. Sim, acho justo que políticos comecem a pagar por estes erros. Mas não, não acho que a prisão de […]

Cynara Menezes
14 de novembro de 2013, 10h14

(foto: Márcio Fernandes/AE)

Não vejo como algo “normal” que o PT tenha feito caixa 2 para eleger Lula em 2002. Não acho “normal” que o PT, partido que cresceu prometendo ser diferente dos demais, tenha agido igualzinho aos outros. Sim, acho justo que políticos comecem a pagar por estes erros. Mas não, não acho que a prisão de José Dirceu é, como pinta a grande imprensa, um acontecimento capaz de mudar toda a maneira como se faz política no Brasil. Como se a prisão de uma só pessoa fosse uma espécie de derrubada das torres gêmeas da corrupção. Isso é mentira, um artifício para manipular o eleitor contra o PT e encobrir algo muito maior que Dirceu.

Escrevo para você, vítima do mau jornalismo de veículos que colocam o ex-ministro da Casa Civil de Lula na capa, com ares de demônio, e promovem biografias mal-escritas (leia aqui e aqui) onde Zé Dirceu é pintado como “o maior vilão do Brasil”. Você, que se empolga com as manifestações quando elas ganham espaço na mídia, mas não vai a fundo nas questões quando passa a modinha. Você, que repete chavões ouvidos no rádio e na televisão contra a corrupção, embora ache política um assunto chato e fuja de leituras mais aprofundadas sobre as razões pelas quais a tal roubalheira existe. Eu vou tentar te explicar.

Zé Dirceu e os “mensaleiros”, ao contrário do que estes orgãos de desinformação tentam lhe convencer, não são a causa da corrupção na política, mas a consequência dela. Infelizmente, no Brasil, para eleger um político é preciso ter dinheiro, muito dinheiro. E é preciso fazer alianças com Deus e o Diabo. Não foi Zé Dirceu que inventou isso, é a forma como a política é feita no País que leva a essa situação. As campanhas são financiadas com dinheiro de empresas, bancos, construtoras. Você daria milhões a um político? E se desse, não ia querer nada em troca? Para você ter uma ideia de como são as coisas, o verdadeiro erro do PT neste episódio foi não declarar, nas prestações de contas eleitorais, que estava dando dinheiro para outro partido. Declarando, dar dinheiro a outro partido é perfeitamente legal, imagine!

Nenhum destes órgãos de imprensa que crucificam Dirceu foi capaz de explicar para seus leitores que só o financiamento público de campanha poderia interromper este círculo vicioso em que entrou a política nacional desde a volta da democracia: rios de dinheiro saem de instituições privadas para todos os candidatos durante as eleições. Em 2010, a candidata vencedora Dilma Rousseff, do PT, arrecadou 148,8 milhões de reais de construtoras, bancos, frigoríficos, empresas de cimento, siderurgia. O candidato derrotado José Serra, do PSDB, arrecadou 120 milhões de reais também de bancos, fabricantes de bebidas, concessionárias de energia elétrica.

Quem, em sã consciência, acredita que um político possa governar de maneira independente se está financeiramente atrelado aos maiores grupos econômicos do País, em todos os setores? Muitos especialistas defendem que esteja nessa promiscuidade da política com o capital privado a origem da corrupção. Eu concordo. Não existe almoço grátis. Só um ingênuo poderia achar que estas empresas, ao doarem milhões a um candidato, não intencionam se beneficiar de alguma forma dos governos que ajudam a eleger. Prender José Dirceu não vai mudar esta realidade.

Se, na próxima semana, o ministro Joaquim Barbosa decretar a prisão imediata dos “mensaleiros” e isto fizer você pular de alegria, lembre-se do velho ditado: “alegria de pobre dura pouco”. Enquanto José Dirceu estiver na cadeia, pagando, justa ou injustamente, pelos erros da política nacional, as mesmas coisas pelas quais ele foi condenado estarão acontecendo aqui fora. A prática nefasta do caixa 2, por exemplo, não vai presa junto com Dirceu. As negociatas no Congresso não vão para detrás das grades. As alianças com o conservadorismo, com o agronegócio, com as empreiteiras, continuarão livres, leves e soltas.

Sem uma reforma profunda, todos os males da política continuarão a existir no Brasil a despeito da prisão de Dirceu ou de quem quer que seja. Leia o noticiário, veja se a reforma, a despeito das promessas após as manifestações de junho, está bem encaminhada. Que nada! Ao contrário: o financiamento público de campanha foi o primeiro item da reforma política a ser escamoteado pelos congressistas. Não interessa aos políticos que o financiamento privado acabe –e, não sei exatamente por que, tampouco interessa à grande imprensa. Nem um só jornal defende outra forma de financiar a política a não ser a que existe hoje, bancada pelo dinheiro das mesmas empresas que irão lucrar com os governos. Uma corrupção em si mesma.

O financiamento público de campanha poderia reduzir, por exemplo, os gastos milionários dos candidatos em superproduções para aparecerem atraentes ao público no horário gratuito de televisão, como se fizessem parte da programação habitual do canal. Político não é astro de TV. O correto seria que eles aparecessem tal como são, sem maquiagem. Sem tanto dinheiro rolando, também acabaria um hábito nefasto que até o PT incorporou nas últimas campanhas: pagar cabos eleitorais para agitarem bandeiras nos semáforos. Triste da política e dos políticos quando precisam trocar o afeto de uma militância genuína por desempregados em busca de um trocado.

Sinto dizer a você, mas a única diferença que haverá para a política nacional quando José Dirceu for preso é que ele estará preso. Nada mais. E sinto muito destruir outra ilusão sua, mas tampouco mudará a política brasileira a morte de José Sarney, que vejo muita gente por aí comemorando por antecipação. O buraco é mais embaixo e muito mais profundo. Eu pessoalmente trocaria a morte de Sarney e a prisão de Dirceu por um Brasil que soubesse escolher melhor seus representantes. E fosse capaz, neste momento, de lutar pelo que de fato pode revolucionar a política: o financiamento público de campanha. Alguém está disposto ou a prisão de Zé Dirceu basta?


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(387) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Zeca em 06/09/2013 - 14h38 comentou:

Cynara, Parece -me que estás a proteger um corrupto ?

Responder

    Raveira em 06/09/2013 - 16h14 comentou:

    É sério mesmo que você entendeu isso?

    Màrcio Xavi em 06/09/2013 - 19h11 comentou:

    http://institutofernandomoura.com.br/cursos/tecni

    Felipe R. Reis em 10/09/2013 - 19h07 comentou:

    Genial!

    Hygor Hernane em 06/09/2013 - 22h38 comentou:

    Nao nao, ele eh um heroi do povo brasileiro que foi contaminado pela sujeira da politica enquanto tentava fazer do Brasil um país melhor. Um homem com um historico limpo e imaculado, que se sacrificou pelos seus. A culpa dele cometer um crime nao foi dele, foi do sistema. A gente tem que arrumar o problema, mas prender ele nao eh um passo. Obvio que não.

    Ant. Pereira em 07/09/2013 - 11h29 comentou:

    Tadinho do Zé, tão inocente que caiu nas enroladas do mundo! Deixa o bichinho solto e aproveita e solta todos os ladrões, corrutos que o Brasil melhorará com certeza!…

    Yasmin em 07/09/2013 - 14h32 comentou:

    O.O
    não tenho palavras

    Marcos WC em 12/10/2013 - 15h23 comentou:

    Hygor vc diz que "a culpa dele cometer um crime não foi dele, e sim do sistema " ? Então se vc bate o seu carro no outro da frente, a culpa não é sua, e sim do fabricante por ter fabricado automóveis? Lamentável ! Vejo que a METASTASE de um câncer cerebral, se teletransporta agora por WiFi !

    elania em 14/11/2013 - 22h28 comentou:

    Meu amigo, coloque a lógica na sua resposta p pelo menos imaginarmos que vc é informado e inteligente. Uma coisa não tem nada a ver c outra.

    Benjamin em 08/01/2014 - 02h40 comentou:

    Sério que eu li isso? Dirceu, herói? Amigo…Dá mão pra Alice e vai pro País das Maravilhas encontrar a Rainha de Copas…

    Valder Souza em 06/06/2014 - 20h21 comentou:

    Meu na boa você escreveu isso em tom de deboche né cara ? eu não acredito que você acredita mesmo no que fala , você esta de brincadeira Hygor

    Paulinho Oliveira em 07/09/2013 - 14h25 comentou:

    Zeca, parece-me que não entendeu o texto… Ou não quer entendê-lo…

    Andre Marques em 14/11/2013 - 16h52 comentou:

    Nao nao, ele eh um heroi do povo brasileiro que foi contaminado pela sujeira da politica enquanto tentava fazer do Brasil um país melhor. Um homem com um historico limpo e imaculado, que se sacrificou pelos seus. A culpa dele cometer um crime nao foi dele, foi do sistema. A gente tem que arrumar o problema, mas prender ele nao eh um passo. Obvio que não.

    Eudes em 07/09/2013 - 16h40 comentou:

    Onde está o dinheiro? Na conta Marília do PSDB?

    Casaes em 08/09/2013 - 08h28 comentou:

    Ela não defende um corupto, mas tenta abrir os seus olhos, como diria ela, de que o buraco é mais embaixo.

    Cidadão em 08/09/2013 - 14h33 comentou:

    Quer dizer que não se pode mudar a regra eleitoral? Algum energúmeno vermelho já se perguntou se na era da internet não dá pra fazer campanha barata com gasto mínimo? Porque um partido de apoio popular nunca se preocupou em buscar formas mais éticas de eleger candidatos? Porque só falam nisso agora depois das manifestações mas de forma claramente descompromissada com a questão? E querem passar mesmo recibo de sempre? Não tem nada haver com isso?

    Décio em 14/09/2013 - 14h15 comentou:

    Gente da mesma laia.

    mitcha em 14/11/2013 - 12h58 comentou:

    chegou aqui vindo de facebook… haahahahaha

    José henrique em 14/11/2013 - 15h58 comentou:

    Parece-me que você não entendeu nada do que leu? Ou não quis entender?

    fjones9 em 14/11/2013 - 18h33 comentou:

    Gostei do banner ao lado. Não alimentamos trolls heheh.. E eu aqui alimentando um.

    Rafael Machado em 14/11/2013 - 19h05 comentou:

    Se o caro Zeca, ao proferir a frase aqui acima, referia-se ao fato do texto, apesar do dizeres "Sim, acho justo que políticos comecem a pagar por estes erros.", possuir um tom de compaixão com o Zé Dirceu, ele está correto. Apesar da autora falar que acha correto a prisão dos políticos, em momento algum ela diz claramente: "correta a prisão do JOSÉ DIRCEU" "correto que o JOSÉ DIRCEU cumpra pena". Ela prefere usar "Enquanto José Dirceu estiver na cadeia, pagando, justa ou injustamente, pelos erros da política nacional". Concordo, e muito, com o texto, mas o tom da linguagem é de proteção ao Dirceu.

    Phillipe Silveira em 03/01/2014 - 14h08 comentou:

    Muito sensato o seu comentário. Vejo da mesma forma. A jornalista, ao abordar o tema, traz com muita lucidez os nefastos desdobramentos do financiamento privado das campanhas eleitorais, mas obliquamente pugna pelo desnecessidade da prisão do Dirceu.

    Rogerio em 14/11/2013 - 20h39 comentou:

    Me parece que não sabes interpretar um texto. rsrsrsr

    GEORGE em 14/11/2013 - 21h25 comentou:

    Acho que você não sabe ler, corroborando a tese apresentada.

    Verônica Costa em 14/11/2013 - 23h26 comentou:

    Concordo plenamente com essa matéria. A condenação e prisão de pessoa não é um circo José Dirceu cometeu erro sim o de ceder a podridão do SISTEMA que por sinal foi implantado pelos governos de Direita que o antecedeu, senhores não sejamos hipócritas de pensar que o mensalão começou no governo petista a corrupção está arraigada na política brasileira como um fantasma maldito ou vocês já se esqueceram de Collor que hoje é senador. Dirceu foi pego de bode expiatório na minha opinião teve um julgamento politico arquitetado pela direita ressentida como forma de vingança pelo fato de o Brasil está vivendo naquele momento o chamado pelos economistas de MILAGRE ECONÔMICO e grande parte deste milagre senhores Mérito de DIRCEU.

    Naaman de Figueiredo em 15/11/2013 - 13h12 comentou:

    Muito bem"

    Issac em 15/11/2013 - 19h11 comentou:

    Esta é a idéia. Ladrão do partido dela pode…..

    João em 15/11/2013 - 19h14 comentou:

    A CARTA CAPITAL É DO PT, ENTÃO TINHA MAIS É QUE DEFENDER OS PTISTAS, E POR CONSEQUÊNCIA, TAIS CORRUPTOS.

    Manu em 16/11/2013 - 17h22 comentou:

    A jornalista foi plenamente imparcial, por favor faça a releitura do artigo e fundamente melhor seus comentários, poupe-nos de julgamentos rasos. Desde já, obrigada.

    lothar em 17/11/2013 - 22h19 comentou:

    Toda pelegada deve ir para a cadeia, o chefe e os outros 40 ladrões

    Antonio M. R. Pinto em 18/11/2013 - 17h02 comentou:

    Não se trata de opções. Não se trata de comemorar a prisão de quem quer que seja. Mas é a certeza de que alguma coisa pode começar mudar. Hoje foi Dirceu e seus comparsas, amanhã será Maluf e seus sequases. O primeiro passo foi dado. Foi pequeno diante do gigantismo da corrução nos bastidores da política brasileira, independentemente das cores partidárias, pois todos utilizam os mesmos artífícios em busca de recursos, sejam privados, sejam roubados do orçamento da nação.
    O que estamos a ver é que alguma luz começa a brilhar na escuridão que cerca nossos políticos.
    Agora, só poderemos ir para a "galera" comemorar, quando soubermos votar, verdadeiramente e dar nossa contribuição concreta na reversão desse quadro. Não sendo assim a corrução continuará e o mensalão será apenas um pequeno apêndice frente a tanta roubalheira e comprometimento político. Esse erro está presente em quase todas as "democracias" do planeta. Não é vantagem só do Brasil. Nem por isso devemos cruzar os braços e achar que o PT está acima de todas as virtudes. Não é verdade!

    Victor Leonel em 19/11/2013 - 12h52 comentou:

    Este é um comentário de um típico leitor mal preparado, infelizmente tão comum. Leu mas não entendeu, não tem senso crítico tampouco capacidade de interpretar.

    Joâo em 23/11/2013 - 18h01 comentou:

    A infeliz autora deste texto deixa bem claro na introdução que "Sim, acho justo que políticos comecem a pagar por estes erros". e demonstra que só está contrariado porque começaram por sua casa. Para o Sarnei o zé Dirceu é peixinho pequeno e azarado, porque desviou centenas de reais a mais que o Dirceu e continua impune.

    Léo Nogueira em 26/11/2013 - 21h00 comentou:

    Zeca,

    Parece-me que estás perto de ser consagrado o mais burro entre os burros.
    Ou você é apenas (intelectualmente) desonesto mesmo?

    Abraços,
    Leo

    julia em 22/12/2013 - 12h00 comentou:

    Zeca, lê o texto, querido.

    Geraldo Lima em 05/01/2014 - 22h32 comentou:

    – Muito bem feito!!! Para quem se achava o 1ºMINISTRO e inatingível ou acima da lei esta situação está ótima! Só começa a mudar alguma coisa neste país de faz de conta dessa forma!! Só falta o CHEFE LULA!!! VIVA BARBOSA

    Humberto Cotta em 28/10/2014 - 14h07 comentou:

    Meu caro, você leu o texto ou entendeu a sua mensagem central? Porque o texto não dá margem para este tipo de crítica. A resposta é, claro que não? O que ela quis dizer que só prender corruptos não basta. Tem é que mudar as regras do jogo político, e ponto final. Simples assim!!!

Márcio Gadoti em 06/09/2013 - 14h38 comentou:

Eu quero os 2! A mudança e os caras presos, o povo não tem de aceitar nenhum tipo de "troca".

Responder

    Blind people em 07/09/2013 - 04h34 comentou:

    Eu quero a mudança. E só aceito a prisão do Dirceu se TODOS os outros corruptos deste país também forem condenados.

    carlos em 07/09/2013 - 19h21 comentou:

    Caro "Blind people", na sua teoria, vc somente aceita que o Zé Dirceu seja preso se todos os outros corruptos do Brasil sejam presos?
    Se vc estivesse na escola e a professora te pegasse colando, vc diria: "Tá todo mundo colando tia. E só eu sou punido?". Seria algo por aí?
    O Ze Dirceu tem que ser preso! E logo. Só assim veremos alguma luz pro Brasil.

    Carlos Lenin Dias em 14/11/2013 - 16h26 comentou:

    …mesmo!?Fale-nos sobre o mensalão tucano…N dá p/ debate;vcs partem sempre p/ seletividade…O Texto de Cynara fala sobre a causa…mas,é 'lógico',n interessa a quém só ver o mal no PT.

    jcarlos em 18/11/2013 - 11h01 comentou:

    Que seletividade? O Carlos afirmou que o Ze Dirceu tem de ser preso logo. Não disse só o Dirceu. Todo político corrupto merece cadeia, e penas pesadas. Que este d mensalão sejam os primeiros, não os únicos. Independente do partido, todo corrupto merece o xilindró!

    adriano sousa em 14/11/2013 - 15h59 comentou:

    Acho que o que o texto sugere é que em um país em que as pessoas saibam escolher melhor seus representantes e em que eles não sejam basicamente representantes de grandes corporações – e não do povo – não precisaria nem prender corruptos, já que eles seriam eleitos ou depostos. Só para constar, José Dirceu perdeu seu mandato e a elegibilidade, politicamente já foi punido.

    Hélio em 15/11/2013 - 09h27 comentou:

    Esse pessoal que diz que o Dirceu só pode ser preso se os demais corruptos também forem paraecem crianças que, quando pegos em flagrante, imediatamente apontam que outros também cometiam o erro e ainda se sentem vítimas por serem punidas.

    Almecy Bezerra em 17/11/2013 - 12h48 comentou:

    Sim Márcio, concordo com você. Este discurso de Cynara não faz sentido a não ser um apelo, uma lamentação em defesa de Dirceu, considerando que o crime dele não deveria ter punição. É ASSIM QUE SE MUDA UM PAÍS A SOCIEDADE ??? DOIS PESOS DUAS MEDIDAS ????

    Humberto Cotta em 28/10/2014 - 16h43 comentou:

    Ela não disse para soltar o Dirceu em nenhum momento, e só pelo primeiro já dá para ver isto "eu não acho normal o PT" fazer isto ou aquilo…
    Quando ela diz, eu trocaria a prisão de José Dirceu, e a morte de Sarney por…, é apenas um artifício de argumentação para dizer, o seguinte: "O que daria mais impacto para acabar com a corrupção no Brasil? Apenas prender corruptos, ou modificar as leis eleitorais, fazer a reforma política e proibir o financiamento de campanha por empresas, o que alimenta mais corrupção, cada vez mais… Se o cara pisou na bola, agiu de forma ilegal, tem que ser preso, é claro, pois a impunidade também alimenta o crime… ninguém está acima da Lei… Gente, presta atenção no que está lendo, por favor!

    Geraldo Rodrigues em 08/01/2014 - 12h20 comentou:

    Exatamente Márcio, o que esse texto induz é o mesmo que acontece com a política atual, você faz isso em troca disto. Não! Não há porquê aceitar fazer trocas e sim o correto, mas justo. Mudanças e Penalidades sim.

    Humberto Cotta em 28/10/2014 - 14h20 comentou:

    Meu caro, até a autora do texto concorda com você, e eu também, e nem vai aparecer alguém com poder para propor este tipo de troca ao povo brasileiro. Isto é só uma artifício lógico para dizer: o que provocaria maior impacto positivo, a prisão do Dirceu, e a morte do Sarney, ou a mudança das regras do jogo político, a reforma política?

Bob Nerd em 06/09/2013 - 15h01 comentou:

Concordo que o financiamento privado só gera corrupção mas também não sou a favor do financiamento público de campanha a não ser que seja algo extremamente limitado quanto ao valor disponível. Fora que de alguma fora eles iriam conseguir corromper o novo sistema. O Brasil só vai ter chances de mudar quando toda essa classe política mudar e o eleitor aprender a escolher seus representantes. Por mim, político nem salário ganharia.

Responder

    Paulo B. Araújo em 07/09/2013 - 18h48 comentou:

    Meu caro Bob, Jamais os políticos hão de mudar… A responsabilidade da mudança, é nossa. Dos Eleitores, que são iguais aos políticos que os representam, não mudam nunca. É quase todo mundo, mentindo, sacaneando e lesando todo mundo. Querendo arrancar vantagem de onde não exite. E metendo o ferro em qualquer um… Você acha que um povo desse vai eleger político que preste???

    fabio em 12/09/2013 - 13h09 comentou:

    Se vc concorda q o financ privado gera corrupção e não aceita o financ público… Então vc não quer nada… Só quer reclamar….

    Gustavo em 14/11/2013 - 16h36 comentou:

    Se não houver salário para representantes, aí sim é que somente os ricos governarão…

    Rodrigo em 14/11/2013 - 18h35 comentou:

    Prefiro acreditar em Papai Noel que em financiamento público de campanha

emerson em 06/09/2013 - 15h18 comentou:

Um indivíduo faz mal uso do carro e mata outra pessoa. Quem é o criminoso:a pessoa que fez mal uso do instrumento ou o carro? Vamos impedir todo e qualquer acidente de carro. Vamos destruir a indústria automobilística. Os criminosos, coitados, foram levados ao crime que ferramenta existente. Eles não quiseram fazer uso, foram obrigados pela ocasião. Pelo fim da indústria automobilística já!

Responder

    Raphael em 06/09/2013 - 17h17 comentou:

    Cara, seguindo seu raciocínio, o carro existe por uma finalidade objetiva, que é o transporte. Se tal indivíduo o passa a usar, constantemente, para fins que não o do transporte, há de se fiscalizar e estabelecer mecanismos que assegurem que seu uso. Não se propõe o fim da democracia mas, sim, uma reforma a fim de legitimá-la apenas. Abs

    Ubaldo em 07/09/2013 - 03h05 comentou:

    Raphael, ele só ironizou o raciocínio de quem tenta diminuir o erro de Dirceu dizendo que a culpa é do sistema político.

    juan em 07/09/2013 - 15h29 comentou:

    Que comparação burra, assim temos que ficar contentes com governos que respondem aos interesses de quem os financiou? ficar felizes com a participação política da população resumida às eleições?

    Paulo CT em 15/11/2013 - 03h46 comentou:

    Se existe prova contundente de que o fulaninho aí atropelou e matou uma pessoa, ele tem que ser processado e julgado conforme a letra da lei, com todo o direito a defesa. Mas no caso do Dirceu e de outros réus, não há prova nenhuma, apenas meras suposições, e os próprios juízes reconhecem isto (!!!). No exemplo que vc cita, a situação do Dirceu é como se ele tivesse "atropelado" uma pessoa, fosse condenado e preso por causa disso, e depois de algum tempo a "vítima" aparecesse vivinha da silva em outro lugar… É justo prender alguém assim, nessas circunstâncias, num processo fajuto e controverso como o do "mensalão"?

    Geo em 21/02/2014 - 06h19 comentou:

    Teoria do domínio do fato, Sem a participação mesmo que indireta não haveria sentido a existência do mensalão, é lógica básica, logo…

    Juliana em 02/12/2013 - 01h22 comentou:

    nossa. que ideia.. o que voce quer dizer é que, prende-se o cara que atropelou, e nunca mais haverá atropelamentos?

    Cristovam em 02/12/2013 - 14h51 comentou:

    Que comparação BURRA essa da indústria automobilística! Hahahaha…não dá nem pra discutir, prefiro citar Caetano: "Você é burro, cara!"

    ceticista em 27/05/2014 - 00h30 comentou:

    ██ Nossa digo eu. Quer dizer q tem dexar solto um atropelador so pq prendendo ele nao vao acabar com outros atropelamentos por aÍ? Daaam.

    Cada criminoso deve pagar por seu crime, dexar solto pq acha q crime nao vaia acabar, entao os crimes continuarão e ficarão impunes.

Guilherme Scalzilli em 06/09/2013 - 16h44 comentou:

O papel de Joaquim Barbosa

A cada dia que passa, descobrimos novas fragilidades na Ação Penal 470, dita do “mensalão”. A conhecida insuficiência de provas nas acusações mais importantes foi agravada recentemente pela descoberta de alguns estratagemas para ocultá-la. O que poderia soar como equívoco passional dos acusadores (ainda que induzido por pressões externas) ganha aspecto de artimanha.

Por isso é impossível não enxergar certa malícia nos rompantes vulgares de Joaquim Barbosa. Através do personagem grosseiro e autoritário, o relator consegue desviar o foco dos atalhos “pragmáticos” que utiliza para suprir as incompletudes técnicas de suas convicções. Temendo as baixarias do mártir da causa condenatória, os ministros talvez prefiram agradá-lo para acabar logo com o transtorno e evitar o desgaste público.

Devido à escandalosa politização da primeira fase do julgamento, a sensatez obrigaria os magistrados a acatar os embargos infringentes da defesa. A tensão dramática mantida pelo protagonista não permite que os coadjuvantes mudem o enredo da farsa com a serenidade necessária. Resta saber como ele reagirá caso os outros decidam confrontá-lo abertamente.
http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/201

Responder

    Manoel em 08/09/2013 - 13h22 comentou:

    Na vida ha sempre dois lados de tudo, voce esta do lado dos bandidos , problema seu.

    sacana em 14/11/2013 - 20h16 comentou:

    Oh, quanta etica! vote em Manoel pra sindico…

    Alessandro em 07/01/2014 - 16h18 comentou:

    Ai, ai, ai…

    Questionar erros crassos e propositais virou "estar do lado dos bandidos".

    Estás no site errado. Isso aqui não é Veja…

    Glaucio Gonzales em 14/11/2013 - 21h19 comentou:

    Verdade, Guilherme. Se tornou contra eles algo pior que a acusação da petição inicial…

Carlos em 06/09/2013 - 17h27 comentou:

O que esta escrito neste comentário deste sr é a tentativa de se dizer a todos, que as leis nunca irão ser aplicadas! É só isso. Se as leis fossem cumpridas, este comentário deste sr iria para a lata do lixo antes da publicação. Só pode ser brincadeira isso. Justificando que vao continuar roubando porque nada acontece. Ora, vão pra pqp. Cambada de ladrão.

Responder

    Marcia Eloy em 07/09/2013 - 02h22 comentou:

    E por que não julgaram o Eduardo Azeredo até agora? Pau que bate em Chico tem que bater em Francisco. Ninguém exige isto? Nem a mídia, nem os comentaristas? E tem mais mesmo que se quisessem julgar os que cometeram, na visão deles, crime, as penas são desproporcionais. Uma pena de 40 anos para quem cometeu, em última análise, um ato de corrupção, é maior do que a estipulada para alguém que planejou a morte do pai e da mãe. Isto é justiça?

    carlos oliveira em 07/09/2013 - 19h19 comentou:

    Cara Marcia, a ideia de que o crime que sangra, ou seja, os homicidios e lesões serem mais graves que os crimes de corrupção já foi superada há muito tempo.
    Qdo um corrupto desvia milhões de reais dos cofres públicos, ele não mata o pai ou a mãe, como no seu exemplo.Ele deixa, isso sim, um incontável número de pessoas em situaçao mais penosa. Ele pode ter matado muito mais gente com o ato "inocente" dele. A saúde e a educaçao agonizam pq o Zé Dirceu usou de dinheiro público pra aprovar suas propostas.

    cassiano em 14/11/2013 - 14h59 comentou:

    Só que não era público…

    Mauricio em 19/11/2013 - 20h53 comentou:

    Só que era sim, não saiu diretamente do orçamento público , mas indiretamente…

    sacana em 14/11/2013 - 20h19 comentou:

    o dia que vc conseguir provar o que vc disse, eu mudo imediatamente meu ponto de vista. Mas provas? Pra que isto, né? Coisa de pais democratico, nada a ver com o pais da ditadura que impera atualmente,né?

helsourei em 06/09/2013 - 18h01 comentou:

Na minha opiniao, eh bem verdadeiro o texto, embora concorde com o comentario do emerson acima. O problema da politica no Brasil eh sim historico e nao mudara tao cedo. E, para mudar, se for possivel, uma vez que eh regra global o financiamento de campanhas pelas grandes empresas, ira depender de uma revolucao educacional, que se acontecer, levara uns 20 anos (a exemplo da Coreia), para entao comecar a se ver resultados. Enquanto isso, eh ir punindo ou tentar punir os que infringem as leis e a decencia

Responder

    João Zanatta em 19/11/2013 - 02h11 comentou:

    Até que enfim uma opinião abalisada sobre toda essa questão. O mal realmente é a falta de educação e, nesse sentido, teve razão o Pelé, que foi açoitado por isso, quando declarou que o povo brasileiro não sabe votar. Os que estão no poder hoje sabem disso e deshonestamente usam e abusam do marqueting político para enganar a massa ignara.

Gilson Raslan em 06/09/2013 - 18h05 comentou:

Além de toda a bandalheira que o financiamento privado propicia, tem a questão da democracia. Os candidatos eleitos com votos de determinados segmentos, vão defender interesses de seus financiadores até mesmo em detrimento dos direitos da população, que não tem como financiar candidatos que defendam seus direitos.
Democracia é governo do povo. Pode ser chamado democrático um país, cujos mandatários só defendem direitos de grupos econômicos em detrimentos de direitos do povo?
Portanto, o financiamento público de campanha, entre vários, destaco os seguintes pontos de sua conveniência: 1) o mandatário não ficará preso nas amarras de grupos econômicos; 2) pessoas bem intencionadas, mas que não conseguem financiamentos de grupo econômicos, podem ascender ao poder, pois vão concorrer em igualdade de condiões com todos os demais candidatos.

Responder

    Rodrigo em 14/11/2013 - 18h39 comentou:

    Papai Noel mandou lembranças. Se vc acha que não haverá caixa 2 pq foi estabelecido o financiamento público de campanha, fique à vontade…
    Além disso, já há financiamento público de campanha na horário gratuito da política. E por conta disso, as alianças espúrias por minutagem.
    Eu não quero mais do meu dinheiro investido em santinhos e showmícios, por favor.

    sacana em 14/11/2013 - 20h21 comentou:

    e viva a ditadura da globo e seus comparsas. E ahi, vai se inscrever pro Big B.?

Drake Ramoray em 06/09/2013 - 18h27 comentou:

Claro…baseado nesse raciocínio, vou assaltar bancos, desviar dinheiro do INSS, corromper agentes públicos…afinal, tudo isso já foi feito antes, não é invenção minha. Depois, caso seja apanhado, farei a mesma sugestão que o "brilhante" Ministro Toffoli fez, ao defender a não-prisão dos mensaleiros: basta devolver o dinheiro roubado, essa já é punição suficiente.

Responder

    Marcia Eloy em 07/09/2013 - 02h31 comentou:

    E por que o livro" A Privataria Tucana" não foi transformado em processo? Ele contem todos os documentos necessários para isto. A justiça não tomou conhecimento do livro , nem a mídia, embora o livro tenha ficado entre os mais vendidos durante semanas.

    Marcos Daniel em 19/09/2013 - 00h05 comentou:

    Acho curioso que esse seja um dos poucos argumentos que os petistas tem quando o assunto é o mensalão. É o mesmo que falar pra autoridade de trânsito que o motorista do ônibus ao lado TAMBÉM esta sem cinto, o motorista do carro da frente TAMBÉM esta bêbado e, óia ali óh, tenho certeza de que aquele motoqueiro ali TAMBÉM não tem CNH.

    Questionador em 14/11/2013 - 20h28 comentou:

    e o pt precisa ainda apresentar argumentos? Inês é morta, nao serve mais pra rainha (citando os Lusiadas, de Luis de Camoes, para os ignorantes). O que a Cynara escreveu nao serviu pra nada? Nunca pensou em questionar a influencia do capital na democracia? Ou vc concorda com o Mel Brooks qdo ele diz que este é um dos melhores congressos que o dinheiro pode comprar? Nao se trata de dizer que todo mundo faz, mas de reconhecer que o sistema atual nao funciona do ponto de vista real.

    Paulo Teixeira em 15/11/2013 - 03h31 comentou:

    A maior parte do dinheiro "roubado" foi paga com nota fiscal a serviços efetivamente prestados pelas Organizações Globo, através dos famigerados BVs. Irá ela e as demais empresas legalmente contratadas "devolver" essa grana ao erário? Como fazer isso? Os recibos estão todos disponíveis… Aliás, agora o STF fica com a obrigação moral de fazer com que a Globo e as outras empresas "devolvam" o dinheiro. Aí é que eu quero ver, de camarote, como é que fica essa trapalhada que foi a AP 470!

Aline em 06/09/2013 - 18h42 comentou:

Sempre tive isso em perspectiva. É certo que a corrupção é responsável por boa parte das farras com o dinheiro público, mas não é a única. Ainda que não existissem corruptos no Brasil, haveria sangria dos cofres públicos, por um único motivo: temos um sistema de privilégios que é institucionalizado e legítimo. Isso significa que a classe política tem, garantida dentro da lei, uma série de regalias às nossas custas. Os salários e benefícios de nossos congressistas, juízes e do nosso chefe de Estado são altíssimos. Políticos têm imunidade parlamentar, não consigo pensar em nada mais absurdo dentro de um regime republicano, que deveria tratar todos como iguais. Acabar com a corrupção é urgente. Financiamento público de campanha também ajudaria a acabar com o clientelismo e a troca de favores, mas a reforma política é mais extensa que isso. A jornada é longa.

Responder

Guilherme Lacerda em 06/09/2013 - 18h54 comentou:

"a prisão de José Dirceu é, como pinta a grande imprensa, um acontecimento capaz de mudar toda a maneira como se faz política no Brasil.".

Não sei de onde tirou essa conclusão. Concordo que a prisão dele seria um "acontecimento", mas daí à grande imprensa estar pintando que isso seria capaz de mudar a política do país… viajou!

Para ser vítima do mau jornalismo basta parar numa banca e ler qualquer manchete de qualquer jornal, infelizmente credibilidade anda em falta nessa área. Quem assume como verdade qualquer coisa que lê, certamente não vai levar em conta que mesmo o "blog que acusa" pode ser um agente de desinformação. Aliás, coisa que a maioria das pessoas nem têm noção do que seja de fato o ato de desinformar.

José Dirceu não é consequência de nada que não seja seus próprios atos. Culpar o modelo político é negligenciar que Dirceus, Jefersons, Collors, Serras, Lulas, Alckmins, Calheiros, dentre tantos outros, não inventaram o jogo, sim, mas amam jogá-lo, conhecem as regras e não se furtam a utilizá-las em favor do seu jogo individual. Esses nomes não tem direcionamento ideológico, nada há o que os direciona senão seus próprios objetivos.

"Nenhum destes órgãos de imprensa que crucificam Dirceu foi capaz de explicar para seus leitores que só o financiamento público de campanha poderia interromper este círculo vicioso em que entrou a política nacional"

Começou o parágrafo como inconfundível órgão de desinformação defendendo a tese dos governistas depois de "meter o pau" na grande imprensa. O parágrafo continua e termina irrelevante do ponto de vista da informação, reafirma apenas a opinião do autor do texto.

"Quem, em sã consciência, acredita que um político possa governar de maneira independente se está financeiramente atrelado aos maiores grupos econômicos do País, em todos os setores?"

Ninguém acredita. No entanto o financiamento público não dá garantia alguma a ninguém de que os lobbys vão deixar de existir.

"Enquanto José Dirceu estiver na cadeia, pagando, justa ou injustamente, pelos erros da política nacional,"

Você não é uma pessoa não é séria, Cynara! Que frase é essa? "justa ou injustamente"??? Ora, bolas! Tadinho do Dirceu, não inventou a corrupção mas está pagando por tê-la usado em proveito do PT! A causa era maior, ou devia ser! Porque nesse caso, para ele, os fins justificaram os meios.
Você arremata como se conservador fosse sinônimo de lobbista, porque lobby quem faz mesmo é a turma do Dem com o agronegócio, o Lula e o PL do ex vice-presidente não fizeram acordos. Ah, sim… fizeram, mas era porque todo mundo fazia… Tudo o que o PT fez era tão somente o que todo mundo fazia. Só que esse não era o discurso da ética o qual eu costumava ouvir da boca do PT e os apoiava justamente por isso.

"Sem uma reforma profunda,…" Blá, blá, blá… mais um parágrafo governista. Reforma política para o atual governo é única e exclusivamente para se eternizar no poder, é para isso que a desejam e que bancam pessoas que escrevem textos assim. Não acredito mais nesse governo, tudo o que podiam mentir, tudo o que podiam dissimular, tudo o que podiam armar o fizeram. Se saiu da boca deles vai ser usado contra nós!

Nunca esperei que a prisão de alguém pudesse ser o marco da transformação de um país como você, Cynara Menezes, insiste em sugerir. Parece que essa tese move os seus argumentos, mas é muito pouco para justificar suas ideias. Sugiro que use o seu testemunho no STF, tenho certeza que alguns ministros vão até chorar, você bem sabe seus nomes.

Não "sinta muito", no final das contas nada vai alterar a condição de políticos corruptos como Dirceu e tantos outros tupiniquins aqui lembrados. Não serão a reforma política proposta pela Dilma, ou financiamento público de campanha que você defende, os depuradores de caráter. Os que aí estão continuarão sendo os pulhas de sempre, nosso dever é fazer a nossa parte para substituí-los com a moral de quem exige moral.

Responder

    Maia Kaefman em 06/09/2013 - 20h27 comentou:

    Mas é óbvio que existe uma parcela bastante considerável da população que enxerga na prisão do JD um grande expurgo moralizador dentro de nosso cenário político e torce futebolisticamente para isso, pode não ser o seu caso mas não é por isso que não exista, mais do que tese trata-se de constatação.
    As vezes o espectro político lembra uma ferradura: As extremidades apesar de nunca se juntarem estão próximas. Certos discursos cabem tanto aos psois quanto as tfps…

    Roger em 08/09/2013 - 18h44 comentou:

    Maia Kaefman,
    Quando eu vejo alguém se esforçando para alcançar um objetivo, alguém trabalhando para realizar um sonho, alguém suando para honrar suas dívidas, alguém de coragem corrigindo uma atitude imoral de outro, quando eu vejo alguma coisa certa sendo feita, eu torço futebolisticamente para que o acontecimento em curso se concretize, que tudo dê certo, e as pessoas sejam recompensadas por seus esforços e méritos. Ao contrário de muitas ideologias que INVEJAM os esforçados e vencedores, eu os ADMIRO.
    Quando eu vejo um bandido roubando, um assassino matando, um PilanTra enganando os mais desinformados, um salafrário desviando dinheiro, um estuprador violentando, um esPerTalhão passando os outros pra trás, eu também torço futebolisticamente para que os autores sejam descobertos em seus atos imorais e sofram as mais duras consequências, seja por escárnio público, prisão ou ambos.
    Se você pensa diferente, e acha que alguém que comete algo imoral só deva ser punido se você não for com a cara dele, e que ninguém precisa se esforçar pra ganhar nada, pois o Estado deve dar tudo de mão beijada, especialmente se você for com a cara desta pessoa, independente de qualquer coisa, então, companheiro, talvez você faça mais parte do problema do que da solução.

    Maia Kaefman em 08/09/2013 - 22h15 comentou:

    Que legal você hein? Infelizmente o mundo real não é o mundo de Disney. E a falácia meritocrática só encontra adesão entre os ingênuos ou os cínicos.

    inocencio oliveira em 14/11/2013 - 20h37 comentou:

    ô tio, so pra saber: vc é parente do Almeidinha ou faz parte da confraria dos nescios? Tudo que vc escreveu ahi é puro recalque, a expressao mais definitiva do looser. Vc vem com este papó de self-made-man no estilo dos baroes ladroes (Vanderbilt é teu idolo? ou será o "brilhante" Dantas?). Ah, esqueci de perguntar: o que vai ter hj no programa do Danilo?

    valdir J. Silva em 07/09/2013 - 01h06 comentou:

    Sr. Guilherme o PT na oposição pregava uma moralidade tão grande, vigiava a situação que tudo que era feito até o plano REAL foi chamado pelo Sr. Lula como estelionato eleitoral , ao ganhar a Presidência era obrigação do PT manter o seu discurso de MORALIDADE mas não conforme declaração do Deputado Roberto Jefferson que estava enrolado com ele e sabia porque estava sendo beneficiado , ai o discuso MORALISTA DO PT foi para o chiqueiro , conseguem enganar os analfabetos , os BOLSA FAMÍLIA , recebeu ao Presidência com 24 Ministérios , quanto tem hoje Sr. Guilherme a não sabe , 39 MINISTÉRIOS . Sr. vou citar outros , invasão da PETROBRAS na Bolívia , fuga do Senados Boliviano , ai Sr. o Governo do PT quer gritar com EEUU e afina para o ÍNDIO REI DA COCAÍNA EU CREIO QUE OS DIA ESTÃO CONTADOS E NUNCA MAIS VOLTARÃO .

    só quero saber em 14/11/2013 - 20h42 comentou:

    e o teu idolo? Cade a grana das privatizaçoes, seu valdir? Cade a grana do Sus que o aocio desviou? Cade a grana da Siemens? Porque a Tejofran sempre ganha as licitaçoes em S.Paulo? Porque nosso celular é o mais caro do mundo? Porque tivemos um apagao? E porque o governo entregou nosso unico satelite proprio na privatizaçao das teles? Porque a Cia financiava a PF na epoca em que os embaixadores tiravam os sapatos?

    Lucas Silva em 18/11/2013 - 12h22 comentou:

    Amigo não sei se você era nascido nessa época, mas antes das privatizações os telefones fixos custavam a singela bagatela de 3.000 reais. Aqui em minha cidade várias pessoas trocaram telefones fixos por terrenos!!! Você está sendo muito raso em sua argumentação, aliás grande parte aqui é muito rasa e sem base em seus comentários, apenas defendendo sua bandeira futebolisticamente como disseram nos posts acima.

    joão em 15/11/2013 - 19h16 comentou:

    Concordo plenamente. Antes era o partido da ética, agora, aprendeu a roubar igual os outros e acha que tudo ficou normal. Ainda bem que teve uns ministros do supremo que ouviu o bom censo, senão… taria todos no poder "mamando".

    Rafael Moura em 20/03/2014 - 16h10 comentou:

    Mas, já que a questão é o positivismo e o Estado de Direito. A lei aplicada para todos. Porque Joaquim Barbosa não sofreu impeachment ao violar o princípio do juiz natural?

Letícia em 06/09/2013 - 19h01 comentou:

Que contradição esse final "Eu pessoalmente trocaria a morte de Sarney e a prisão de Dirceu por um Brasil que soubesse escolher melhor seus representantes". Não há como escolher melhores representantes se o que realmente precisa mudar é o sistema político e eleitoral. E vejo a prisão ou punição do santo José Dirceu como um aviso para os outros políticos que roubam e ainda serão julgados: os próximos poderão ser eles.

Responder

    Gueiros em 07/09/2013 - 15h09 comentou:

    E desde quando esse tipo de exemplo serve para inibir a prática de crimes? Isso é um tremendo de um circo para criminalizar a esquerda.

    Cidadão em 08/09/2013 - 14h15 comentou:

    Crime tem que ter punição dura sempre. Não interessa a intenção. E a esquerda só é boazinha enquanto não possui o poder, cometeram os maios genocídios da humanidade em nome do bem?

    José Elias Pinheiro em 07/09/2013 - 16h10 comentou:

    Se eu fosse você Letícia trocaria por MELHORES REPRESENTANTES…rsrsrs! A grande verdade que não quer calar é que nós não temos em quem votar. Eis a grande VERDADE desse País…

    Ana Luisa em 14/11/2013 - 17h35 comentou:

    Exatamente! Ela passou o texto inteiro falando que o problema não era dos políticos mas do sistema. Logo, qualquer um que colocarmos lá vai se corromper. Então, não faz diferença se as pessoas vão saber escolher melhor seus governantes ou não.

    E aí, ela encerra o texto com essa! Mt contraditória.

    Defende o Zé Dirceu como se ele fosse uma pobre ovelhinha indefesa. Zé Dirceu manda e desmanda no PT. Era braço direito do Lula e a Dilma é sua marionete. Tramou esse plano bilionário.

    E sim, nós não somos idiotas que achamos que a prisão dele vai mudar o sistema e a corrupção vai acabar. Mas também não podemos aceitar que ele saia impune.

    Rodrigo em 14/11/2013 - 18h43 comentou:

    Letícia, sendo bem pessimista, acho que teríamos que trocar, além dos representes, o povo tb…

    José Baracho Barbosa em 16/11/2013 - 04h03 comentou:

    Letícia, boa noite,
    Q/ compreensão rasteira a sua, infelizmente. O q/ está por trás disso tudo é o mesmo q/ aconteceu c/ Getúlio Vargas, J.K, João Goulart, Tancredo e agora c/ quem construiu um projeto de brasil para todo(a)s, não é nada do q/ a imprensa nazista da globo fala. Tem muita gente sendo massa de manobra e papagaio da globo, do STF, É a Casa Grande contra a Senzala, no golpe ou no fuzil.

    Humberto Cotta em 28/10/2014 - 17h26 comentou:

    Sim concordo que a impunidade estimula o crime, é claro, e óbvio, e por ser óbvio, eu aposto que a autora do texto também concorda com você. Minha cara, este trecho é apenas um artifício de argumentação para dizer: o que impactaria mais, a mudança nas regras do jogo, uma reforma política, ou apenas a prisão de corruptos, sem se mexer no sistema? Simples assim!!! O pessoal em geral, que eu observo nos comentários, fica caçando chifre em cabeça de cavalo, e partem para umas discussões infrutíferas, como também , os que retrucam você, fazem o mesmo com você, e assim, como os que me retrucam. Parece que as pessoas tem uma enorme dificuldade de interpretar o texto do outro, e fica uma briga de foice, e no fim, ao ler o texto de todos, chego a conclusão que todos tem no fundo mais ou menos os mesmos ideais. E esta sede de briga que todo mundo tem é que nos mantém desunidos, e que isto só serve aos políticos safados que estão no poder, pois é difícil fazer mobilização e tocar um movimento social por longo prazo. tempos manifestações intensas, pontuais e depois todo mundo aquieta. Para mim não importa quem votou em Dilma ou Aécio, O que importa é que todos estão conscientes de que no voto não acabaremos com a corrupção, pois não temos opções neste sentido, mas sim nas ruas, num movimento organizado, com propostas claras. Agora, se você é como a maioria dos brasileiros, que só sabem reclamar e brigar, como vejo aqui direto, então vocês também são também parte do problema, e não da solução.

Fausto Monteiro em 06/09/2013 - 19h04 comentou:

Deixa eu ver se entender…se prender José Dirceu não vai resolver a maneira como se faz política no Brasil, então não devemos mais prender um assassino, pois isso não vai resolver a questão da violência no Brasil…

Fala sério.. então vamos parar de prender bandidos pq isso não "resolve"…

Responder

    Fernanda em 06/09/2013 - 21h27 comentou:

    Pelo que eu entendi, o texto não defende que Dirceu não deve ser preso. Apenas que a mera prisão dele não vai resolver o problema da corrupção no país.
    Assim como a prisão de um assassino não vai resolver o problema da violência no país, mas sim a redução da desigualdade social, o controle sobre armas de fogo, infra-estrutura urbana, acesso a serviços básicos de educação e saúde etc.

    Adair em 14/11/2013 - 23h42 comentou:

    Até que enfim alguém entendeu o que a Cynara disse.

    elizabete em 15/11/2013 - 01h38 comentou:

    Cara me desculpa mas vc é um verdadeiro analfabeto político !

    sergio m pinto em 15/11/2013 - 10h00 comentou:

    Pra começar, vamos julgar esses processos, com uma ação bem fundamentada, que não é o caso da AP 470, a começar pela estória do "dinheiro público". Segundo, há dois "mensalões" no ar. Por que um deles, que antecede outro ainda não começou a ser julgado e, se for julgado, por que será com critérios diferentes? Terceiro, já que a compra de votos de parlamentares é considerada "mensalão", cadê o processo de compra de votos, tão bem descrita no livro "O Princípe da Privataria", a respeito da votação da reeleição do FHC? Leu?

    Alexandre em 17/11/2013 - 14h05 comentou:

    "a mera prisão dele não vai resolver o problema da corrupção no país". Ok. E precisa escrever um texto desse tamanho pra dizer uma obviedade dessas? O que ela quer é relativizar a culpa do Dirceu, jogando para cima do contexto.

    Mauricio em 19/11/2013 - 20h56 comentou:

    Comentário definitivo. Resume tudo.

    Cleusa Pozzetti Siba em 17/11/2013 - 17h11 comentou:

    Fausto, vc não entendeu o texto! É uma pena! Leia mais, mas não apenas a Veja e Globo – elas o emburrecem muito!!

    Renato A. F. em 18/11/2013 - 20h19 comentou:

    assim como "não resolve" querer que alguém entenda um texto, mesmo que esse alguém tenha estudado, se ele, antes de tudo, não tiver interesse em entender. ou, pior, tenha interesse em entender o que lhe convém.

Maia Kaefman em 06/09/2013 - 19h19 comentou:

Triste é que aquele ditado "explique como se eu tivesse 5 anos de idade" já não funciona para os catequizados da massmedia corporativa. 5 anos de idade parece ser um grau muito avançado. SM tenho que discordar de uma coisa: Existe sim um efeito prático na possível prisão de Dirceu, e um efeito bastante deletério; demonstrar cabalmente o quanto é perigoso enfrentar a oligarquia nacional e seus mestres estrangeiros. A lei não vale nada para quem tem por horizonte a real distribuição das riquezas da produção nacional.

Responder

    Rbier em 06/09/2013 - 22h38 comentou:

    O zé dirceu, assi como os outros, sao a oligarquia nacional, que nunca ganharam tanto dinheiro como agora

    Rodrigo em 14/11/2013 - 18h45 comentou:

    Perfeito, Rbier.
    Talvez seja preferível a "massmedia"(????) do Granma, do Pravda, enfim…

    Maia Kaefman em 14/11/2013 - 21h37 comentou:

    Falo que o nível mental é de 5 anos pra menos…Se não conhecem ou compreendem bem conceitos como de "massmedia" e "oligarquia" dificulta muito o debate…

    jorge em 17/11/2013 - 17h55 comentou:

    Socialistas são sempre superiores, quem não concorda com seus credos são sempre mentalmente inferiores. Agem como historicamente agiram todas as elites, nesse misto de desprezo e repugnância pelo diferente. E acham que sua proposta de mundo é mais justa. Lamento profundamente a prisão em que vive, meu caro…

    Maia Kaefman em 18/11/2013 - 17h37 comentou:

    E eu lamento profundamente a impossibilidade de debate franco de idéias entre socialistas e conservadores pois no teu lado infelizmente sempre lidamos com idiotas ou cínicos. No post me refiro especificamente a um grupo e não a totalidade dos conservadores ou de "quem pensa diferente", falo dos "catequizados pela massmedia corporativa", ou seja, pessoas que leem o R.Azevedo ou similares regularmente e acham coerente, não sei outra definição que não a de ignorante ou idiota para este grupo. Quanto a "prisão mental" você deu outro tiro na água, não possuo nenhum tipo de ortodoxia e meu pensamento político leva em conta variantes e sutilezas de todo o tipo, baseando-se inclusive mais em fatos concretos que presenciei ao vivo em 13 anos como fotógrafo documental do que em leituras teóricas.

    Fail, try again…

    Hélio em 15/11/2013 - 09h33 comentou:

    É sério mesmo que vc acha que os petistas, que são os que conseguem mais recursos de arrecadação para as campanhas(e dinheiro este vindo de banqueiros e empresários), e mais especificamente o Dirceu que trabalha como consultor(que é um ótimo eufemismo para lobista) têm como horizonte a distribuição das riquezas. O cara ganha milhões dando informações privilegiadas e ainda é pintado como herói.

    Maia Kaefman em 15/11/2013 - 13h50 comentou:

    Herói e vilão são palavras que só ficam bem em blockbusters e romances ordinários. Eu não acho que Dirceu e Genoíno tenham como horizonte a distribuição de riquezas; trata-se de um fato matemático. Basta olhar os indicadores de miséria e pobreza dos últimos 100 anos no Brasil para constatar. Agora se Dirceu foi preso, torturado, exilado, submeteu-se a uma cirurgia para alterar suas feições e voltar ao Brasil, viveu na clandestinidade e agora será preso de novo, só pra ganhar dinheiro como lobista…Nossa que péssimo planejador de carreira! Outra premissa falsa tua é a de que os petistas são os que mais conseguem doação de campanha. Em primeiro lugar isso se refere a dinheiro declarado oque sabemos não se tratar da totalidade das sifras, em segundo lugar esse dado é variável e obviamente grandes construtoras, por exemplo, vão doar mais para quem lidera pesquisas (até porque "doam" para ambos os lados).

    Mauricio em 18/11/2013 - 16h20 comentou:

    Herois e vilões povoam todas os clássicos da literatura universal.Se você considera Shakespare, Machado de Assis, Cervantes e outros, autores de romances ordinários, isso só prova a tese do Jorge. Arrogância da elite de esquerda, e idade mental de menos de 5 anos.

    Maia Kaefman em 18/11/2013 - 18h52 comentou:

    Eu si divirto com os polemistas…Incapazes de refutar argumentos, sempre fugindo do sentido do texto original, ficam escarafunchando frases para achar algum deslize e tentar desqualificar colocações sérias. Ok, grandes obras trabalharam esses arquétipos, porem comumente quem faz uso deles de forma banal da mesma maneira que a massmedia é a literatura ordinária. Ou Bentinho, Hamlet, Dom Quixote, Riobaldo Tatarana ou Leopold Bloom, são heróis rasos e desprovidos de falhas como a massmedia pinta Joaquim Barbosa? O que quis dizer e você fez que não entendeu é que a política é complexa e não pode ser dividida entre malvadinhos e bonzinhos. Mas a esquerda que é arrogante, humilde mesmo é o Olavo de Carvalho…Si divirto com vocês viu…

joão em 06/09/2013 - 19h46 comentou:

Por que não falamos em Reforma Política. No voto distrital ou distrital misto. Não seria uma fórmula mais próxima do ideal de eleger nossos representantes e tbém uma fórma de controle destes mesmos representantes colocados lá pelo nosso voto. E tbém desta forma escolhermos melhor nossos representantes e tbém tirá-los de lá se não corresponderem aos anseios, as propostas por q foram eleitos?

Responder

JLSM em 06/09/2013 - 20h50 comentou:

Me desculpe, mas um bandido que assalta ,mata e põe fogo num dentista também é consequência: da corrupção, da pobreza, da violência …….

Responder

JOSE A. GOMES em 06/09/2013 - 21h06 comentou:

SE FORMOS PENSAR DESSA FORMA, LIBERA O FERNANDINHO BEIRA MAr, ELE NÃO É O ÚNICO TRAFICANTE NO BRASIL!!!! E ASSIM SERVE PRA TODOS OS CASOS. E O DIRCEU QUE PREGAVA BONS COSTUMES, SOLTO, SÓ VAI UMENTAR O BOLO.

Responder

    Veneno em 14/11/2013 - 20h46 comentou:

    isto mesmo, aposte na hipocrisia que vc ja ganhou a Megasena da canalhice.

    Paulo CT em 15/11/2013 - 03h38 comentou:

    No caso do Fernandinho, existem provas contundentes de seus crimes. No caso do Dirceu, não há absolutamente provas, e simples ilações. Até os juízes do STF reconhecem isto. Vai mandar pra cadeia uma pessoa assim nestas circunstâncias? A AP 470 é um calhambeque desengonçado e encostado há meses em num beco de um subúrbio qualquer!

    INTERNAUTAITINERANTE em 24/12/2013 - 08h52 comentou:

    A DIFERENÇA É A SEGUINTE: A AÇÕES DE JOSÉ DIRCEU FORAM TODAS NUM CAMPO POLÍTICO EM QUE SE FAZ NECESSÁRIA ALIANÇA COM POLÍTICOS CORRUPTOS. AS AÇÕES DO OUTRO FORAM NO CAMPO DAS DROGAS. SÓ ISSO! SÃO IGUAIS?

José Abraão Neto em 06/09/2013 - 21h37 comentou:

Eu trocaria a prisão de Dirceu pelo fim da hipocrisia, principalmente, a hipocrisia absurda, nefasta, nojenta e perversa dos barões desta mídia no Brasil. Eles sim, mereciam uma correção séria, dura, afinal, está nas mãos deles um instrumento capaz de fazer a cabeça das pessoas e de toda uma população.

E a população, em sua grande maioria pobre, analfabeta, mas honesta, não merece isso.

Responder

Theo Lamar em 06/09/2013 - 21h42 comentou:

Seu ponto de vista ficou realmente muito mal explicado nesse texto! Tb acho interessante discutir o impacto da prisão do JD e o que isso mudaria na política nacional (provavelmente não muito). Talvez seja um passo importante pra novas mudanças como tb pode não dar em nada, e falando de Brasil e seu infeliz histórico político nossa geração talvez nem veja os primeiros passos de uma mudança.

De qualquer forma, é melhor do que ficar parado. Pelo menos estamos vendo algum movimento. Agora argumentar impunidade por conta de sermos coniventes com um sistema corrupto em que não temos como nem porque fugir dele já é um pouco demais. Se o sistema prevê a prisão pelos crimes em que a pessoa é culpada e essa pessoa vive nesse sistema ela deve sim pagar por seu atos perante a sociedade.

Responder

    elias em 14/11/2013 - 21h29 comentou:

    o problema não e só aprisoa e que elifeis contra você pois você vai tentar tabalhar por mis de 10 a 15 anos culpando os idoso onde esta o dinheiro da providencie quem Juscelino e outros desviarão acordi para isto pois e isto que esta sendo discutido e imprensa não divulga pois leis também deve a previdência .

    Rafael Moura em 20/03/2014 - 16h14 comentou:

    Não sei Théo. Lembro-me de algo parecido que o ocorreu na Jamaica dos anos 60. O partido trabalhista assumiu o poder, tentou reformas, foi pego pela máquina já montada e se queimou, após isso a Jamaica voltou para a mão dos caudilhos e hoje é talvez mais desigual do que na época de Marley. Os donos do sistema usam suas falhas para destruir os outros e para se locupletar também. A ferramenta é opcional. É como os EUA em Pearl Harbor, precisamos atacar os japoneses… mas não podemos fazer isso devido a opinião pública.. Como vamos agir? Cortamos o petróleo japonês e esperamos que eles ataquem. Retiramos os porta-aviões de Pearl Harbor e outros navios modernos e deixamos a sucata e o baixo escalão do exército para morrer pelo bem da pátria.

Fernando em 06/09/2013 - 22h05 comentou:

Eu gostaria de saber exatamente o que acontecerá com quem fizer caixa 2 havendo financiamento público de campanha. Caixa 2 não passará a ser ilegal, magicamente, após a aprovação do financiamento público de campanha. ELE JÁ É! E ninguém dá a mínima, como irão continuar a fazer…

Responder

    Roger em 08/09/2013 - 18h50 comentou:

    Excelente ponto. O financiamento público de nada adianta se as leis não forem seguidas.

    Sob o ponto de vista da autora, dá a impressão de que o financiamento público vai resolver tudo, quando na verdade ele será inócuo caso transgressores não sejam severamente punidos. Justamente o oposto do proferido pela "brilhante" autora, que, implicitamente, defende a não prisão de Dirceu, pois isso de nada adianta.

    O que ele fez foi crime, e continuaria sendo com financiamento público. Mas e aí, só vamos passar a punir estes tipos de crime quando o financiamento for público então?

    Muito bem observado, Fernando.

    Thalita em 14/11/2013 - 16h55 comentou:

    O financiamento público faria com que os valores disponíveis para cada candidato forem conhecidos a priori. Assim, fica bem mais fácil identificar quem ultrapassou o limite. É evidente que não é mágica, mas é uma ferramenta para a fiscalização ser muito mais eficaz.
    Só lembrando que o atual financiamento de campanha já é público. As empresas doam para os candidatos e os eleitos usam nossos impostos para favorecê-las.

    Rodrigo em 14/11/2013 - 19h02 comentou:

    Thalita, discordo. Como vc mesma disse, o financiamento já é público (ou melhor dizendo, informado ao público). Se assim é, já podemos escolher em quem eleger em função dos seus financiadores, não?
    Eu não voto no Cabral aqui no Rio pq quem finaciou foi a Delta, e assim por diante.
    Gastar mais dinheiro público (melhor dizendo, nossos impostos) para imprimir santinhos, preparar showmícios e etc., além da farra que já é o gasta com o inútil horário eleitoral gratuito é que me parece fora de propósito.
    E isso com certeza não diminuiria o caixa 2.

evando em 06/09/2013 - 22h10 comentou:

Cara Cynara,
O seu texto está todo comprometido por um erro primário, expresso nas primeira linhas: "Não vejo como algo “normal” que o PT tenha feito caixa 2 para eleger Lula em 2002. Não acho “normal” que o PT, partido que cresceu prometendo ser diferente dos demais, tenha agido igualzinho aos outros".
É normal sim o PT ter feito caixa 2. Sempre fez, desde que nasceu. Sou militante do PT desde o início de sua existência e, como qualquer outro filiado ao partido com o mínimo de conhecimento sobre os procedimentos dos diretórios e dos comitês de campanhas da legenda na captação de recursos para as disputas eleitorais, sei que o caixa dois sempre existiu. SEMPRE. No início, era mais via… (não é o caso de passar recibo, né, mesmo agora, que já são outros tempos). Na medida que o partido foi
conquistando governos municipais e estaduais, foi conseguindo mais e mais doadores entre "pessoas bem aquinhoadas", empresas e grupos empresariais. O caixa dois sempre como prática corriqueira, do PT e de todos os demais partidos, vale frisar. Então, como diria Paulo Moreira Leite, vamos combinar, todo mundo sabia de tudo. Todos os partidos sabiam que todos faziam caixa dois. É claro que o Lula sabia que o Delúbio fazia caixa dois, como eu e qualquer outro militante do PT sabia. Portanto, no que se refere a "recursos não-contabilizados" para campanha eleitorais, o PT nunca foi diferente de nenhum outro partido. O que aconteceu foi que o comezinho crime eleitoral (caixa dois) assumiu tal vulto com a chegada o PT ao poder central, equiparando-se à capacidade de arrecadação da direita, que virou escândalo. Mas, de fato, "mensalão" nunca foi.

Responder

    Mariana em 08/09/2013 - 07h44 comentou:

    Não acredito que acabei de ler o que acabei de ler. É muita, mas muita, mas muita cara-de-pau. Ou burrice mesmo.

    michelle em 14/11/2013 - 12h59 comentou:

    é tucano

    Lucas Ricardo em 14/11/2013 - 17h39 comentou:

    Aprenda a ler meu amigo…o que a autora do texto quis dizer é exatamente que falando ser diferente o PT agiu como todos os partidos, principalmente os de direita, historico e cientificamente comprovados como mais corruptos…por isso gastam tanto dinheiro na midia para os PIGs da vida dizerem o contrário…

    Não tem erro nem um, o que a autora quis dizer é que corrupto tem que ir pra cadeia, fim de papo, agora as pessoas comemorarem isso é ridiculo por que nada mudou…estão prendendo um usuário de drogas e o povo brasileiro achando que vai acabar o tráfico…é de uma ingenuidade ridícula…

    Adair em 14/11/2013 - 23h44 comentou:

    Boa gente: é preciso traduzir o texto da Cynara pq parece que ela escreveu em outra língua.

    Jose Baracho Barbosa em 16/11/2013 - 04h22 comentou:

    Evandro!
    Será q/ tu és tão inocente assim?
    Por acaso tu conhece alguem da tua própria cidade q/ se elegeu sem comprar votos? A Tucanalha Mineira, Mãe da corrupção sabe bem disso, só tu q/ não sabes, triste né? Com isso não estou afirmando a compra de votos q/ a menina afirma acima. Rapaz! É a Casa Grande contra a Senzala,
    O Lula escreveu nas trevas da Senzala, acendeu uma centelha e a Senzala leu que tambem tem direito a comer, vestir e morar.
    O q/ está acontecendo c/ a rapaziada lutadora q/ transformou o Brasil e a correlação de forças no mundo é o mesmo q/ fizeram com Getúlio, J.K, J. Goulart, Tancredo, veneno pra Lula, Ivo Morales, Cristina Kirchner e Hugo Chaves e com quem mais se contraponha à burguesia e aos Imperialistas Ianques na hora certa..
    Mas o povo brasileiro tem juizo e dará a resposta

    André Leonardo em 22/12/2013 - 15h49 comentou:

    Você esta certo, é muita incoerência dizer que o PT pode fazer caixa 2 porque os outros partidos fazem..

ataides monteiro em 06/09/2013 - 22h41 comentou:

UMA PERGUNTA DE UMA PESSOA NÃO MUITO ESCLARECIDA…
SE VOCE É UM EMPRESÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL E TEM MUITAS CASAS PARA ALUGAR E UMA DELAS É ALUGADA E NÃO DÁ LUCRO E SIM PREJUÍZOS ASTRONÔMICOS O QUE VOCE QUE NÃO É ESCLARECIDO FARIA????
– EU POR EXEMPLO ACHO QUE FECHARIA A CASA E JOGARIA A CHAVE FORA. PRINCIPALMENTE SE OS OCUPANTES SÓ TRABALHAM PRA DAR PREJUÍZO PARA OS MILHÕES DE PROPRIETÁRIOS…
– CERTO OU ERRADO???

Responder

    Xavier em 14/11/2013 - 17h35 comentou:

    Certo.

    pinheiro em 14/02/2014 - 15h39 comentou:

    nao sei, a burrice e sua…eu se fosse este construtor, com casa dando prejuizo, nao a fecharia e jagaria a chave fora (2 burrices numa so), faria como qq outro menos nescio neste pais, tascava uma hipoteca via banco e faria uma familia feliz, e eu tambem…ficaria muito feliz…

    Rafael Moura em 20/03/2014 - 16h20 comentou:

    Errado. Dê outro exemplo. No Brasil todo imóvel é obrigado a cumprir sua função social. Sob pena de IPTU acrescido ao teto máximo de 15% do valor do imóvel (Lei 10.257/01 Estatuto da Cidade)

kivasarquitetos em 06/09/2013 - 23h07 comentou:

Então…totalmente de acordo.
O problema de ser mais realista que o rei é que vive-se uma realidade ilusória.
Cassar os direitos e multas já estava de ótimo tamanho
Prender é tortura de novo
Lamento não concordar com você. Não é só o financiamento público.
A Civilidade ajudaria um pouco…todo este sangue e faca na boca não são bons históricos de cidadania.

Responder

    joao johanes em 14/11/2013 - 19h51 comentou:

    com certeza vc dever ser um playboy

celio calmon em 07/09/2013 - 00h22 comentou:

Excelente análise, lamentavelmente, como você assinalou,essa não é uma discussão que vê na imprensa. Mais uma vez o Brasil, graças a motivos insondáveis da imprensa, não botou o financiamento público de campanha em debate como uma prioridade para o país.

Responder

franklin em 07/09/2013 - 00h50 comentou:

Se o Dirceu cometeu crime, que ele seja condenado e pague com a prisão. Mas o mais estranho de tudo é que ele teve a vida toda vasculhada, com quebra de sigilos (bancário, fiscal, telefônico) e tudo o mais, sem que nada irregular fosse encontrado, e o mais estarrecedor, está sendo ele condenado SEM PROVAS, sem nem meia prova. E então, como é que fica? Que justiSSa postiça é essa? Independentemente disso tudo, desse disparate, concordo plenamente com a argumentação mais que lúcida e muito bem enunciada da Cynara Menezes, não é a prisão de X ou Y, não é a fulanização que mudará o sistema, que irá assegurar que a política (principalmente o processo eleitoral) deixe de ser capturada e vilipendiada pelo poder econômico-financeiro e pelas máfias corporativas, que inclusive agem nos subterrâneos (mas também na superfície) da grande mídia e do judiciário. A saída deste cadafalso reside no aprofundamento do inconcluso processo de redemocratização do país, na reforma política plebiscitária, na democratização radical da mídia, dentre outras reformas estruturantes ou de base.

Responder

Luisa em 07/09/2013 - 01h00 comentou:

Total, Cynara.

Responder

José Brasileiro em 07/09/2013 - 01h31 comentou:

Concordo plenamente e tenho algo a acrescentar: o julgamento da ação penal 470 foi uma aberração jurídica. Princípios fundamentais foram afrontados e a constituição foi rasgada naquele julgamento. Além de representar uma vitória política das elites brasileiras, é um precedente jurídico extremamente perigoso para o Estado Democrático de Direito. Eu tenho vergonha do Supremo Tribunal Federal e sua corja de playboys da terceira idade, que não têm ideia do que é "justiça".

Responder

    Lucas Silva em 18/11/2013 - 12h51 comentou:

    Lembrando que todos os Juízes que lá estão são indicados pelo governo, e tendo em vista o tempo que o PT está no governo, grande parte foi sua indicação…

felipe em 07/09/2013 - 02h07 comentou:

Quero os 2

Acredito que a prisão do Dirceu não é peleativa, se corrupção fosse a pena mais severa do país e os criminosos fossem sempre condenados, comemorar a condenação de Dirceu e cia é vislumbrar um feixe de luz de esperança na escuridão da impunidade brasileira.

Responder

bruno borges em 07/09/2013 - 02h48 comentou:

"[…] o verdadeiro erro do PT neste episódio foi não declarar, nas prestações de contas eleitorais, que estava dando dinheiro para outro partido." –> FALSO!! O esquema envolveu crimes nao eleitorais também. Desviaram $ PÚBLICO, do Banco do Brasil, para subornar legisladores em troca de votos.

Responder

    esclarecedor em 14/11/2013 - 21h00 comentou:

    e vc pode provar isto a partir da leitura dos autos ou tem algum procurador "amiguinho" que vazou uns-por-fora? Se o JB Assas tivesse aceito as provas colhidas nos autos, estaria provado que o BV da Globo, resultante da campanha da visanet (empresa privada, pertencente ao B.Brasil, Itau,Bradesco e outros) foi restituido ao Marcos Valerio e portanto, o dinheiro jamais foi publico. Mas isto é detalhe, né, seu bruno borges? Enquanto isto, os outros diretores tucanos do banco do brasil que liberaram o dinheiro nao foram processados junto com o Pizzolato. Isto me deixa bravo pra caramba! É sempre a mesma historia da elite abjeta desta pais: enquanto no relatorio da PF constatava o nome do Dantas como financiador do esquema todo, o "brilhante" nem foi citado pelo Antonio Fernando na denuncia e hj este ex-procurador virou advogado e trabalha pra quem? pro Dantas ! Entao seu bruno, vai se informar pra ver se abre esta sua cachola.

bruno borges em 07/09/2013 - 02h49 comentou:

"Enquanto José Dirceu estiver na cadeia, pagando, justa ou injustamente, pelos erros da política nacional" -> Deuses! Ele NAO é um mártir da política, é um corruptor e chefe de organização criminosa.

"As alianças com o conservadorismo, com o agronegócio, com as empreiteiras […]" -> Deuses! O esquema foi comandado por um partido de esquerda, não por conservadores.

Responder

Jorge Portugal em 07/09/2013 - 03h01 comentou:

SE Dirceu for condenado e preso vão usar isso na campanha presidencial ano que vem, será a corrupção do PT, se Dirceu não for preso e o julgamento mudar, vão também usar isso contra o PT, vão dizer que eles compraram o STF.

Responder

João Pedro em 07/09/2013 - 03h01 comentou:

Mas que texto inútil, quer dizer que eu que fiquei feliz com a condenação do Dirceu sou burro e não estudei as raízes mais profundas da corrupção? Deixe eu lhe contar uma pequena historinha, o José Dirceu não fez o mensalão por conta de financiamento privado, ele fez o mensalão para controlar a maior máquina de esquerda da América Latina (O PT) e o Lula já extremamente popular e maior que o próprio partido, foi um golpe interno dentro da agremiação que causou um arranhão imenso na democracia brasileira, logo, eu tenho total direito e razão em comemorar sua prisão, não é financiamento público de campanha que resolve isto. Beijos e da próxima vez estude mais! ;*

Responder

    Bruno em 14/11/2013 - 13h27 comentou:

    Curti o comentário pela pergunta inicial, cuja resposta é exatamente SIM.

Marcia Eloy em 07/09/2013 - 03h01 comentou:

Eu sempre achei que os leitores da Carta Capital eram pessoas intelectualizadas e politizadas, simplesmente porque a maioria dos artigos da Revista são sobre Política e Economia. O que eu estranho é que alguns comentaristas achem a prisão de José Dirceu um" exemplo" para o país e para a próxima geração. Onde estão os outros que cometeram o mesmos ato? Ninguém exige o julgamento deles? Alguns processos contra o Maluf estão no Supremo há anos. Não são postos em pauta, podem prescrever. Ninguém se incomoda com isto? Eu acho um problema de lógica. Se corrupção é crime, todos os que cometem ou cometeram este ato devem ser julgados, não apenas os que fizeram parte da Ação 470, a não ser que esta ação seja apenas uma vingança partidária insuflada pela mídia.

Responder

    paulo claudio em 15/11/2013 - 19h25 comentou:

    Antes tarde do que nunca ! Barbosão para presidente ! Não vote em "branco" vote em "preto" ! Lula,"vagabundo" na cadeia ! Entendeu querida ?

Ubaldo em 07/09/2013 - 03h02 comentou:

"Um Brasil que soubesse escolher melhor seus representantes…" Em outras palavras, vc quer uma população menos estúpida políticamente. Só que quem disputa e ocupa o poder (tanto os que se dizem de esquerda, quanto os que são ditos de direita) não quer isso não viu!
O cenário tava ótimo para eles até o ano passado. E essas manifestações, no fundo, não são contra quem tá no poder, mas contra nós mesmo! É a classe C se revoltando contra a própria estupidez! A gente só faz projeta nos políticos aquilo que a gente sabe que é a gente. Mas agora a gente quer mudar!
E prender alguem que fazia parte do jogo sujo serve sim como um primeiro passo!

Responder

Gil Cesar Hidalgo em 07/09/2013 - 03h12 comentou:

Não consegui ler até o fim de tão idiota!!! ta bem pra lá de fora da "casinha"!

Responder

Marcos em 07/09/2013 - 03h54 comentou:

Sempre buscando um culpado para os atos criminosos desses indivíduos. Primeiro se culpa o financiamento privado. Então porque o governo ainda não mudou isso? Pode explicar a atitude criminosa, mas jamais excluirá o fato de que foi praticada uma conduta definida como crime. Ademais, esse pensamento de que os fins justificam os meios não é razoável, senão teríamos que tirar todos bandidos das cadeias, pois todos tem na ponta da língua uma justificativa por terem praticado crimes. Vamos começar por Fernadinho Beira Mar.

Também tentam jogar a culpa em armação da direita, mas como isso pode ocorrer se a maioria dos ministros do STF (hoje com 8 ministros dos 11) foi indicada por Lula ou Dilma, inclusive Joaquim Barbosa. Assim, não se pode falar que há perseguição política pela direita.

Então tentam culpar a pressão da opinião pública. É da natureza do cargo dos magistrados terem que julgar com imparcialidade. Já estão acostumados com pressões sociais, mas parecem ceder às pressões daqueles que os indicaram como se observa na defesa descarada dos criminosos em plenário especialmente por dois ministros. Uma vergonha também para meio jurídico.

Por fim concordo que prender José Dirceu não vai mudar o Brasil (no futuro), pois já esta mudando (no presente), pois grandes representantes de um partido político que levantava a bandeira da ética estariam indo para a cadeia. Ironia: foram acusados na ditadura militar e estão sendo acusados/condenados em plena democracia. Infelizmente a grande massa ainda não tem consciência na hora do voto, apesar disso já não suporta tanta corrupção expropriando nosso patrimônio nacional. Talvez o caminho seja voto distrital, voto não obrigatório…

Responder

Paulo Roberto em 07/09/2013 - 04h50 comentou:

Cara Cynara Menezes, concordo em dizer que a prisão do Dirceu não acabará definitivamente com a roubalheira do CN.
No entanto, não concordo com a sua a justificativa para que não seja feito isso.
Seria o mesmo que deixarmos soltas milhares de pessoas que cometem furto, assalto, homicídios pelo país, tendo em vista que, segundo sua justificativa, o simples fato da prisão dos mesmos não afastaria a possibilidade de ocorrência de tais crimes. Você tem a noção de que isso geraria uma noção generalizada de que tudo pode e que a verdadeira "fórmula para o sucesso" é justamente cometer crimes?
Dirceu ou qualquer político (seja do PSDB, PMDB, PR, DEM, PSOL etc) não são melhores do que as pessoas "comuns" que sofrem com a falta de educação, assistência social, segurança, lazer e bem estar e que por ventura possam cometer tais crimes.
Você desvirtua qualquer ideia de sociedade comum, em que todos são iguais em direitos e deveres. Aconselho você, como jornalista e pessoa formadora de opiniões, perder algum tempo e ler um pouco sobre a China. Se isso tivesse acontecido na China qual seria o destino do Dirceu?
Em resumo, não sinta-se injustiçada caso seja vítima de alguma pessoa marginalizada pelo sistema (sendo furtada, assaltada), cobrando a prisão e ainda que a JUSTIÇA seja feita.
Em relação ao sistema eleitoral atual digo que seria parte integrante do conjunto de mudanças a prisão dessas pessoas que cometeram tais crimes (mensalão). Uma reforma política torna-se mais que necessária e o caso concreto em tela serve como base de mudança para a proposta de uma nova plataforma política em nosso país.

Responder

Paulo Cardoso em 07/09/2013 - 05h04 comentou:

É de gente como essa blogueira, incapaz de se indignar com corruptos, que o Brasil precisa dar um basta. Na sua mente destorcida, a prisão do delinquente Dirceu não fará diferença, mas para quem tem vergonha na cara, é o começo de uma novo tempo.

Responder

    provocador em 14/11/2013 - 21h06 comentou:

    Nao sei o que é pior: ser ingenuo ou hipocrita como vc é. Começo de um novo tempo? "hoje é um novo dia de um novo tempo…." (lembram de alguma coisa?)

Caputlesfruble em 07/09/2013 - 10h09 comentou:

Texto plausível, mas justiça seja feita. O sistema carcerário esta repleto de pequenos furtos e arrependimentos tardios. Os não hábeis para advir do poder e das vantagens corrompíveis que dele familiarizados não estão para advir-se, cumprem numeradas sentenças. Porque a justiça ha de poupar o aleivoso ato ávido de oportunismo consciente e organizado. Isto serve para o que leva em seu título de nascimento, o impróprio valer de genuinidade.

Responder

Julio Cesar em 07/09/2013 - 11h37 comentou:

sim ,o que mudaria de vez o pais seria a prisão do ali baba (lula) prender apenas os 40 ladrões vai amenizar
o sentimento de não somos uma nação de idiotas ,mas a prisão do ali baba faria a grande diferença.

Responder

ivo gersberg em 07/09/2013 - 11h42 comentou:

o jornalismo deveria tomar cuidado com os titulos de suas materias. "Prender Zé Dirceu não vai mudar o Brasil" é um titulo que eu jamais pensaria em ver em um jornal respeitado. mesmo que seu conteudo queira dizer o contrario. ferramentas automaticas de busca valorizam os titulos para indicar àqueles que tem preguiça de ler os diversos conteudos.

tudo se manipula, principalmente jogos duplos de palavras.

Responder

Antonio De Conto em 07/09/2013 - 11h42 comentou:

O financiamento público não vai resolver o problema do caixa dois. Empresários e interessados (lobistas) em verem aprovadas suas demandas darão o dinheiro corruptor quando o cara já estiver sentado na cadeira, seja do Executivo ou do Legislativo. Isto até será mais econômico para o corruptor. Na campanha, portanto antes da eleição, terá que dar verbas para todos os partidos concorrentes, ou pelo menos para aqueles dois ou três que têm chance de ganhar. Dando depois para os já eleitos, dará somente para aqueles que realmente poderão decidir sobre suas demandas. Gastarão muito menos, mas a corrupção continuará, ainda mais se continuar sendo pregado que os corruptos de agora não deverão ser condenados, PORQUE NÃO FORAM ELES QUE INVENTARAM A CORRUPÇÃO!?!?!? Não prendamos então os assassinos, pois não foram eles que praticaram o 1º assassinato. Condenemos unicamente CAIM.

Responder

Marlon Sérgio em 07/09/2013 - 14h35 comentou:

Excelente texto, Cynara! Coerente, lúcido e isento. Foi nos pontos cruciais da questão. Realmente foi um grande vacilo dos companheiros, que hoje estão aí sendo usados como bodes expiatórios. Enquanto isso, a quadrilha que orquestrou os verdadeiros casos de mega corrupção no país se revigora e continua se safando.

Responder

Edmilson JOse em 07/09/2013 - 15h42 comentou:

Cynara Menezes, que texto ruim heim? Que argumentos mais sem fundamentos! Espero que, pelos comentários vc consiga aprender algo que até meu cachorrinho de 2 meses de idade já sabe: é a impunidade estúpido!

Responder

    sarcastico em 14/11/2013 - 21h11 comentou:

    puxa, e pensar que um cachorrinho de dois meses ja sabe tanto de politica. A Luisa Mell é que tá certa: os animais atualmente sao melhores que seus donos..

Erick em 07/09/2013 - 15h43 comentou:

Seguindo essa lógica… porque se preocupar em julgar o mensalão tucano? Não vai dar em nada mesmo….

Responder

José Elias Pinheiro em 07/09/2013 - 16h07 comentou:

Não vejo nenhum colunista escrever uma coluna onde defende que PRENDER o cidadão que roubou um litro de leite no mercado não deveria ser preso por não resolver o problema a prisão do cidadão. É ridícula essa matéria.

Responder

ântonio j. baptista em 07/09/2013 - 19h47 comentou:

Me respondam qual dos trs ficaria melhor com a roupa do Papa, o José Dirceu, O bento xv|, ou o João Paulo ||. Justiça está sendo feita.

Responder

Isac Passos em 07/09/2013 - 20h50 comentou:

VAI MUDAR SIM, ou começamos a prender os mafiosos deste país, seja ele de pequeno medio ou grande grau ou estaremos parados. E prender só não é suficiente, temos de resgatar cada centavos com juros e correção, não deixa-los mais participar de qualquer governo ou vida politica, mandar juizes, advogados, ppromotores e a escória da lei pra cadeia em ilha abandonada…ou começamos assim ou façamos guerra, derrubando corruptores e corruptos de forma sangrenta como parece estar o pavio de polvora que é este país

Responder

Gabriel em 07/09/2013 - 23h27 comentou:

Não sei se a intenção foi essa, mas me pareceu que quiseram proteger um político corrupto. O fato da prisão do Dirceu não é boa só pelo fato dele ser um político corrupto, mas porque cometeu vários crimes e, por isso tem que cumprir pena. Mesmo sabendo que a prisão de Dirceu não mude a política nacional em nada, ainda assim, já seria suficiente que pelo menos uma vez alguém que comete um crime nesse país vai pra cadeia e cumpre toda a pena.

Responder

AluísioPessoa/MANAUS em 07/09/2013 - 23h50 comentou:

Se tivessem processado, julgado e mandado FHC para a Papuda quando da compra de votos para a aprovação da PEC da reeleição, a prática teria começado e acabado ali mesmo. Mas Geraldo Brindeiro, o Engavetador Geral da República, nem denunciou o crime ao STF. Naquele episódio, os próprios deputados confessaram a prática e no caso da AP 470, o MPF baseou-se apenas no depoimento de Roberto Jefferson, arqui-inimigo de José Dirceu.
O PSDB sempre teve o apoio da mídia e nada contra o partido é investigado com rigor. Dúvida? É só acompanhar a cobertura da roubalheira do metrô.

Responder

Terense Guerra em 08/09/2013 - 00h37 comentou:

Cynara, você foi obrigada a escrever este artigo? Estava sendo ameaçada, sofrendo chantagem? Estava sob a mira de uma arma ou algo do tipo? Não? Olha, estou impressionado com sua coragem. Fico aqui pensando: como uma pessoa é capaz de pensar, escrever e publicar um texto como este? Estou constrangido… vergonha alheia. Menina, procure um profissional da área da saúde. Você não está bem.

Responder

Elyson em 08/09/2013 - 01h10 comentou:

Por quê um criminoso não deveria ser preso? – Não prender o criminoso em questão iria mudar o Brasil?

Responder

Áureo Ramos de Souza em 08/09/2013 - 01h30 comentou:

Pelo que li a escrita defende piamente José Dirceu, sabemos que não é só com prisão do citado resolverá mais dará ao STF a demonstração que ele existe. O que o STF e o congresso Nacional devem impor aos candidatos que campanhas com participação de grandes empresas é uma volta que prejudica o país, portanto que o Dirceu vá preso para o bem do Brasil junto com todos os outros Mensaleiros. Não resolverá mais será um bom começo para demonstrar a nossa Democracia.

Responder

Darci em 08/09/2013 - 01h48 comentou:

A questão principal, que nao pode ser deixada de lado, é que o julgamento de exceção nao esta considerando os argumentos da defesa, as provas dos autos e o próprio direito ao duplo grau de jurisdição. O julgamento é uma farsa. A historia será contada e a verdade surgirá e todos conheceram. Se houve crime e se conhece a autoria, com prova nos autos submetidas ao debate, ao contraditório, garantido a ampla defesa de fato e nao formal, a condenação pode ate ser injusta, mas é legal. O que nao podemos admitir é um julgamento político.

Responder

Vlad F. Varulv em 08/09/2013 - 02h24 comentou:

Muito bem! Faz sentido… Tudo o que eu li foi, de maneira resumida:

"Julguemos o mensalão tucano! Cadeia para FHC, Serra e quem mais for! E forca também!

Mas deixemos qualquer corrupção da situação de lado, pois eles são de nossa panelinha (votamos neles!) então temos que ser corporativistas!

Aqueles que não estão conosco é porque são coxinhas da oposição, uns reaças… E quem ousar pensar por si mesmo, sem seguir a nossa cartilha passo a passo, é antidemocrático…"

Mensagem compreendida… Isso é que é jornalismo isento e imparcial…

Responder

    Ander em 14/11/2013 - 13h40 comentou:

    Correto Vlad! É a mesma ladainha de sempre. Isso não vai mudar.

    explicador em 14/11/2013 - 21h19 comentou:

    mas a cynara nao seria a socialista morena se nao tivesse lado. se vc nao concorda com ela, fique a vontade de apresentar argumentos em defesa de teus pontos de vista e estamos prontos pra te ouvir. No mais, nao se faça de cinico, tá bom? Ninguem ta falando que quem comete crime deve deixar de pagar. Mas o que a cynara disse foi que o SISTEMA capitalista produz este tipo de distorçao da democracia. Ou vai negar que é isto que ocorre?

Lucio Alves em 08/09/2013 - 03h57 comentou:

O povo não acredita que a prisão irá mudar a a maneira de fazer política, ou acabar com a corrupção. O que o País precisa é ver os golpistas presos, pagando pelos seus crimes. Imagine o PT eternizado no poder, aprovando tudo o que achar melhor, porque comprou a bancada e a oposição. O sistema eleitoral estava sendo fraudado. O bem maior do nosso País, a Democracia.Que voce, o Toffoli, O Zavarski, O Levandowski e o Barroso queiram os mensaleiros livres, é um direito. Ms condena-los e prende-los é um dever da Justiça.

Responder

Vinicius Oliveira em 08/09/2013 - 04h14 comentou:

A prisão do Dirceu não é para consertar o sistema, mas para punir um crime. Simples assim. E é importante porque quebra o paradigma de que político não vai preso. A maioria dos brasileiros espera apenas isso, não um novo mundo após a prisão dele.

Responder

Luiz Fernando em 08/09/2013 - 09h15 comentou:

lamento a postura desta empresa em, numa mesma edição, fazer crítica ao editorial da globo e ao mesmo tempo uma defesa deste senhor. Se temos razão em fazer críticas a globo com relação a sua postura na defesa de color de melo, temos também críticas a fazer junto a esta empresa na defesa de josé Dirceu, o zé como zé conhecido dentro do pt, tudo assim com letras minúsculas mesmo. Prender o zé, pode ser o inicio de uma campanha para prender, Eduardo Azeredo, Aécio neves, Calheiros color, Sarney, newton cardoso, maluf etc, etc, etc, etc, a prisão destes senhores pode não ser a solução mas, o inicio de uma lavagem dentro da política.

Responder

anselmo agostinho em 08/09/2013 - 12h00 comentou:

E assim vamos. Não precisa prender os réus do Mensalão, a Rose das bandalheiras em SP, o Donadon, o Cassol, a Eunice, o pessoal do Metrô em SP e Brasília, etc. Nada vai mudar mesmo, pois eles são apenas causa do financiamento privado de campanha. Quanta bobagem!

Responder

Guilherme em 08/09/2013 - 13h08 comentou:

Discordo !

Óbvio que a condenação de um ex-ministro envolvido até o pescoço com corrupção vai mudar alguma coisa. Vão pensar duas vezes antes de tentar dar um golpe no Estado democrático,como tentou Dirceu.

Responder

Serra Do Japi em 08/09/2013 - 13h35 comentou:

Já existe financiamento público. É o fundo partidário! O PT recebe mais de 50 milhões de reais por ano! Mais de 4 mihões por mês. Quanto de nossos impostos a senhora socialista que entregar para os partidos? R$ 50 milhões não são suficientes? E quem garante se aumentar o financiamento público o caixa dois vai deixar de existir? Em que mundo a morana vive?

Responder

Guilherme em 08/09/2013 - 19h45 comentou:

É verdade ele não tinha que ser preso não, na verdade ele o Sarney, Feliciano, Malluf deviam ser enforcados numa pracinha qualquer. Não tô falando de uma matança de políticos, só pega uns q estão em evidencia e enforca, lincha, sei lá, ai os outros ficam com medo e acaba put4ri4!

Responder

Fabio de O. Ribeiro em 08/09/2013 - 21h19 comentou:

Não gosto do Zé Dirceu, desde o dia em que ele me impediu de participar de um congresso estadual do PT ocorrido há mais de duas décadas em São Paulo. Apesar de designado para o congresso pelo PT de Osasco, do qual fazia parte na época, fui barrado na porta do mesmo de maneira bastante truculenta a mando dele. Mesmo assim, sou obrigado a dizer aqui duas coisas: 1) Não gosto de ver ninguém ser massacrado pela imprensa brasileira, que além de corrupta é e sempre foi muito ruim e anti-ética (os jornalistas brasileiros exigiram e apoiaram a devastação de Canudos no século XIX e fomentaram e justificaram o golpe de estado contra João Goulart no século XX). 2) Fico profundamente preocupado quando vejo o mais importante Tribunal do país rasgar a Constituição Federal para condenar um réu com base em presunções jornalísticas, ilações teóricas distorcidas e porque o acusado não fez prova de sua inocência. Zé Dirceu foi transformado num mártir, tanto pior para a própria direita brasileira, que em algum momento será julgada sem piedade e com o mesmo rigor criminoso.

Responder

Severino Toscano em 08/09/2013 - 21h32 comentou:

OK, a prisão de Zé Dirceu não vai mudar o Brasil, ele não é o grande vilão que pintam. Mas, pelo jeito, a Socialista Morena comprou a versão de Lula sobre o mensalão: foi só Caixa 2 e isso todo mundo faz. Não foi só Caixa 2, dinheiro público foi roubado e canalizado para o Caixa 2. E não havia uma fronteira clara entre o pagamento de dívidas de campanha e a compra de apoio parlamentar. Assim como não havia uma fronteira clara entre o desejo de ajudar o partido em nome de uma causa maior e a corrupção pura e simples. Zé Dirceu pode não ser o maior vilão do Brasil, mas atribuo ao autoritarismo dele a dispersão dos petistas históricos, a descaracterização do PT como o partido singular que de fato foi no começo de sua história. Acho que não ajudar nada ao necessário debate sobre a reforma política usá-lo como cortina de fumaça para defender os mensaleiros.

Responder

Nando Lim em 09/09/2013 - 01h48 comentou:

A inteligência é utilizada para várias coisas, entre todas essas coisas, uma delas é como se ver por aqui, defender alguém que é culpado por desenvolver uma prática nada aceitável. Deveríamos dedicar nosso tempo e energia para exigir que outros casos como esse fossem exemplarmente punidos na forma do Código Penal, independente de quem figurasse como réu. Isso sim ajudaria o país, caso contrário ficaremos cada vez mais parecidos com aquela Mídia que tanto criticamos, comportamentos muitos próximos…apenas com ideologias e interesses diferentes!!!!

Responder

Heleno em 09/09/2013 - 10h49 comentou:

Entendi e concordo com o texto. Não acho que você esteja defendendo José Dirceu, até porque se ele esteve envolvido mesmo nesse esquema político tem que pagar mesmo. Mas não se pode parar por aí. Deve-se avançar e exigir mudanças na política!

Responder

Vitor em 09/09/2013 - 17h28 comentou:

A prisão de Dirceu não resolve, mas certamente é melhor que a impunidade. Prendam os outros também!
Cynara, você fala bastante em caixa 2 e que a solução seria o financiamento público de campanha… Pensando logicamente, o financiamento público, só aumentaria o caixa 2, pois seria a única forma dos corruptores repassarem dinheiro para as campanhas. Estou deixando de enxergar alguma coisa?

Responder

Carlos em 10/09/2013 - 14h35 comentou:

Não acho que a prisão do Dirceu vai resolver algo, pq sei q não vai, mas acho q se ele errou deve pagar pelo erro.

Responder

Alex Mamed em 10/09/2013 - 18h57 comentou:

Peralá…. a Cynara não concorda com nada de errado que Dirceu tenha, feito, que o PT tenha feito, que Lulla tenha feito, mas também não concorda com qualquer punição?

E você tá mais que certa. Dirceu não deveria estar sozinho: deveriam estar presos todos os que se envolveram em falcatruas, seja do PT, seja do PSDB ou seja do PMDB, ou até mesmo da Igreja. Não importa. Quem comete crime deve ser preso.

Não dá pra querer justificar o erros de uns com o erros de outros. Aliás, dois erros não fazem um acerto.

Responder

Carolina em 11/09/2013 - 20h48 comentou:

Não! A prisão de José Dirceu não basta. Mas a prisão dele é necessária. Não apenas a de Zé Dirceu, mas te todos os políticos corruptos que praticam este tipo de ato por acreditar que nunca serão pegos, que nunca serão presos. Acho que ninguém é ingênuo o suficiente para acreditar que a prisão de um político corrupto mudaria o cenário da política nacional. Mas é também ingênuo atribuir ao financiamento público de campanha o papel de salvador da pátria. Como você mesma diz, o buraco é muito mais embaixo.

Responder

    só pra saber... em 14/11/2013 - 21h26 comentou:

    e se sobrar pro randolphe?

Décio em 12/09/2013 - 18h18 comentou:

O fato de a prisão do Zé Dirceu "não derrubar as torres gêmeas da corrupção" não significa que ele não mereça ir em cana. Vocês estão no mesmo nível do Maluf, só não perdem essa pose boba de salvadores do mundo.

Responder

semverniz em 12/09/2013 - 19h32 comentou:

Morena, pode não mudar o país, mas vai deixar muito corrupto aí ressabiado em aprontar novos roubos. Se isto se tornasse rotina, aí então é que mudaria mesmo o Brasil. Não esqueça que a grana que o PT usou para comprar outros partidos era grana desviada do erário público. Portanto roubo, puro e simples.

A impunidade tem de acabar. O sistema político, onde existem suplentes, redistribuição de votos dentro de partidos e financiamentos ocultos, tem de acabar. A representação também tem de se aproximar mais do eleitor.

Financiamento público não vai resolver, só vai tornar mais fácil a manipulação por quem está no poder. A idéia de proibir empresas de financiar é que é muito positiva.

Responder

Messias Macedo em 15/09/2013 - 12h30 comentou:

O NOVO GOLPE DENTRO DO GOLPE EM CURSO – e que será defendido pela mesma organização(!) do jornal 'O Globo'!

Em um programa de televisão de uma emissora do PIG, a âncora e 'dois outros jornalistas escolhidos a dedo' promoveram a exibição de 'sorrisos de alívio' ao propugnarem a tese de que o tal foro privilegiado deve tornar-se restrito ao presidente e vice-presidente e algumas outras pouquíssimas personalidades da República!… Parlamentares, governadores, prefeitos… Deverão ser julgados em instâncias inferiores… Em uníssono, também "lamentaram" o fato de o julgamento da Ação Penal 470 ter paralisado o STF por tempo tão longevo, acarretando o impedimento da análise de muitos outros processos pela Corte… [Somente agora!] Lembraram que o STF não é uma Instância Jurídica vocacionada para o julgamento de "questões miúdas", a exemplo de Ações Penais (sic)…

O NOVO GOLPE DENTRO DO GOLPE I – A *Ação Penal 536 deverá merecer pelo PIG "um novo domínio do fato"!…
*A Ação Penal que trata do MENSALÃO DEMotucano, 'nascedouro do 'valeriouto', ali sim dinheiro público surrupiado…;
O NOVO GOLPE DENTRO DO GOLPE II – "os jornalistas amigos dos patrões barões da 'grande' mídia nativa" lamentaram ainda 'a espetacularização' protagonizada pela cobertura midiática do julgamento da Ação Penal 470!…
O NOVO GOLPE DENTRO DO GOLPE III – protegidos pelos(as) mesmos(as) jornalistas, o senador corrupto boliviano Roger Pinto Molina – que não é corrupto no 'domínio do fato' do mesmo PIG(!) – espera, tão somente, a oficialização da concessão do asilo político no Brasil, para se filiar ao PSDB ou o PPS do "comunista" Roberto Freire!… Antes disto, 'capa da veja' com direito a entrevista redentora nas páginas amarelas da edição do mesmo folhetim!…;
A esperar: os demais tópicos do 'novo golpe dentro do golpe' perpetrado pela DIREITONA eterna OPOSIÇÃO AO BRASIL, 'o cheiro dos cavalos ao do povo'!…

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Fabio em 15/09/2013 - 14h59 comentou:

Cynara, o financiamento público de campanha não é garantia que não haverá caixa 2, eu entendo que os partidos vão receber dos dois lados, criando um prejuízo maior , tem que diminuir a quantidade de partido, deputados estaduais e federais e senadores, ter eleição para Ministro do Supremo a cada 8 anos, e ter uma reforma politica mais ampla para os municipios, revendo o papel dos vereadores e criando mais autonomia para a população opinar nas decisões de cada bairro, e por último rever a contratação do funcionalismo público, que é a base de toda a corrupção , pois estes funcionários estão lá desde a fundação da Republica, passando por todo o tipo de gestão e roubando do mesmo jeito.

Responder

Paulo em 16/09/2013 - 11h34 comentou:

Também creio que o financiamento particular de campanhas eleitorais corrompe o sistema.
Entretanto, gostaria de saber se, caso estivesse no poder um partido de direita, o qual detivesse a maioria do parlamento e nomeasse 8 dos 11 ministros do STF, podendo assim "conduzir" como bem entender a forma de financiamento público para as respectivas campanhas, a sua opinião ainda seria a mesma.

Responder

Guilherme Scalzilli em 17/09/2013 - 02h33 comentou:

A Justiça no picadeiro

Se ainda restava alguma dúvida sobre o caráter ideológico da condenação dos réus na Ação Penal 470, os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Marco Aurélio de Mello acabam de escancará-lo para quem quiser enxergar.

Em que outra ocasião na história do Supremo Tribunal Federal juízes paramentados proferiram ladainhas desnecessariamente longas e vazias, com o intuito de forçar o adiamento de um voto decisivo? Quantas vezes, em qualquer democracia constitucional do planeta, um decano da máxima corte foi impedido de votar quando quis e pôde, amargando cinco longos dias de pressões e constrangimentos, por causa de suas posições doutrinárias? E quantas vezes isso tudo ocorreu para forçar condenações irrecorríveis e tecnicamente falhas?

Pouco importa que aplaudam essa farsa, que a chamem de “justiça” ou de seu verdadeiro nome. Já não restam ilusões de que o veredito final será remotamente “justo”. O caminho da condenação inapelável foi bem pavimentado na primeira fase, quando Joaquim Barbosa dificultou ao máximo o trabalho das defesas. Nenhum réu conseguiria escapar nessas circunstâncias.

Apesar de tudo, porém, é óbvio que os embargos infringentes forneceriam um mínimo de equilíbrio à pândega. A protelação do julgamento e o exercício do direito ao recurso teriam, por si sós, um efeito pedagógico sobre as platéias desinformadas. Quanto mais contrariados ficarem Barbosa e seus asseclas, melhor para a democracia brasileira.
http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/201

Responder

José Antonio em 17/09/2013 - 19h21 comentou:

EU QUERO OS 2 A PRISÃO DELE, E O FIM DOS MEIOS QUE "LEVARAM" ELE A PRISÃO, POIS O INFRATOR NÃO DEVE SER BENEFICIADO PELO FATO DA INFRAÇÃO SER COSTUMEIRA.

Responder

Yasmin em 19/09/2013 - 20h55 comentou:

Cynara, adoro seu blog, o modo como você escreve e descreve é único! Parabéns. Sobre o artigo, infelizmente terei de concordar. A (des)organização do sistema político brasileiro é falha. O defeito não está apenas em um neurônio, está no sistema nervoso autônomo inteiro. A diferença é que em termos de sociedade é difícil, porém não impossível, uma mudança, uma troca ou até mesmo uma limpeza do "sistema autônomo".

Responder

mauricio em 26/09/2013 - 14h30 comentou:

José Dirceu tem que dar Graças Deus por morar no Brasil !!!!!!

Por favor leiam isso e façam uma analogia

A Justiça chinesa condenou à prisão perpétua neste domingo o político – até então em ascensão no Partido Comunista – Bo Xilai, acusado de suborno, fraude e abuso de poder.
O político, que nega as acusações, tem direito a recorrer da sentença. Mas seu ocaso político foi praticamente selado.

Ainda que seu julgamento tenha sido conduzido em um grau inédito de abertura na China, muitos analistas dizem que a condenação de Bo era dada como certa desde o início – e muitos veem uma forte dimensão política no processo movido contra ele.
Bo, que chefiava o partido em Chongqing e foi prefeito de Dalian, foi exonerado no ano passado em meio a um escândalo, que resultou também na condenação de sua mulher pelo homicídio do empresário britânico Neil Heywood.
Bo foi acusado de usar seu poder para encobertar o crime, de receber subornos de cerca de US$ 3 milhões e de, segundo a Corte, “ferir os interesses nacionais chineses”.
Mas o político diz que sua confissão dos crimes foi obtida pela polícia por meio de tortura.
Base de apoio
Há apenas dois anos, Bo era uma das estrelas do Partido Comunista e parecia prestes a entrar ao Zhongnanhai, o quartel-general do governo em Pequim – onde ficam os principais líderes chineses.
Agora, ainda que seja bem-sucedido em recorrer na Justiça, é altamente improvável que ele consiga retomar sua carreira dentro do partido, explica a correspondente da BBC em Pequim, Celia Hatton.
Bo, que já tem 64 anos, perdeu seus direitos políticos, e “é difícil imaginar um cenário em que ele possa recuperar sua base de apoio popular”, diz Hatton.
“Com a queda de Bo, o Partido Comunista perde um dos políticos mais talentosos de sua geração”, opina em artigo à BBC Kerry Brown, professor de política chinesa na Universidade de Sydney (Austrália), alegando que o político tinha “carisma e dons políticos naturais”.
“Seu ocaso é uma boa notícia para seus muitos inimigos na elite política do partido”, prossegue o professor. “Alguns especulavam que ele poderia ter se tornado líder do Congresso ou do conselho consultivo do governo, que lhe teriam oferecido bases de poder para mobilizar a opinião pública. Teria sido muito difícil colocá-lo de escanteio (depois disso).”
O escândalo envolvendo Bo – o maior a afetar a elite política chinesa nas últimas décadas – desencadeou uma crise política no Partido Comunista, que à época estava prestes a organizar a troca de lideranças no governo chinês, ocorrida uma vez por década.
A crise, por sua vez, revelou as divisões dentro da agremiação e deu ao público uma oportunidade rara de conhecer o mundo dos ricos e poderosos do país, à medida que emergiram detalhes sobre seus hábitos de luxo.

Responder

Alexandre Teixeira em 09/10/2013 - 20h05 comentou:

Contribuindo com o debate disponibilizo informação que o PIG manipulou (eita novidade, né mesmo?). A saber, existem documentos fundamentais que foram maliciosamente ocultados pala PGR/MPF de Antonio Fernando e Gurgel e que Joaquim Barbosa fez "vistas grossas" e/ou chicana.

Para conferir que documentos são esses é só acessar http://www.megacidadania.com.br/o-contrato-que-de

Responder

gui em 14/11/2013 - 13h07 comentou:

discurso muito fraco, bandido é bandido, vamos colocar as coisas no seu devido lugar.

Responder

Rogerio Araujo em 14/11/2013 - 13h17 comentou:

Quero prisão dos que ficaram ricos com dinheiro publico, cade o camaro amarelo do Ze Dirceu? se me mostrarem, ai eu mando prender tambem….

Responder

F. Arranhaponte em 14/11/2013 - 13h36 comentou:

Bem, depois de ler seu texto, me sinto mais reconfortado pelo fato de o Maluf ainda estar solto

Responder

Cícero em 14/11/2013 - 13h56 comentou:

Caros

E os Tucanos em SP?Roubaram mais de um bilhão em apenas 2 esquemas de corrupção. Perto disso aí meus caros, o mensalão virou um mero cafezinho. E a imprensa Tucana-paulista-carioca diz sempre amém quando a corrupção vem deles. Lamentável!. Não rendeu nenhuma capa de Veja. Estes com certeza não irão para cadeia. Devem está rindo da cara daqueles, dentre eles a maioria de vocês, que acreditam na Globo e etc que o PT inventou a corrupção no Brasil. Eles acham vocês sabe o que?: Otários!

Responder

Leomauro em 14/11/2013 - 13h57 comentou:

Como o judiciário também está comprometido, o que importa é fazer pano de fundo para iludir os incautos e manter tudo da mesma maneira. Assim, as prisões visam tão-somente, em minha opinião, propagandear que o PT foi o criador da corrupção e que, por isso, está pagando o preço de sua criação. Aliás, o fato foi muito bem orquestrado o tempo todo MAS todos deveriam pagar: só que isso não favoreceria os dominadores de sempre.

Responder

Marcos em 14/11/2013 - 14h04 comentou:

Maldita mente socialista acabou com o país, não importa quem gera corrupção só é corrupto quem quer, e quem quer ser merece uma punição extremamente severa, tenho PENA DO FUTURO DESSE PAÍS, se duvidam esperem e verão, tenho a total e absoluta certeza que passaremos de mais de 100.000 mortes por ano.

Responder

Cícero em 14/11/2013 - 14h08 comentou:

Sempre votei no PT. Porém, nunca, mesmo nos primórdios do PT, acreditei que quando este ao poder chegasse, não passaria por grandes escândalos de corrupção. Primeiro porque a corrupção no Brasil faz parte muito mais desse sistema político citado no texto acima pela Cynara do que das legendas em si. Segundo porque o PT sempre foi um partido odiado pela grande imprensa e obviamente os donos do poder não o pouparia sobre hipótese alguma. Fica uma pergunta para vocês: Se o PSDB paulista tivesse o mesmo tratamento dado pela grande imprensa ao que é dado ao PT, os escândalos de corrupção recentes em São Paulo chegaria aos estimados mais de um Bilhão de reais de roubalheira?A denuncia do metrô, por exemplo, já faz mais de 4 anos. Duvido!

Responder

érica silva em 14/11/2013 - 14h09 comentou:

Ele merece ser preso por tudo o que representa de vergonha e traição por uma lutade séculos: derrubar as elites que governaram o país por mais de 500 anos. Não posso dar exemplo de Dirceu em nenhuma sala de aula. Ele mudou o rumo da história da resistência no meu país. Traiu os eleitores que acreditavam nele, os companheiros de partido, ameaçou outros, pois em risco a presidência da República e deixou uma mancha indelével que as gerações seguintes abominarão. A tão defendida ética na política para onde foi? Ele cuspiu no prato que comeu acreditando que o seu passado seria o passaporte para fazer -se de dono do Brasil. Em outras palavras ao destilar o seu narcisismo, egocentrismo colocou muitas coisas a perder. Lutou contra a ditadura, porém agiu muito pior que ela, pois levantava a bandeira que agia diferente. Mentiu, causou muita decepção. Não fui eu quem o condenou. Foi a justiça. Se ele realmente tivesse provado ao contrário não estaria nessa. Sinto muito mesmo que tudo tenha tomado este rumo

Responder

Yuri Andrade em 14/11/2013 - 14h39 comentou:

Concordo que o sistema político é corrupto, mas isso não legaliza a corrupção por conseqüência.

Dizer que a prisão de Dirceu não é um ponto de inflexão na história política do Brasil, também é válido. Há muito trabalho a ser feito para termos uma política decente. Porém, devido ao histórico de impunidade neste país, a prisão tornou-se um marco importantíssimo, e digno de comemoração, sim.

O Dirceu e os demais foram julgados e condenados por um estado de direito (não uma ditadura), no qual a única falha da justiça é privilegiar aqueles que têm recursos para pagar as melhores defesas, mas isso foi só mais um ponto a favor dos réus da AP270.

Resumindo, sua análise da crise no sistema político é pertinente. Mas você ancorar essa discussão na prisão de José Dirceu foi, ou ingênuo, ou malicioso.

Responder

Tony em 14/11/2013 - 14h40 comentou:

O diagnóstico está perfeito. Mas será que não foi importante tal julgamento e a prisão para os próprios políticos se mexerem no intuito de mudar o sistema?

Responder

Dário Lima em 14/11/2013 - 14h43 comentou:

Para mim ele tem que ser preso. Cometeu crimes.
Mas o que ela quis dizer no texto todo (só faltou desenhar) e é também minha opinião é que: não é prendendo um símbolo de um partido X que irá se transformar a política nacional e acabar com as mazelas da corrupção.

Responder

c. s. sampaio em 14/11/2013 - 15h25 comentou:

Heheheehe! O que esse povo petista não faz para tentar confundir… retórica pura. Só me diga se isso não pode ser um começo… havendo um virão outros e pode abrir a proposta de ninguém será intocavel, mesmo usando colarinho branco.

Responder

Yuri Gabriel em 14/11/2013 - 15h39 comentou:

Concordo que só a prisão de Dirceu não acabaria com a corrupção no Brasil, mas temos que visualizar que com dinheiro público a corrupção continuaria existindo.

Responder

Jose Vilella em 14/11/2013 - 16h38 comentou:

Pegaram meia duzia pra bois de piranha,a pergunta eh: Porque petistas??Porque não os tucanos que são os pais do mensalão??porque não governadores,prefeitos,deputados,senadores,vereadores,todos do maior ao menor fazem isso a vida inteira todos os dias e nada acontece,então porque só a cupula petista???Aonde querem chegar??Porque não fazem o mesmo no proprio judiciario que eh um antro de corrupção??Porque não investiguem esse canalha bandido de toga Gilmar Dantas Mentes??Como um cidadão como esse e muitos outros podem julgar alguem???Nesse nosso querido país o rabo eh que abana o cachorro desde sempre,já passou da hora de mudar tudo isso!!!!

Responder

Marcelo Donati em 14/11/2013 - 16h38 comentou:

Claro que resolve. É uma forma do Brasil mostrar que a Justiça brasileira, sim, funciona. E pra mostrar aos outros políticos corruptos que o povo não é mais tão bobo, e que todos que fizerem coisa errada (e NEGAREM com tanta cara de pau) podem sim pagar pelos seus erros.

Alias, a prisão é justamente pra mostrar que isso é ERRADO sim.

Responder

ANTONIO COSTA em 14/11/2013 - 16h44 comentou:

Ué? nós não votamos no PT e o mantemos no poder acreditando que haveriam mudanças? Então?

Responder

Alexandre em 14/11/2013 - 16h47 comentou:

Totalmente falacioso esse raciocínio. Então, dentro dessa visão não prende ninguém, enquanto o Brasileiro não souber votar. É importante prender essa gente pq: todos vão pensar 10x antes de roubar, se um petista é preso em um governo do PT isso é extremamente educativo para todos os políticos. Um ótimo bom exemplo. Uma coisa de cada vez: prende-se os corruptos e busca-se eleger pessoas honestas, que trabalhem pelo povo. Dá para ter as duas coisas, uma não anula a outra, a não ser na visão distorcida de algumas pessoas.

Responder

Eugênio Afonso em 14/11/2013 - 16h59 comentou:

Se houver reforma político proibindo o financiamento de campanha pelos grandes donos do Brasil, mesmo assim, essas parcerias continuarão sendo feitas por debaixo do tapete…não acredito em moralidade na política brasileira a curto prazo…não verei este eldorado!

Responder

Jerylee em 14/11/2013 - 17h00 comentou:

Ótimo texto.
Infelizmente o brasileiro vota mal e "engole" o que a "mídia" despeja de suas latas de lixo.
Pensar, pesquisar, isso não faz parte do cotidiano dos "revoltados" que estão aplaudindo a prisão de Dirceu.
Como a Cynara mesmo diz, o buraco é bem mais profundo e depende de todos, nas eleições, para que ocorra alguma mudança verdadeira.

Responder

Marcelo Taube em 14/11/2013 - 17h07 comentou:

Cynara,

Uma coisa não exclui a outra.

O Dirceu preso não acaba com a corrupção porém, um homem branco, com diploma universitário e político eleito (mesmo sem exercer função atualmente) sendo preso por corrupção é no mínimo um aviso aos demais.

Não os melhora da noite para o dia mas acaba com a sensação de impunidade. É isso que o Brasileiro quer, que a justiça seja feita para todos igualmente.

Abs,

Responder

Socorro Tribuzi lula em 14/11/2013 - 17h08 comentou:

Eu vou achar muito bom o dia que o José Dirceu e sua corja serem algemados e levados para a cadeia.É uma forma de mostrar que as pessoas não podem usar o dinheiro público para enriquecer.
O PT e Lula,quando naõ eram governo,Viviam chamando os outros aprtidos de corruptos.Que não pensam no Brasil.Depois que chegaram no Poider,não fizeram dieferente.Mas não é por isso que tenham que continuar impunes.
Engraçada,comunista semrpe acha que tudo tem que ficar do mesmo jeito,porque não podem ser julgados e condenados,são mais do que os outros.Mas quando é algum de outro a ideologia,tem que ser preso e passar anos na cadeia.
Está com pena de José Dirceu,José Geniono e sua corja?Que pena.Mas não se preocupem,não vão cumpri todoa pena e muito menos ficar vendo o sol nascer quadrado.Tem amigos no STF.

Responder

Douglas em 14/11/2013 - 17h14 comentou:

Minha cara Cynara!

Acredito que seu texto, ao invés de ir contra as opiniões dos veículos de desinformação que tanto esbraveja, pratica o oposto: tenta subverter e convencer seus eleitores de que os mensaleiros e suas práticas são consequência do Sistema. Ora, se um Partido se dispõe a mudar e ser diferente, seus integrantes DEVEM continuar a engordar a Máquina, perpetuando as alianças espúrias para que ganhe projeção para atingir seus objetivos, de certo que de interesse dos cidadãos? Quer dizer que o fim justifica os meios? Quer dizer então que este Partido não deve se firmar em seus propósitos junto aos CIDADÃOS e ELEITORES, trazendo estes para junto de seus debates e discussões, mostrando e expondo suas dificuldades e motivos da não aprovação de Leis ou então clamando a opinião pública para as Leis que realmente interessam a TODOS e devem ser aprovadas?

Porque nunca este veículo, que tanto se mostra preocupado com a Política, não veicula os exemplos de políticos, como Cidinha Campos (que desossa os leões cara a cara, condenando suas corrupções), Fernando Chiarelli (que expõe a fragilidade das urnas eletrônicas) ou o exemplar José Antônio Reguffe (que cortou gastos de seu próprio gabinete, reduzindo assessores e abrindo mão de sua própria verba indenizatória, além de cobrar que fossem isentados os impostos dos remédios e retirados os benefícios fiscais das montadoras de veículos)?

Em minha época de pós-formado, a quase 10 anos atrás (ainda governo PT, ok?), blogava com muito entusiasmo no Blog do Mino. Após uma quietude de 8 anos, voltei a me informar durante e após as manifestações. E posso dizer com muita propriedade: este veículo segue a dança dos interesses, assim como o Dirceu (PT) ou Aécio Neves (PSDB). Minha sorte é que não deixei minhas convicções pra trás, ao contrário da maioria esmagadora dos políticos e dos veículos de informação do Brasil!

Acredito que tenha ficado claro porque nossa Política não muda, ou porque a Srta. se sinta tão frustrada com a cabeça do Dirceu que, na sua opinião, foi entregue a mídia e a opinião pública.

Eu sei, como uma pequena minoria esclarecida, Srta. Cynara, que houve episódios tão ou mais escandalosos em termos de cifras e manipulação política em Governos anteriores, de diferentes bases. A diferença agora é que a Internet, lentamente, revive a memória dos Brasileiros, os quais possuem memória curtíssima, devido a política assistencialista massiva e escrachada aplicada pelo Governo PT (o qual abominava esta prática quando na oposição dos Governos que o antecederam).

É preferível veicular o que dá assunto ao que dá futuro. Esse é exatamente o nosso problema.

Porque não tenta abordar os políticos que citei em suas próximas colunas?

Responder

Leonardo em 14/11/2013 - 17h14 comentou:

Entendi. Se o jogo se chama safadeza, vire safado, jogue o jogo. Não, largar o jogo, denunciar o jogo está fora de questão. Não existe alternativa. São todos vítimas. Até chorei.

Responder

Marcelo em 14/11/2013 - 17h16 comentou:

Cynara, não estás sendo um pouco radical não?
Fazes parecer que ficar feliz com algum tipo de mudança, por menor que seja, é algo de tamanha ignorância e uma atitude abominável.
Todos sabemos (ao menos, deveríamos saber) que isso não irá alterar em nada o cenário da atual política brasileira! No entanto, ver um dos protagonistas de um dos maiores escândalos de corrupção do governo preso é sim um tanto bom para alma.
Com um pensamento desse tipo, acho difícil ver a mudança maior que todos almejamos, inclusive você! ou você acha que a reforma política vai vir em uma tacada só, com todas as leis e trâmites de acordo com o que a população quer!?

Responder

FERNANDO em 14/11/2013 - 17h19 comentou:

VOU DESENHAR – QUEREMOS AS DUAS COISAS… A COMEÇAR POR ESSE PILANTRA FDP!

Responder

CrisSpiegel em 14/11/2013 - 17h25 comentou:

Bastar, não basta. O público quer sempre um vilão. O problema é que não há "o vilão", mas a conjuntura e isso é mais complicado.

Responder

Lucas Ricardo em 14/11/2013 - 17h33 comentou:

Só tem analfabeto funcional aqui pelo amor de deus BURROS aprendam a ler…

O que o autor está falando é que Dirceu não é a causa da corrupção é a consequencia e que portanto é mera ilusão acharem que ao prende-lo estarão mudando alguma coisa no Brasil…enfim claro que todo mundo que age em desacordo com a lei tem que ser preso…

O ponto é a manipulação que todos vocês cairam como patos, não tem o que comemorar com a prisão dos mensaleiros, nada mudou…Enquanto tiver os corruptores, e os meios para a ação destes, sempre existirão os politicos corruptos…

Responder

Xavier em 14/11/2013 - 17h35 comentou:

A pioneira, maior e melhor democracia do mundo, a America, não usa de financiamento público para campanhas de partidos. Porque funcionaria em uma terra intelectualmente lesada, preguiçosa, acovardada e façeira como o Brasil?

Responder

    morenasol em 14/11/2013 - 17h51 comentou:

    porque lá o lobby comanda, amigo. é o pior modelo possível. tente pesquisar um pouco e verá. e a "melhor" democracia do mundo mantém gente presa em guantánamo sem julgamento… curioso

Zilda em 14/11/2013 - 17h37 comentou:

Impressionante a dificuldade de algumas pessoas raciocinarem politicamente. Um moralismo tosco permeia as ideias(?) esboçadas. Essa é uma das piores desgraças deste país: a ignorância. Nisto as elites brasileiras apostaram e ganharam.

Responder

Gustavo em 14/11/2013 - 17h38 comentou:

Olha eu não era Gay não … mas fui a uma festa de gay e virei gay … Fala sério menina !!!! Chefe de quadrilha sim!!! Concordo quando você diz que temos que acabar com o financiamento das empresas, mas acho que o dinheiro público deve ser aplicado em algo melhor do que financiamento de campanha política, me diga uma única aplicação de verba pública que não existe maracutaia … Financiamento privado de pessoa Física declarado e limitado !!!

Responder

Marcelo em 14/11/2013 - 17h39 comentou:

Só não acho que o financiamento público de campanha vá acabar com o caixa 2, este sim o grande mal, ou vocês acham que o grosso do dinheiro arrecadado é informado ao TSE na prestação de contas. O que deve mudar, no meu entender, é a publicização da origem dos recursos, limitando-os por CPF, ou CNPJ (o total). Especialmente que se fixe um prazo para a arrecadação (por exemplo, até 15 dias antes do pleito), para que o eleitor seja informado, via rede nacional, da prestação de contas, até 48 horas antes de cada escrutínio…

Responder

Uéverson Melato em 14/11/2013 - 17h48 comentou:

Concordo com o que foi exposto. Mesmo acontecendo as prisões o Estado Democrático de Direito, ainda vai ser deixado de lado, isso só contribui para o legalismo ferrenho que vivemos! Claro que devem pagar pelo o que foi feito, e se a prisão for a única forma de se pagar isso, que sejam presos. Mas, não podemos fechar os olhos, porque todo o processo de corrupção está incutido na cultura e ainda demanda muito para o reconhecimento da cidadania. Óbvio que todo esse processo é histórico, mas ainda todo o povo brasileiro vê o efeito das ações e não percebem como foi construído o sistema, e é aí que devemos exigir mudanças, quebrar toda a questão da ação privada dentro do setor público, os interesses individuais. Mesmo vale pra ideia da redução da maioridade penal para 16 anos – reviver as febens – que não deu certo e que não vão dar certo, se não agir nas raízes do problema e enxergar todo o complexo social e a relação Estado e sociedade.

Responder

Felipe em 14/11/2013 - 17h54 comentou:

Nossa… fazia tempo (e falo de muito tempo mesmo) que não via um pouco de sensatez nos periódicos que leio.
Estou rindo da minha situação, por atentar que uma das poucas vozes a atestarem o óbvio na nossa imprensa, se auto-declara socialista. Explico: Venho de uma perspectiva liberal, com Locke, claro, Churchill e Montaner (cubano, inclusive), então como deve imaginar, centros de debates para a minha área no Brasil são pouquíssimos. No Brasil só temos conservadores, ou liberal-conservadores, que faz tanto sentido para mim como liberal-social. Creio que inevitavelmente os liberais, liberais mesmo, estarão proximos dos progressistas mais a esquerda, que estão excluídos do governo atual, pelo menos enquanto tivermos um estado do jeito que está.
Mas enfim, por óbvio, estás corretíssima!! Prender esses corruptos não vai trazer solução alguma para o Brasil (é o mito do salvador populista reencarnado) e, estranhamente, não sou fechado a ideia de financiamento público, que a meu ver enfraquecerá o estado, visto que essa política de capitalismo de estado é a mais perversa propaganda existente para o liberalismo, não favorece a produção de riquezas como queremos nem a distribuição entre as pessoas, aqui acredito que concordaria. Só tenho, muitas ressalvas ao modelo, pois como muito bem afirmas, não existe almoço grátis (premissa errada, caçando se almoça grátis… hehehe) e inevitavelmente essa conta vai cair nas mãos de quem? Como seriam fiscalizados os partidos? Não adianta tentar secar o dinheiro dos caixas mas abrir a política do escambo entre governo e empresas, não são vocês que sustentam a ideia que nem toda a relação humana precisa passar pelo capital? O que impediria, por exemplo, de uma empresa fornecer serviços, aparato, logística de graça no momento da campanha e cobrar depois em um acordo escuso? Mas não quero salientar onde tenho dúvidas, quero é parabeniza-la pela sensatez, vindo de um opositor tem peso dobrado! hehehe

Responder

J. Rydberg em 14/11/2013 - 18h03 comentou:

Esse artigo é de uma hipocrisia monumental, de uma retórica tão estapafúrdia quanto emocional e primária. Que bestero estúpidol. O Nelson Rodrigues continua a ter razão quando disse: uma das piores coisas do século XX – e segue sendo válido para o XXI – foi o surgimento do idiota!

Responder

Christiano em 14/11/2013 - 18h08 comentou:

Menezes (2013): "Para você ter uma ideia de como são as coisas, o verdadeiro erro do PT neste episódio foi não declarar, nas prestações de contas eleitorais, que estava dando dinheiro para outro partido. Declarando, dar dinheiro a outro partido é perfeitamente legal, imagine!"
Só eu que acho que falta algo a ser listado (digo, do que existe dentro do próprio processo)?
O verdadeiro erro do PT foi ter se vendido para chegar ao poder… Passando por cima de sua ideologia e partindo para o fisiologismo puro. O resto é "método"…

Mais efeito tem o PT como oposição do que nesse processo de governar para continuar governando…

Responder

ricardo em 14/11/2013 - 18h17 comentou:

É óbvio que a prisão de A ou B não vai mudar o futuro de um país com um histórico de 513 anos de práticas espúrias na Política.
Agora, é INEGÁVEL que a condenação criminal de altos figurões da política nacional é alvissareiro.
Negar a simbologia legítima dessas prisões é fazer vistas grossas a um fato.
Como diria o filósofo: "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".
Dirceu indo preso é bom e manda um sinal positivo à população, de um (embtionário) respeito às leis e a aplicação de punições a poderosos. Financiamento público de campanha são ooooutros 500.
Não confundamos alhos com bugalhos!
Abraços,.

Responder

eduardo da silva em 14/11/2013 - 18h23 comentou:

Você disse o óbvio, para quem não tem mais a inocência da burrice ou da falta de experiência! Em todo canto do mundo a coisa funciona assim mesmo! Sempre há o poder econômico. Sempre houve e sempre haverá. Um sistema político que não tenha essa brecha logo é derrubado por " falsos idealistas que fazem revoluções financiadas pois armas custam dinheiro!" A corrupção é igual a óleo de máquina, penetra por quaisquer frestas. Há apenas uma coisa que poderia ser feita com o voto que seria não reeleger ninguém impedindo a carreira política e o gigantismo dos partidos que passam a ser monstros devoradores de verbas de todo tipo. Monstros nepotistas e dinásticos! Caso do PMDB, PSDB,agora PT etc. Porém creio que os donos do dinheiro sentariam ao redor da mesa cifrão e planejariam um antídoto para isso. E para concluir que prisão marota é essa que o cara só vai dormir e de resto continua tudo igual ?

Responder

Ale em 14/11/2013 - 18h25 comentou:

QUASE ESTUPIDA A ARGUMENTAÇÃO QUE ELES NÃO SÃO A CAUSA, MAS A CONSEQUÊNCIA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL. É COMO DIZER QUE UM ASSASSINATO É CULPA DA TAXA DE HOMICÍDIO E NÃO DO HOMICIDA.
ATÉ PORQUE A OPÇÃO POR REPRODUZIR O SISTEMA FOI VOLUNTÁRIA, O QUE É MAIS GRAVE PENSANDO NA TRAJETÓRIA DO PT.

Responder

Fabio em 14/11/2013 - 18h38 comentou:

Cynara a existência do financiamento público de campanha, não vai fazer com que o caixa 2, pare de existir, tem muito partido no Brasil e a maioria é de aluguel, tem muito deputado estadual e federal, senador e vereador, todo o sistema custa muito caro, a maquina publica é viciada, funciona do mesmo jeito com a governança do João ou Maria , não se tem uma renovação deste quadro de funcionários , são os mesmos em qualquer gestão. Em relação ao mensalão o PT nem se quer fez "mea culpa" continuo usando o mesmo esquema do PSDB.

Responder

denis em 14/11/2013 - 18h47 comentou:

Cumé??
Não fui eu que inventei o estupro, então não é tão grave se eu estuprar alguém.
Não fui eu que inventei o assassinato, então não é tão grave se eu assassinar alguém.
Não fui eu que inventei o sequestro, então não é tão grave se eu sequestrar alguém
Não fui eu que inventei a corrupção, então não é tão grave se eu pratica-la.
E se me prender, nada vai mudar, outros continuarão estuprando, assassinando, sequestrando e roubando.
Então para que me prender?
…Eita noção de ética torta! Pensando bem, tratando-se de uma socialista declarada, nem é tão estranho. O malabarismo intelectual de esquerda consegue justificar genocídio, ditadura e todo tipo de desrespeito aos direitos humanos. O que é livrar a cara de um político ladrão perto disso?
Ou: isso é socialismo, estúpido!

Responder

Santiago T. Perez em 14/11/2013 - 18h51 comentou:

Porque prender há uma série de motivos, mas para mim o principal é o fator simbólico que a prisão de Dirceu e demais companheiros pode exercer no imaginário da câmara e do senado, e dai para baixo. Talvez as coisas estejam mudando, vamos aguardar os acontecimentos…

Responder

marcia mendes em 14/11/2013 - 19h02 comentou:

ótima matéria de Cynara, o auxílio luxuoso de uma bahiana ! ! ! Pergunta-se : o financiamento
público de campanhas vai ser outro pesado imposto para o homem comum? Vai impedir o , sempre
caudaloso e bandido , financiamento privado por baixo do pano? Vai conter os biliardários salários dos gurus publicitários e suas cortes, ops, equipes ???? Dúvida cruel

Responder

ariovaldo grosso em 14/11/2013 - 19h11 comentou:

O PT e, principalmente, seus líderes tem que pagar pelo maior estelionato ético/eleitoral vivido por este país. Cresceram e chegaram ao poder graças a prometerem ética no trato da coisa pública e superaram seus antecessores na mesma prática. Acho a prisão de Dirceu simbólica. Concordo que nada vai ser resolvido mas serve de catarse para quem , como eu, não se conforma com essa traição moral. Será que o financiamento público vai inibir a arrecadação de recursos privados? Quando todos fazem ….

Responder

Allan em 14/11/2013 - 19h31 comentou:

Acho q foi a análise mais sensata que já li.

Responder

johanes em 14/11/2013 - 19h52 comentou:

Prendendo vai mudar nosso pais, são eles que estão acabando com nosso país, é cancer

Responder

johanes em 14/11/2013 - 19h54 comentou:

Você é amiga dele assim como Jose de Abreu, logico que ira defender, ele dever ser preso junto com outros criminosos

Responder

ANTONIO em 14/11/2013 - 20h12 comentou:

Quem defende bandido é ta qual ou pior que eles !

Responder

Andreia em 14/11/2013 - 20h15 comentou:

Não tenho a ilusão de achar que a prisão de Dirceu vai resolver o problema da corrupção no país.
Mas a notícia é bem-vinda.

Veja pelo lado positivo: a justiça está começando a atuar nestes casos.
Acredito que uma reforma profunda na política só irá ocorrer, quando os políticos começarem a perceber que suas ações podem SIM leva-los a responder judicialmente por suas ações.

Espero que a justiça brasileira continue punindo TODOS os políticos (independentemente de partido político) que infringiram QUALQUER lei. E caso isso realmente aconteça, talvez um dia, mais cedo ou mais tarde, os políticos terão que se comportar de maneira diferente, pois terão medo de ir para a prisão.

Mas se a justiça fechar os olhos e deixar todos impunes, ai com certeza ficaremos na mesmice de sempre. Já estamos bem acostumados com a impunidade, com os espertalhões que estão acima de tudo e de todos.

Independentemente de partido político, quem age de maneira ilegal deve ser julgado e pagar pelo crime que cometeu. Simples assim.

Responder

Luís em 14/11/2013 - 20h28 comentou:

Ele errou, mas ser punido não adianta nada pois o problema é o sistema… porque prender traficantes se o sistema alimenta eles? porque prender ladrões se o sistema que não deu condições a eles? Eu sei que é um raciocínio simplista que desmerece seu texto, mas só acho um argumento vazio!
Fico feliz de ele ser preso pq é um exemplo, sim, independentemente do partido dele!

Responder

Gustavo escaldado em 14/11/2013 - 20h29 comentou:

Não acredito em reforma eleitoral que diminua os poderes dos políticos, já que são eles que fazem as leis. Fazem e mudam sempre que quiserem. O papo de: "a solução para o Brasil é o povo aprender a votar" é a maior balela. O povo sabe votar: a pessoa pega o seu título, vai na zona eleitoral, entra na cabine e deposita sua esperança de melhora nas mãos de uma pessoa e de um partido. Eu, como reencarnacionista, creio que o sistema político brasileiro pertence a um mesmo grupo que o controla desde o descobrimento do Brasil, e sempre assim, tratando o povo como Maquiavél ensinou. o Golpe militar de Estado ocorreu pq o partido comunista estava logrando despertar as consciências contra a exploração do povo, e, essa mesma panelinha que descobriu o Brasil usou o poder para abafar os focos de incêndio que atingia sua máquina, e, no começo dos anos 80, a ditadura militar foi dando lugar à ditadura midiática das novelas, das músicas românticas, do consumismo como ideal de vida, mas o que é deles tá guardado.

Responder

Observador em 14/11/2013 - 20h31 comentou:

Está claro como o financiamento público tiraria dinheiro privado das campanhas. Mas como ele acabaria com o caixa 2? (ele ja é ilegal)

Responder

Carlos Roberto em 14/11/2013 - 21h00 comentou:

Não é questão de mudar o Brasil. É questão de que, se cometer crime, pagar por ele. José Dirceu é só mais um criminoso, como qualquer outro.

Responder

JUJUCA em 14/11/2013 - 21h04 comentou:

Não sei se vc é idiota ou se faz de idiota! Hahaha, aposto que ganha muito bem pra escrever besteira! E como ganha, afinal, quem te paga é o desgoverno.

Responder

    morenasol em 14/11/2013 - 21h28 comentou:

    prove que o governo me paga ou passará por mané

Mauro em 14/11/2013 - 21h06 comentou:

É bom para eles aprenderem… Ele foi um dos maiores articuladores da mudança do PT. Acreditou que podia conciliar seus interesses com os da elite brasileira… Não podiam… Aí está a reposta… Deveriam ter feito mudanças estruturais no brasil, quando alcançaram o poder, ou lutar para isso… Mas não fizeram… Não fizeram reforma política, quando tinham apoio da sociedade, não fizeram reformas que viessem democratizar a comunicação… Não fizeram reformas estruturais que poderiam aumentar o poder do povo em relação à elite tradicional, e da sociedade em relação ao capital… Abandonaram tudo isso… Está aí o resultado…

Responder

Rodrigo Mesquita em 14/11/2013 - 21h49 comentou:

Opino estritamente sobre a seguinte passagem:

"Para você ter uma ideia de como são as coisas, o verdadeiro erro do PT neste episódio foi não declarar, nas prestações de contas eleitorais, que estava dando dinheiro para outro partido. Declarando, dar dinheiro a outro partido é perfeitamente legal, imagine!"

Cynara, a tipificação dos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha ou bando em nada se confunde com a captação e ou gasto ilícito de campanha, infração civil-administrativa constante da Lei das Eleições. Dirceu cometeu crimes e ter registrado os valores na prestação de contas apenas faria mais uma prova da prática.

Mas, claro, este é mero juízo de um advogado eleitoralista — garantista, quase-abolicionista e antiproibicionista! — de esquerda.

Abraço.

Responder

Nelson Neto em 14/11/2013 - 22h57 comentou:

Poucas vezes vi um texto tão bem escrito e contundente como este. As mazelas da política nacional ainda estarão por aí. Cabe a nós, brasileiros, exigir que isso mude. Vamos nos manifestar e pedir a punição de todos aqueles que malversam os nossos recursos em benefício próprio.

Responder

MARIA RIBEIRO em 14/11/2013 - 23h30 comentou:

Minha senhora, lugar de ladrão é na cadeia. Queremos as duas coisas. A mudança de finaciamento de camoanha e a prisão de quem rouba o estado. Inclusive, a investigação do Lula, do PSDB e tantos outros que foram DESONESTOS com sua pátria.

Responder

Gustavo Torres em 15/11/2013 - 00h17 comentou:

Daí quando falam que é mídia comprada, as vermelhinas aqui fazem um estardalhaço…
ah vá…

Responder

educruz em 15/11/2013 - 00h26 comentou:

Já seria um bom começo de melhoras nao acha?

Responder

lenir vicente em 15/11/2013 - 00h58 comentou:

Quem quer reforma? ? As "vitimas do mau jornalismo nem sabem o que significa reforma política e assim vão festejar a prisão do Zé Dirceu e continuar ignorando os fatos.

Responder

nil em 15/11/2013 - 01h07 comentou:

Ótimo Texto, más…
Se ao menos, estes péssimos representantes, ligados direto e indiretamente aos meios políticos, que se colocaram a disposição da sociedade, que ocupam uma cadeira na camará legislativa, são renumerados e bem renumerados, se fossem condenados e presos juntamente com outros presos comuns, como qualquer outro criminoso e se seus bens fossem repassados de volta a sociedade, assim ficaria de bom tamanho e serviria como modelo.

Responder

sandra em 15/11/2013 - 01h20 comentou:

Vítima do MAU JORNALISMO? É muita pretensão dessa aspirante a jornalista se achar que ela representa o bom jornalismo. Ledo engano. O jornalismo que ela faz mais desinforma que informa. Panfleto não é informação.

Responder

Júlio Cézar Barros em 15/11/2013 - 01h27 comentou:

O que mais me chamou atenção ao ler os comentários, é o fato que muitas pessoas absorvem, cegamente, fatos plantados pela imprensa e pelo STF como "verdade absoluta". Zé Dirceu, só para lembrar aos desavisados, é um réu condenado sem provas materiais, sendo enquadrado pela exdrúxula teoria jurídica do "domínio do fato", inédita em decisões do STF. Até as "mesadas" que os parlamentares receberam, segundo Roberto Jefferson, e que deram origem ao termo Mensalão, nunca foram provadas.

Responder

Fernando em 15/11/2013 - 01h35 comentou:

Foi como pegar um camelô e queima-lo em praça pública para por moralidade na sonegação fiscal. Com a desculpa de que errado é errado e tem que ser condenado. Mas todo mundo fica quietinho na sua "moralidade" na hora de pedir o DARF da Globo. Condena-se assim os poucos heróis brasileiros. Triste trópicos este Brasil.

Responder

Renato Salpe em 15/11/2013 - 01h41 comentou:

Antes de comentar vou deixar claro minha posição política, eu sou Libertário. Concordo que o financiamento privado de campanha é um "incentivo" para que políticos cometam crimes, mas discordo que o fim disso acabe com a corrupção, pois não é nem de longe a única aproximação de políticos com empresas (vide: licitação, monopólio, etc.)
Concordo com você no entanto que o Brasil precisa de uma reforma política profunda.

Responder

gy francisco em 15/11/2013 - 02h10 comentou:

QUERIDA CYNARA, SEU TEXTO, COMO SEMPRE É INTELIGENTE E GOSTOSO DE LER. O PROBLEMA É QUE, AO ENDEREÇÁ-LO SOMENTE ÀS PESSOAS QUE NÃO TEM PACIÊNCIA PRA POLÍTICA E QUE VÃO NO EMBALO DE TUDO QUE A IMPRENSA DIZ, VOCE ESTÁ DIZENDO QUE O TEXTO NÃO SERÁ LIDO POR NINGUÉM, POIS A POPULAÇÃO ANALFABETA POLÍTICA NÃO TEM PACIÊNCIA NEM INTERESSE POR POLÍTICA: PREFERE CONTINUAR RE-ELEGENDO E SENDO ROUBADA PELO MALUF, ENQUANTO ESQUECE DE TUDO VENDO O JOGO DO CURINTIA…

Responder

Zezito de Oliveira em 15/11/2013 - 02h16 comentou:

Descobri isso nos meandros dos anos 90 quando comecei a desconfiar do “linchamento” público” feito contra acusados de corrupção, como os anões do orçamento e tantos outros, desconfiava que tratava-se de uma estratégia conhecido como boi de piranha. Desse dia em diante, comecei a defender reformas bem mais consistentes e profundas. Daí a minha quase obsessão em maior e melhor investimento em educação, cultura e comunicação. Além da reforma politica, com financiamento público de campanha. O resto é conversa de quem quer distrair e afastar a discussão e as soluções do ponto de onde ele deve estar ou do foco principal. Zezito de Oliveira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
“Boi de piranha é uma expressão popular brasileira.
Pode designar uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram ameaça. Pode designar também o ato de alguém se sacrificar para livrar uma outra pessoa de alguma dificuldade.1
A expressão vem do meio rural, onde criadores de gado, ao atravessar um rio infestado de piranhas, abatiam um dos touros, já velho e/ou doente, e atiravam seu corpo, sangrando, ao rio, para atrair os peixes carnívoros enquanto eles mesmos e o resto da manada conseguiriam passar a outra margem sem serem incomodados.2
Uma expressão análoga é "bucha de canhão".”

Responder

gy francisco em 15/11/2013 - 02h17 comentou:

ZÉ DIRCEU, GENOÍNO E LULA NÃO MERECEM SER PRESOS PORQUE NÃO PARTICIPARAM DESTE ESQUEMA PRA ENRIQUECIMENTO PESSOAL OU LUCRO PRÓPRIO.

A VERDADE É QUE, DESDE QUALQUER PREFEITURAZINHA ATÉ O PALÁCIO DO PLANALTO, O LEGISLATIVO ESTÁ CHEIO DE CORRUPTOS QUE SÓ DEFENDEM SEUS INTERESSES PESSOAIS E VENDEM SEUS VOTOS EM TROCA DE CARGOS, VERBAS E DINHEIRO VIVO (MENSALÃO).

QUALQUER ADMINISTRADOR, SEJA BOM OU RUIM, SÓ GOVERNA E APROVA SEUS PROJETOS SE COMPRAR O APOIO DO LEGISLATIVO. LULA USOU O MENSALÃO PRA COMPRAR O VOTO DE GENTE COMO MALUF, BOLSONARO E MARCOS FELICIANO PRA APROVAR COISAS COMO BOLSA FAMÍLIA, PROUNI, MINHA CASA MINHA VIDA, PAC. O FERNANDO HENRIQUE PAGOU MENSALÃO PRA COMPRAR SUA REELEIÇÃO….

SE DIRCEU, LULA OU GENOÍNO LUCRARAM 1 CENTAVO COM O MENSALÃO, MERECEM CADEIA. MAS SE USARAM E FIZERAM TUDO PRA APROVAR BOAS OBRAS PRO PAÍS, NÃO POSSO CULPÁ-LOS. ALIÁS, CYNARA, MAIS IMPORTANTE QUE O O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS, E´SIMPLESMENTE OS ELEITORES PARAREM DE ELEGER LEGISLADORES TÃO RUINS…

Responder

Zezito de Oliveira em 15/11/2013 - 02h20 comentou:

Descobri isso nos meandros dos anos 90 quando comecei a desconfiar do “linchamento” público” feito contra acusados de corrupção, como os anões do orçamento e tantos outros, desconfiava que tratava-se de uma estratégia conhecido como boi de piranha. Desse dia em diante, comecei a defender reformas bem mais consistentes e profundas. Daí a minha quase obsessão em maior e melhor investimento em educação, cultura e comunicação. Além da reforma politica, com financiamento público de campanha. O resto é conversa de quem quer distrair e afastar a discussão e as soluções do ponto de onde ele deve estar ou do foco principal. Zezito de Oliveira

Responder

Zezito de Oliveira em 15/11/2013 - 02h21 comentou:

http://acaoculturalse.blogspot.com.br/2013/06/ha-
A CNBB também compreende a prioridade da reforma politica proposta pela sociedade civil. Vamos coletar assinaturas, fortalecer a discussão em nossos espaços de atuação e votar em candidatos comprometidos, de fato, com as propostas da iniciativa popular. Do contrário, ficaremos reféns da agenda negativa da direita, nas eleições do próximo ano.

Responder

ivo Souza S. Ciintra em 15/11/2013 - 04h00 comentou:

Zé Dirceu, está servindo de Bode expiatório da mídia monopolizada pela oposição e STF, Eles representantes da elite não aceita o poder que governa para classes média e pobre e usa artificio de mensalão para tirar o PT do poder, porque não condenaram o mensalão do PSDB, do governo Azeredo de minas, a oração do mensalão de Arruda no DF, a corrupção da compra de votos para reeleição do governo de FHC, Senador Demóstenes DEM de goias na corrupção com o contraventor Cachoeira, Aecio Neves e acusado de 4,3 bilhões de desvio de dinheiro público durante o seu ultimo governo em minas só isso corresponde a 78 mensalões do valor que eles acusam o PT e a mídia não divulga. Vc sabe porque eles não são condenados representam a elite desse país e tanto que Aécio está em plena campanha nas propagandas do seu partido e se vc quizer saber quem são os partidos mais corruptos do País pesquisa o ultimo levantamento do MCCE – Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, vc vai ver no podium DEM,PMDB e PSDB o PT perdeu pra eles muito 9° Zé Dirceu ou PT tem que serem condenados mas se os corruptos da elite também fosse.

Responder

    Bob 'mecânico' em 15/11/2013 - 13h33 comentou:

    Mas o Zé Dirceu também é um representante de uma parte da elite. Esse discurso sobre elite não cola.

hamilton damato em 15/11/2013 - 10h05 comentou:

Cynara: algemem o homem, mas amanhã de manhã, meu vizinho – como faz invariavelmente todas as manhas- abrirá a porta da frente de sua casa, apanhará o jornal, cuspirá (rockflu) sobre uma elevação de terra ao lado da roseira, entrará de novo e fechará a porta da frente.

Responder

    Bob 'mecânico' em 15/11/2013 - 14h02 comentou:

    A essência do modelo republicano pode ser resumido na questão da representatividade, e mais, um modelo eficiente de representação política, deve claramente e de forma bem objetiva impor limites constitucionais ao poder do Estado.

    O nosso modelo de republica pode ser considerado um regime representativo?!

Andréa em 15/11/2013 - 10h05 comentou:

Prender o José Dirceu não vai mudar nada sabemos, mas queremos assim mesmo. O legislativo precisa dar exemplos. Parlamentares ganham 25 vezes mais que os brasileiros comuns e tem muitas mordomias. Seria justo que se não podem ficar presos que a justiça confiscasse todo dinheiro e bens de todos os corruptos do mensalão. Devolver o dinheiro já seria um bom começo. Depois a perda de mandato. Os partidos não tem que ser extinto, o que precisa terminar são as coligações e alianças políticas. Elas sim são os verdadeiros venenos do eleitor que vota em alguém de sua escolha e leva com sigo 5 ou 6 que não é de sua vontade.

Responder

hamilton damato em 15/11/2013 - 10h12 comentou:

Em tempo: e o Itau me enviará mensagem via e-mail (como faz habitualmente) propondo renegociação de uma dívida. Não a dele( Itau), já que é rico e financia campanha, mas a minha divida que acompanha o meu vizinho Rockflu…..

Responder

    Bob 'mecânico' em 15/11/2013 - 14h14 comentou:

    O Itau faz parte do sistema financeiro que tem no BC o gestor máximo. Ou seja, saiu do espeto cai na brasa.

Audileide Lacerda em 15/11/2013 - 12h56 comentou:

Estou pasma com a sugestão apresentada por Cynara Menezes, muito tolerante as ações corruptas que acontecem no país, com esse tipo de conformismo o Brasil não mudará nunca, ainda bem que algumas pessoas pensam diferente. Queremos punição sim para os corruptos, chega de tanta impunidade.

Responder

Bob 'mecânico' em 15/11/2013 - 13h13 comentou:

Olá Cynara Menezes parabéns pelo seu texto, independente de concordar ou não com suas opiniões expressas nele, pois isso já é outro papo.

Então é desse outro papo que quero falar
No decorrer do texto, a certa altura é passado uma ideia implícita de que 'a ocasião faz o ladrão' , ou seja, um sistema quando viciado e ruim sob certo ponto de vista pode estimular algumas pessoas a cometerem ilícitos, seja de forma 'não cociente' ou 'consciente'. Certo. Em se tratando do sistema politico brasileiro e a corrupção de estado, cabe fazer uma pergunta que não quer calar: por que cardas d'água até hoje ainda não fizeram a tão badalada reforma politica?! A classe politica em geral reclama que falta apoio de quê e de quem?!

Já se passaram dois governos, pesdebistas/pfls e apoiadores (pmdb), e agora o pt/pc do b e apoiadores (pmdb) e demais satélites. Nestes dois períodos distintos, não faltou um amplo apoio ao governo, o executivo é tido como um trator e rolo compressor de massar politico – qualquer governo inveja um apoio desse, não existe coalizão melhor do que essa. Mas o que aconteceu com a reforma politica nestes dois períodos?! Estão esperando os marcianos descerem aqui para os apoiarem?! Estão reclamando do sistema por que, se podem reformá-lo?

Ai a gente tem que falar, goste ou não, o estado brasileiro, e qualquer outro estado assemelhado, quando tem uma arrecadação do tamanho que tem, um orçamento desse tão grande, não tem jeito, ocorre a distorção, a corrupção, seja em maior ou menor grau, mas vem. Esse é o mal dos estados intervencionistas, dirigistas, baba. A classe que vive as custas do estado não quer largar a teta da vaca sagrada. Existe uma 1ª e uma 2ª classe que vive do estado, e é pelo controle do estado que elas lutam.

Pode arrolar nesta relação um grupo de grandes empresários que vive uma relação de compadrio com o poder do estado, pois detestam o livre mercado e a concorrência quem vem dele. Acham mais fácil fazer lobby em Brasilia e conseguirem uma legislação tão burrocratica que apenas os grandes podem satisfazer, ao passo que os pequenos são eliminados, ou seja, a competição vai para o espaço de marte. O estado neste caso é capturado. Mas não fica só nisso, a própria classe politica que vive do estado e faz carreira pode ser considerada uma classe especial de pessoas que defendem com unhas e dentes este estado de coisas. Afinal de contas são eles os engenheiros da nova sociedade, dai a simbiose perfeita entre a iniciativa privada e o estado. O estado mais uma vez é usado para privilegiar duas classes.

Essas duas classes sabem manejar as coisas, para isso usam parte da terceira classe, que é a maioria esmagadora da população, os que passam fome. Inventam um monte de programas para fazer justiça social, dai conquistam e dominam parte dessa terceira classe pelo estomago.

Responder

SANTOS em 15/11/2013 - 14h01 comentou:

– Cynara, estás querendo enganar quem? Esse discursinho de falso proletário salvador da pátria já não convence nem os lobotomizados, basta ver o que hoje fala o professor Hélio Bicudo, ex-petista fervoroso. A pensamentos como o seu, somente uma resposta. Adeus!

Responder

Bob 'mecânico' em 15/11/2013 - 14h47 comentou:

Aguardando resposta…

Responder

lppiassi em 15/11/2013 - 15h25 comentou:

"Escrevo para você, vítima do mau jornalismo de veículos etc etc etc"

Ou seja:

Você = esperta, esclarecida, inteligente … que escreve para nós ….

Eu (nós) = burros, ignorantes, alienados.

Entendi o recado. Como podemos fazer para atingir a iluminação?

Responder

MarGGa Duval em 15/11/2013 - 16h03 comentou:

Tudo bem, não vou nem discutir a questão de se prender ou não o José Dirceu. Só quero perguntar uma coisa à Cynara que, ao contrário do que foi dito, parece-me, sim, uma pessoa séria e bem intencionada: "e, não sei exatamente por que, tampouco interessa à grande imprensa"… você não sabe???

Responder

carmo azevedo em 15/11/2013 - 16h28 comentou:

Voce tem razao,o ze dirceu e um chefe de quadrilha bastante comum,roubou dinheiro do erario em proveito proprio,dividiu este dinheiro com alguns comparsas,foi pego pela justica e vai pagar pelo crime!

Responder

carmo azevedo em 15/11/2013 - 16h30 comentou:

O malandro estava gastando a grana que roubou la em Itacare!

Responder

carmo azevedo em 15/11/2013 - 16h33 comentou:

Essa cana que ele vai puxar e moleza,direto no semi aberto,coloca esta oportunidade pro jovem que foi pego com tres porcoes de cocaina,ele sai correndo pra pagar pros homi.

Responder

joão em 15/11/2013 - 17h18 comentou:

Os mensaleiros não são vítima da corrupção instalada no meio político, ELES ESCOLHERAM ESSE CAMINHO POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE. Fizeram uma escolha moral pelo caminho torto. Não interessa que tinham as melhores intenções do mundo, são criminosos fartamente condenados. E se esses criminosos querem o financiamento público de campanha, então é paradoxal que qualquer ser humano de bom senso defenda o que criminosos condenados defendam!!! Uma completa inversão dos fatos e da moral esse artigo.

Responder

Bob 'mecânico' em 15/11/2013 - 19h53 comentou:

A DEPREDAÇÃO DO BRASIL – PT, FORO DE SÃO PAULO, FARC, MENSALÃO, TUDO PELO SOCIAL… https://www.youtube.com/watch?v=0SjEahfn1Ew

Responder

walter em 15/11/2013 - 21h36 comentou:

Chora, Cynara.

Responder

maria em 15/11/2013 - 21h43 comentou:

Acho tão estranha essa sua ideia de troca no final do texto " Eu pessoalmente trocaria a morte de Sarney e a prisão de Dirceu por um Brasil que soubesse escolher melhor seus representantes.".
Pessoalmente acho que uma ideia não contraria a outra, Dirceu e os demais podem ser presos pelos crimes que cometeram assim como pode se escolher melhor os representantes.
Não precisa ser reducionista a tal ponto, as ideias não são contrarias, portanto não é necessário trocar uma coisa por outra.

Responder

vicente torres em 15/11/2013 - 21h58 comentou:

Muito equilibrado o texto . Um será considerado pela história e ninguem saberá quem este infeliz ministro do supremo.

Responder

Miroblues em 15/11/2013 - 23h05 comentou:

Só aceitaria a prisão de Zé Dirceu e Genoíno se FHC, Serra e Alckmin fossem juntos, pois nada foi provado contra os dois primeiros, já contra os últimos… não quiseram provar.

Responder

Vedetta em 15/11/2013 - 23h29 comentou:

Como as pessoas conseguem ser tão idiotas?!?!? Por isso esse país esta assim… enquanto houver idiotas idealistas protegendo esse bando de bandido, eles terão a certeza de que continuaram sendo eleitos….

Responder

    lothar em 17/11/2013 - 22h23 comentou:

    Excelente

Zé Ruela em 15/11/2013 - 23h47 comentou:

Só mesmo sendo muito ingênua para acreditar que se resolverá a corrupção por meio de financiamento público. Ou privado. Ou eleição. Ou governo. O buraco é muito, mas muito, muito mais embaixo.

Responder

Bob 'vira lata' em 16/11/2013 - 00h08 comentou:

Somos realmente um povo tupiniquim, que protesta contra uma prisão de mensaleiros, esse fato deveria ser um ato normal praticado pela justiça, mas não, no Brasil até mesmo um partido que vivia falando sobre a corrupção quando chegou lá fez pior e agora quer pousar de vitima.

Vitima somos nós pessoas comuns que não temos direitos especiais como esses ai que se pousam de deuses.

Responder

Liz em 16/11/2013 - 03h34 comentou:

Você quer ter toda a sapiência do mundo… mas, todas as pessoas esclarecidades desse país sabem que o buraco é mais embaixo. O tom da reportagem é desagradável…

Responder

Eduardo S. em 16/11/2013 - 03h58 comentou:

Está ok! A prisão do José Dirceu não vai mudar o cenário que temos no Brasil, mas isso não muda o fato de que José Dirceu precisa ser preso. Além disso, mais pessoas precisam ser presas no Brasil e não são. Precisamos lutar pela justiça sendo de esquerda ou de direita "cima" "baixo" centro, vermelho, azul, tucano, estrela seja o que for. Então vamos mudar um pouco a interpretação das coisas? Precisamos mudar isso. Precisamos nos unir.

Responder

Alysson em 16/11/2013 - 04h25 comentou:

Quem disse que a prisão do cara vai resolver ou mudar o Brasil? Quem disse que o PT é igual os outros? PT é o partido mais corrupto do país e o Zé Dirceu errou e tem que pagar a pena dele. Sem mais,

Responder

recguerra em 16/11/2013 - 12h01 comentou:

Prezada Cynara, fico pensando com meus botões: o que impediria os caixas 2, 3, 4 em paralelo do financiamento público?

A discussão é necessária, mas penso que o problema está em fazer cumprir a lei.

Temos um hábito legislativo de criar regras que em tese são ótimas, e deixar de lado o seu "enforcement", ou seja, a auditoria necessária para aferir seu real cumprimento.

A CF 88 é pródiga nisso: teses lindas, baixa efetividade de direitos….

Será que o financiamento público vai trazer melhorias?

Não seria mais útil permitir a CANDIDATURA AVULSA, para que novas idéias não precisem pedir bênção a velhos caciques?

Faço as perguntas sem armadilhas, gostaria mesmo de saber sua opinião.

Abraço e bom feriado da coisa pública!

Responder

mafneto em 16/11/2013 - 12h42 comentou:

A matéria da Carta Capital vai de encontro ao que o juiz Jorge Hage da CGU prega nesse vídeo "Diagnóstico da Corrupção no Brasil": http://www.youtube.com/watch?v=MZORQQjDBXo

Responder

joao carlos em 16/11/2013 - 14h39 comentou:

É raro ler um texto tão esclarecedor, tão sincero com a verdade, tão limpa quanto este. Esta pessoa que escreveu esse texto se interessa é pelo Brasil e pela verdade. Amém! disse tudo.

Responder

joao da barra em 16/11/2013 - 17h26 comentou:

oi patricinha de salvador, porque nao prendemos FHC, nao devemos deixar de prender dirceu

Responder

Carlos Amorim em 16/11/2013 - 17h58 comentou:

A tolinha acha que o financiamento público vai acabar com a corrupção no Brasil? que em razão do financiamento público , todos os parlamentares vão aderir espontanea e desinteressadamente á base govenamental, sem nenhuma intenção menos nobre que não a de contribuir para tornar o Brasil um país melhor, não é mesmo? Que todo político entra na política com as mais angelicais intenções. A tolinha acha que o político inescrupulo endinheirado, ou que tenha por trás um partido endinheirado, vai se conformar com a merreca do financimanto público, podendo ele mesmo salvar a própria eleição usando o próprio dinheiro para fazer um caixa dois paralelo ao financiamento público? A tolinha tem muito que aprender a respeito do funcionamento do mundo da política!!

Responder

DAWILSON SANTANA em 16/11/2013 - 18h29 comentou:

SOU PETISTA, E SE O lULA NÃO PAGASSE? COMO ESTARIA O bRASIL, , SEM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS,

Responder

Rafael de Paula em 16/11/2013 - 20h58 comentou:

De fato essa prisão não vai mudar o Brasil,mas um bandido ,um criminoso(pois mesmo com todas histórias de lutas,hoje ele se resume a isso) deve pagar pelos seus erros,antes tarde do que nunca,lugar de bandido é na cadeia!

Responder

michele zaccardi em 16/11/2013 - 21h38 comentou:

sou italiano,moro no brasil faz sete anos e ainda nao entendi porque' para se candidatar,um cidadao brasileiro precisa ser afiliado de um PARTIDO POLITICO.um politico eleito tem que responder aos eleitores,nao ao partido,porque' ate' hoje e' quase sempre e so' o partido que decide da vida e da morte(politica) dos politicos.o financiamento privado deve ser permitido,mas sempre e so' se for documentado e publico,ou seja se a tal empresa doa dinheiro para o tal politico,o eleitor deve saber.como?jornais,internet,menos novelas na tv e mais informaçao.em fevereiro na Italia o Movimento Cinque Stelle (movimento,nao partido)ganhou quase um terço dos votos sem financiamento publico (que na Italia e' regulamentado e fonte de grande polemicas porque' os partidos fazem caixa dois e roubam dinheiro publico!),e so' com financiamento privado,doaçoes,todas registradas,publicizadas e resas transparentes.isso e' o termo : TRANSPARENCIA. o eleitor tem que ver e saber como agem os politicos e assim pode escolher seu voto, sabendo o que esta fazendo antes,durante e depois da campanha eleitoral.

Responder

Samuel Motta em 17/11/2013 - 00h03 comentou:

" Você, que repete chavões ouvidos no rádio e na televisão contra a corrupção, embora ache política um assunto chato e fuja de leituras mais aprofundadas sobre as razões pelas quais a tal roubalheira existe. Eu vou tentar te explicar."

realmente, essa sua explicação só convence esse tipo de pessoa mesmo…

Responder

Clebes em 17/11/2013 - 00h38 comentou:

Não vi ninguém falar que o problema da corrupção é o Zé dirceu, muito menos que sua prisão resolve os demais problemas. Falar que não tem provas é próprio dos veículos que são financiados com dinheiro público como essa revista. Queremos todos que cometem crimes presos.

Responder

Lourival Nascimento em 17/11/2013 - 10h38 comentou:

Cynara, o buraco é mais embaixo, muito mais embaixo, vc sabe. Não dá para entender essa sua fixação quanto à relevância da prisão de Dirceu. Ainda que o " capitão do time " vá para o xilindró, o que fica é o exemplo para a sociedade. Essa coisa de proteger o delinquente de estimação não melhora nada. NO caso do mensalão do PSDB, que tiver culpa, que assuma seus erros. Para piorar, vc está errada. O financiamento público de campanha não resolverá o problema, num país viciado em corrupção. Suponhamos que vc seja candidata a qualquer cargo. Sou seu amigo, vou votar em vc e posso ir por exemplo no posto de combustíveis da esquina e pague 1.000 litros de gasolina para a sua campanha e não declare. Quem irá vigiar isso, dona moça. Isso se estende a todo material de campanha. É impossível controlar.

Responder

ono em 17/11/2013 - 15h50 comentou:

''Eu pessoalmente trocaria a morte de Sarney e a prisão de Dirceu por um Brasil que soubesse escolher melhor seus representantes''….. Escolher como os melhores OS SEUS REPRESENTANTES se os profissionais, a maioria, jah vai com segundas intençoes e sao manipulados por seus lideres? Francamente, nw eh que o povo nw saiba votar, o SISTEMA nwajuda, nw inibe o surgimento de novos SEM VERGONHAS. Agora, concordo quando vc fala em acabar com o financiamento de campanha. Eh aih que começa td o problema, a obrigaçao do eleito em retribuir os benefices…….

Responder

Enos em 17/11/2013 - 16h51 comentou:

Ótimo texto. Nada na humanidade é imparcial. É babaquice achar que estas ações não tem "fundo político". O problema nao é prender A ou B, mas sim isso ser promovido por políticos que fizeram o mesmo e não estão na cadeia. Vários escandalos sucessivos de vários partidos são colocados na mídia, e todos só lembram do mensalão. Brasil não mudará por um preso político, mudará pela estrutura de corrupção que existe, desde o menor ao maior. E isto ninguem quer mudar, e nem mudará ENQUANTO OS BRASILEIROS TIVEREM UM PENSAMENTO RELIGIOSO sobre a política.

Responder

    lothar em 17/11/2013 - 22h26 comentou:

    Os outros não eram donos da ética, moral e transparência como a peslegada do chefe e os 40 ladrões…

Eugênio Palma Avelar em 18/11/2013 - 01h58 comentou:

O texto da articulista Cynara Menezes é um primor de contradição lógica. Senão, vejamos – em dois silogismos: Todo partido sério é atacado pelo mau jornalismo. Ora, o PT é um partido sério, logo, o PT é atacado pelo mau jornalismo. Esse silogismo é desmentido pela jornalista, ao longo do seu artigo: Nenhum político financiado pela iniciativa privada, age livremente. Ora, os políticos são financiados pela iniciativa privada, logo, os políticos não agem livremente – nem os do PT – querida Cynara. Dinheiro não tem consciência e, por isso, é inimputável. Trata-se de uma verdadeira pérola do jornalismo, retirar a responsabilidade moral de cima dos corruptos para colocá-la sobre o "dinheiro". No fundo, você está dizendo para um cada vez menos simpatizante do PT, que ele é igualzinho aos outros.

Responder

Marcelo em 18/11/2013 - 03h28 comentou:

Isso.

Eu não inventei o estupro, estuprarei, e minha prisão não vai mudar o Brasil.

Parabéns.

Responder

Renato em 18/11/2013 - 11h22 comentou:

Claro, vocês apoiam este governo corrupto! O Dirceu foi um dos chefes e deve ter muitos amigos por aí.

Responder

Lopes em 18/11/2013 - 12h51 comentou:

Gostei da frase: alegria de pobre dura pouco!

Em breve estarão todos soltos e com rios de dinheiro para se manter na política.

Responder

augusto de souza em 18/11/2013 - 13h02 comentou:

Acredito piamente que todos são iguais perante a lei, e, por isso, me regozijo por ver políticos pagando pelos crimes que cometeram. Agora, se os próprios juízes do STF reconheceram que 'caixa dois' é crime, porque não prendem também os Malufs, Calheiros, Magalhães, Sarneis, Colors, Barbalhos, Serras, Alkmins, Taniguchis, Richas e Lerners, todos já denunciados, de uma forma ou de outra, nesta prática asquerosa? Usar apenas uma facção da política esdruxula brasileira como bode espiatório, isso sim se caracteriza como uma grande injustiça.

Responder

Lucas Silva em 18/11/2013 - 13h14 comentou:

Primeiro fato: o texto sim protege o senhor José Dirceu e o PT, ponto!

Segundo fato: o que tive como educação e princípios desde pequeno é que existe o certo e o errado, então o sistema é binário e não admite outras combinações, então se o PT se ajoelhou perante o sistema e cedeu a corrupção isso é errado e ponto, pois ele poderia ter ido pelo outro lado, que seria muito, mais muito mais difícil, se não impossível, então não há argumentos contra isso

Terceiro fato: o financiamento público das candidaturas seria um bom caminho, em um país civilizado, educado e que já não estivesse com a corrupção tão enraizada em sua sociedade. Isso não resolve de maneira nenhuma um problema que é muito mais complexo do que isso, convivemos com a corrupção em nosso dia a dia, seja nas pessoas que cortam fila, nas pessoas que pagam as prefeituras para agilizar serviços que deveriam ser ágeis, ao oferecer propina a um fiscal ou policial, então corrupção já é algo que faz parte da nossa vida, então precisaríamos mudar nosso futuro, que são nossas crianças, por que qualquer um que assumir o poder, dificilmente não cederá a corrupção

Olhando o texto pode-se perceber que trata-se da opinião de uma pessoa que está extremamente ligada ao partido e ideais e que tenta dizer que a condenação de Dirceu e os outros não é a solução, e não é mesmo, mas ao meu ver se alguém faz algo de errado, e fez, não adianta querer desqualificar o julgamento, todos sabem que eles fizeram, e se fizeram tem de arcar com suas opções, assim como todos os outros corruptos tem de serem levados a julgamento e punidos, pois se erraram devem pagar pelos seus erros, pois tenho certeza que se eu errar com certeza terei de pagar pelos meus erros.

Responder

Vitor em 18/11/2013 - 18h23 comentou:

O financiamento público de campanha não vai acabar com a corrupção, estúpida!

Responder

Edson em 18/11/2013 - 20h38 comentou:

Então você quer dizer que os mensaleiros roubaram o dinheiro publico com a intenção de nos proteger? Como assim? Como alguém protege alguma coisa roubando, o principio da moral e da ética não passa por não justificar um erro com outro?

Responder

zé ruela em 18/11/2013 - 21h57 comentou:

e o dinheiro esses safados devolvem???? êta país de palhaços e ainda tem trouxa que acredita que esses
criminosos do dinheiro nosso serão presos, ah ah ah ah logo e loguinho estarão pedindo votos para os petistinhas da vida, êta país comédia este aqui… me enganam que eu gosto !!!! tadinhos deles, estão presos ah ah aha h até quando??? êta jogo de mídia que esse maldito pt faz, e cadê nosso dinheiro?????

Responder

Paulo Henrique Costa em 18/11/2013 - 23h10 comentou:

E o que garante que o financiamento público de campanha acabaria com o financiamento privado em troca de vantagens? Algo que pode muito bem acontecer "por baixo dos panos", mesmo que se tornar ilegal. No mínimo uma argumentação ingênua, e, ironicamente, postada em um texto que o autor "posa" de esclarecido, por afirmar o óbvio…que a prisão de um indivíduo criminoso não solucionara todos os problemas da nossa política.

O problema da corrupção e destes esquemas de financiamento em busca de vantagens não é um simples problema de público e privado. É um problema cultural do nosso povo, e que deve ser combatido pela sua raiz: investindo em uma educação de qualidade para todos e em leis penais mais severas, desde os menores até os maiores atos de "picaretagem".

Responder

Eduardo em 19/11/2013 - 20h19 comentou:

Concordo com vc em relação a mudança na politica, mas eu consigo ver os dois fatos como distintos. Temos de comemorar sim, pois é uma mudança, pequena e é assim que tudo começa. Ninguem disse que a prisão do Dirceu vai resolver os problemas do mundo, mas creio que é um incentivo é algo a ser apreciado é uma batalha ganha em meio a uma enorme guerra e elas devem sim ser comemoradas.

Responder

Luisa Gonçalves em 19/11/2013 - 22h46 comentou:

Eu concordo com o texto quando critica o show que a imprensa faz em torno do assunto e acaba por encobrir a verdadeira origem da corrupção. Concordo também, que a prisão de Dirceu não vai resolver o problema. Porém, não acho que o PT e sua turma mensaleira estejam sendo injustiçados e também não acho que Dirceu deva ser inocentado, porque sua punição não resolveria o problema da corrupção no nosso país, tal como algumas pessoas entenderam, de acordo com alguns comentários que li. Acredito que está na hora de colocar os corruptos na cadeia e fazer mudanças no sistema político brasileiro já. Só assim poderemos começar, de forma tímida ainda, uma real mudança no Brasil. Temos que ser cautelosos ao interpretar o texto, pois ele não defende Dirceu, mas pede que tenhamos atenção para uma questão muito séria, que é a causa raiz de um problema que sobrevive há uns 500 anos, que é o uso indevido do dinheiro público, troca de favores entre poder público e privado e manipulação de massa, impedindo assim o crescimento da nação.

Responder

Luiz em 20/11/2013 - 09h31 comentou:

Acho bem superficial dizer que a forma com que o financiamento de campanha eh feito justifica a corrupcao do pais. O Dirceu, O genuino e o PT querem se perpetuar no poder… Nao pelo bem do povo ou da nacao, mas para enriquecer a eles mesmos, seus amigos e familiares!
Eu acredito sim que uma reforma politica eh necessaria. Mas nao soh a questao do financiamento… Teriamos que acabar com a profissao politico… Basta olhar paises com menores indies de corrupcao! Se uma pessoa nao pudesse ser re-eleita para um mesmo cargo ou nao pudesse "descer do ambito estadual para o municipal, ou do federal para o estadual", ja teriamos uma maior rotatividade de representantes!! Eu acredito na alternancia de poder… Isso sim eh saudavel!! O problema eh que os politicos sao sempre os mesmos… voce citou o Sarney… Nos EUA, um presidente nao pode virar senador ou governador, nao se pode "descer" na escala evolutiva… conclusao, os politicos variam e a fila anda!! O pais tambem!!!

Responder

blogueiroamigo em 21/11/2013 - 16h59 comentou:

Muito bacana o seu texto apesar do tom paternalista com o qual se reporta a aqueles que certamente não se darão o trabalho de lê-lo. Fica porém uma dúvida. Se prender José Dirceu não vai ajudar em nada, não prendê-lo irá? É um corrupto condenado, deve cumprir sua pena. O problema da violência no Brasil é social e econômico, mas se condenarmos um assassino levá-lo a cadeia não faz sentido porque não resolve o problema? A lógica é a mesma…..

Responder

Alvaro Fernando em 21/11/2013 - 19h18 comentou:

Excelente! Impressiona-me a capacidade que tem para sintetizar todo um conjunto de ideias de forma tão sucinta, e ao mesmo tempo tão verdadeira.
Tudo o que disse é exatamente o que está em jogo, queiram ou não os profetas do apocalipse, ou os da salvação!
Minhas considerações ao Josés, Dirceu e Genoíno, que a exemplo de Tiradentes passaram de líderes políticos a mártires, dado o sentido de suas prisões.

Responder

Carlos freitas em 23/11/2013 - 21h39 comentou:

É interessante, às vezes, ler alguns comentários de gente como a gente. Quanta falta de informação por parte de cada um! Porém, o que acho pior é a falta de entendimento da mensagem escrita por outro. Confundem o que o outro quer dizer e atacam as pessoas. Lembro que na escola a matéria mais difícil era português, principalmente quando era para interpretar um texto! Saia cada absurdo! E assim, continuamos errando e postando " interpretações incorretas " sobre o que os colegas, com boa vontade, postam aqui e acolá, pela internet afora.

Responder

joubertbarbosa em 23/11/2013 - 21h47 comentou:

Puxa vida, não acredito que vão me frustar assim tão cedo. Eu imaginei o seguinte cenário após uma saraivada de críticas a minha "fé partidária": para que nós "Petistas ou PTralhas" ficássemos em silêncio e reavaliássemos nossa posição a respeito da vestal, imparcial e justa justiça brasileira, haveriam dois ou três indiciamentos dos pássaros da família ramphastidae (tucanos) e após isso, todos, inclusive aqueles que lutam por imparcialidade, clareza, responsabilidade, além de por um projeto de país unido e focado no crescimento e na divisão das riquezas, ficariam perdidos diante de tal prova de imparcialidade da nossa vendada justiça. Mas ao que parece, eles não têm muito compromisso com a massa raivosa e sedenta de justiça que durante as últimas semanas vociferaram contra os PTralhas. 

Canalhas, saibam que dois dos meus indignados amigos já postaram, nas últimas duas semanas, dois memes denunciando esse roubo de alguns poucos milhões. Inclusive fiquei sabendo que os revolucionários Danilo Gentili, Lobão e Roger, farão um pronunciamento a nação condenando todos os pássaros de bico grande. A mesma fonte me informou que semana passada Joaquim Barbosa foi ungido como rei dos reis e senhor dos senhores por Fernando Henrique Cardoso. Sobre Barbosão, obtive com exclusividade a informação de que ele vai deixar o STF no final do ano para assumir o posto de padroeiro do Brasil. É a primeira vez na história desse país que um Juiz assume essa função. Antes somente dois políticos haviam ocupado tal honroso posto: Jânio Quadro (Padroeiro de 1960-1961) e Fenando Collor de Mello (Padroeiro de 1990-1992). 

Bom, vou ficar aqui na surdina junto com meus amigos PTralhas aguardando as cenas dos próximos capítulos. Acho que essa novela pode até ter um final feliz. ‪#‎tomara‬ http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/11/137559

Responder

Jairo em 25/11/2013 - 18h43 comentou:

Coitadinhos do Dirceu e do Genoíno, tão inocentes. Vou chorar…snif, snif, snif… Lugar de picareta é na cadeia

Responder

pedro em 30/11/2013 - 23h06 comentou:

Quem escreveu este texto, abstraiu a essência da política brasileira, tomou o exemplo da prisão de Zé Dirceu como um fato meramente corriqueiro, nada de novo, acho que se ele estivesse prestando algum tipo de trabalho social seria mais útil do que ficar longos anos mofando em uma sela, para que? para nada como disse o texto, se a corrupção fosse combatida severamente mesmo, não existiria nem políticos nem doadores de campanha, pois ninguém dá nada sem receber algo muito recompensador, ou seja, o problema não está neste fato em si, mas no sistema político e por conseguinte na cultura política forjada por coronéis antigos e modernos que comandam a vida nacional.

Responder

Evaldo da Silva em 04/12/2013 - 19h40 comentou:

Concordo em parte. E os outros / ?? Os que compram votos aqui no interior o Ceará EvaldoLeandro da Siva

Responder

Ronaldo em 21/12/2013 - 01h25 comentou:

Alguns anos atrás quando fazia parte do DCE da PUC aqui no meu estado, durante as eleições para presidente do DCE fui até a associação dos bancários assistir uma palestra do José Dirceu. Minha mãe é amiga intima da ex-mulher dele Clara pois trabalharam juntas na ACARPA. Nessa palestra eu ouvi com todas as letras o ministro declarar que se não pagasse alguns deputados o governo não conseguiria aprovar nada. Podem duvidar, mas foi exatamente assim que aconteceu. Este fato por si só já demonstra como é distorcido o conceito de democracia para muitos do PT. Subornar um deputado é jogar no lixo qualquer conceito de república e democracia. Só por isso ele já é um criminoso e sua prisão representa para muita gente sim um começo de mudança na política do nosso país. Essa geração Z cresceu ouvindo falar do mensalão do PT, de Dirceus, Genoinos, Delúbios e não vai mais cair no conto do populismo salvador. O PT se quiser sobreviver vai ter que se transformar, evoluir e expurgar esses políticos que ainda acham que porque combateram a ditadura podem usar quaisquer meios para seus "nobres" fins.

Responder

ANTONIO COSTA em 21/12/2013 - 23h27 comentou:

Já passou da hora de parar com esta choradeira. Nos bons tempos do nosso velho e saudoso PT, por muito menos do que isto, ou seja, essa lambança toda, nossa Comissão de Ética botou muita gente prá correr.
ANTONIO COSTA

Responder

Marcial Alves Cunha em 21/12/2013 - 23h49 comentou:

eu concordo em parte que não muda, mas é como se fosse um simbolo de que bem lentamente algo esta mudando mesmo que possa ser só um doce pra uma criança do tipo "cala a boca ae moleque e para de reclamar " , porém continua sendo um simbolo. Sim a morte destes que estão ai vai mudar algo que é a geração que ainda hoje é permeada de figuras que vieram da ditadura e não tem uma certa cultura democrática e isso se muda aos poucos é preciso que entre uma nova geração de políticos que não teve contato com esses da ditadura pra melhorar algo, mesmo que lentamente mas muda

Responder

ari da silva flores em 22/12/2013 - 00h44 comentou:

Concordo com vc cynara menezes, em grau e gênero. Me sinto mal em olhar, ouvir e lê os noticiários, pois não tem credibilidade, as fontes não são citadas, o informante não diz se é de direita ou de esquerda, é só manipularozação, seja Politico, ou comercial. O único credito que posso ter é de quem responde suas próprias infomação seja ele réu ou acusador ( acusador tem que ter prova cabal e convicente) Não acredito na mídia, e para mim os maiores corruptores são os de Direitas, todos que defende a direita, já observei gostam da Lei de Jergey, lei da vantade do geitinho Brasileiro, de manipular, falcificar, omitir a verdade, e aqui no Rio Grande do Sul tem muitos

Responder

Renato em 22/12/2013 - 01h07 comentou:

Texto infeliz e tendencioso. O sistema é podre e deve mudar, mas querer colocar o Dirceu e seus capangas como vítimas é demagogia demais. E sim! Prender esse criminoso vai mudar o país sim, pode não corrigir, mas muda. Com certeza os demais criminosos da política (de todos os partidos) pensarão mil vezes antes de aprontar.

Responder

Andre em 22/12/2013 - 02h37 comentou:

A solução é o financiamento público de campanha. Parabéns por disseminar a informação.

Responder

André Leonardo em 22/12/2013 - 15h45 comentou:

Pensamento muito estranho não prender bandido porque as coisas vão continuar acontecendo…. Deveríamos soltar todos os homicidas e traficantes para ser coerente com seu pensamento. O cara roubou seus advogados assumiram a extensiva do caixa dois na frente de todos. Cadeia sim pode não mudar mas já é um inicio.

Responder

Leo em 22/12/2013 - 15h50 comentou:

Para os cabeças ocas… ninguém aqui está contra a prisão do dirceu, a questão é que sua prisão não vai mudar nada o que já existe hoje de corrupção enquanto não se alterar a forma de financiamento eleitoral. Além do que há evidencias de uso politico em todas as fases do julgamento… mas que ele tem que cumprir a pena por caixa dois, isso tá todo mundo de acordo

Responder

David em 22/12/2013 - 16h05 comentou:

Excelente texto. Concordo em tudo! O financiamento público das campanhas políticas seria um grande e verdadeiro avanço rumo a uma política mais transparente e realista. Precisamos acabe com o mal pela raiz. Desde sempre a política brasileira é baseada em financiamentos privados em troca de favores.
As campanhas políticas precisam ser formuladas e o tempo na TV tem que ser igual para todos os partidos.

Responder

Emanoel em 23/12/2013 - 00h13 comentou:

Muito bem. Só que tem um detalhe muito mais profundo. O Zé Dirceu luta conscientemente contra o Sistema que ferra todos nós. Pois na real mesmo, quem continua dando as ordens no Brasil é um sistema medíocre, mais poderoso, composto por uma elite, originária dos antepassados que invadiram esta Terra! Isso quer dizer que todos os eleitos por nós estão nas mãos deles! Só não vê, quem não pesquisa a fundo.

Responder

Marcelo em 23/12/2013 - 14h24 comentou:

Eu acredito que existam pessoas honestas militando pelo PT e talvez não sejam poucas. Para estas pessoas vale a pena todo esforço para que prossigam pelo bom caminho. Digo as estas pessoas que não tenham medo da verdade, seus projetos não serão destruídos se seus líderes falharam, talvez sejam adiados. Os ideais são maiores do que os líderes. A punição para os do PT é tão necessária quanto para os do PSDB para que a gente tenha uma sociedade mais justa e igualitária. Os do PT foram pegos agora, mas os do PSDB também serão, não pensem que alguém quer que eles escapem. Esquerda e Direita se unem quando há honestidade de propósitos, quando o bem de todos é a última instancia a se chegar ainda que os caminhos propostos sejam diferentes.

Responder

INTERNAUTAITINERANTE em 23/12/2013 - 21h35 comentou:

UM ARTIGO COM ESSA MAGNITUDE E CLAREZA DEVERIA SER OBJETO DE TRANSCRIÇÃO A TÍTULO DE "DIREITO DE RESPOSTA" JUNTO AOS ÓRGÃOS DE IMPRENSA QUE A SERVIÇO DE INTERESSES DE GRUPOS DOMINANTES DISTORCEM A REALIDADE DOS FATOS, TRANSFORMANDO A MENTIRA REPETIDA EM VERDADE MENTIROSA.

Responder

EDISON em 25/12/2013 - 14h42 comentou:

Não interessa "O LEGADO". Cometeu um crime, tem que ser punido como todo mundo.

Responder

carmo azevedo em 26/12/2013 - 08h42 comentou:

Um cara ai montou uma quadrilha,desviou R$ 73.000.000,00 de um banco publico,foi pego com a boca na botija,julgado,segundo as leis,ele e a quadrilha foram condenados.Hoje cumprem penas por tempo determinado.
Simples assim,o resto e chororo!

Responder

paulo Bonfa em 27/12/2013 - 19h16 comentou:

Concordo somente no ponto em que a escritora afirma que o PT é tao corrupto quanto os demais partidos. E ponto. cadeia neles.

Responder

Samuca em 28/12/2013 - 04h17 comentou:

Política, no meu entender, seria tipos de corja. Imagine, a bandidagem e o povo; quem sai lucrando? E na política é diferente????!!

Abraço.

Responder

Marcelo Teixeira em 30/12/2013 - 14h04 comentou:

Horário gratuito de televisão?
Isso não existe. As empresas, a despeito de serem concessões, recebem isenções fiscais para cada período de eleições.
Só como referência, os 45 dias das eleições presidenciais renderam um bolsa-mídia da ordem de 750 milhões de reais.

Responder

Tayson Teles em 30/12/2013 - 16h45 comentou:

Morena, carmicamente, estás certa quando propala que a prisão do Zé não modificará nada. Porém, malgrado isso seja indubitável, é mister que sua prisão sirva de exemplo para quem tem a pretensão de ergir comportamentalidade análoga a que ele teve. Nesse passo, obliterando a hipocrisia, o Zé não é inocente, mas também, desde de 1500, não é o único culpado pela putrefação desta Pátria Canária.

Responder

PedroRivando em 31/12/2013 - 00h54 comentou:

Excelente! Virei seu fã! Fora do meu curtume idolatria mas…você merece meu respeito e admiração, dessa sua consciência esplanada. Você vai além de um modelo, além de um orifício. Uma visão ampla capaz de ver um universo, Desta imensidão que não lhe restringe, dessa janela que nos tornam limitados.
-Parabéns pela matéria.

Responder

Emilio em 02/01/2014 - 15h47 comentou:

Para servir como exemplo.Só isto.

Responder

Aloisio em 03/01/2014 - 20h22 comentou:

Prender o Zé Dirceu não vai mudar o Brasil, mas pelo menos não teremos ladrão impune.

Responder

Rony em 04/01/2014 - 10h50 comentou:

Até a revista Carta Capital beneficiou-se de uma destas empresas corruptas!
Meu primeiro contato com a revista Carta Capital foi com a edição n° 744 de 17 de abril de 2013 e, lendo as matérias fui admirando o ponto de vista exposto e observando quanta sujeira há na política, através da matéria da página 28, "Por geração espontânea", onde citava uma lista com empresas que financiavam campanhas políticas e posterior recebiam "ajudinhas". E nesta lista estava em 3° lugar a friboi, com R$ 61,6 milhões "doados" e após ler a matéria, para meu espanto, estava na página 53 inteira uma campanha publicitária da empresa friboi, com a risadinha do Tony Ramos.
Fiquei indignado, pois a revista me induziu a repudiar as atitudes de empresas corruptoras e logo em seguida me oferece os produtos de uma dessas empresas.
Mandei um e – mail para a revista expondo minha indignação e me responderam:
Meu caro Rony, como vai. Agradeço o seu contato. A publicidade é a maneira de financiar o jornalismo. Sem anúncios seria impossível praticar bom jornalismo, pois este é caro… Att., Sergio Lirio redator-chefe.
E aí lhes deixo a pergunta:
Será que a corrupção está em tudo o que nos rodeia, inclusive nós mesmos?

Responder

Nivaldo em 04/01/2014 - 19h20 comentou:

DIRCEU É LÍDER DA RESISTÊNCIA CONTRA O REGIME MILITAR, DEVIA ENTAO USAR A LEI PARA PUNIR AS EMISSORAS DE TVS, E JORNALÕES QUE COLABORARAM COM O REGIME MILITAR E FICARAM MILIONÁRIOS.

Responder

Ex-PT ñ direitista em 07/01/2014 - 14h03 comentou:

O treinamento que nos (para os militantes) deram nos anos 70 e 80 surtiu efeito. As frases emitidas pelos militantes nesse blog continuam as mesmas aqui nesse rol de comentários ( vc não entendeu o texto; vc é burguês; você é um ser não esclarecido etc etc) – fora o tom agressivo que é padrão!
Meu povo, honesto e lutadores por um Brasil melhor, parem de acreditar nessa gente do PT. Todo ser honesto que militou nesse partido na década de 80 e 90 e que descobriu o que tem por trás dessa gente deixou de ser petista. Fujam desses picaretas. Não que haja opção do outro lado e nesse sentido, entre o SUJO e o MAL LAVADO optem por não defenderem nenhum dos lados!

Responder

Antunes em 07/01/2014 - 19h00 comentou:

Perai!

Quem disse que a prisão de Dirceu vai resolver a corrupção no Brasil?
A prisão só resolve um problema – um meliante a menos solto nas ruas! Zé Dirceu não merece tanto consideração assim, não… é só um corrupto entre tantos. Mas devemos pelo menos comemorar um fato, nesse caso, a impunidade não prevaleceu.

Responder

Joao em 08/01/2014 - 02h31 comentou:

Então, de acordo com o seu texto, o que o PT deveria ter feito quando chegou "lá" era escancarar para o Brasil inteiro como as coisas realmente funcionam. Mas, o "partido diferente" não o fez. O "partido diferente" fez o que todos fizeram, como vc mesma diz. Só que um pouquinho mais diferente, afinal, é o PT, né?! Colocaram tudo e todos no bolso de uma vez e lógico, estão no bolso de muita gente também – pra pode colocar no bolso.
Então, você autora, só quer, "de mansinho" defender os ladrões com uma chamada tranquila e idiota.
"Por que prender o Fernandinho Beiramar não vai mudar o Brasil" poderia ser o título de outra matéria sua, já que, mesmo com um dos maiores traficantes do Brasil preso, o consumo de drogas nem sequer recuou.
E ainda por cima você quer tentar ensinar a política pra nós – que lemos a outra mídia – dizendo que o Brasil é isso por causa disso e o Sarney blá blá blá…. e etc.
É por isso que mudam os governos em todas as esferas, durante anos e anos, mas a Carta Capital continua no mesmo mundinho.

Responder

jose em 07/02/2014 - 15h12 comentou:

Prender assassino e estuprador tambem nao muda o país, mas prende se pra manter a lei e nao pra mudar país nenhum.
Vai te catar comunistas.

Responder

Rafael em 14/02/2014 - 02h21 comentou:

Prender o Dirceu não vai mudar a politica, eu concordo, porém se for assim criminosos da mais variada espécie deveriam ficar soltos?ou tu acha que prender um líder do tráfico vai acabar com o tráfico?.Não importa se vai mudar a política ou não, se ele é culpado tem que ficar preso. Para mim, teu pensamento vai na linha das pessoas que acreditam que crimes cometidos por políticos devem ser amenizados, são políticos não é?"e o Brasil é assim mesmo pra que tentar melhorar ou pra que prender", enquanto esse pensamento existir estamos perdidos.

Responder

Rafa em 25/02/2014 - 20h40 comentou:

Ahahaha… Meus Deus!! A esquerda é, de fato, um poço sem fundo de contradição. Uma piada de mau gosto…
Entendam militantes (e quem vos fala é alguém que sempre esteve do lado de vcs ), a esquerda não funciona. Ponto. O discurso é sempre o mesmo, batido, puído… desgastado ("elites dominantes", "imperialismo norte americano" e por aí afora). Já encheu o saco! Falam mal da ditadura militar brasileira (direitista), mas apoiam ditaduras como Cuba e Venezuela (ou vão dizer que esses dois países são democráticos); Falam de garantias constitucionais, mas, assim que podem, tentam solapar a independência do Judiciário (com CNJs e afins) e da imprensa (ameaçando a retirada de patrocínio das estatais daqueles que falam contra o governo)…. paro por aqui, porque tenho mais o que fazer.
Vamo acordà, gurizada!!!

Responder

magno_mp em 03/03/2014 - 11h57 comentou:

É ingenuidade acreditar que basta uma canetada do STF e magicamente não existirá mais financiamento privado de campanha no Brasil.

Vai continuar existindo, só que exclusivamente no caixa 2. Simples.

Sou a favor do financiamento exclusivamente privado, embora reconheça os males que o mesmo causa. Incoerente? Não, apenas não reconheço eficacia na solução proposta.

Responder

Marcelo em 14/04/2014 - 19h59 comentou:

Acho que independente do financiamento público ou privado de campanhas, o caixa 2 continuará existindo enquanto nossos orgãos de controle e fiscalização forem omissos ou ineficientes.
Qual problema tem em eu ou alguma empresa apoiar (financiar) um determinado candidato? Faz parte do jogo democrático, cada um que apóie quem achar melhor.
O que devemos melhorar é a fiscalização dessas contribuições, que muitas vezes não passa de lavagem de dinheiro, como estão sendo essas arrecadações para libertar os ditos "mensaleiros".
Volto a repetir: Financiamento público apenas irá aumentar a nossa já enorme carga tributária, o caixa 2 continuará existindo enquanto não houver controle e fiscalização.

Responder

javila marques em 25/04/2014 - 00h20 comentou:

Acho que sua opinião no momento, veja bem, no momento é uma utopia.
Prender os bandidos por fazerem coisas erradas é totalmente justo, correto.
Não podemos aceitar que apesar de a corrupção no nosso pais ser cronica, isso não é motivo pra não condenar quem é culpado.
Comparando seria como não prender novos ladrões, pois ja se rouba aqui desde sempre.
O pais pra melhorar primeiramente precisa que homens de bem queiram por as " mãos na merda". leia-se merda, a atual politica brasileira.
Como podemos observar, acredito que cerca de 90% dos homens de politica deste país não são exemplos de etica, moral e honestidade. O poder corrompe, é o que dizem, mas na verdade só corrompe quem esta a fim de ser corrompido.
Depois que conseguíssemos limpar os homens ruins, ai precisaríamos investir maciçamente em EDUCAÇÂO, pro negocio começar a melhoras depois de uns 15, 20 anos. Portanto , por isso que acho utópico agora, neste momento a sua ideia.
Outra coisa importante. Voto. Dizer que não devemos fazer caca nas urnas é facil pra mim, pra vc, enfim pra uma minoria que lê, que se instrue, que busca a verdade, que se preocupa demias com politica e oque os politicos fazem, mas é o resto do povão.
Neste país pobre, aonde "o bom e o bacana" é ter credito consignado, ter um smatphone legal, assistir BBB , ver novela, fazer um churrasquinho de gato no final de semana ta bom, oque podemos esperar. Como podemos querer conscientizar as pessoas a votar corretamente. Muitos dizem, politica, to fora. Muitos não sabem nem oque é mensalão, apesar de toda informação que existe hoje em dia. quer dizer. E então, vc acha que estamos ferrados??? As vezes precisamos chegar até o fundo do poço, pra ai achar uma solução pra sair. Só acho que este fundo do poço seja tampado, e por um longo tempo. estou muito aflito, com muito medo mesmo, pois acreditava que o governo que hoje ai esta fosse diferente, mas se mostrou pior do que ja haviamos visto.

Responder

ceticista em 26/05/2014 - 23h04 comentou:

██ "Nenhum destes órgãos de imprensa que crucificam Dirceu foi capaz de explicar para seus leitores que só o financiamento público de campanha"

FINANCIMENTO PUBLICO? Ja nao basta os impostos pagos? Vc eh favoravel pegar dinheiro das pessoas?
Entao comece por vc, doe todo seu dinheiro e boa sorte.

Responder

Zeca Fonseca em 26/09/2014 - 21h18 comentou:

A busca desesperada pela governabilidade levou o PT a repetir o comportamento do PSDB, corrompendo parlamentres. Concordo com a articulista quando diz que a corrupção não irá acabar. E adito que o PT permitiu que as instituições funcionassem de forma isenta de modo a processar, julgar e prender Zé Dirceu e companheiros. Mas ver um corruptor de tal porte na prisão é uma coisa extremamente positiva para a consolidação do estado de direito, para ver funcionar a justiça da nação.

Responder

Lara em 05/10/2014 - 04h56 comentou:

Concordo com o texto de Cynara , vendo por uma parte lógica da coisa , é óbvio que qualquer que seja o problema tanto na violência quanto na corrupção (que para mim não deixa de ser um tipo de violência ), um sistema maior está envolvido , já que foi dentro desse sistema que ocorreu alqo que praticamente já estava previsto. A problemática de fato , n está em simplesmente prender ou soltar um Zé Dirceu ou um Ferndinho Beiramar , mas na repercussão de um caso , a prisão do Zé n deixaria de lado caixas 2 ou roubalheiras desses nossos políticos , assim como a prisão de Fernandinho Beiramar de forma alguma deixou os bandidos mais comedidos, então , voltando a lógica inicial , só existem corruptos porque existe a corrupção. Cynara não está de jeito algum protegendo um corrupto , mas dando sua opinião a respeito de algo vezes não compreendido, na nossa politica-social não existe ''boi – de- piranha'', as coisas não são tão simples , se fosse tão fácil resolvê-las com a prisão de uma só pessoa , nossas cadeias não estariam lotadas , pensemos, gente !

Responder

A SCAFURA em 14/10/2014 - 19h26 comentou:

Se a punição fosse severa , acredito que os demais pensariam duas vezes antes de continuar… o grande problema do país é que não há uma punição coerente. Ai realmente concordo com vc, punir pra que se não vai dar em nada e temos um POVO pacato acreditando em mensagens do tipo "EU NÃO SABIA". Exemplo sensacional sobre punição : Vc tem uma sala de aula com 20 alunos e por ventura 5 tornam a classe um turma totalmente desqualificada. Vc politicamente não pode detonar o 5 , certo ??? (Motivos financeiros da escola)??? Mas para voltar a ordem vc EXPULSA um aluno definitivamente do escola sob justa causa, comprometendo inclusive o currículo escolar e até dificultando o ingresso em outra instituição de ensino de boa qualidade. Vc ache que os 4 restantes não vão pensar duas vezes antes de prosseguir com a desordem? Se não pegar alguém e julgar a finco, esquece que realmente não vai dar em nada, faça isso com seus filhos em casa na hora das penalidades e vê se ele não vai te ferrar amanhã… Acho que o maior motivo do desencanto pelo PT é a mentira e a falta de vergonha na cara de assumir as besteiras. Que adianta de planos de trabalho se não serão cumpridos… Até o Bispo M. promete paraíso, pois vc só vai saber da promessa quando morrer. rs rs rs

Responder

Luis em 30/10/2014 - 02h40 comentou:

Não falou nada com nada….não dá pra lutar pelo financiamento publico e deixar ele preso? É exclusivo ter um ou outro
?

Responder

Rubens em 14/11/2014 - 14h08 comentou:

Sim "Isso é mentira, um artifício para manipular o eleitor contra o PT e encobrir algo muito maior que Dirceu." Agora vemos que não funcionou, mas ameaçou bastante e uma elite "abestalhada", para usar um termo do bahianês, incorporou esse discurso, e os mais abestalhados pediram até a volta do regime militar, com minusculas de proposito. O absolutismo ingênuo e até puro de intenções do Joaquim não se perpetuou – isso me lembrou as boas intenções de outro não tão ingenuo alemão nos idos de 1945. Isso demonstra que, nesse momento, não é mais a fome que nos força a continuar com o PT, mas o medo de voltar a passar fome. Fica uma pergunta, o Collor foi re-eleito, o Filho do Jader quase ganhou, o Filho do outro alagoano do senado ganhou… esse não foram vistos como um mal ou descendentes de um mal, o Dirceu foi, será que ele seria eleito depois de cumprir sua sina?

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

A geléia geral não compensa


Cada qual pode ter a sua leitura da condenação, pelo STF, de dois nomes históricos do PT, José Dirceu e José Genoino, por corrupção ativa. São várias as interpretações para os termos duros utilizados, como…

Politik

Que país você quer para seus filhos? O De Dilma ou o de Eduardo…


Para tentar desvirtuar o foco das denúncias contra si mesmo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aceitou o pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Foi o melhor que poderia ter acontecido: Dilma está…