Socialista Morena
Mídia

Quadrinista Milo Manara ameaça processar Elon Musk por uso não autorizado de desenho

Novo dono do twitter usou imagem do célebre artista italiano num meme para provocar Donald Trump a voltar a tuitar após sua conta ser reativada

A resposta de Manara a Elon Musk. Foto: reprodução instagram
Da Redação
22 de novembro de 2022, 14h31

O célebre quadrinista italiano Milo Manara ameaça processar o novo dono do twitter, o bilionário Elon Musk, pelo uso não autorizado de um desenho dele. No último domingo, 20 de novembro, Musk postou um meme baseado num quadrinho de Manara após trazer Donald Trump de volta à rede social –o ex-presidente norte-americano havia sido banido em janeiro do ano passado.

“Gostaria que Elon Musk fosse forçado a tuitar mil vezes: ‘Nunca mais usarei os desenhos de Milo Manara sem permissão. Nunca mais usarei os desenhos de Milo Manara sem permissão. Nunca mais usarei…”, escreveu Manara em seu perfil no instagram. “Que tal processá-lo, pedindo 44 bilhões de dólares de indenização? Então eu poderia comprar de volta o twitter e entregá-lo para outra pessoa administrar!”

A ilustração foi originalmente publicada por Milo Manara em 2012 na graphic novel Fábulas Libertinas (inédito no Brasil), baseada nos contos eróticos do escritor francês Jean de la Fontaine, aquele mesmo das fábulas infantis.

O desenho original de Manara

Não é a primeira vez que Musk posta o mesmo desenho de Manara como meme no twitter sem a autorização do autor. A ilustração já foi usada pelo menos outras duas vezes pelo bilionário: a primeira em dezembro de 2020, para comentar sobre sua “tentação” por bitcoins, e a segunda em janeiro de 2021 para louvar os cantos de piratas (sea shanties), outra obsessão do criador do Tesla.

Em entrevista ao jornal La Repubblica nesta terça-feira, 22, o quadrinista disse que ainda está conversando com seus advogados e ainda não sabe se irá de fato processar o bilionário, até porque Musk pegou um desenho que já circula livremente na rede, mas quis levantar a questão do direito autoral. “Sou um troglodita das redes sociais, raramente as visito, nem tenho twitter. Transito mal naquele mundo, mas minha posição, embora irônica, era para colocar um problema sério”, disse Manara.

“Minha primeira reação foi de espanto”, disse Manara. “Ninguém imagina que Musk ande vasculhando meus desenhos na internet. Me incomodou estar envolvido em uma polêmica entre duas pessoas tão distantes do meu jeito de ser. E ainda por cima essa prepotência”

“Por um lado fiquei tentado a deixar passar, mas não me pareceu muito correto em respeito à minha profissão e a todos que a exercem. Achei essa forma meio brincalhona de denunciar o uso de desenhos alheios sem autorização. Não estou dizendo para pagar os direitos –mesmo que isso fosse o correto– mas pelo menos pedir permissão. Nesse caso há uma mistura de política e muito dinheiro, da qual fico feliz em estar longe”, continuou o quadrinista.

“Minha primeira reação foi de espanto. Ninguém imagina que Musk ande vasculhando meus desenhos na internet. Então me incomodou estar envolvido em uma polêmica entre duas pessoas (Trump e Musk) tão distantes do meu jeito de ser, do meu modo de vida, de trabalho. E ainda por cima essa prepotência, essa arrogância”, reclamou Manara. O diário italiano perguntou ao quadrinista se, de qualquer forma, fica comprovado que Elon Musk o lê. “Não creio.”

A conta de Donald Trump foi reativada após uma enquete feita pelo próprio Musk apontar que, por uma pequena maioria, os usuários do twitter concordavam com seu retorno à rede social: 51,8% votaram em favor do retorno de Trump contra 48,2% que votaram contra. Mais de 15 milhões de pessoas votaram na enquete. “O povo falou. Trump voltará”, Musk tuitou no último sábado. “Vox Populi, Vox Dei.”

Só que Trump, que neste meio tempo fundou sua própria rede social, Truth Social, não parece disposto a voltar ao twitter. O meme que Musk postou é justamente uma provocação para “tentar” o ex-presidente a retornar (o “monge” Trump estaria rezando para resistir à tentação de tuitar). O ex-presidente e agora candidato declarou que está um tanto cético a respeito do futuro da rede social, mas agradeceu a Elon Musk.

“Truth Social está indo muito bem, está fenomenal. Não vejo nenhuma razão para voltar ao twitter, eles estão com muitos problemas”, disse Trump. “Veja o que está acontecendo. Pode dar certo, pode não dar certo.” Mas o ex-presidente elogiou Musk e afirmou ter gostado de ele ter comprado o twitter. “Ele é uma figura e eu tendo a gostar de figuras”, disse. “Ele é esperto.”


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Vídeos

Persépolis: como era ser criança no Irã dos aiatolás


Persépolis: como era ser criança no Irã dos aiatolás

Cultura

O mago que filma


Em 2008, entrevistei um grande ídolo de minha geração para CartaCapital: Alejandro Jodorowsky, que roteirizou a série O Incal, clássico das histórias em quadrinhos desenhado por Moebius (Jean Giraud). Não me lembro mais se foi…